11.7 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 16, 2024

Buy now

De pai para filho, a paixão pelas notícias automotivas

Raimundo Couto e Silva Júnior, editor de automóveis de O Tempo/MG, herdou do pai o gosto pelo setor automotivo. Filho de Raimundo Couto e Silva, conhecido como Visconde de Ouro Preto, começou no Jornalismo em 1996 pondo em prática os ensinamentos do pai, que se aposentou há 30 anos mas deixou um legado de vanguardismo no jornalismo especializado em veículos em Minas Gerais.

Nesta entrevista para o Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, o filho, além de comentar passagens interessantes da carreira, fala de outros gostos pessoais, como andar de moto, correr e viajar.

Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva – Um carro inesquecível?

Raimundo Couto e Silva Júnior – Um Opala 1970, bege, placa AF-0333. Com ele, fomos, toda a família (eu, pai, mãe, avô e mais quatro irmãs, todos nós crianças), de Belo Horizonte para o Sul do Brasil, e de lá para Argentina, em uma jornada divertida e ousada para a época. Um tempo feliz em nossas vidas e que deixou, além de lembranças, muita saudade

J&Cia Auto – Um momento automotivo que marcou sua vida?

Raimundo – O lançamento ou relançamento do Fiat 500, em Turim, na Itália, em 2007, momento único na vida dos italianos, que promoveram uma memorável festa na cidade-sede da Fiat. Caravanas de Cinquecento vindas de todo o país se dirigiram ao centro da bela cidade para saudar com alegria a chegada do subcompacto que representa muito para eles, um verdadeiro ícone da indústria automobilística na Itália. O show de fogos preparado às margens do rio Pó ficou na memória de todos que tiveram a oportunidade de estar ali.

J&Cia Auto – Onde iniciou suas atividades nessa área?

Raimundo – No jornal Pampulha, em 1996, num período em que sua circulação era limitada às cercanias do bairro que lhe empresta o nome. Depois passei por Diário do Comércio/Jornal de Casa e por uma experiência de quatro anos do outro lado do balcão, na assessoria da General Motors do Brasil, em Minas e no Rio de Janeiro. De volta às redações, fiquei um breve período como editor-executivo do Jornal da Cidade, e vim para a Sempre Editora, que publica O Tempo, Super Notícia e Pampulha, este último muito diferente da época em que dei os primeiros passos no setor. Segue sendo distribuído gratuitamente, mas circula com 121 mil exemplares, todos os sábados bem cedo, entregues de porta em porta.

J&Cia Auto – O que mais o impressiona na imprensa automotiva?

Raimundo – A motivação que parece não ter idade nesta atividade do Jornalismo. Tanto a turma de veteranos como a de jovens convive em plena harmonia.

J&Cia Auto – Um profissional da imprensa automotiva para homenagear o segmento? Raimundo ? Vou citar três: meu pai, que desbravou a trilha por onde muitos passaram (e passam) na cobertura especializada em veículos. Seu legado de ética e profissionalismo ainda faz com que, 30 anos depois de se aposentar, tenha seu nome citado com reverência e respeito. Ele me ensinou que mais vale um grama de exemplo do que uma tonelada de conselhos. O bom amigo Fernando Calmon, um decano na profissão que, até hoje, com sua simpatia e competência, mostra disposição de ensinar e orientar os que estão chegando. E Luiz Carlos Secco, professor de todos nós, eterna gratidão, um grande incentivador desde meus primeiros passos no setor.

J&Cia Auto – Livro de cabeceira?

Raimundo – O evangelho, segundo o espiritismo. Respeito muito a doutrina que tem como foco promover a caridade e espalhar a união entre todos os irmãos.

J&Cia Auto – Time de coração?

Raimundo – Não ligo muito para futebol, mas tenho simpatia pelo Cruzeiro, que passou apertado este ano.

J&Cia Auto – O que mais gosta de fazer nos momentos de descanso?

Raimundo – Andar de moto, ler revistas especializadas e navegar na internet, sem a obrigação do trabalho diário.

J&Cia Auto – Algum hobby especial?

Raimundo – Gosto de correr. Faço essa atividade há três anos e procuro fazê-la, no mínimo, três vezes por semana.

J&Cia Auto – Tipo de música que mais aprecia?

Raimundo – Não tenho um gosto musical definido, mas gosto da voz e da presença da Paula Fernandes.

J&Cia Auto – Na televisão, qual programa predileto?

Raimundo – Bons programas não passam mais, os seriados com Selton Melo sempre foram os melhores. A Grande Família, CQC e Jornal Nacional, vejo sempre que posso.

J&Cia Auto – Quais os jornais e revistas de que mais gosta? E sites especializados?

Raimundo – Leio as revistas Autoesporte e MotorShow e os jornais O Tempo e demais que editam cadernos de automóveis. De fora de Minas recebemos na redação O Globo, Folha e Estadão.

J&Cia Auto – Um sonho por realizar?

Raimundo – Não tenho. Sempre concretizei o tudo que, dentro do bom senso, foi possível fazer. Mas uma viagem longa de moto está nos planos para o próximo ano.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese