A revista AzMina e o Núcleo Jornalismo lançaram o Amplifica, ferramenta de escuta e interação social criada para conectar audiências de veículos jornalísticos. Reunindo dados do público, o Amplifica consegue identificar quais publicações estão em alta, links compartilhados, assuntos e hashtags mais usadas no Twitter de ambos os veículos.

Selecionado no Desafio da Google News Initiative, o projeto apresentou a primeira etapa da iniciativa intitulada Beta. Nela, foi disponibilizado um painel no qual é possível explorar as publicações e dados das comunidades de ambos os veículos no Twitter. A fase contou com a participação de aproximadamente 200 leitores e tuiteiros.

A coleta de dados permite desenvolver uma aproximação com o público, a criação de estratégias de engajamento e a identificação de assuntos importantes para as comunidades de cada um.

A escolha do Twitter deu-se pela rede possuir uma API aberta que permite a captura de tweets para o desenvolvimento do programa, além disso, foi levado em conta número expressivo de seguidores que os AzMina e o Núcleo Jornalismo possuem na plataforma.

Qualquer pessoa pode ter seu perfil incluído na ferramenta, basta preencher o formulário. Os dados coletados ficam armazenados em um banco, que é acessado somente pelas equipes d’AzMina e do Núcleo. O consentimento pode ser revogado a qualquer momento.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments