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quinta-feira, março 28, 2024

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Agência Pública apresenta especial interativo sobre vigilância

A Agência Pública lançou nessa terça-feira (31/1) o Especial Vigilância, produto multimídia resultado do segundo laboratório de experimentação em jornalismo, promovido na Casa Pública, no Rio de Janeiro.

Ao longo de quatro meses, a equipe da Pública investigou os diferentes aspectos do uso de monitoramento e vigilância na segurança pública desde os megaeventos esportivos. O especial aborda o novo vigilantismo no Brasil por meio da linguagem transmídia, em que a forma é tão importante quanto o conteúdo.

A produção conta com reportagens especiais, entrevistas, depoimentos de pessoas que foram alvo de perseguição e monitoramento, além de uma Loja de Souvenirs, que mostra os equipamentos de vigilância adquiridos para monitorar os megaeventos e que hoje estão nas mãos das polícias militares.

Uma das grandes inovações do Especial Vigilância, de acordo com a Pública, é que a história se desenvolve segundo a inclinação do leitor. Na seção denominada Infiltrados, o usuário se depara com um jogo de esconde-esconde que proporciona a experiência de interagir com uma imagem para descobrir os policiais infiltrados em uma manifestação.

Se bem-sucedido, o leitor vai conhecer histórias de infiltrados da polícia em movimentos sociais durante a Copa do Mundo e a Olimpíada 2016. Um bom exemplo de gamificação da informação. Vale conferir!

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