0.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 12, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 864

Meio & Mensagem divulga homenageadas no Women to Watch 2017

Edição 2016 do Women to Watch
Edição 2016 do Women to Watch

Foram anunciadas em 14/7 as homenageadas no Women to Watch in Brazil 2017. Promovido pelo Meio & Mensagem, com base em iniciativa da norte-americana Advertising Age, o reconhecimento destaca anualmente o trabalho de mulheres que vêm fazendo a diferença nos setores de publicidade, marketing e mídia.

No Brasil, o projeto está em sua quinta edição consecutiva e, neste ano, destacou sete profissionais: Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS; Gal Barradas, copresidente da BETC/Havas; Kiki Moretti, CEO do Grupo InPress; Paula Puppi, CEO da Blinks; Poliana Souza, diretora de Comunicação e Mídia da P&G; Tatiana Ponce, vice-presidente de Inovação da Nivea para as Américas; e Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour.

Quem encerra versão impressa e anuncia foco em digital e eventos

A Editora Globo comunicou ao mercado nessa segunda-feira (17/7) o fim da versão impressa da Quem Acontece. Lançada em 2000, a publicação é uma das principais referências em notícias sobre celebridades no Brasil, com mais de 9 milhões de usuários únicos e quase 60 milhões de páginas visitadas por mês, segundo o ComScore.

A partir de agosto, a marca passará a investir 100% nas plataformas digitais e de eventos, encerrando assim a circulação de sua revista após 878 edições. A decisão faz parte de um movimento que, segundo a empresa, “visa à ampliação e agilidade na produção de conteúdo para todas as plataformas digitais – site, Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest –, nas quais orbita hoje o segmento de celebridades, dos famosos às marcas interessadas em se relacionar com eles, assim como a audiência que aprecia o assunto”.

Este é o segundo título que a Editora Globo encerra em apenas dois meses. No final de maio, conforme este mesmo Portal dos Jornalistas informou, foi Casa e Comida, transformada em uma seção exclusiva na revista e no site de Casa e Jardim.

Apesar da decisão, o impacto no quadro de jornalistas deverá ser pequeno. De acordo com a assessoria de imprensa da editora, a equipe deve permanecer praticamente a mesma, e há ainda a possibilidade de realocação de profissionais em outras marcas da empresa. Até o momento, porém, nenhuma decisão oficial a respeito foi anunciada.

“Ao longo de sua história, a Quem se tornou, especialmente para a audiência digital, a grande curadora deste enorme star system em expansão permanente, com milhares de posts dos próprios artistas nas redes sociais”, afirma Andréa Dantas, diretora do Grupo Quem, Marie Claire e Monet. “Nosso relacionamento com a audiência já garante três vezes mais interações em conteúdo do que os concorrentes. E tudo está sendo planejado para um engajamento ainda maior”.

Dentre as mudanças que serão implementadas no próximo mês, o site ganhará novas seções, mais interação com o público, ampliará a cobertura de eventos e produzirá muito mais vídeos, apostando no aumento do engajamento com leitores e celebridades. Confira as novas seções:

Na telinha – Trará os bastidores da televisão, making of, entrevistas exclusivas com diretores, autores e figurinistas e resumos de novelas de todas as emissoras e novidades da TV aberta e fechada.

Fit – Espaço de boa forma inspirado nos famosos e nos influencers das redes sociais (médicos, atletas e entusiastas), com dicas diárias de saúde, receitas e tendências do mundo fitness.

Quem viaja o mundo – Famosos e leitores darão dicas de viagens e gastronomia, programas e lugares, sempre com o serviço turístico (preços, o que fazer, onde se hospedar) dos locais abordados.

#Selfie – Espaço para leitores que enviam imagens e vídeos com celebridades.

TV Quem – Programas em vídeo diários, comentados pelos integrantes da redação.

Bombando – Curadoria do que viralizou no mundo das celebridades, atualizado diariamente com vídeos, fotos e listas.

A empresa garante que o novo foco digital e a incorporação de profissionais com novos perfis e habilidades – da produção de vídeo a experts em SEO e engajamento –, permitirá ampliar em pelo menos 25% a produção de conteúdo. “Por isso temos planos de continuar ampliando as opções de projetos e formatos de alto impacto, em eventos e plataformas digitais”, conta Tiago Afonso, diretor de Desenvolvimento Digital e Comercial. “De sua privilegiada vista do Carnaval do Rio de Janeiro, com o camarote Quem O Globo, aos melhores red carpets do mundo, continuaremos a promover acesso direto aos famosos, com notícias em tempo real, entrevistas exclusivas, ensaios, moda, beleza, cultura e entretenimento. De forma muito mais rápida e atraente”.

Revista Sentido buscará fazer jornalismo humanizado

Entrou na rede em 10/7 a Revista Sentido, publicação digital independente que, como o nome sugere, se propõe a encontrar um sentido para o presente. Segundo a editora-chefe Sibele Oliveira, a ideia surgiu da necessidade de apresentar aos leitores um jornalismo mais aprofundado e humano: “A revista convida o leitor a refletir sobre o que está acontecendo de mais importante no mundo. Para isso, coloca em pauta a nossa participação e responsabilidade em todos esses acontecimentos”.

Ela diz que a revista, bimestral e gratuita, buscará transformar fatos do dia a dia em reportagens a partir de um olhar atento e sensível, que tenta compreender o ser humano e os movimentos do nosso tempo. Suas doze editorias trarão reportagens investigativas, temas da atualidade, assuntos relacionados ao meio ambiente, questões sociais e humanitárias, comportamento, ciência e tecnologia, cultura, viagem, memórias e narrativas de pessoas que têm histórias de luta e de transformação para contar. Como diferencial, informa Sibele, a revista usará técnicas do Jornalismo Literário para contar melhor essas histórias.

Segundo ela, o projeto ainda não tem fonte externa de financiamento: “Estamos buscando o apoio de fundações nacionais e internacionais, e de empresas que não interfiram na linha editorial, já que a publicação é independente. A receita virá dessas fundações ou empresas”.

Especializada em Jornalismo Literário e em Responsabilidade Socioambiental e Terceiro Setor, ela foi repórter de revistas como Vida Simples e Bons Fluidos, então da Editora Abril, além do Jornal da ABI e de publicações de Editora Escala, McWill Editores e Editora Contento. É autora do livro Faces da ajuda humanitária: a saga de voluntários da Cruz Vermelha.

Integram a Redação a editora assistente Priscila Sampaio (jornalista pós-graduada em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, que atualmente escreve para revistas segmentadas e gerencia redes sociais, divulgando informações sobre saúde) e os repórteres-colaboradores Carolina Leal, Cecilia Nery, Janaina Quitério, Lilo Barros, Mariana Santos, Rodrigo Casarin, os fotógrafos Raoni Rehder e Alécio Cezar, a revisora Rosemary Costa, a analista de redes sociais Juliana Talala e o administrador Denilson Nalin.

A revista está também no Facebook e no YouTube. Mais informações com Priscila Sampaio (11-991-255-956 e [email protected]).

Marcelo Monteiro lança box sobre participação do Brasil nas Grandes Guerras

Na esteira da passagem do centenário do ingresso do Brasil na Primeira Guerra (1917) e dos 75 anos da entrada do País na Segunda Guerra (1942), o gaúcho Marcelo Monteiro lança a caixa especial Submarinos com seus livros U-93 e U-507, obras que tratam da participação brasileira nos dois conflitos.

O primeiro aborda o ataque do submarino alemão U-93 ao navio brasileiro Macau, em outubro de 1917, no episódio que resultaria no ingresso do País na então chamada Grande Guerra. Curiosamente, um quarto de século após o fim dessa guerra, novamente o Brasil decidiria enviar tropas à Europa, depois de um massacre levado a cabo pelo submersível nazista U-507, que, de 15 a 17 de agosto de 1942, torpedeou cinco navios brasileiros na costa nordestina, entre Sergipe e Bahia, deixando mais de 600 mortos – tema do segundo livro.

As duas histórias são narradas em detalhes nos livros que compõem essa minicoleção, editada pelo Besouro Box. Nas duas obras, ficam evidentes as semelhanças nas sequências de acontecimentos que levaram os presidentes brasileiros (pela ordem, Wenceslau Braz e Getúlio Vargas) a declararem guerra à Alemanha, tomando, assim, parte nos maiores conflitos bélicos da história.

Com tiragem limitada, a caixa especial Submarinos está à venda no site da Edições Besouro Box ao preço de R$ 89. O frete é grátis para todo o Brasil.

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria, Marcelo começou em 1993 como editor de Esportes do jornal A Razão. Teve passagens e colaborações em veículos como Zero Hora, Gazeta Mercantil, Placar, Diário Catarinense, Fut!, Hoje em Dia, Brasil Sustentável, Diário de S.Paulo e Correio Braziliense. Atualmente, é editor de Zero Hora, em Porto Alegre.

Luís Nassif leva ao CNJ pleitos de mídias independentes

Luís Nassif informou em 7/7 no seu GGN que solicitou audiência e esteve em junho com a ministra Carmen Lúcia, presidente do STF e do CNJ, para solicitar a ela que inclua os independentes e pequenas empresas no grupo de mídia cuja recriação ela anunciou, no âmbito do CNJ, visando a resguardar a liberdade de imprensa contra a indústria das ações judiciais.

Segundo Nassif, o pedido deveu-se ao fato de que do CNJ incluiu no grupo “exclusivamente a parte menos vulnerável da imprensa: os grupos de mídia, empresas consolidadas, com departamentos jurídicos, capazes de se defender. Mostrei à ministra que a parte mais vulnerável do jornalismo são os independentes, ou as pequenas empresas. O peso relativo das condenações, sobre eles, é muitíssimo mais elevado do que sobre os grandes grupos. A própria abertura da ação exige a contratação de advogados, viagens e outras despesas que pesam no orçamento dos pequenos”.

Ele também sugeriu que o Conselho abra uma discussão ampla sobre a mídia nos tempos atuais, mas não restrita à pauta de Abert, Aner ou ANJ, que representam grandes veículos: “Há mudanças fundamentais no jornalismo atual, com o advento das redes sociais, dos blogs, dos grupos estrangeiros, não contemplados nos seminários internos dessas entidades”.

Nassif disse que a ministra anotou no seu caderno e prometeu resposta em breve.

Minimanual de Jornalismo da Think Olga trata da cidadania LGBT

Think Olga, ONG dedicada ao empoderamento feminino por meio de informação, lançou mais um capítulo do Minimanual de Jornalismo Humanizado. Com o tema LGBT, o documento avalia como a cidadania é tratada na mídia e dá dicas aos jornalistas de como melhorar a cobertura quando lida com as temáticas de sexualidade e gênero.

“É como se fosse um guia mesmo. A natureza dele é falar com gente que a gente nem imagina que está lendo”, explica Nana Soares,  responsável pela elaboração do conteúdo. “É uma iniciativa importante, dada a cobertura jornalística que a gente tem do tema e o modo como as pessoas LGBT são tratadas. Não é porque o jornalismo está falando do assunto que ele está sendo responsável”.

O capítulo é o último de uma série de cinco edições que trata também de violência contra a mulher, pessoas com deficiência, racismo e estereótipos nocivos. Em todos os livros, Think Olga avalia erros e acertos da imprensa e dá dicas aos jornalistas de como melhorar a cobertura com base na consulta a membros de organizações que representam grupos minoritários.

Para Cláudia Fusco, gerente de conteúdo e comunidades da Think Olga, o propósito dos Minimanuais é indicar à imprensa caminhos que não ferem e sim incluem tantas parcelas da população na hora da cobertura: “Entendemos que os meios de comunicação são veículos poderosos para a perpetuação de estereótipos nocivos e preconceitos. Mas, da mesma forma que a comunicação veicula esse tipo de mensagem, ela também tem o poder de transformá-la”.

(Com informações de ABI e Comunique-se)

Site do Jornal do Carro amplia espaço de blogs

Novidades no site do Jornal do Carro, do Estadão. A página está ampliando o número de blogs hospedados em sua plataforma. Depois de Rafaela Borges, com o Primeira Classe, Diego Ortiz, com Onboard e de Roberto Bascchera, com Placa Amarela, agora é a vez das estreias do Blog do HP, de Hairton Ponciano, e o Blog do Boris, de Boris Feldman.

Nesta semana será a vez de Gerson Campos estrear seu espaço semanal. “O objetivo dessa investida é ampliar ainda mais a pluralidade de opiniões sobre o setor e fortalecer a oferta de conteúdo da plataforma Jornal do Carro”, explica o editor Tião Oliveira.

Leandro Alvares deixa equipe da Autoesporte

Editor da revista Autoesporte desde outubro de 2013, Leandro Alvares se despediu da publicação no início da última semana, após dispensa por parte da Editora Globo.

“Eu pedi por isso e agradeço a compreensão da equipe”, explica Leandro. “Foram três anos e nove meses recheados de conquistas, matérias especiais e enorme amadurecimento profissional, sem falar das centenas de carros testados. Mas é como na Formula 1: parcerias não são para sempre. Posso até voltar um dia, quem sabe, porém, preciso conquistar títulos por um novo time e colocar em prática projetos ousados em que venho trabalhando”.

Antes da revista, onde também fazia com frequência boletins ao vivo para as rádios Globo e CBN como comentarista de Formula 1, Leandro também teve passagens pelo Jornal do Carro, revistas Carro Hoje e Racing e site Moto.com.br.

“Além de almejar parceria com uma nova “escuderia”, continuarei alimentando o perfil De Carona com Leandro, no Instagram e Snapchat, e apresentando/produzindo o programa semanal Papo Acelerado, na rádio StartFM, toda terça-feira, das 21h às 22h. Tenho tido um ótimo retorno por parte de meus seguidores e ouvintes. Um público seleto que, graças a Deus, me acompanhará nos próximos trajetos da minha carreira”, conclui.

Seus novos contatos são [email protected] e 11-998-411-663.

Weber Shandwick conquista contas de Beneficência Portuguesa e Coty

Poucos meses após reposicionamento no mercado, quando assumiu 100% sua marca global no País, a Weber Shandwick comemora a conquista de duas contas relevantes. Desde o início de julho a agência cuida da comunicação digital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, grupo de saúde privado que tem como um dos principais desafios o reposicionamento de sua tradicional marca. A agência responde pela gestão de plataformas proprietárias e criação de campanhas digitais para a BP.

Outra conquista é a conta de Relações Públicas da Coty, uma das líderes mundiais no mercado de beleza. A Weber Shandwick será responsável pelo escopo corporativo e por desenvolver estratégias de engajamento para as categorias de produtos de beleza de varejo e profissional.

“Empresas nacionais e internacionais reconhecem hoje em nossa agência uma larga expertise para liderar a evolução do engajamento e construir relevância local para grandes marcas globais”, comemora Zé Schiavoni, CEO da Weber Shandwick Brasil.

ICFJ oferece bolsa para programa sobre primeira infância

Estão abertas as inscrições para nova turma no programa Early Childhood Development Reporting Fellows, iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ/EUq), em parceria com o Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) e apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Os selecionados receberão bolsa integral, mentoria individualizada, treinamento virtual (webinars) e participarão de duas viagens internacionais para países que implementaram com sucesso programas de apoio ao desenvolvimento infantil. Cada uma delas deve durar de sete a dez dias e os custos com vistos, passagens, hotéis e transportes locais serão totalmente cobertos pelo ICFJ. As inscrições para o programa vão até 6 de agosto.

Interessados devem ser fluentes em inglês, incluir em seu currículo trabalhos mais recentes sobre desenvolvimento infantil e apresentar uma proposta de projeto com os principais assuntos que pretendem abordar no programa.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese