Paulo Jerônimo (Pagê) é o novo presidente da ABI

Paulo Jerônimo e Cid Benjamin

A Chapa 2 – Luta pela democracia foi eleita em 27/6 com 221 votos dos 390 sócios que participaram da eleição para renovar a diretoria e os conselhos da ABI. Durante o fim de semana, houve comemoração no Rio, com feijoada no Bar Ernesto. No início da semana, em São Paulo, a festa teve chorinho com Luís Nassif.

O novo presidente, Paulo Jerônimo (Pagê), fala sobre o que instiga a nova diretoria: “Esta vitória histórica nas eleições da ABI nos impõe um importante desafio: resgatar o protagonismo na luta para fazer da ‘casa do jornalista’ uma trincheira em defesa da democracia e da liberdade de imprensa nestes tempos tão conturbados da vida política nacional. Nesse sentido, vamos imediatamente entrar em contato para atuar em conjunto com entidades representativas da sociedade civil organizada, como CNBB e OAB, e com aquelas que representam os jornalistas (Fenaj, ANJ, Abert, Abraji, Artigo 19, Instituto Vladimir Herzog, sindicatos dos jornalistas nos estados etc)”.

Além de Pagê, foram eleitos Cid Benjamin como vice; nas diretorias, Marcus Miranda (Financeiro), Antero Luiz (Administrativo), Jesus Chediak (Cultural), Marcelo Auler (Jornalismo) e Rosayne Macedo (Assistência Social). “Podemos antecipar que vamos desenvolver uma ampla campanha de filiação de novos sócios e também estudamos criar uma nova anistia para contemplar as centenas de sócios que desejam voltar, estimulados pela nossa vitória”, afirma Pagê.

Para novas comissões, que serão transformadas em diretorias futuramente: Vera Perfeito (Mulheres e Diversidade), Vitor Iorio (Ensino e Qualificação) e Arnaldo César (Inovação e Tecnologia). Para os escritórios da ABI em São Paulo e Brasília, Ricardo Carvalho Hélio Doyle, respectivamente. Entre os objetivos da nova diretoria, está o de nacionalizar a ABI, para que deixe de ser uma entidade tipicamente carioca. E a reabertura dos escritórios de SP e DF já é uma sinalização disso.

A nova diretoria foi empossada no dia da eleição, e haverá ainda uma cerimônia especial a ser marcada. O grupo reuniu-se nessa segunda-feira (1º/7), na sede da entidade, com Luiz Carlos Azedo, presidente em exercício do Conselho Deliberativo. Foi definido que os eleitos para este Conselho, e mais Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, serão empossados em 15 de julho.

Os primeiros passos, que já haviam sido definidos na proposta de trabalho da chapa, serão os estudos para um novo estatuto da entidade e a reativação dos escritórios regionais, entre outras ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *