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quinta-feira, julho 3, 2025

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Alexandre Alves Souza é novo diretor de Marketing e Comunicação do BB

Alexandre Alves Souza assumiu nessa segunda-feira (17/10) o cargo de diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. A medida faz parte de uma reestruturação nas diretorias do banco, anunciada há pouco.

Compõem os demais cargos na Unidade de Imprensa: Sheila D’Amorim, assessora especial do presidente Paulo Caffarelli; Omar Barreto, gerente geral; e Marco Túlio Bretas de Vasconcelos (marco.vasconcelos@bb.com.br), gerente executivo de Relacionamento com a Imprensa.

Contatos pelos imprensa@bb.com.br e 61-3493-0601 / 1082 / 992-981-296.

Jocimar Nastari assume a assessoria do presidente da Caixa

Jocimar Nastari (jocimar.natari@caixa.gov.br) assumiu em setembro a assessoria direta do presidente da Caixa Gilberto Occhi. Diretor executivo do Grupo Informe de Comunicação Integrada nos últimos quatro anos, Nastari tem 36 anos de carreira, com passagens por diversas redações em Brasília, como Correio Braziliense e sucursais de O Estado de S. Paulo e Agência O Globo. Em assessorias, atuou em Banco do Brasil, Banco Central, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Confederação Nacional da Indústria. Ainda na Caixa, Mário Ferreira Neto é o diretor de Marketing e Comunicação e Tatiane Rodrigues de Oliveira, a gerente de Assessoria de Imprensa. Contatos pelos 61-3206-9645 / 4311.

TV Gazeta SP suspende programas de sua faixa jovem

A TV Gazeta de São Paulo vai encerrar a produção dos cinco programas da faixa das 23h30 – Cidade Ocupada, A Máquina, A Noite Convida, Hoje Tem e 5 Discos. O anúncio foi feito em comunicado publicado nessa segunda-feira (17/10). Nele, a Fundação Cásper Líbero afirma ter adiado ao máximo tal medida, “subsidiando ela própria as atrações deficitárias”. Também diz que nos planos da emissora está a reativação da produção de conteúdo “o mais breve possível”. De acordo com Maurício Stycer, do UOL, a medida interrompe o contrato dos apresentadores Fred Melo Paiva, Fabrício Carpinejar, Paula Vilhena, Pamela Domingues e Rodrigo Rodrigues. Os episódios gravados que ainda não foram ao ar deixam de ser exibidos já nesta semana. Apesar de especulações sobre seu fim, o programa Tudo seu, de Ronnie Von, permanece na grade.

Estadão promove debate sobre educação

O Estadão promove em São Paulo nesta quarta-feira (19/10) mais um evento da série Fóruns Estadão, que desta vez abordará o tema Educação para o futuro. O evento será no Rooftop 5 & Centro de Convenções (av. Brigadeiro Faria Lima, 201), das 15h às 18h30. Inscrições gratuitas pelo www.estadaoeventos.com.br/educacao. Profissionais de imprensa devem confirmar presença com Marco Barone pelo 11-3277-8891, ramal 32, ou marco@luciafaria.com.br.

Grupo Bandeirantes assina parceria com The New York Times

O Grupo Bandeirantes assinou com o jornal The New York Times um acordo para exibição de vídeos deste em dois canais pagos: BandNews e Arte 1. O material formatará programas semanais de 30 minutos. A informação é de Igor Ribeiro, do Meio & Mensagem. Ana Paula Padrão apresentará o Conexão com The New York Times no canal de notícias, programa com estreia marcada para 4 de novembro. No Arte 1, Marina Person estará à frente do Magazine Arte 1 com The New York Times, que abordará moda, cinema e artes visuais, a partir de 12 de novembro.

IMS compra acervo fotográfico dos Diários Associados

O Instituto Moreira Salles comprou o arquivo fotográfico de três jornais que pertenceram a Assis Chateaubriand: O Jornal, Diário da Noite e Jornal do Commercio. Com isso, a instituição dobra seu acervo, de um para dois milhões de imagens, e o diversifica, pois antes era focado em conjuntos autorais de fotógrafos. Ela diz acreditar que a preservação e a divulgação de arquivos de fotojornalismo não se limita a trabalhar a memória desse segmento, mas principalmente a memória social do País. O acervo estava guardado há três anos em um prédio no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e será transferido em novembro para a Reserva Fotográfica do IMS, na Gávea. Contém cerca de 300 mil negativos e 700 mil fotos impressas, todos em boas condições de conservação e organizados como um arquivo. O instituto considera mais representativo o conjunto de imagens que corresponde ao período de 1930 a 1970, em que os Diários Associados mantveram a agência de notícias Meridional para atender aos jornais e às revistas. Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, comenta: “Os arquivos têm um material superior ao que está nas páginas impressas, uma visão mais rica e ampliada. Se eles não forem preservados, perdem-se esse material e essa riqueza”. E destaca, no acervo, as imagens de figuras políticas – como Getúlio Vargas, Carlos Lacerda e outras que fizeram a história do Brasil no século 20 – e conjuntos que retratam o universo cultural carioca, como a música, o teatro e o carnaval, além dos esportes.

Revista mineira Canguru comemora primeiro aniversário com plano de expansão

Criada por Ivana Moreira – ex-editora-chefe da Veja BH e com passagens também pelos jornais Metro, Estadão e Valor Econômico, pela BandNews FM e pela Band –, a revista Canguru está completando um ano neste mês de outubro. Focada em conteúdo sobre a primeira infância para pais e educadores, tem hoje 25 mil exemplares que circulam apenas em Belo Horizonte. A proposta de Ivana é replicar o modelo em outras cinco capitais, começando por São Paulo, em 2017. A revista impressa é o carro-chefe do projeto, que reúne uma série de canais on e off-line. Além de produzir conteúdo para o site, mídias sociais e uma coluna na CBN, lança livros destinados ao mesmo público e promove eventos, como o Seminário Internacional de Mães, que reuniu 800 delas em junho. Para celebrar seu primeiro aniversário, a Canguru promoveu em 9/10 o 1º Canguru Kids, festival gratuito com atrações para os leitores e seus filhos, cujo destaque foi a banda Pequeno Cidadão, que tem entre seus integrantes o guitarrista do Ira Edgar Scandurra. Apesar do pouco tempo de mercado e da atuação ainda local, Canguru já conseguiu atrair a atenção de anunciantes nacionais, como a Porto Seguro, um dos patrocinadores do projeto. Ivana conta que dedica boa parte de seu tempo a um road show para apresentar seu plano de expansão a investidores: “Até aqui, consegui chegar com as próprias pernas. Daqui para a frente, precisamos de um sócio-investidor”.

Pedro Doria volta à origem da mídia digital

Pedro Doria e Vitor Conceição apresentam o Meio, um boletim diário de notícias para o leitor digital, como eles o definem: vive no smartphone, ouve música no Spotify, vê séries no Netflix, tem um olho no WhatsApp e o outro no Facebook, ri de memes, gira pela timeline do Instagram ou do Twitter e gasta uns minutos no YouTube. O Meio cobre, resumidamente, o noticiário geral – passeia por internacional, economia, um pouco de esporte, boas dicas de cultura, mas o forte do conteúdo é a política nacional. Ao que parece, visam ao leitor sem fronteiras regionais, e talvez, quando conhecerem seu público em mais profundidade, caprichem mais no local, já que hiperlocal atrai bastante. Doria, atualmente, é colunista de O Globo, Estadão e CBN. Foi editor executivo do Globo e editor-chefe de conteúdos digitais do Estadão, além de colunista da Folha. Em 2015, recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista brasileiro de Tecnologia. Liderou, em O Globo, a equipe que venceu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, em 2012, pela edição digital O Globo a Mais. Foi Knight Fellow da Universidade de Stanford. Esteve entre os fundadores dos sites NO. e NoMínimo. É autor de sete livros – os de maior repercussão, sobre História do Brasil. Vitor foi diretor de Tecnologia e Inovação da FSB. Começou como analista de Suporte de Tecnologia na Globo TV Networks, depois de uma bolsa de iniciação científica do CNPq, no departamento de Física da PUC-Rio. Um dos fundadores do site Bolsa de Mulher, foi pioneiro na comunicação digital para o público feminino, e depois de a empresa consolidada vendeu-a para uma multinacional do mercado latino. É pós-graduado em Oxford. A assinatura do Meio é gratuita. Vale experimentar essa síntese do que se pode aprofundar, com calma, nos impressos, já que a curadoria de conteúdo tem pedigree.

Adriana Franciosi deixa Zero Hora

A repórter fotográfica Adriana Franciosi, uma das primeiras profissionais da área a atuar no Rio Grande do Sul, deixou Zero Hora em 3/10 após 25 anos de casa. Segundo a assessoria de imprensa do Grupo RBS, a decisão sobre eventual substituição será do editor de Imagem Jefferson Botega.   Prêmio Esso em equipe em 2009 pela cobertura das enchentes em Santa Catarina, formada em Jornalismo pela Famecos, da PUC, Adriana é natural de Passo Fundo e teve passagens pelo jornal O Nacional, de sua cidade natal, Correio do Povo e Agência Objetiva Press. Sobre o futuro, disse ao Coletiva.net ainda não ter planos: “Vou, primeiro, visitar minha família na Bahia, e tenho ideia de publicar um livro com fotos, mas isso vai demorar ainda”.   Em despedida que postou no facebook, fez um retrospecto da carreira e das lições que aprendeu, e concluiu: “Enfim, um ciclo de vida se acaba, mas sei que outro virá com novos projetos. Fotografar sempre foi minha paixão, e hoje, estou aberta a uma nova paixão chamada escrita. A vida me deu senso de observação para perceber que quem tem o poder hoje, amanhã pode não ser nada. Uma redação é como um ser orgânico que vai mudando de tempos em tempos. Tem fases boas e tem fases péssimas. Mas tudo muda. Saio de Zero Hora com a certeza do dever cumprido. Dos meus erros ou acertos eu assumo na integralidade, e não me submeto a abaixar a cabeça e dizer apenas ‘sim, senhor’. Enfim, finalizo desejando o melhor para o jornal, para as pessoas que lá ficaram. Que cada um sobreviva e construa seu nome e seu espaço. Que se volte a acreditar no jornalismo como um espaço de ideias, de livre debate sem censura. Que se volte a acreditar no valor intelectual do debate de ideias, sem medo de dar sua opinião verdadeira, pois só assim uma empresa evolui e cresce novamente. Menos jornalistas marqueteiros e mais vida intelectual, urgente minha gente. Enfim… confesso que vivi, obrigado a todos que me apoiaram… a vida segue. Me aguardem”.

Jornalista investigativo de Angola participa de debate sobre a África atual

Rafael Marques de Morais, jornalista investigativo angolano, discute neste sábado (15/10), no Rio, a presença de empresas brasileiras na África. Fundador do site Maka Angola, que denuncia casos de corrupção e violações de direitos humanos em seu país, Marques veio ao Brasil a convite da Casa Pública. Ele vai falar principalmente sobre a ligação de construtoras brasileiras, as maiores empregadoras privadas de Angola, que têm fortes ligações com o governo de José Eduardo dos Santos, no poder há 37 anos. Por suas reportagens impactantes, que lhe renderam censura, processos e prisões, Marques recebeu, entre outros prêmios, o Integrity Award da Transparência Internacional em 2013 e o Geral Loeb Award em 2014. A entrevista será conduzida por Natalia Viana, uma das diretoras da Pública. Ela produziu uma série de reportagens em Angola no ano passado e que resultaram no filme É proibido falar em Angola, a ser exibido antes da entrevista. A conversa contará com a participação de Fernando Molica, diretor da Abraji, fazendo a curadoria das perguntas dos presentes. O evento faz parte da série Conversas públicas, também transmitidas por live streaming, sobre temas relevantes do momento. E conta com o apoio da Abraji, das ONGs Conectas e Business and Human Rights Center, do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais da Universidade Federal Rural e do Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa da UFF. Às 15h, exibição do filme; às 16h, entrevista; às 17h, happy hour e inauguração da exposição Moçambique estamos juntos, do fotógrafo Alexandre Campbell. Na rua Dona Mariana, 81, em Botafogo. Entrada gratuita, sujeita a confirmação da presença.

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