14.2 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Projeto Comprova volta ao ar checando informações sobre o coronavírus

O Projeto Comprova, de checagem de notícias, que reúne 24 veículos jornalísticos, volta a atuar, agora para monitorar e checar informações sobre a Covid-19, com o objetivo de barrar rumores, boatos e fake news sobre a pandemia. A iniciativa visa também a expandir o compartilhamento de informações verídicas e confiáveis sobre a doença.

Para Sérgio Lüdtke, editor do Comprova, a cobertura que a imprensa vem realizando é muito boa, “mas o conteúdo de verificação da desinformação que circula nas redes precisa ter seu alcance reforçado”. Marcelo Träsel, presidente da Abraji, entidade que abriga a iniciativa, afirma que o projeto ajuda as pessoas a saberem identificar conteúdos falsos/duvidosos: “Queremos desbancar os boatos nocivos, mas também instrumentalizar jornalistas e o público em geral para identificar as características dos embustes e ajudar a filtrar desinformação de forma autônoma”.

Os 24 veículos que integram o Comprova são: O Povo, AFP, BandNews TV, TV Bandeirantes, Futura, Correio do Povo, Folha de S.Paulo, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, GaúchaZH, Metro, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, Poder 360, Rádio Bandeirantes, Rádio BandNews FM, piauí, SBT, UOL, Correio, Exame e A Gazeta.

O projeto conta com profissionais dos veículos da coalizão, que checam o conteúdo que lhes é enviado. É possível mandar informações para análise pelo site do projeto ou via WhatsApp (11-977-950-022). Atualizações sobre a veracidade do conteúdo analisado são publicadas no próprio site e nas redes sociais do Comprova. Os 24 veículos da coalizão também replicam as informações em seus canais.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese