9.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

Profissionais de comunicação pública criam entidade nacional

Com foco no fortalecimento da comunicação pública sob a ótica do direito do cidadão à informação e do dever do Estado de prestar contas de suas ações, profissionais do segmento se uniram para criar a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Ela também buscará a valorização e o aprimoramento profissional dos que atuam nas diversas áreas de comunicação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos três níveis da Federação, bem como dos comunicadores que exerçam atividades em associações, instituições de ensino e organizações sociais.

A entidade tem como presidente Lincoln Macário (Câmara dos Deputados, ex-CBN e TV Brasil, que também foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF), vice-presidente Armando Medeiros de Faria (consultor, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil), diretora administrativa Ana Beatriz Santos (Senado Federal), diretor financeiro Paulo Falzonni (ex-Associação Brasileira de Marketing Direto), diretor de relações acadêmicas Jorge Duarte (Embrapa) e conselheiros fiscais José Vicentine (ex-Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Daniel Nardin (secretário de Comunicação do Governo Pará), Marco Túlio Bretas de Vasconcelos (Banco do Brasil) e Patrícia Figueiredo Roedel (Câmara dos Deputados).

Para marcar o seu lançamento, a ABCPública divulga, em parceria com a LS Comunicação e a Quiz Inteligência de Mercado, o I Diagnóstico de Comunicação Pública Municipal do Brasil. Com dados inéditos, a pesquisa revela que nem todos os profissionais que atuam no segmento são da área de comunicação, sendo 25% de outras profissões. Identifica ainda que apenas 19% do universo entrevistado é de concursados. A íntegra do estudo está disponível no site Conexão Pública, criado inicialmente por Armando Medeiros e Jorge Duarte para ser um fórum da comunidade de profissionais de comunicação e que agora será reformulado e vai incorporar as atividades da ABCPública.

A diretoria terá mandato de dois anos. Participaram também da fundação Ana Paula Costa de Lucena (Faculdade Senac de Pernambuco e doutoranda em comunicação pela UFPE), Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados), Eduardo Luiz  Correia (professor do Centro Universitário Fiam-Faam e da Universidade de São Caetano), Joseane Paganine (Senado Federal), Lariza Squeff (ex-Ministério da Justiça), Iara Vidal (Câmara dos Deputados), Lenita Violato Ferri (Assembleia Legislativa de MT), Márcia Azevedo (Câmara dos Deputados),  Omar Barreto Lopes (Banco do Brasil) e Sandra Amaral de Sousa (Câmara dos Deputados). Mais informações no Facebook ou pelo [email protected].

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese