Ana Flávia Magalhães Pinto, jornalista, historiadora e professora da UnB, foi escolhida como a nova diretora-geral do Arquivo Nacional. Também colunista do UOL, é a primeira mulher negra a ocupar a função em 185 anos. Além de mestre pela UnB, a nova diretora-geral é doutora pela Unicamp, licenciada em História pela Universidade Paulista e formada em Jornalismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília.

Ana Flávia trabalha com pesquisas nas áreas de história, comunicação, literatura e educação, com ênfase em atividades político-culturais de pensadores negros, imprensa negra e luta racial. Ela entra na vaga ocupada por Leandro Esteves de Freitas, que estava no cargo interinamente e trabalhava no AN desde 2019.

No novo governo, o órgão passou a ter status de secretaria dentro da recém-criada pasta de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, sob o comando da ministra Esther Dweck. Criado em 1838, o Arquivo Nacional é responsável pela gestão e proteção do patrimônio documental brasileiro, garantindo à sociedade acesso à informação promovendo o direito à memória e à verdade histórica. O órgão possui um acervo de milhões de documentos textuais tanto em sua sede, no RJ, quanto em Brasília.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments