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Twitter e El País anunciam parceria para o Mês do Orgulho LGBT

Publicação fará cobertura especial durante a Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo, utilizando ferramentas do Twitter

 

Twitter e El País Brasil anunciaram uma parceria em homenagem à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na avenida Paulista, no próximo domingo (18/6). Ao longo de toda a semana, assim como no dia do evento, o perfil @elpais_brasil publicará conteúdos especiais, como Moments (narrativas elaboradas a partir da ferramenta do Twitter de curadoria de tweets) e vídeos ao vivo em 360º.

“Usaremos o Moments para contar histórias sobre o universo LGBT”, explica Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter Brasil. “O projeto aproximará os usuários do Twitter à Parada de São Paulo, que é a maior do mundo e um dos eventos que mais geram conversas na plataforma. O conteúdo vai trazer mais argumentos para um debate que é presente e necessário”.

“El País está sempre buscando novas formas de contar histórias sobre a diversidade das relações humanas e suas múltiplas formas de convivência”, explica Xosé Hermida, diretor de Redação de El País Brasil. “Esta parceria com o Twitter é uma grande oportunidade de seguir desenvolvendo a vocação jornalística de inovar sempre e de contar a realidade sem preconceito”.

Morre Jorge Bastos Moreno, colunista de O Globo

Jorge Bastos Moreno - Crédito: Leo Martins / Agência O Globo
Jorge Bastos Moreno – Crédito: Leo Martins / Agência O Globo
* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

Jorge Bastos Moreno morreu no Rio, na madrugada desta quarta-feira (14/6), de edema agudo de pulmão decorrente de complicações cardiovasculares, aos 63 anos.

Moreno nasceu em Cuiabá e viveu em Brasília desde a década de 1970. Trabalhou no Jornal de Brasília, e ali obteve seu primeiro furo de reportagem, a nomeação do general Figueiredo para suceder o general Geisel.

Foi então trabalhar no jornal O Globo, onde esteve por 35 anos. Devido a sua capacidade para cultivar boas fontes, outros furos se sucederam: um deles em 1992, durante o impeachment do presidente Collor, com uma prova procurada pela CPI, ligando o presidente aos pagamentos do esquema PC. Venceu depois, em 1999, o Prêmio Esso de Informação Econômica, com a notícia da queda do então presidente do Banco Central Gustavo Franco e a desvalorização do real que se seguiu.

Moreno dirigiu a sucursal de Brasília e no final dos anos 1990 começou a escrever uma coluna aos sábados, com o título de Nhenhenhém, sobre os bastidores da política. Há dez anos, foi morar no Rio.

A coluna passou a levar seu nome, assim como o blog no site do Globo. Em 2013, lançou A história de Mora – A saga de Ulysses Guimarães, livro que mistura realidade e ficção. Escrevia também o Cantinho do Moreno, na coluna Poder em jogo, de Lydia Medeiros. Era âncora do programa Preto no branco, no Canal Brasil, e fazia participações na GloboNews. Em marco deste ano estreou o talk show semanal Moreno no rádio, na CBN. No mesmo mês, lançou o livro Ascensão e queda de Dilma Rousseff, no formato de textos do Twitter.

Abraji, Folha e A Gazeta são finalistas em prêmio de jornalismo de dados

* Com informações da ANJ

 

Três trabalhos brasileiros estão entre os finalistas do Data Journalism Awards 2017, principal premiação de jornalismo de dados do mundo.

O projeto Ctrl+X, criado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para mapear as tentativas de censura a veículos de mídia no Brasil, foi uma das 63 selecionadas, entre 571 concorrentes, para a shortlist, que reúne os projetos considerados “excepcionais”. O projeto concorre ainda na categoria Site de jornalismo de dados do ano.

A plataforma da Abraji está ao lado de projetos de veículos como The Washington Post, FiveThirtyEight, The New York Times e BBC, entre outros meios de comunicação de expressão mundial.

O jornal A Gazeta, do Espírito Santo, concorre na categoria Pequenas Redações, pelo projeto A caixa preta dos sindicatos, de autoria das repórteres Mikaella Campos e Vilmara Fernandes.

E a Folha de S.Paulo disputa com iniciativas de The Wall Street Journal, Guardian US, ProPublica e Bureau of Investigative Journalism na categoria App de Notícias do ano, com o Ranking de Eficiência de Municípios.

O projeto vencedor de cada uma das dez categorias receberá US$ 1.800 na cerimônia de premiação, marcada para 22 de junho, em Viena, na Áustria.

 

Miriam Leitão relata ódio político durante voo

Miriam Leitão
* Última atualização: 14/6, às 9h42

 

Miriam Leitão foi contundente em sua coluna intitulada O ódio a bordo no Globo desta terça-feira (13/6). Nela, a autora descreve o assédio moral de que foi vítima no sábado (3/6), durante o voo 6237 da Avianca, de Brasília para o Rio.

Segundo o relato, Miriam fora a Brasília para gravar um programa da GloboNews. No mesmo dia, houve o Congresso do PT em Brasília, e cerca de 20 pessoas, algumas ainda vestidas com camisetas do encontro, embarcaram de volta para o Rio no mesmo voo. Ela conta que desde o saguão do aeroporto a ofenderam aos gritos. Uma vez no avião, recomeçaram as hostilidades.

Um dos ataques foi gritarem “Terrorista! Terrorista!”, palavra, segundo ela, com que foi recebida na prisão durante a ditadura. A tripulação convidou-a a se sentar em local afastado, mas ela não aceitou fugir do grupo hostil. Miriam diz que os mesmos responsáveis pelo voo nada fizeram para garantir a ordem a bordo para os outros passageiros. Entre gritos, slogans, cantos e ofensas – como se estivessem em uma manifestação –, os agressores prosseguiram até a chegada. Miriam não os filmou para que não parecesse provocação, permanecendo em silêncio durante todo o trajeto.

E concluiu: “Não acho que o PT é isso, mas repito que os protagonistas desse ataque de ódio eram profissionais do partido. […] Não devo ser alvo do partido, nem do seu líder. Sou apenas uma jornalista e continuarei fazendo o meu trabalho”.

Em nota, a presidente do PT Gleise Hoffmann orientou a militância do partido a não realizar manifestações políticas em locais impróprios e a não agredir pessoas por suas posições políticas, ideológicas ou por outro motivo. Confira a íntegra:

“O Partido dos Trabalhadores lamenta o constrangimento sofrido pela jornalista Miriam Leitão no voo entre Brasília e o Rio de Janeiro no último dia 3 de junho, conforme relatado por ela em sua coluna de hoje. Orientamos nossa militância a não realizar manifestações políticas em locais impróprios e a não agredir qualquer pessoa por suas posições políticas, ideológicas ou por qualquer outro motivo, como confundi-las com as empresas para as quais trabalhem.

Entendemos que esse comportamento não agrega nada ao debate democrático. Destacamos ainda que muitos integrantes do Partido dos Trabalhadores, inclusive esta senadora, já foram vítimas de semelhante agressão dentro de aviões, aeroportos e em outros locais públicos.

Não podemos, entretanto, deixar de ressaltar que a Rede Globo, empresa para a qual trabalha a jornalista Miriam Leitão, é, em grande medida, responsável pelo clima de radicalização e até de ódio por que passa o Brasil, e em nada tem contribuído para amenizar esse clima do qual é partícipe. O PT não fará com a Globo o que a Globo faz com o PT.”

Grupo de Investigação da RBS completa seis meses

Nesse período, produziu 22 matérias com foco em jornalismo investigativo

 

Projeto inspirado no trabalho da equipe do jornal americano Boston Globe, batizada de Spotlight, cuja história venceu o Oscar de Melhor Filme em 2016, o Grupo de Investigação da RBS, ou GDI, completou seis meses de atuação.

Ele produziu 22 reportagens nesse período, com a participação de profissionais de Zero Hora, Diário Gaúcho, Rádio Gaúcha e RBS TV, sobre assuntos que mexem com a vida do cidadão, provocando autoridades a corrigir erros.

Desde Perigo no prato, a primeira publicação do GDI, as reportagens do grupo contabilizam 1,3 milhão de pageviews no site zh.com.br e 6,6 milhões de pessoas impactadas pelo Facebook.

“O jornalismo que fazemos exerce uma importante função social, de contribuir, a partir da informação, para impactar positivamente a sociedade”, destaca o presidente do Grupo RBS Eduardo Sirotsky Melzer. “Mais do que nunca, precisamos de jornalismo de qualidade, realizado por jornalistas profissionais, o que demanda investimento. O GDI é um projeto concreto que estamos fazendo a partir da nossa responsabilidade e do nosso compromisso de entregar esse jornalismo, a serviço da democracia”.

O time é formado por nove repórteres e um editor, todos profissionais com experiência em investigação jornalística: Adriana Irion, Carlos Rollsing, Humberto Trezzi e José Luís Costa, de Zero Hora; Jeniffer Gularte, do Diário Gaúcho; Cid Martins, da Rádio Gaúcha; e Giovani Grizotti, Jonas Campos e Fábio Almeida, da RBS TV, sob coordenação de Carlos Etchichury, de ZH.

Os integrantes de ZH e DG atuam no dia a dia em uma área reservada, no ambiente da redação integrada dos dois jornais. Os demais produzem seus materiais nas redações de Gaúcha e RBS TV.

No final de junho, parte dessa equipe apresentará o trabalho do GDI no 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, evento promovido pela Abraji, em São Paulo. Denúncias e sugestões de pauta podem ser enviadas pelo [email protected].

Confira a lista de reportagens produzidas pelo GDI:

5/12/2016 – Perigo no prato

9/12/2016 – Operação PhD

15/1/2017 – Golpe milionário em São Francisco de Assis

17/1/2017 – Desmanches proibidos

13/1/2017 – Neonazismo no Estado

19/1/2017 – Irregularidades em contratos da Fasc

5/2/2017 – Fraudes na CNH

12/2/2017 – Golpe no WhatsApp

17/2/2017 – CIA monitora Brasil

14/3/2017 – Contrato para apoio político em Triunfo

29/3/2017 – Calotes no Badesul

2/4/2017 – Facinepe, a faculdade de papel

3/4/2017 – BM usa viatura para atividades particulares

7/4/2017 – Caça-níquel em Porto Alegre

9/4/2017 – RS polo de distribuição de carros roubados

17/4/2017 – Diárias para PMs em presídios

2/5/2017 – Fraudes em concursos

8/5/2017 – Por que Porto Alegre alaga

15/5/2017 – Supersalários na CGTEE

19/5/2017 – Fernando Collor, o queridinho da América

30/5/2017 – Descontrole na Cootravipa

3/6/2017 – Conexão Facinepe/Medellín

Congresso da Abraji receberá encontro de Jornalismo de Educação

A 12ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que a Abraji realiza de 29/6 a 1º/7 em São Paulo, servirá como palco também para o 1º Congresso de Jornalismo de Educação. Promovido pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), o encontro quer aprofundar pautas, ter novas inspirações para reportagens e ouvir especialistas brasileiros e estrangeiros sobre os temas mais importantes da educação.

Os debates serão nos dias 28 e 29/6, também nas instalações da Universidade Anhembi Morumbi, na Vila Olímpia, com 17 mesas, debates e oficinas, cobrindo temas do ensino infantil ao superior. Estarão juntos jornalistas, educadores, representantes do governo e de órgãos que fiscalizam o governo.

Dentre os palestrantes já confirmados estão Claudia Belfort (CartaCapital), Eduardo Scolese e Sabine Righetti (Folha de S.Paulo), Paula Miraglia (Nexo) e Ricardo Braginski (Clarín).

Novidades – Mais de uma dezena de grandes reportagens produzidas no último ano no jornalismo brasileiro e internacional também serão apresentadas no Congresso da Abraji. A programação compõe o eixo temático Boas histórias, boas reportagens, já tradicional no evento, que busca sempre compartilhar com o público os bastidores e ensinamentos de histórias de impacto. Serão oito painéis para discutir o assunto, marcados para os três dias do Congresso, de manhã e à tarde.

Os participantes também poderão apresentar os bastidores de suas próprias reportagens em um painel especialmente dedicado a isso. A sessão Mostre e conte: 1 reportagem, 10 minutos está agendada para 1º/7 (sábado), das 9h às 10h30. Interessados em mostrar suas histórias devem se candidatar por meio de formulário online até as 23h59 de 16 de junho. Serão selecionados até nove trabalhos, e a apresentação de cada um deve durar até dez minutos.

Mais informações e inscrições no site do evento. Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas dão apoio de divulgação à iniciativa.

Alzira Rodrigues e George Guimarães preparam lançamento do AutoIndústria

Está previsto para a primeira semana de julho o lançamento do AutoIndústria, site criado por Alzira Rodrigues e George Guimarães que terá como foco a produção de reportagens sobre a cadeia produtiva do segmento automotivo. O projeto, que vem sendo estudado há alguns meses, após a saída de ambos da AutoData, trará textos, fotos, ilustrações e vídeos de boas práticas de negócios, avanços tecnológicos, exemplos bem-sucedidos em gestão, desempenho do mercado e resultados da indústria, além da cobertura habitual de eventos do setor e lançamentos de veículos.

Serão seis editorias:

  • Produtos: com lançamentos e atualizações de veículos (duas e quatro rodas e comerciais), além das impressões ao volante;
  • Mercado/Conjuntura: trará balanços e análises de produção, vendas e exportações, ranking de vendas de marcas e modelos, política setorial, legislação, gestão e investimentos;
  • Tecnologia: inovações desenvolvidas por fornecedores, indústria de veículos e máquinas, tendências de eletrificação e direção autônoma, além de pesquisa e desenvolvimento;
  • Entrevistas: espaço que dará voz a representantes do setor;
  • Notas: informações rápidas para aproveitar material oficial de divulgação da indústria;
  • Blog da redação: área destinada aos comentários e percepções de Alzira e George.

“Nosso conceito é claro”, diz ele. “Sabemos que existem algumas centenas de sites e veículos com foco em produto, mas poucos direcionam seu conteúdo para a indústria. Nossa ideia é investir nesse segmento e na realização de matérias completas e não apenas reprodução de conteúdo. Em conversa com algumas empresas, muitas vezes escutamos que falta demanda da imprensa e que os jornalistas não buscam mais as fontes para produzir suas reportagens. Alzira e eu somos do tempo em que isso era o básico da produção jornalística. O release poderá até ser uma direção de pauta, mas a partir dele produziremos informação autêntica. Nossa manchete talvez não seja a mais importante ou impactante, mas vai ser exclusiva”.

E para começar o projeto a dupla conta com um importante suporte, o da Textofinal, de Koichiro Matsuo, na divulgação da página, que por enquanto tem postado algumas novidades em sua fanpage no Facebook.

Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, Alzira iniciou carreira no Diário do Grande ABC como repórter. Em 1981 ingressou na Sucursal do ABC do Estadão como repórter responsável pela cobertura do setor automotivo. Ainda como setorista da indústria automobilística, trabalhou nos jornais O Globo, Jornal da Tarde e Diário do Comércio. De agosto de 2009 a janeiro de 2017 foi editora da revista AutoData.

George é formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Começou a carreira como repórter do Jornal da Tarde e em 1991 ingressou na Fiat como assessor de imprensa em São Paulo. Passou ainda pela Matel Produções (Programa do Carro) e na AutoData Editora foi editor responsável por revista AutoData, Agência AutoData de Notícias e publicações customizadas, de 1999 a 2017.

 

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Máquina Cohn & Wolfe anuncia novos diretores

Da esq. para dir.: Anna Brom, Lana Pinheiro, Ricardo Marques e Renata Marins
Da esq. para dir.: Anna Brom, Lana Pinheiro, Ricardo Marques e Renata Marins – Divulgação: Máquina Cohn & Wolfe

A Máquina Cohn & Wolfe promoveu nas últimas semanas uma série de reformulações em seu corpo diretivo. Depois de atuar por oito anos como diretora de Comunicação Corporativa da DM9DDB, Lana Pinheiro foi contratada para a vaga de diretora de contas em São Paulo.

Especializada em marketing digital, com passagens por IstoÉ Dinheiro, Diário do Grande ABC e AutoData, Lana vai liderar as equipes de atendimento de contas como Bridgestone, Alphaville, Tenda, Equatorial Energia e Redpoint Eventures em trabalhos de comunicação integrada.

A agência também fez diversos remanejamentos na equipe. Após passar uma temporada cuidando da conta da Samsung, Anna Brom passa a dirigir os trabalhos realizados para BMW, Indra, Here Technologies, OKI Data, Groupon, entre outros. Com isso, Ricardo Marques assume a liderança de Samsung, com times de atendimento dedicados a todas as unidades de negócio da empresa.

Renata Marins, embaixadora do Branding and Insights Group no Brasil, divisão de pesquisa do grupo Cohn & Wolfe, passa a responder pelo núcleo de inteligência de dados da agência – focado em métricas e consultoria para gestão de reputação. O carro-chefe da área é a metodologia exclusiva IDM (Índice de Desempenho na Mídia), que avalia reputação e aderência de mensagens, e tem entre seus clientes Ambev, BRF, CPFL Energia, Hypermarcas, Insper, Raízen e Renner.

Luís Artur Nogueira estreia programa na TV Dinheiro

Luís Artur Nogueira ([email protected]), editor de Economia da IstoÉ Dinheiro, estreou o programa semanal Papo de Economista. Em uma parceria com a B3 (antiga BM&FBovespa), tem quatro blocos de cinco minutos e vai ao ar, de terça a sexta-feiras, na TV Dinheiro e nas redes sociais.

Segundo ele, “na terça-feira o economista convidado escolhe o tema. Na quarta, a escolha é da produção do programa. Na quinta tem o divertido quadro Cara ou Coroa, no qual o economista não pode ficar em cima do muro. E na sexta, o desafio das projeções econômicas”.

Renato Bellote estreia como colunista do iG Carros

 

Renato Bellote estreou em 6/6 como colunista do iG Carros com uma versão do Garagem do Bellote, canal que mantém no YouTube, hoje com 226 mil inscritos e mais de 40 milhões de views.

“Trata-se do terceiro colunista que passa a fazer parte do portal, depois de Gabriel Marazzi, que escreve sobre motos, às sextas-feiras, e de Glauco Lucena, com o AutoBuzz, às quartas, contando sobre os novos rumos do mundo automotivo”, destaca o editor da página Carlos Guimarães. “Além dos vídeos, ele publicará um texto descritivo a respeito das raridades, com ênfase aos clássicos nacionais que deixaram saudades”.

“Essa coluna tem uma importância grande por ser um novo espaço onde teremos, além dos vídeos, textos para os espectadores”, comenta Renato. ”Mas é importante salientar que a Garagem segue firme no YouTube, somando seu trabalho a esse novo espaço”.

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