Roberto Jardim lança o livro Um outro futebol − pequenas histórias da bola, que reúne mais de uma centena de crônicas e fragmentos sobre futebol e política, com o objetivo de mostrar que ambos os temas andam juntos.

Divididas em cinco capítulos, as histórias são dispostas seguindo uma linha cronológica, desde quando as regras do futebol surgiram na Inglaterra até a atualidade, mostrando como esse esporte surgiu de forma elitista, machista e preconceituosa e posteriormente virou campo de luta de operários, negros e mulheres. Xico Sá, que assina o prefácio, diz que o livro “nos brinda com dribles e firulas de um lirismo que tanto faz falta na crônica brasileira. (…) ”Política e futebol não se misturam. São uma coisa só. Da origem do universo à derradeira discussão de botequim sobre futebol raiz x futebol moderno”. Para Jardim, a obra é essencial no contexto atual, em ano de Copa do Mundo, que se envolve com todo o cenário geopolítico.

Ele é também autor de outras obras que relacionam o futebol com temas extra-campo, como Além das 4 Linhas, de 2016, e Democracia Fútbol Club, de 2018. Um outro futebol já está em pré-venda.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments