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quinta-feira, julho 10, 2025

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Novo livro de Douglas Tavolaro abordará chegadas da CNN e CNBC ao Brasil

Novo livro de Douglas Tavolaro abordará chegadas da CNN e CNBC ao Brasil

Está previsto para chegar às livrarias nas próximas semanas Breaking News – Os bastidores da fundação de duas marcas históricas do jornalismo mundial no Brasil (Gente), novo livro de Douglas Tavolaro, CEO e fundador da CNBC Brasil e também responsável pelo lançamento da CNN Brasil, em 2020.

Após dois anos de preparação, o livro reúne memórias do executivo, além de curiosidades, revelações e episódios inéditos envolvendo parte da história recente da televisão brasileira. Em Breaking News, Tavolaro revela as inspirações e os desafios para executar o acordo exclusivo que fez com a CNBC, controlada pela gigante de mídia NBCUniversal, para a primeira parceria da rede norte-americana em território brasileiro. O novo canal de notícias do país estreia em novembro.

A obra, baseada em documentos, registros e memórias de Tavolaro, narra em detalhes as oportunidades que o executivo vislumbrou ao idealizar a CNN Brasil e a CNBC Brasil em um mercado complexo e competitivo como o da televisão brasileira. E mostra também como ele utilizou o aprendizado que adquiriu como vice-presidente de Jornalismo da Record TV para montar os projetos editoriais das duas emissoras.

Com 26 anos de carreira, Douglas Tavolaro atuou por 17 anos na Record TV. Passou também por Diário Popular e revista IstoÉ. É autor de A Casa do Delírio – Reportagem no maior Manicômio Judiciário do Brasil (Senac) e coautor da biografia O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo (Larousse) e da trilogia autobiográfica Nada a Perder (Planeta), também sobre o dono da Rede Record Edir Macedo.

Estudo revela que mais de 40% dos graduados em Jornalismo não atuam na área

Estudo revela que mais de 40% dos graduados em Jornalismo não atuam na área
Crédito: MD Duran/Unsplash

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Smesp e pela plataforma Worklaove revelou que 40,4% dos graduados em Jornalismo atuam fora de sua área de formação. Realizado entre agosto e setembro deste ano, o estudo coletou dados de 5.681 estudantes de instituições públicas e privadas em todo o País.

Os resultados também indicaram que 75% dos egressos de Design e Relações Públicas e 73,5% de Publicidade e Propaganda continuam em suas áreas. Os graduados que atuam em suas áreas ganham cerca de 27,5% a mais do que aqueles que trabalham fora delas. Os dados mostram ainda que metade dos egressos com empregos remunerados recebe entre R$ 3 mil e R$ 10 mil mensais, com uma renda média bruta de R$ 4.640,00.

Criminosos invadem e ateiam fogo em prédio da TV Cidade, afiliada da Record no Maranhão

Criminosos invadem e ateiam fogo em prédio da TV Cidade, afiliada da Record no Maranhão
Crédito: Instagram/TV Cidade

Um grupo de quatro homens armados invadiu em 25/9 o prédio da TV Cidade, afiliada da Record TV no Maranhão. Os criminosos renderam o segurança e um repórter e foram até a sala de controle e transmissão. Lá, molharam equipamentos da emissora com combustível e atearam fogo. Os homens ainda não foram identificados.

O vereador Manoel Pastos de Araújo, o Junior Passos, que exerce o mandato no município de Bom Lugar, chegou a ser preso por ser supostamente um dos homens que incendiou a emissora. O Ministério Público do Maranhão se posicionou sobre o caso, julgando a prisão do vereador ilegal, e ele foi solto na manhã de 27/9.

Entidades defensoras do jornalismo repudiaram a ação criminosa contra a TV Cidade. Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão (Sindjor-MA) escreveram que o caso “representa um grave ataque à liberdade de imprensa e ao direito à informação, pilares fundamentais da democracia. As consequências desse atentado são gravíssimas, uma vez que atacam não só a integridade física dos trabalhadores da comunicação, mas também a liberdade de expressão”. As entidades pediram que as autoridades conduzam uma investigação célere e rigorosa para identificar os culpados.

Pablo Solano está agora na EPR

Pablo Solano está agora na EPR
Crédito: Reprodução/Linkedin

Pablo Solano, que esteve por pouco mais de 6 anos e meio na Arteris, por último como head de comunicação e marca, assumiu em julho a Gerência de Comunicação Institucional da EPR, que atua no segmento de investimentos em concessões de rodovias e mobilidade. Antes, no segmento das agências de comunicação, passou por FSB Comunicação e Weber Shandwick.

Em publicação no LinkedIn, na qual fala sobre a entrada na empresa, Solano contou sua experiência:

“Os dias têm sido de muito aprendizado ao acompanhar ativos que estão expandindo a atuação do programa de concessões ou renovando-o em trechos previamente administrados por outros operadores. Neste período, também pude conhecer um time de profissionais que conjuga experiência em infraestrutura, ânimo para participar do futuro do setor e compromisso com a qualidade em todos os aspectos que envolvem a gestão de rodovias”, diz trecho.

Leia também: GIJN lança versão atualizada de guia para cobertura de eleições

GIJN lança versão atualizada de guia para cobertura de eleições

Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês) lançou uma versão atualizada para 2024 de seu Guia de Eleições para Jornalistas Investigativos. O guia traz dicas e recomendações para jornalistas cobrirem as eleições que ocorrem neste ano em todo o mundo.

O guia é dividido em cinco capítulos que abordam temas como os primeiros passos e por onde começar no trabalho de cobertura das eleições, ferramentas e recursos de investigação, como encontrar e entrevistar fontes essenciais para as reportagens, como investigar candidatos e lidar com mensagens de políticos e desinformação eleitoral durante o trabalho. O guia foi escrito e revisado por Rowan Philp, repórter sênior da GIJN. A edição é de Nikolia Apostolou, Reed Richardson e Laura Dixon e as ilustrações de Marcelle Louw.

Leia o guia na íntegra aqui. 

Roberta Garcia lança iniciativa para apresentar projetos de candidatas negras nas eleições de 2024

Roberta Garcia lança iniciativa para apresentar projetos de candidatas negras nas eleições de 2024
Crédito: Reprodução/Linkedin

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, Roberta Garcia lançou o programa Papo de Preta Progressista (3P). Com transmissões semanais, ela entrevista mulheres negras de todo o Brasil que estão concorrendo a prefeituras e câmaras municipais. Além de dar visibilidade a seus projetos, as lives buscam estimular a reflexão sobre as desigualdades de gênero e raça na política institucional brasileira.

Até o momento, foram entrevistadas as candidatas a vereança de São Paulo Keit Lima (PSOL), Ivone Silva (PT) e Simone Nascimento (PT), além de Evelin Moreira (PT-Curitiba), Gleide Davis (PSOL-Salvador), Mônica Cunha (PSOL-RJ) e o Coletivo Vozes Negras Periféricas (PT), que disputa em Taboão da Serra (SP). Na disputa para prefeituras, estão Gabriella Borges (PSOL-BA), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Dandara Tonantzin (PT-MG).

Em entrevista ao portal Mundo Negro, Garcia destacou a importância da ocupação de mulheres negras na política para transformar o cenário atual: “A presença de mulheres negras em cargos políticos vai mudar a forma como a política é feita no Brasil, porque hoje a política no Brasil é conduzida por homens brancos. Sem pluralidade, sem corpos e vivências diferentes, continuaremos sendo lideradas por homens com a mesma visão de mundo”.

O 3P é transmitido ao vivo no Instagram da jornalista todas as terças e quartas-feiras, às 20 horas.

Max Gonzales deixa o Mergermarket para fazer mestrado em Portugal

Max Gonzales (maxgonzales.jornalista@gmail.com) informa que vai deixar seu posto de correspondente no Brasil da agência de notícias britânica Mergermarket (ION Group) em 30/9 para iniciar mestrado em Ciência da Informação (MCI) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Aos 58 anos, ex-Folha de S.Paulo, AméricaEconomia e Info, ele diz que decidiu investir sua energia para ingressar no MCI por acreditar que há um novo espaço para conquistar no manejo da informação na era digital: “A quantidade de informação produzida digitalmente hoje faz os antigos bancos de dados dos jornais parecerem relíquias de museu, mas creio que é possível aliar esse ativo analógico ao poderio digital, e desenvolver novas formas de acesso à informação, seja no jornalismo, na dinâmica atual das empresas obrigadas a depender da informação digital, ou nos novos empreendimentos digitais. No fim do MCI espero ter criado um novo produto usando esse conhecimento e lançar um serviço digital de planejamento de viagens, com travel intelligence.

Com base na cidade do Porto, estará disponível para escrever reportagens sobre Portugal ou mesmo a Europa, nos aspectos político, econômico, social, esportes, negócios e de empreendedorismo digital. Pode também produzir relatórios e estudos de negócios, com informações estruturadas e úteis para empresas brasileiras interessadas em conhecer o mercado português e preparar suas empreitadas internacionais: “Meus 15 anos de investigação de M&A intelligence no Mergermarket me ensinaram muito sobre o que um empreendimento necessita para florescer, sobreviver e prevalecer”.

Carol Barcellos assina com a CNBC Brasil

Carol Barcellos assina com a CNBC Brasil
Carol Barcellos (Crédito: Divulgação/CNBC Brasil)

A CNBC Brasil anunciou nesta quinta-feira (26/9) a contratação de Carol Barcellos, que passa a integrar o time de apresentadores do novo canal, que estreia em novembro. Ela vai apresentar uma revista eletrônica que vai ao ar em horário nobre, aos finais de semana, com produções especiais sobre viagens e culinária.

“Vamos contar histórias de lugares e experiências incríveis pelo mundo! É a união das minhas paixões por jornalismo, viagens e aventuras”, declarou Barcellos. “Estar em um projeto como este da CNBC no Brasil, envolvendo entretenimento e um olhar para o mundo dos negócios, me motiva muito para esta nova fase da minha carreira”.

Além do programa, Barcellos vai integrar o projeto CNBC Esportes, que trará programas esportivos destinados ao público de negócios, tanto na TV quanto no digital.

Barcellos trabalhou no Grupo Globo por 20 anos. Chegou à emissora em 2004, como estagiária. Na editoria de esportes da emissora, atuou como repórter do SporTV. Em 2007, começou a cobrir o dia a dia dos times do Rio de Janeiro para a TV aberta. Cobriu três Olimpíadas e três Copas do Mundo. Também apresentou os programas Planeta ExtremoGlobo Esporte e Esporte Espetacular. Deixou a Globo no final de agosto.

Jornalistas&Cia comemora 29 anos com edição especial e novo projeto gráfico

Jornalistas&Cia comemora 29 anos com edição especial e novo projeto gráfico

Ao comemorar seu 29º ano de vida, Jornalistas&Cia escolheu como tema de celebração a saga empreendedora dos jornalistas negros e negras na mídia brasileira, e o fez na sequência de iniciativas relevantes construídas ao longo dos últimos anos. Casos do especial do Dia da Imprensa de 2021, homenageando o centenário de morte do jornalista João do Rio, negro que fez história na atividade; do Censo Racial da Imprensa Brasileira, também em 2021; do Projeto #Diversifica, em 2022 e 2023; e do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, iniciado em 2023 e continuado neste 2024, em parceria com os sites 1 Papo Reto e Neo Mondo e com a Rede JP – Jornalistas Pretos.

Foi a realização desse prêmio, aliás, que de certo modo motivou a escolha do tema de aniversário, por jogar luzes sobre a multiplicidade de iniciativas editoriais em curso no Brasil, lideradas por colegas negros e negras, e que, mesmo dentro do jornalismo, pouco se conhece.

São quase 40 páginas mostrando a força do empreendedorismo editorial de colegas negros e negras no Brasil, sob a batuta de Rosenildo Ferreira, ele próprio um desgarrado da mídia branca tradicional, que decidiu construir seu próprio negócio, o site 1 Papo Reto.

Ao nosso lado, algumas dezenas de marcas que se aliaram ao projeto, dando sua contribuição a essa justa e nobre causa. A todas elas os nossos sinceros agradecimentos.

Que este especial contribua, ainda que de forma modesta, para essa brava, urgente e indispensável luta em prol da diversidade racial no jornalismo e mesmo da luta antirracista em nosso País.

Leia a edição especial na íntegra.

Um novo projeto gráfico para melhorar a experiência de leitura

Jornalistas&Cia celebra seu 29º aniversário não só com um especial de grande relevância, mas também com a estreia de um novo projeto gráfico, que busca tornar a experiência de leitura de nossa audiência mais prazerosa e amigável.

A partir desta edição, J&Cia passa a ter uma nova estrutura visual, com uma capa destacando as principais matérias da edição, nova tipologia, novo alinhamento das colunas, textos mais curtos e com mais imagens e uma efetiva simbiose com o Portal dos Jornalistas, que absorverá os textos completos das matérias e artigos mais longos.

“Não mudamos a essência da newsletter, obsessivamente informativa e substantiva, mas vamos dar um passo para transformá-la num projeto editorial renovado, contemporâneo e já sinalizando outras inovações com vistas aos 30 anos, em 2025”, diz o fundador e publisher de J&Cia, Eduardo Ribeiro. “.

Outra mudança importante está sendo feita no envio das edições, que deixará de ter duas alternativas de abertura de seu conteúdo (pdf e flipbook), passando a usar exclusivamente a versão flipbook. “Uma das razões é a medição da audiência”, ressalta o diretor de Projetos, Vinícius Ribeiro. Ele explica: “O flipbook computa cada clique, permitindo uma mensuração não só geral, como também das páginas mais acessadas. Isso é fundamental não só do ponto de vista comercial como também para avaliarmos com maior precisão os conteúdos que mais interessam aos leitores”.

O designer Paulo Sant’Ana, que cuida do visual de Jornalistas&Cia desde as edições zero, destaca que o maior desafio foi melhorar a qualidade visual sem sacrificar, ou sacrificando o mínimo possível, o conteúdo e a quantidade de informações que já são tradicionais na newsletter: “Isso foi possível com a adoção de uma tipologia mais atual, de melhor leitura, e com o uso do recurso de condensação. Também destacaria o conceito de grafismos laterais tracejados, que auxiliam na continuidade de leitura, sem a necessidade de fios entre as matérias”.

Confira a edição na íntegra aqui.

Morre Nathalia Urban, aos 36 anos, na Escócia

Morre Nathalia Urban, aos 36 anos, na Escócia
Crédito: Reprodução/Instagram

Nathalia Urban faleceu nesta quarta-feira (25/9), aos 36 anos, na Escócia. De acordo com o Brasil 247, onde atuava como correspondente internacional, ela estava internada após sofrer um acidente na cidade de Edimburgo.

No site, Nathalia participou de diversos projetos, foi presença constante no programa Bom Dia 247, da TV 247, e atuou como âncora de Globalistas. Conhecida por defender pautas sociais relacionadas a racismo, imigração e feminismo, ela criou o programa Veias Abertas, focado na luta dos povos latino-americanos.

Natural de Santos (SP), Nathalia mudou-se para São Paulo após ser aprovada em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Depois de formada, retornou à sua cidade natal e ingressou no curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos. Em 2013, mudou-se para Londres, mas, após enfrentar episódios de discriminação, decidiu estabelecer-se na Escócia.

A confirmação de seu falecimento foi feita por meio de uma publicação no Instagram do Brasil 247: “Infelizmente, nossa colega Nathalia não resistiu e os aparelhos serão desligados. Num último gesto de humanidade, os órgãos serão doados. Nathalia lutou pela liberdade de todos os povos. Estamos de luto e consternados. Oremos para que ela tenha uma boa passagem. Nathalia Urban, sempre presente!”

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