A Ponte Jornalismo lança na próxima quarta-feira (15/12), em parceria com a Fundação Heinrich Böll, o podcast Prove Sua Inocência, sobre histórias de pessoas que foram vítimas de condenações sem provas, debatendo os abusos cometidos pelo Estado, polícias, Ministério Público, Judiciário, sistema prisional, entre outros.

Ao longo de seis episódios, a produção traz depoimentos dessas vítimas, todos homens negros e periféricos, e análises de especialistas no tema, como as advogadas criminalistas Dora Cavalcanti e Priscila Pamela dos Santos, e o tenente-coronel aposentado da PM paulista e mestre em direitos humanos Adilson Paes de Souza. A apresentação e apuração jornalística é de Maria Teresa Cruz.

“A nossa proposta, com esse podcast, é expor os vieses e as injustiças cometidas pelo sistema de Justiça”, explica Antonio Junião, cofundador da Ponte Jornalismo e coidealizador do podcast. “Queremos alcançar um público mais amplo, que muitas vezes não está habituado a debater esses temas e que tem, na maioria das vezes, o populismo penal dos veículos de mídia sensacionalista como referência no debate sobre segurança pública. Esse projeto alia o rigor do jornalismo investigativo a uma linguagem emocionante e atraente”.

Um dos casos contados é o de Jonatas Barbosa dos Santos, morador da periferia de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele foi preso após bater a bicicleta em uma viatura da polícia, mas, por ter o mesmo nome de um integrante da facção criminosa PCC, que era procurado pela Justiça, foi condenado a mais 16 anos de prisão. “O fato de Jonatas ter tido uma passagem pelo sistema prisional sete anos antes pesou muito mais do que qualquer outra evidência”, explica a Ponte.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments