Comemora-se nesta 5ª.feira (21/1) o 155º aniversário de nascimento de Roberto Landell de Moura (1861-1928), padre-cientista gaúcho que em 1899 e 1900 foi o primeiro no mundo a transmitir a voz humana à distância por meio de ondas de rádio – experiências públicas realizadas na capital paulista e com farta documentação histórica, integrada por patentes, manuscritos e amplo noticiário em jornais brasileiros e internacionais da época. Boa parte desta documentação, aliás, foi cuidadosamente reunida e depois exposta pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, estando aberta a visitação pública. Entretanto, esse e outros feitos desse pioneiro das telecomunicações (patenteou o rádio no Brasil em 1901 e nos Estados Unidos em 1904, desenvolveu um projeto de televisão em 1904, décadas antes da invenção oficial, em 1926, entre outros), continuam desconhecidos do grande público, porque em nossas escolas ainda se ensina – de forma absurda – que o inventor do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi (que na época havia inventado, isto sim, o telégrafo sem fio, ou seja, transmissões de traço e ponto, sem qualquer conexão com a voz humana). Por isso, Jornalistas&Cia, embora ciente de suas limitações, mas também de sua missão, decidiu no início de 2010 engajar-se de corpo e alma ao MLM – Movimento Landell de Moura pelo reconhecimento público e oficial, no Brasil, de Roberto Landell de Moura como inventor do rádio. O objetivo era principalmente alertar a imprensa para o transcurso do sesquicentenário de seu nascimento daí a 12 meses (em 21/1/2011) e coletar assinaturas para, desse modo, induzir as autoridades a incluírem a vida e a obra dele no currículo escolar obrigatório do Ensino Básico. Na época, um dossiê sobre Landell com mais de seis mil assinaturas foi entregue ao então ministro da Educação Fernando Haddad (atual prefeito de São Paulo), sem que o pleito prosperasse. Hoje, cinco anos depois daquele engajamento, é possível contabilizar algumas vitórias importantes: casos do lançamento de um selo oficial dos Correios em homenagem a ele no sesquicentenário; da inscrição do nome do padre no Livro dos Heróis da Pátria no Panteão Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (onde já estão, entre outros, Tiradentes, Oswaldo Cruz e Santos Dumont); da concessão do título de cidadão paulistano “in memoriam” pela Câmara Municipal de São Paulo; e diversas homenagens País afora. Entretanto, incluí-lo na grade curricular do Ensino Básico só mesmo a cidade de Porto Alegre o fez (em São Paulo, há um projeto semelhante em tramitação, de autoria do vereador Eliseu Gabriel). Em mais um esforço nesse sentido, mas em plano nacional, J&Cia deu início na última semana a uma petição online na plataforma Change para solicitar a Manuel Palacios da Cunha e Melo, secretário de Ensino Básico do Ministério da Educação, que inclua a vida e a obra de Roberto Landell de Moura na grade curricular do Ensino Básico. Apoiadores da causa interessados em assinar e mesmo compartilhar a petição com amigos podem fazê-lo…
Ranking Jornalistas&Cia +Premiados Veículos 2015 ? Norte
Paraenses fecham nas primeiras posições Três veículos paraenses foram os mais premiados do ano na Região Norte. Na primeira posição, com 70 pontos, a TV Liberal garantiu o título apenas cinco pontos à frente da Rádio Liberal. Os mesmos cinco pontos separaram o segundo lugar do terceiro, que nesta edição foi ocupado pelo Diário do Pará, com 60 pontos.
Ranking Jornalistas&Cia +Premiados Veículos 2015 ? Nordeste
Jornais de Pernambuco lideram Dobradinha pernambucana entre Os +Premiados Veículos de Comunicação do Ano na Região Nordeste: com 195 pontos, o Jornal do Commercio garantiu a primeira posição, seguido de perto por seu principal concorrente no Estado, o Diário de Pernambuco, com 185 pontos. As vitórias no Regional Norte-Nordeste do Esso e no Grande Prêmio ABCR de Jornalismo garantiram a liderança na região. Com 150 pontos, a Gazeta de Alagoas completa o pódio.
Ranking Jornalistas&Cia +Premiados Veículos 2015 ? Centro-Oeste
Correio Braziliense reina absoluto Em nenhuma outra região a diferença de pontos do primeiro para o segundo colocado foi tão grande em 2015 quanto no Centro-Oeste. Com 280 pontos conquistados, e a 6ª colocação nacional, o Correio Braziliense terminou o ano com mais de seis vezes a pontuação do segundo colocado, a TV Senado, com 45 pontos. Os bons resultados no ano passado foram frutos da conquista de nove prêmios, entre eles, dois Esso, o de Informação Econômica e o Regional Centro-Oeste. Outra curiosidade da região é que ela foi a que teve menos veículos premiados no ano passado, apenas nove.
Ranking Jornalistas&Cia +Premiados Veículos 2015 ? Sul
Grupo RBS domina pódio da Região Sul Quarto colocado no ranking nacional, o jornal Zero Hora terminou 2015 como o Veículo +Premiado do Ano na Região Sul, com 335 pontos. Dentre suas conquistas, destaque para o Regional Sul do Prêmio Esso e os cinco troféus conquistados no Prêmio ARI. Nas 2ª e 3ª posições, outros dois veículos do Grupo RBS: com 190 pontos, a RBS TV garantiu a vice-liderança, sendo seguida de perto pela Rádio Gaúcha, com 185 pontos.
Ranking Jornalistas&Cia +Premiados Veículos 2015 ? Sudeste
Seis dos dez mais premiados do ano são da Região Sudeste Com poucas diferenças para o levantamento nacional, o ranking da Região Sudeste traz entre seus dez mais premiados do ano seis veículos que também integraram os Top 10 nacionais. A começar pelo pódio que manteve TV Globo (780 pontos), Estadão (485 pontos) e O Globo (475 pontos) nas três primeiras posições. Globo News ganhou uma posição e saltou para o 4º lugar, com 290 pontos, seguida por TV Record (5º), com 245 pontos, Folha de S. Paulo (6º / 220), Rádio Bandeirantes (7º / 175), TV Bandeirantes (8º / 155), Band News FM (9º / 150) e Valor Econômico (10º / 120).
TV Globo lidera os mais premiados de 2015
Depois de dois vice-campeonatos consecutivos (em 2013 e 2014), a TV Globo retomou em 2015 o título de Mais Premiado Veículo de Comunicação do Ano. Campeã nas duas primeiras edições do ranking, a emissora do Grupo Globo viu suas equipes jornalísticas conquistarem 27 prêmios ao longo de 2015, que, somados, renderam 780 pontos. Foram, entre outros, sete prêmios Comunique-se e os Grandes Prêmios Sebrae, Tim Lopes (Disque Denúncia-RJ) e Fenacon. Na segunda colocação, repetindo as “dobradinhas” de 2011 e 2012, quando também foi vice-campeão, atrás da TV Globo, aparece o Estadão, com 485 pontos. Os profissionais do jornal acumularam, no total, 13 premiações, incluindo o Esso de Jornalismo, o mais importante do País, o Esso de Fotografia e o Esso Regional Sudeste, mais o Vladimir Herzog na categoria Jornal. Em terceiro lugar, apenas dez pontos atrás do jornal paulista, aparece O Globo, com 475 pontos e dez prêmios conquistados. A galeria de premiações de O Globo foi ampliada com conquistas como o Esso de Educação e os Grandes Prêmios AMB e CNI/José de Alencar, além dos internacionais Iberoamericano de Jornalismo Rei da Espanha e SIP, ambos na categoria Fotografia. Completam os Top 10 dos Mais Premiados Veículos de Comunicação do Ano, na ordem, Zero Hora (335 pontos / 13 prêmios), Globo News (290 / 6), Correio Braziliense (280 / 9), TV Record (245 / 7), Folha de S.Paulo (220 / 7), Jornal do Commercio/PE (195 / 6) e RBS TV (190 / 9).
