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quinta-feira, dezembro 18, 2025

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Audálio Dantas recebe homenagens por seus 85 anos

Perto de 200 pessoas prestigiaram no último sábado (8/7), na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a homenagem aos 85 anos de Audálio Dantas, que presidiu a entidade na época da morte sob tortura de Vladimir Herzog nos porões da ditadura em 1975 e que desde então se notabilizou por sua atuação na defesa dos direitos humanos. Na cerimônia, ele recebeu o Troféu Indignação-Coragem-Esperança, uma iniciativa de Agência Sindical, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Oboré Projetos Especiais, com patrocínio do Hospital Premier e apoio do Sindicato, da Fenaj e do Instituto Vladimir Herzog, entre outras entidades.

“O troféu é uma imagem de São Jorge no corcel branco enfrentando o dragão na condição de repórter, com lança transformada em microfone, gravador na cintura e uma câmera no capacete adaptados pelo designer Roger Matua“, informou Sérgio Gomes, diretor da Oboré e organizador do evento. A ideia original é da cartunista Laerte Coutinho, a partir de um desenho criado em 1996 para ser capa de um dos cadernos de jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré. Uma das esculturas foi entregue a Audálio e outra ficou na redação do jornal Unidade, na Secretaria de Comunicação do Sindicato.

Sérgio explicou ainda que, além do reconhecimento à dedicação e às lutas de Audálio, o objetivo é que o troféu, com apoio de entidades e parcerias, seja transformado no Prêmio Audálio Dantas, para prestigiar profissionais que se dedicam à imprensa sindical e à comunicação popular. Ele também mandou estampar 85 camisetas com a imagem do troféu para distribuir aos presentes e produzir uma placa com as marcas dos apoiadores para ser entregue ao homenageado. Empresas ou entidades que ainda quiserem ter registrado o seu apoio podem entrar em contato com ele pelo [email protected], até esta quinta-feira (13/7).

Audálio disse a J&Cia que ficou “meio abestado” ao pôr o pé no espaço Vladimir Herzog, no sábado: “Estava lotado, como o vi muitas vezes em outubro de 1975, quando o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo virou trincheira da resistência contra a ditadura militar que acabara de cometer mais um assassinato, o de Vladimir Herzog. Naqueles dias estávamos fazendo História; no último sábado, simplesmente uma demonstração de bem-querer. Espalhando o olhar pelo auditório lotado vi os rostos de velhos companheiros de luta e de gente que avistava pela primeira vez. Deveria agradecer a todos. E foi, então, que procurei palavras e não encontrei. Tive antes que, penosamente, engolir o pranto”.

Participaram da homenagem, entre outros, Carlos Chaparro, Eduardo Ribeiro, Eliane Brum, Fernando Morais, Geisa Diaféria, JAL, José Genoíno, José Luiz Del Royo, Juca Kfouri, Paulo Teixeira (deputado), Rogerio Sotilli (novo diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog) e Samir Salman (Hospital Premier).

 

Crédito imagem: Cadu Bazilevski

Sergio Quintanilha começa como colunista no iG Carros

Vai ganhando corpo o time de colunistas do iG Carros. Depois de Gabriel Marazzi (Cultura da Motocicleta), Glauco Lucena (AutoBuzz) e Renato Bellote (Garagem do Bellote), nessa quinta-feira (6/7) foi a vez de Sérgio Quintanilha, redator-chefe da revista Motor Show, estrear seu espaço na página do portal iG.

Em Planeta Carro ele abordará semanalmente aspectos mais variados do mundo do automóvel. “Recentemente, André Jalonetsky, publisher do iG, me convidou para fazer uma coluna que tivesse um pouco a ver com a pegada da minha pesquisa acadêmica na USP”, explica Quintanilha. “Assim, vou aproveitar o espaço para eventualmente falar do automóvel como símbolo da “modernidade líquida” que vivemos atualmente. Mas haverá colunas bem mais pés no chão também”.

Embora o novo espaço, ele segue com suas atribuições na revista da Editora Três, onde também mantém a coluna República do Automóvel, publicada nos sites da Motor Show e da IstoÉ Dinheiro. “Nessas duas, aí sim, meu foco é a análise de mercado e posicionamento de marcas e modelos”.

Carlos Guimarães, editor do iG Carros, diz que a meta agora é ter pelo menos mais um colunista, para que um novo material seja publicado a cada dia da semana: “Tomamos o cuidado de escolher temas diferentes para cada um, diversificando o conteúdo do portal, que vem mostrando aumento de audiência mês a mês”.

(Com informações do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva)

 

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Um novo jornal em Belo Horizonte?

Na última semana, o mercado belo-horizontino foi movimentado pelo anúncio de um novo jornal, que estaria chegando à cidade. A informação é de Robhson Abreu, do Portal PQN. Segundo ele, um grupo português, cujo nome não revelou, está investido cerca de R$ 180 milhões no veículo, que contará também com um portal.

O jornal será impresso e diário e terá parque gráfico importado. O novo periódico terá editorias tradicionais além de conteúdo, principalmente, para públicos feminino, jovens, LGBT e terceira idade.

Outra informação causa mais surpresa ainda: Robhson diz que apenas jornalistas experientes, com mais de 40 anos de idade e histórico profissional em mídia, serão contratados para a nova empreitada, sob termo de confidencialidade que os impede de divulgar quaisquer informações, o que inclui nome e data de estreia. O Sindicato dos Jornalistas reproduziu texto sobre o tema publicado na PQN e também conversou com Robhson.

A conferir!

Newton Galvão começa na Fresenius Kabi do Brasil

Com 30 anos de experiência em Comunicação e Relações Governamentais, Newton Galvão começou na última semana a liderar a área de Relações Institucionais da Fresenius Kabi do Brasil, parte do grupo global de saúde alemão Fresenius, que oferece produtos e serviços de alta qualidade para diálise, administração de hospitais e tratamento ambulatorial.

Sua divisão Fresenius Kabi, que produz e comercializa medicamentos essenciais, produtos de nutrição clínica e dispositivos médicos, acaba de adquirir a área de biosimilares da Merck Serono, incluindo acordos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) no Brasil.

Newton passou por agências e empresas de porte de vários setores da economia, como Whirlpool, Kraft Foods, Syngenta e GE, até chegar ao segmento de saúde, onde atua a seis anos.

Scritta anuncia reestruturação

Com 25 anos de trajetória no mercado de comunicação corporativa, a Scritta anuncia a segmentação de processos e uma reformulação na estrutura. Agora, a agência está organizada em três núcleos: relações com a imprensa; produção de conteúdo; e gestão de mídias sociais e web. Segundo a agência, a mudança atende à crescente demanda de clientes novos e atuais por soluções de conteúdo customizado e de administração de canais online.

A equipe de relações com a imprensa reporta-se diretamente ao diretor da agência, Paulo Piratininga. Leandro Luize e Ana Claudia Nagao são os responsáveis pela divisão de produção de conteúdo e projetos especiais. A área de mídias sociais está sob a supervisão de Thiago Cruz.

Esclarecimento sobre o Google News Lab

Última atualização: 11/7, às 9h07 

 

Publicamos nessa segunda-feira (10/7) uma nota incorreta sobre o Google News Lab estar oferecendo treinamento e bolsas para jornalistas em São Paulo. Marco Túlio Pires, responsável pela área, esclarece:

“O Google News Lab não é um projeto de treinamento para jornalistas especificamente. O News Lab é um time dentro do Google criado há dois anos para servir como a ponte entre as redações e o Google. Nós desenvolvemos atividades em quatro áreas específicas, que foram citadas na nota. Em cima dessas quatro áreas, temos quatro atividades específicas: formação de redes, pesquisa, programas e treinamento. O treinamento é apenas uma das atividades que desenvolvemos.

Outra coisa é que a nota fala que haverá bolsas para o desenvolvimento de projetos na sede do Google, mas isso não é verdade. Não haverá bolsas para o desenvolvimento de projetos na sede do Google. O News Lab promove a inovação no jornalismo firmando parcerias com jornalistas e empreendedores do jornalismo, avaliando caso por caso, em conversas com as próprias redações, com as associações que as representam e com os próprios profissionais.

O News Lab realiza treinamentos mediante agendamento de grupos e redações interessadas sem qualquer custo para os envolvidos e isso pode ser feito no e-mail divulgado na nota ([email protected]).”

Pedimos desculpas por eventuais transtornos que as informações incorretas possam ter causado. Confira aqui mais detalhes sobre o Google News Lab.

Marco Antonio Lage deixa a FCA

Marco Antonio Lage informou ao mercado no final da tarde dessa sexta-feira (7/7) que está deixando depois de 25 anos a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), onde desde 2015 comandava a Diretoria de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade para a América Latina.

Mineiro de Itabira, jornalista graduado pela PUC-Minas e mestre em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina, no início da carreira foi repórter de Economia e Cultura e repórter especial da Revista Visão. Depois de passar pela Comunicação do Sebrae, iniciou, em 1992, suas atividades na Fiat Automóveis como assessor de imprensa. Em 2000, assumiu a Comunicação Corporativa, passando a integrar o Comitê Diretivo da empresa.

Integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da Associação Comercial de Minas. É ainda diretor-coordenador voluntário do Instituto Minas Pela Paz, instituição ligada à Federação das Indústrias de Minas Gerais, que atua na área de defesa social e ressocialização de condenados do sistema prisional.

Confira a íntegra do comunicado que ele distribuiu:

“Com muita tranquilidade, venho amadurecendo ao longo dos últimos meses a decisão que agora posso tornar pública: depois de 25 anos, deixo a área de Comunicação da Fiat Chrysler Automobiles. Trata-se de um passo dado com muita segurança, atendendo ao meu próprio coração. Há tempos sinto necessidade de uma pausa estratégica para entender de modo mais profundo como a comunicação e o mundo estão mudando. Quero compreender também como tudo isso me impacta.

Ao longo dos últimos 25 anos tenho mantido uma rotina intensa de trabalho, com muito foco na ação e na tomada de decisões. Sinto falta de tempo para a reflexão e não apenas nos campos estratégico e profissional, mas também – e diria, sobretudo – nas dimensões pessoal, familiar e espiritual.

Tomei então a decisão de deixar a Diretoria de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA. Posso assegurar que foi um ato que exigiu desprendimento, mas ponderei que estou vivendo um momento muito especial de minha vida, em que posso somar uma bagagem rica de experiências a uma grande dose de vitalidade, agitação e sonhos em ebulição. A hora certa é agora e o lugar certo é aqui.

Com tudo isso na mochila, vou percorrer meus novos caminhos. O importante é que não nos perderemos. Levo comigo todos os colegas e amigos com os quais convivo há tantos anos e que fazem parte da minha história e do meu jeito de ser.”

Fernando Luna é o novo diretor Editorial da Editora Globo

Fernando Luna
Daniela Tófoli é promovida a diretora de Grupo

 

Fernando Luna, que por 16 anos foi diretor Editorial e sócio de Paulo Lima na Trip, Editora, de onde saiu em março passado, assume na próxima segunda-feira (10/6) a Diretoria Editorial da Editora Globo. Vai responder a Frederic Kachar, que desde 2002 respondia pelo posto e que em 2015 passou a acumular com o de diretor-geral de Mídia Impressa do Grupo Globo.

Luna vai comandar as marcas Época Negócios, Autoesporte, Globo Rural, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Quem, Marie Claire, Monet, Crescer, Casa e Jardim, Galileu e TechTudo. Época tem seu próprio diretor Editorial, João Gabriel de Lima, que também responde a Kachar.

Formado pela PUC-Rio, Luna passou pela Editora Abril, em revistas como Veja, Elle e Capricho, e ficou na Trip de maio de 2001 a março de 2017, onde atuou no lançamento da revista Tpm e de diversos eventos e produtos digitais das marcas da editora. Segundo comunicado da EG, no novo posto “terá a missão de organizar uma estrutura editorial que contribua com o processo de construção de uma empresa inovadora, estimulante e relevante para seus leitores em todas as plataformas, com a produção de um jornalismo sério, plural, que informa, diverte e educa”.

Daniela Tófoli

Os diretores de Grupo Ricardo Cianciaruso e Andréa Dantas passam a se reportar a Luna, assim como Daniela Tófoli, que está assumindo a Diretoria de Grupo das marcas Crescer, Galileu, Casa e Jardim e TechTudo no lugar de Paula Perim, que deixou a empresa. Daniela entrou na EG em 2009 como editora assistente de Crescer e em 2012 tornou-se diretora de Redação da revista.

Ygor Salles passa a editor de Home e Mídias Sociais da Folha de S.Paulo

Nessa terça-feira (4/7), Ygor Salles, que desde 2015 era editor adjunto de Audiência e Dados da Folha de S.Paulo, assumiu o recém-criado posto de editor da Home e de Mídias Sociais. Segundo comunicado do editor executivo Sérgio Dávila, “será responsável pelas vitrines digitais dentro do Núcleo de Distribuição, respondendo diretamente aos secretários assistentes de Redação”.

Ygor começou a carreira como redator no site Futbrasil.com e passou, entre outros, pelos jornais Todo Dia, de Americana, e DCI, até ingressar na Folha, em 2007. No jornal foi repórter de Dinheiro da Folha Online, redator da home e editor adjunto de Mídias Sociais até ir para Audiência e Dados, em 2013.

Eu e Vera Giangrande

* Por Nicolau Amaral

 

Tenho certeza de que muitos dos ”Quilates” conheceram a grande figura. Tive o prazer de conviver com ela de 1975 até a sua partida. Brigávamos muito, ou melhor, ela brigava muito comigo, mas a amizade e o respeito sempre falavam mais alto! Foi uma grande professora, conselheira, amiga, patroa e depois prestadora de serviços de comunicação, quando eu fui executivo de grandes grupos.

Vera era exatamente 21 anos mais velha do que eu, mas como gostávamos da boêmia ficamos grandes amigos e enfiávamos o “pé na jaca” sempre que era possível. Tenho histórias que dariam um bom livro – e talvez até processos se eu abrir o “bico”. Conheci seus país, irmãos, sobrinhos e até seus amores, que não foram poucos. No livro sobre a grande mulher, eu apareço dançando com ela em foto de página inteira.

Um dia recebemos um convite para um coquetel e jantar para os Relações Públicas de São Paulo no famoso e já um pouco decadente Regine’s, uma das boates mais badaladas da cidade. Na mesma hora, fui intimado pela própria Vera para ser o seu acompanhante. No dia do evento “lá me fui”, acompanhando a grande dama, que na ocasião era também presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP).

O champanhe corria solto e nós, como sempre, “entornamos” todas. Lá pelas tantas, apareceu a dona da boate, a famosa Regine, em carne e osso. Como eu já estava “mais pra lá do que pra cá” e a Vera também, acabamos achando que seria de bom tom convidar a nossa anfitriã, como reciprocidade, para o almoço mensal da entidade dos Relações Públicas, que ocorreria no dia seguinte no restaurante Terraço Itália.

Ao chegarmos, um grupo de senhoras da ABRP nos chamou a atenção por termos convidado uma “dama da noite” para ser participante do almoço da reacionária Associação. Nem preciso dizer que ficamos “putos da vida” com tamanha mediocridade de alguns dos nossos colegas profissionais, mas Vera parou e me disse: “Nickiki – como ela me chamava –, vamos dar o troco!”.

Durante o coquetel barato que antecedia o almoço eu duvidava que a Regine fosse, mas ela foi. Vera me perguntou: “Você fala francês?”. Eu disse que não. Me chamou de inculto, para variar, e disse: “Quando você ouvir a palavra ‘merci’ comece a bater palmas. Havia uma mesa principal e a convidada sentou-se ao lado da presidente.

Ao iniciar a cerimônia, Vera fez a apresentação de praxe e disse: “Como aqui só há pessoas finas e educadas, e, portanto, todas falam francês, eu farei o meu discurso na língua da nossa homenageada”.

E começou um longo discurso. Como ninguém, ou melhor, um ou dois achavam que falavam o idioma, ficou um clima tipo “o que essa mulher está falando?”. Como o francês da Vera tinha um sotaque horrível, a Regine também não entendeu absolutamente nada! E eu atento à palavra “merci”. Quando a ouvi, comecei a bater palmas, no que fui seguido por todos!

Para variar, tomamos outro “porre” e nem vimos quando a francesa foi embora, nem lembramos como saímos de lá. Mas essa já é outra longa história.

 

* Nicolau Amaral ([email protected]) criou e desde 1988 dirige a agência de comunicação que leva seu nome. Diz ele que, “como muita gente da nova geração não conhece Vera Giangrande, vou lembrar que ela foi uma das mais importantes líderes de RP do País, pioneira na atividade de ombudsman em um grande grupo empresarial e também líder na aproximação com os jornalistas, nos anos 1980, em acordo celebrado entre o Conferp e a Fenaj (então presidida por Audálio Dantas) no lançamento do Manual de Assessoria de Imprensa”.

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