O Portal Imprensa lançou na quarta-feira (1º/6), Dia da Imprensa, a primeira parte do projeto História do Futuro: o festival de ideias 200 Novos Gritos, que marca o bicentenário da independência do País. Ele promoverá ao longo de junho encontros e debates virtuais para discutir as conquistas do passado, os desafios atuais e as soluções para o futuro do Brasil.

“Como o Brasil se encaixa num mundo hoje radicalmente diferente, em termos geopolíticos, econômicos e sociais, daquele em que viviam os brasileiros que testemunharam a independência em 1822?”, questiona a descrição do festival.

O curador Lúcio Mesquita explica o contexto: “Nesses 200 anos de independência, já fomos de tudo um pouco. Vivemos de vender açúcar e café quando a América do Norte e a Europa já tinham iniciado o processo de industrialização. A nossa revolução industrial veio mais tarde, já no século 20. No campo político, já tivemos um pouco de tudo também: monarquia, presidencialismo e até um parlamentarismo tampão, na década de 1960. E nas relações exteriores também já experimentamos bastante: flertamos com o fascismo de Hitler e Mussolini, atuamos como quintal dos Estados Unidos e, já neste século, buscamos parcerias fora do eixo EUA-Europa para focar nos países que formam o BRICS (principalmente a China e a Rússia) e no hemisfério sul como uma nova doutrina diplomática brasileira”.

A primeira live, realizada em 1º/6, debateu o tema O Brasil no Mundo − onde estamos e para onde vamos?, com participação de Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo), Moisés Rabinovici (Band), Sinval de Itacarambi Leão (Imprensa) e Lúcio Mesquita (curador/Innovation Media). Assista!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments