A Globo dispensou nesta segunda-feira (29/11) Renato Machado e Francisco José, ambos há mais de 40 anos na emissora, que estavam atuando nos últimos tempos no Globo Repórter. Segundo informações do Notícias da TV, do UOL, Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo, enviou um e-mail para se despedir dos colegas, elogiando o profissionalismo deles, e informando que os dois ainda têm trabalhos a serem exibidos.

Renato Machado e Francisco José deixam a Globo
Renato Machado (esq.) e Francisco José

Renato Machado, de 78 anos, estreou na Globo em 1982. Uma de suas primeiras aparições foi na cobertura da Guerra das Malvinas. Um ano depois, foi para Londres, onde cobriu acontecimentos marcantes como atentados terroristas em Paris e o acidente nuclear de Chernobyl, ambos em 1986.

Em 1995, retornou ao Brasil, e passou a ser editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil, função que ocupou até 2010. De 2011 a 2016, ficou mais uma temporada em Londres, até voltar ao Brasil. Ultimamente, produzia reportagens especiais para o Globo Repórter.

Francisco José estava há 46 anos na Globo. Nordestino, foi um dos primeiros jornalistas com sotaque de fora do eixo Rio-São Paulo a aparecer no Jornal Nacional. Na emissora, cobriu a Guerra das Malvinas, quatro Copas do Mundo, e a ECO-92, conferência sobre o clima realizada no Rio de Janeiro.

Um dos episódios mais marcantes de Francisco ocorreu em 1987, na cobertura de um assalto a um banco em Recife. Ele se propôs a ficar de refém no lugar de uma mulher grávida que estava sendo ameaçada com um revólver. Desde que estreou na Globo, produzia reportagens para o Globo Repórter.

Vale lembrar que, na semana passada, a emissora dispensou José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini, o “repórter secreto” do Fantástico.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments