24.3 C
Nova Iorque
sábado, julho 26, 2025

Buy now

Início Site Página 988

Ronny Hein e José Luiz Vieira reforçam a equipe da Top Carros

A Top Carros, publicação da Editora Todas as Culturas comandada por Fernando Calmon, passa a contar com mais dois reforços de peso em seu time de colaboradores: o diretor de Redação da Forbes Ronny Hein e José Luiz Vieira, um dos mais experientes profissionais do segmento automotivo. Ronny estreia já neste terceiro número, com a coluna Top Prazer, na última página da revista.

O espaço abordará de maneira livre os prazeres que o automóvel traz. “Hoje em dia popularizou-se muito o termo ‘divertido’ para definir alguns carros, mas diversão é totalmente diferente de prazer, que é algo mais profundo e que mexe com o coração das pessoas”, explica Calmon.

José Luiz trará toda a sua experiência na produção de reportagens para a publicação.

Número 3 – Na edição, que chegou às bancas nesta 2a.feira (24/8), com 228 páginas, a Top Carros repetirá a estratégia de circular com duas capas. Uma traz um Audi RS7, tema de reportagem sobre os 20 anos da grife RS no Brasil; a outra, o desenho de um automóvel pintado com influências de Andy Warhol, para reportagem sobre como as cores dos automóveis influenciam a personalidade das pessoas. “Para conseguir seguir produzindo a revista nesse formato também contratamos uma nova gráfica, a Ipsis, que conseguiu adaptar-se melhor ao nosso projeto, de revista com acabamento mais refinado”, comenta Fernando Calmon.

Câmeras sem impostos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza o Executivo a conceder isenção de impostos e contribuições, por cinco anos, a fotógrafos, repórteres fotográficos e cinematográficos, cinegrafistas e operadores de câmera, para importação de equipamentos de uso exclusivo na atividade profissional. A proposta abrange isenção no Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep/Importação; e Cofins/Importação e é válida apenas para produtos sem similares nacionais. Como tramita em caráter conclusivo, caso não haja recurso, o projeto será enviado ao Senado. Segundo a proposta, para obter o benefício, os profissionais terão de comprovar o exercício da profissão em carteira de trabalho ou certidão, no caso de servidores públicos. Para permitir a fruição do benefício por prestador de serviço autônomo ou pessoa jurídica, o substitutivo exige a apresentação, respectivamente, da inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ou do contrato social da empresa, assim como o recolhimento da contribuição previdenciária respectiva. Há ainda um dispositivo para evitar possíveis desvios de finalidade e abusos. Os produtos não podem ser vendidos por um prazo mínimo de dois anos, e as compras devem ter um teto de R$ 50 mil.

Claudio Carsughi estreia na EBC

Recém-nomeado diretor-presidente da EBC, Américo Martins informou ao Portal dos Jornalistas que seu primeiro grande desafio à frente da empresa seria aumentar a relevância e a audiência de suas oito emissoras de rádio e duas de tevê. A estratégia? Melhorar e ampliar a distribuição do material da Agência Brasil, criar novos programas jornalísticos e de entretenimento mais plurais e inclusivos, e investir em transmissões esportivas, além de recuperar a Rádio Nacional. Ao que parece, pelo menos esses dois últimos pontos já começaram a sentir as mudanças de estratégia, com a contratação de Claudio Carsughi, que se soma à equipe de comentaristas do grupo. Afastado das rádios há cerca de quatro meses, após seu desligamento da Jovem Pan, emissora onde atuou por 58 anos, ele estreou no último fim de semana comentando a partida entre Corinthians e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, na Rádio Nacional, e participou de um debate esportivo na TV Brasil. Além disso, nesta 2ª.feira (24/8) passa a integrar o quadro de comentaristas de No Mundo da Bola, que vai ao ar de 2ª a 6ª.feira, das 20h04 às 21h, pelas rádios Nacional Rio, Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões, com apresentação de Carlos Borges e comentários de Waldir Luiz, André Luís Mendes e Pedro Pontes. Como o programa é gravado no Rio de Janeiro, Claudio já montou um estúdio próprio em casa, de onde participará também das transmissões dos jogos. “Fico muito satisfeito com essa nova oportunidade, principalmente por ter sido procurado, o que pessoalmente me deixou muito satisfeito pelo reconhecimento à minha carreira”, destacou Carsughi. “Um diretor da EBC aqui em São Paulo me ligou, explicou o projeto e perguntou se eu teria interesse em participar dele. Achei a ideia e a proposta bastante interessantes e acertei então o meu retorno ao rádio e à tevê”. Apesar da particiação do programa no domingo pela TV Brasil, seu retorno fixo a essa plataforma ainda não tem data definida. A ideia da emissora é que a partir de janeiro de 2016 Carsughi passe a atuar também em um programa pela TV Nacional: “Em um momento de crise como este, encontrar um conglomerado de rádio e tevê que resolve investir em jornalismo dá até um alento para o futuro”.

Octavio Costa assume a assessoria de Luciano Coutinho no BNDES

Octavio Costa começou em 17/8 como assessor do presidente do BNDES Luciano Coutinho. Sua função é reforçar a área de Comunicação do banco durante os trabalhos da CPI e atender às demandas da imprensa diretamente da Capital Federal. Ele deixou recentemente o Brasil Econômico, de que era diretor-adjunto – cargo semelhante à Chefia de Redação – e retornou a Brasília, onde havia sido diretor da sucursal de IstoÉ. Carioca, filho e neto de jornalistas, formado em Direito, fez carreira na área de Economia. Atuou em alguns dos principais jornais e revistas do País, como O Globo, Veja, Jornal do Brasil e Exame. Conquistou diversos prêmios, entre eles dois Esso pelo JB. Em outros setores, sempre na área de Comunicação, esteve nas bolsas de valores do Rio e de São Paulo, e no STJ. Foi vice-presidente da Fenaj e conselheiro da ABI.

Conceição Freitas deixa o Correio Braziliense

Com mais de 20 anos de trabalho, a colunista Conceição Freitas deixou o Correio Braziliense em 14 de agosto. Nascida em Manaus e criada em Goiás, Conceição, que assinava a coluna diária Crônicas da cidade, leva diversos prêmios do período em que permaneceu no Correio. Ele eles, em 2011, o primeiro lugar em Mídia Impresa do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, com a série Negra Brasília; em 2009, o de Melhor Coluna no Prêmio Engenho de Comunicação; a melhor reportagem do 4º Prêmio Confea de Jornalismo, com A Invenção – 50 anos do Projeto de Lúcio Costa; e em 2006, o Esso de Jornalismo, com a série de reportagens Amores Possíveis. Entre os livros publicados, Só em caso de amor – 100 crônicas para conhecer Brasília; e Amantíssima, ambos de 2009. No sábado (15/8), escreveu na despedida, sua Ventanias de agosto: “Agosto é o mais airado dos meses. Nele, as folhagens tremulam, as saias sobem, as roupas brincam de trapézio no varal, a poeira se revolta e os cabelos se amarfanham… mas agosto não me desgosta… não é abril, o mais cruel dos meses de T.S. Eliot. Porque agosto é o mês das ventanias. É o sopro dos deuses na pele seca dos que atravessam a mais rude das estações. Faltam-nos umidade, sombram-nos marolas envolventes, carinhos revoltosos, cantorias compridas de um Deus que brinca de redemoinhar nossos destinos…”.

Daiana Endruweit e Miguel Londres começam na Imagem Corporativa

Daiana Bein Endruweit e Miguel Londres começaram recentemente na Imagem Corporativa. Ela assumiu como coordenadora de Comunicação; ele, a Gerência de Planejamento e Criação e a área de Multimídia. Daiana vem de dez anos de atuação na Gerdau. Formada em Jornalismo pela PUC-RS, fez especialização em Economia Empresarial na UFRGS e um curso de extensão em Marketing e Public Relations na University of South Florida. Entre 2009 e 2011 foi transferida para os Estados Unidos para atuar no atendimento de demandas de imprensa e de associações de classe relacionadas às operações da Gerdau na América do Norte, com foco em media relations, public affairs e branding. Miguel é formado em Administração de Empresas pela PUC-RJ, especializado em Corporate Brand Management pela Brunel University de Londres. Trabalhou nas agências Ana Couto Branding e Design, Artplan Group e 9ine e nas gravadoras Sony Music e Som Livre.

Eugênio Bucci assume Comunicação Social da USP

Professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da USP, Eugênio Bucci foi confirmado como novo superintendente de Comunicação Social da universidade, designado pelo reitor Marco Antonio Zago. Autor de diversos livros sobre ética do jornalismo, televisão e comunicação, Bucci assina regularmente colunas no Estadão e na revista Época e colabora com o Observatório da Imprensa. De 2003 a 2007 comandou, como presidente, o processo de revitalização e reposicionamento da empresa estatal de comunicação Radiobrás, hoje Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

ANJ lança campanha para valorizar credibilidade e força dos jornais

A Associação Nacional de Jornais e seus 125 veículos associados lançam nesta 5ª.feira (20/8) a campanha Nunca se leu tanto jornal, que busca mostrar como a credibilidade do meio e a leitura cada vez mais diversificada vêm atraindo um número maior de leitores. A iniciativa integra um conjunto de ações cujo objetivo é posicionar melhor os jornais diante do mercado anunciante. Idealizada por Nizan Guanaes e produzida pela agência Africa, a campanha mostra que as relações dos leitores com seus veículos têm características únicas. A ação se divide em três etapas, de agosto a novembro. Nesta fase inicial, os anúncios – em diversos formatos, para impresso e digital – transmitem mensagens com os números que comprovam a vitalidade dos jornais em diferentes plataformas. A segunda parte vai explorar as transformações no consumo de notícias na era digital. A campanha se encerrará com depoimentos de personalidades e formadores de opinião, de modo a retratar a influência do público leitor de jornais. A série de anúncios integra um projeto de reposicionamento dos jornais, iniciado em 2014, no qual foram criados dois produtos para facilitar o relacionamento das agências e anunciantes com os veículos: o Digital Premium e o Marketplace. O primeiro, em funcionamento, permite em um mesmo dia a veiculação de anúncios em rede de sites. Garante facilidade de operação e negociação com apenas um interlocutor, além de audiência. Já o Marketplace reunirá, a partir de setembro, em apenas um local as informações que hoje estão fragmentadas (audiência, perfil de leitores, tabela comercial, entre outras), agilizando o trabalho dos mídias. *com Coletiva.net

Prêmio Comunique-se anuncia finalistas

O Comunique-se divulgou nesta 5ª.feira (20/8) os 78 finalistas da 13ª edição do Prêmio Comunique-se. Mais de 430 mil votos foram contabilizados nas duas primeiras fases da disputa, um recorde, segundo a organização do prêmio. A cerimônia de entrega será em 22/9, no HSBC Brasil, em São Paulo. Nesta terceira fase, o público vota diretamente no seu candidato favorito entre os três indicados para cada uma das 26 categorias. Conheça os finalistas!

De mudança para os EUA, Lígia Aguilhar deixa o Link, do Estadão

Lígia Aguilhar deixou em 14/8 o caderno Link, do Estadão, pois está de mudança para Chicago, nos EUA, onde vai cursar um mestrado em gestão e inovação na área de comunicação na Northwestern University. No ano passado, foi uma das premiadas com bolsa de estudos para fazer mestrado no exterior pelo programa Jornalista de Visão, do Instituto Ling. Segundo ela, desde então tem focado no estudo de tendências e modelos de negócio para o jornalismo digital, assuntos nos quais se aprofundou em maio, quando passou um mês em Washington como bolsista do International Center for Journalists (ICFJ) e do Departamento de Estado Norte-Americano em um programa de empreendedorismo para jornalistas. “Pretendo continuar meus estudos na área durante o mestrado. Deixei a reportagem diária do Link e o blog Start, que era focado no mercado brasileiro de startups, mas devo voltar em breve com um novo blog sobre inovação dentro do Link”, disse ao Portal dos Jornalistas. Seus últimos compromissos profissionais no Brasil serão nos dias 24/8, quando falará no Hacks Hackers São Paulo a respeito de sua pesquisa sobre como os americanos fazem jornalismo no mundo digital e o que podemos aprender com eles; e nos dias 28 e 29/8, quando participa da primeira edição do Chicas Poderosas no Rio de Janeiro, evento de cuja organização faz parte: “O Chicas Poderosas tem como foco ensinar mulheres jornalistas a trabalhar com tecnologia e criar novas lideranças nas redações da América Latina”. Lígia fez o Curso de Focas do Estadão em 2009 e foi efetivada no jornal em 2010, quando passou a se dedicar ao estudo do jornalismo digital. Teve passagem por Época Negócios em 2012, mas voltou ao jornal, onde ultimamente era editora assistente.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese