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quinta-feira, junho 19, 2025

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IVC aponta queda em circulação de jornais

A circulação média – em edições impressa e digital – dos cinco maiores jornais do Brasil teve uma retração de 6% em 2016 na comparação com o ano anterior. É o que dizem os relatórios do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), que apontam que as médias mensais da circulação de Folha de S.Paulo, O Globo, Super Notícia e o Estado de S.Paulo caíram no último ano.

A exceção é o Zero Hora, que conseguiu ampliar a média mensal de circulação de 197.322 mil exemplares em 2015 para 200.707 mil no ano passado. Já a Folha teve queda de 7,8% em sua circulação média. Na vice-liderança, O Globo também teve uma ligeira diminuição em sua circulação, caindo 2,9%. O mineiro Super Notícia recuou 12,6% na média mensal de circulação em 2016 enquanto o Estadão caiu 8,4%.

Abertas as inscrições para o Foca Econômico do Estadão

Estão abertas as inscrições para o 7º Curso Estado de Jornalismo Econômico, o Foca Econômico, parceria do Estadão com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). O programa de treinamento, único direcionado a recém-formados que desejam trabalhar na área, será realizado em período integral, de 10 de abril a 7 de julho. Pela manhã, os alunos fazem aulas com professores da FGV, seguindo currículo definido em conjunto com editores do Grupo Estado. Os participantes também têm palestras e atividades práticas com editores e repórteres das áreas de economia e política, além de entrevistas coletivas montadas especialmente para o curso. No período da tarde, os focas têm a oportunidade de aprender na prática nas editorias do Estadão e da Agência Estado. Durante o curso, os jovens jornalistas ainda desenvolvem um projeto de reportagem multimídia, publicado no portal e distribuído pela Agência Estado.   Podem participar da seleção profissionais formados em 2015 e 2016, além de alunos de último semestre de faculdades de Jornalismo de todo o País. O processo de inscrição, online, junto com a primeira fase de testes, vai até 19 de março.

Claudia promove encontro sobre representatividade feminina na mídia

A revista Claudia promoverá em 7/3, véspera do Dia Internacional da Mulher, um encontro para discutir a questão da representatividade feminina na mídia. “Há 20 anos, 189 membros da ONU reconheceram o papel central da mídia em transformar os estereótipos de gênero que influenciam a maneira como pensamos e agimos”, afirma Tatiana Schibuola, diretora de Redação da revista. “Em Claudia, constatamos os enormes esforços para mudar esse cenário, mas entendemos que ainda há um longo caminho pela frente. Pela primeira vez, um evento traz o tema à tona para discussão, com os principais representantes dos veículos, agências e anunciantes brasileiros”. O encontro, no Hotel Tivoli, em São Paulo, reunirá mulheres que ocupam posições de liderança no mercado de mídia, representantes dos principais canais, veículos, redes sociais, agências e anunciantes brasileiros, como Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter no Brasil, Daniela Schmitz, vice-presidente executiva de Engajamento para Marketing da Edelman Significa, Paula Mageste, diretora editorial das Revistas Femininas da Abril, e Thais Oyama, redatora-chefe de Veja. Também será possível conferir o evento pela transmissão via Facebook live, na página de Claudia. Além disso, ele terá cobertura em tempo real no Instagram da marca e os painéis serão gravados e editados em seis vídeos, publicados posteriormente no canal do YouTube. Matérias de cobertura também estarão no site. Os temas abordados no encontro darão origem a um especial, que será publicado na edição de abril da revista.

Hermano Henning deixa o SBT

Após mais de 20 anos de SBT, Hermano Henning não teve seu contrato renovado e deixará a emissora. O jornalista encerra seu trabalho no canal na madrugada do próximo domingo (26/2), com a apresentação do SBT Brasil. Desde o início do ano, o SBT tem anunciado uma série de baixas em sua produção jornalística. Entre elas estão o encerramento do Jornal do SBT – que Henning apresentava – e as saídas de Joyce Ribeiro e Patricia Rocha. O Portal dos Jornalistas apurou que, na contramão desse movimento, Hermano, criador de cavalos na região de Sorocaba, no interior de São Paulo, apresentou projeto de programa sobre o tema, para ser veiculado nas manhãs de domingo. A emissora considerou o projeto viável e tentará comercializá-lo.

Inscrições abertas para curso online sobre realidade virtual e vídeos 360

O Centro Knight está com inscrições abertas para o MOOC (curso online massivo aberto) Introdução ao jornalismo imersivo: realidade virtual e vídeos 360. Comandado pelo professor Robert Hernandez, será o primeiro MOOC a utilizar algumas das mesmas ferramentas ensinadas no curso. Dividido em cinco módulos, analisará a evolução da realidade virtual e seus usos no jornalismo, as diferentes experiências e formatos de consumo com a ferramenta, os projetos de imersão sendo produzidos atualmente para jornalismo, além dos hardwares e softwares de produção.

Luiz Carlos Reche deixa a Band RS

Luiz Carlos Reche despediu-se da Band RS, onde atuava desde 2014, mediando o programa Apito Final e escrevendo no Metro a coluna semanal Preliminar.

Segundo o diretor-geral do Grupo Bandeirantes RS Sérgio Cóssio, a mudança deu-se por necessidade de reestruturação interna: “Foi uma determinação da gestão, pois estamos fazendo ajustes na casa”.

Antes da Band, Reche atuou por 29 anos no Grupo Record RS, onde foi chefe do Departamento Esportes da rádio Guaíba, colunista do Correio do Povo e apresentador do Balanço Geral. Desde 2008, apresenta o Cadeira Cativa na Ulbra TV, programa criado ainda na extinta TV Guaíba.

Em entrevista ao Coletiva.net, ele afirmou que sai com sensação de dever cumprido e ressaltou a boa experiência ao longo dos últimos três anos na emissora: “Eles me disseram que estão com dificuldades de manter meu salário”. O contrato dele só venceria em 2018.

Glauco Lucena e Fabio Lopes deixam a Comunicação do Grupo FCA

O Grupo FCA deu início em 10/2 a uma reestruturação em seu Departamento de Comunicação que culminou com as saídas de Glauco Lucena e Fabio Lopes. Segundo comunicado enviado à imprensa por Marco Antonio Lage, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade LATAM, a mudança foi necessária “para adaptar-se à nova realidade do mercado brasileiro e latino-americano, como também para atender às exigências decorrentes da nova realidade do setor de Comunicação”. Contratado em dezembro de 2013 com a missão comandar a Comunicação do então Chrysler Group, mais tarde transformado em Grupo FCA pela conclusão da fusão com a Fiat, Glauco foi peça fundamental na estratégia de relançar a marca Jeep no Brasil. Nesse período, além dos lançamentos dos modelos Renegade e Compass, a empresa inaugurou sua primeira fábrica no País, em Goiana, Pernambuco. “Foi minha primeira experiência do outro lado do balcão e na época aceitei justamente porque seria uma oportunidade única, a de construir a narrativa da marca em seu retorno ao Brasil”, relembra Lucena. “Saio muito satisfeito com o trabalho realizado e a experiência adquirida nesse período. Foram três anos que valeram por dez”. Sobre o futuro, e uma possível preferência por retornar às redações ou seguir na área corporativa, ele brinca: “Quem tem filho pra criar não pode fechar as portas para nada (risos). Mas minha ideia, agora, além de investir em cursos e reciclagem, é direcionar minha atuação para a produção de conteúdo e branded content. É algo com que eu já vinha sonhando há muito tempo, que está em franco crescimento e que devo seguir caso não venha uma recolocação tão cedo. Além disso, minha experiência de 24 anos em redação e três na área corporativa me credencia para diferentes trabalhos, como consultoria, seminários e palestras. Antes do Grupo FCA, Glauco esteve por pouco mais de dez anos no Jornal do Carro, quando este era do Jornal da Tarde, foi editor do Carsale por outros dois, e entre 2002 e 2013 foi redator-chefe da Autoesporte. Seu novo contatos é lucenaglauco@gmail.com. A outra baixa na equipe foi a do assessor de imprensa para assuntos institucionais Fabio Lopes (lopes_fabio@uol.com.br). Formado em Jornalismo pela USP, com MBA em Gerenciamento de Negócios pela FIA, ele passou por redações, como as de Valor Econômico e Gazeta Mercantil, e na área corporativa, por CDN, Philips, TAM e Marfrig. “Foi um período muito interessante justamente pela formação do Grupo FCA”, comenta Fabio. “Como eu era responsável pelo atendimento da área institucional, foi um grande desafio consolidar a imagem do grupo e do conceito de um portfólio com tantas marcas independentes e diferentes, ainda mais com uma gama de produtos tão variadas”. Novas atribuições – Com as saídas de Glauco e Fabio, o então assessor técnico Ricardo Dilser passa a liderar a equipe de atendimento à imprensa especializada na FCA, tendo o suporte direto de Daniel Simonetti para as marcas Fiat e Mopar, e de Nicolas Borges, para Chrysler, Jeep, Dogde e Ram. Elisa Sarti completa a equipe dedicando-se ao lançamento de novos produtos. Mudanças devem continuar – Ainda de acordo com o comunicado, a nova estrutura da área ainda está em implantação e será focada na atenção às crescentes demandas das mídias digitais, da imprensa e de outros stakeholders. “A imprensa especializada, que sempre acompanha em detalhes a nossa empresa e o nosso setor, terá ainda mais atenção no que diz respeito a conteúdo e atendimento, uma vez que também se torna mais dinâmica, veloz, multimídia e mais digital”, destaca Lage. “Estamos certos de que a reestruturação em curso contribuirá para aprimorar a qualidade de nosso trabalho, reforçando nosso relacionamento com a imprensa e a sociedade”.