Lino Bocchini deixa a CartaCapital e começa na Entrelinhas
Lino Bocchini passou na última 2ª.feira (18/1) a integrar a diretoria da Entrelinhas, com a missão de impulsionar a cultura digital na empresa, montando equipes para atender aos contratos digitais e criando novas oportunidades que passem pela internet, especialmente com vistas às eleições municipais. Lino foi editor-geral de Mídia Online de CartaCapital de 2013 até a semana passada, responsável por fazer a marca tradicional passar a “existir” na internet. Segundo ele, a Entrelinhas tem longa experiência com publicidade e assessoria de imprensa, coordenou e venceu uma série de campanhas eleitorais, como a última presidencial em El Salvador, e campanhas municipais, como em João Pessoa: “Entre os novos contratos da Entrelinhas em 2016 está a produção de conteúdo em texto e vídeo para a agência PT (que na verdade tornou-se o site do partido) e para as redes sociais do Partido dos Trabalhadores. É a primeira conta que vou coordenar. Estou começando a estruturar a equipe, que tem braços em SP, Rio e Brasília”. Lino foi redator-chefe da revista Trip, atuou na Editora Abril e foi editor em publicações do Grupo Folha, onde trabalhou com a maioria dos demais diretores da Entrelinhas. Foi ainda assessor da então prefeita Marta Suplicy. A saída dele provocou uma dança de cadeiras na CartaCapital. José Antonio Lima (ex-Época), que era editor executivo, substituiu Lino como editor-geral de Midia Online. No lugar dele assumiu Clarice Cardoso (ex-Estadão), que era editora assistente, posto para o qual seguiu Tory Oliveira, que editava o site Carta Educação. A nova editora desse site é Marsílea Gombata, que já havia sido repórter do site de CartaCapital e nele estava editando um projeto de mídia nativa sobre Infraestrutura para a Petrobras e o Banco do Brasil.
Roberto Gazzi deixa o Grupo Estado e passa a consultor da empresa
Roberto Gazzi deixou em 15/1 suas funções executivas no Grupo Estado, onde estava há 25 anos, desde 2011 como diretor de Desenvolvimento Editorial, e passa a consultor da empresa em áreas nas quais já atuava, como Curso Estado de Jornalismo (mais conhecido como Focas do Estadão), acervo, renovação do portal e projetos especiais, principalmente em educação. “Saio absolutamente feliz com o resultado do meu trabalho, do qual destaco a reforma de 2010, que tornou o jornal mais analítico, prospectivo e amigável, e do portal Estadão.com, além do lançamento da plataforma mobile, no ano passado, que já recebeu diversos prêmios”. Gazzi, que vai tirar duas semanas de folga antes de iniciar sua nova atividade, diz que agora, sem as tarefas diárias da Redação, poderá aceitar convites que antes recusou por falta de tempo, como para dar aulas e fazer palestras, além de consultorias para outras organizações: “Também poderei dar continuidade a um livro de contos que comecei há tempos e concretizar a ideia, igualmente já antiga, de escrever outro sobre um ícone do sistema de ensino em São Paulo, o Colégio Vocacional, no qual fiz o ginásio, que foi fechado pela ditadura em 1969”. Nascido no Paraná, Gazzi formou-se em Jornalismo pela Umesp, de São Bernardo do Campo, e fez especialização em Gestão Estratégica e de Marcas no IICS. Começou em 1979 no extinto Jornal da República, de onde seguiu para o Diário do Grande ABC e para a Folha de S.Paulo, onde chegou a sub de Política. Entrou no Estadão em 1990, como editor de Geral, depois criou o caderno Cidades (atual Metrópole), que dirigiu por oito anos, e posteriormente foi editor executivo, editor-chefe adjunto e editor-chefe.
Deutsche Welle oferece bolsas de mestrado
A empresa alemã de radiodifusão Deutsche Welle está com as inscrições abertas para interessados em realizar o mestrado International Media Studies (IMS). As inscrições vão até 31 de março. O curso tem duração de dois anos e é oferecido em parceria com as universidades de Bonn e de Bonn-Rhein-Sieg, com programação em alemão e inglês e temas como mídia e desenvolvimento, jornalismo, ciência da comunicação e meios de comunicação. As bolsas são oferecidas por meio do programa EPOS (Development Related Postgraduate Courses). Para participar, é necessário ter no mínimo dois anos de experiência e graduação há menos de seis anos.