Henrique Freitas é o novo editor do Meia Hora

Depois de quatro anos afastado do jornal Meia Hora, Henrique Freitas volta como editor-chefe. O cargo estava vago após a ida de Humberto Tziolas para a Infoglobo. Ele começou em 1ª/2, a convite de Marcos Salles, presidente de O Dia.

Henrique acredita que Salles o chamou para reassumir o jornal por entender que é um trabalho difícil de fazer – “manter o Meia Hora com a pegada que tem” – e porque mexia com o mercado de populares no Rio. E conclui: “Precisava manter uma estrutura muito enxuta, muito guerreira. Precisava de alguém que conhecesse o produto, conhecesse as pessoas”.

Ele iniciou a carreira em O Globo, em 1995, e três anos depois foi transferido para a equipe que fundou o Extra, em que esteve por sete anos. Quando Eucimar de Oliveira, em 2005 diretor do Extra, bandeou-se para O Dia, levando todos os que conseguiu arregimentar, Henrique foi a aposta mais certeira: ele é filho de João Batista Freitas, com trajetória marcante em O Dia e, como tal, considerado alguém da casa e bem recebido pela equipe, então reticente diante das mudanças.

Participou dos trabalhos de lançamento do Meia Hora e, como editor executivo de O  Dia, manteve o cargo no novo jornal. Deixou a Ejesa – editora de O Dia e Meia Hora – em 2012, como superintendente de Negócios Digitais e editor-chefe do Meia Hora. Passou então para a comunicação corporativa, com temporada na Approach e depois em sua própria empresa, a 502 Digital. No último ano, trabalhou com Lula Vieira e Silvana Gontijo em gestão de crises para clientes de áreas importantes, como a saúde.

Em dezembro do ano passado, em comemoração aos dez anos de lançamento do Meia Hora, a editora publicou uma revista com coletânea das melhores capas: “Fiquei superlisonjeado porque muitas capas eram minhas”, lembra. “Volto a fazer as capas do jornal, que sempre foram um grande xodó para mim. O jornal tem um espírito que foi implementado durante alguns anos que passei à frente dele. Eu falava que é um jornal moleque, como o pessoal fala do futebol moleque do Brasil.” Henrique teve sorte na estreia: “Cheguei numa semana boa de assuntos, como a prisão do Eike Batista. Fiz uma série de capas, comparando com as revistas de celebridades, e que foram até comentadas por outros veículos, inclusive a Exame”.

Ao que parece, a mídia considerada séria, aquela que fala aos anunciantes, presta bastante atenção ao mercado de populares no Rio.

Patrick Cruz começa na GQ

Patrick Cruz (pcruz@globocondenast.com.br) assumiu no início deste mês o posto de redator-chefe da edição brasileira da GQ, revista masculina publicada em 22 países e editada no Brasil pela Globo-Condé Nast. Ele entrou no lugar de Ivan Padilla, que em outubro passado saiu para dirigir a redação da Vip, da Editora Abril.

Até janeiro, Patrick atuava como editor de Economia do site de Veja. Antes, foi chefe da sucursal de Exame em Brasília, repórter especial do iG, repórter e correspondente do Valor Econômico em Salvador e repórter da extinta Gazeta Mercantil.

Portal Imprensa e Fran6 promovem pesquisa sobre liberdade de imprensa

Em parceria com a Fran6 Pesquisa, o Portal Imprensa está promovendo a Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017, cujo objetivo é apurar a percepção dos jornalistas brasileiros quanto ao grau de liberdade na redação e publicação de matérias, e no exercício da profissão. Os resultados serão apresentados no 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, em 2/5, na sede da OAB-DF. A pesquisa procura também identificar as principais formas de pressão que os profissionais sofrem atualmente, as mudanças na liberdade de expressão nas redações nos últimos dez anos e a percepção sobre liberdade na imprensa internacional. Jornalistas autônomos e contratados de todo o País podem responder ao questionário até 10 de março.

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