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quarta-feira, junho 18, 2025

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Estudo aponta que metade das jornalistas sofreu violência de gênero no ambiente de trabalho

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) divulgou na semana passada um levantamento que aponta que uma em cada duas mulheres jornalistas já sofreu assédio sexual, abuso psicológico, assédio online e outras formas de violência de gênero no ambiente de trabalho.

A pesquisa, que colheu o testemunho de 400 mulheres, revelou que em 85% dos casos nenhuma ação foi tomada pelos veículos e agências, ou que as medidas eram inadequadas.

“Jornalistas de 50 países nos têm contado a mesma história: que a violência de gênero no mundo do trabalho é generalizada e que medidas para combatê-la não existem ou são inadequadas em praticamente todos os casos”, afirmou Mindy Ran, copresidente do Comitê de Gênero da FIJ. “Precisamos de ações urgentes para ajuizar os infratores e fazer com que as mulheres jornalistas se sintam confiantes o suficiente para denunciarem esses abusos”.

Santafé Ideias abre escritório no Rio

Ricardo Miranda
Ricardo Miranda

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora do Jornalistas&Cia no Rio.

Ricardo Miranda assumiu em 1º/12 como diretor de Atendimento da Santafé Ideias. A agência – de Etevaldo Dias, Maurício Júnior e Flávia Gomes – tem sede em Brasília e abre seu primeiro escritório no Rio. Há 25 anos no mercado, a Santafé atende a contas como Infraero, Usina Hidrelétrica de Jirau, Tribunal de Contas da União e Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Miranda é formado pela UnB e exerceu as funções de repórter, editor, correspondente e chefe de sucursal em veículos como O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, IstoÉ e Correio Braziliense. Recebeu o Esso de Jornalismo em 2001, o Embratel em 2003, e Menção Honrosa no Vladimir Herzog. Mineiro, morou 22 anos em Brasília e reside no Rio desde 2002. Trabalhou na FSB por oito anos, como diretor de conteúdo. Também é colaborador do site Os divergentes, criador e editor da revista cultural Tablado, e foi professor da PUC-Rio. Os contatos dele são 21-3079-8568 / 981-346-292 ou ricardomiranda@santafeideias.com.br e ricardomirandapj@gmail.com.

Biografia de Maurício de Sousa tem versão em audiobook

Mauricio de Sousa
Maurício de Sousa

Fãs anônimos e famosos da Turma da Mônica emprestaram suas vozes para transformar a recém-lançada biografia do Maurício de Sousa em um audiobook. “Diversas pessoas chegam até nós para relatar a importância dos personagens do meu pai em suas vidas”, explica Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções. “Então resolvemos convidá-las para participar de um projeto que devolva a ele o carinho e o cuidado que ele dedicou à Turminha e aos fãs durante toda a vida”.

Entre os escolhidos está o jornalista Jairo Marques, 43 anos, que se tornou fãs das historinhas quando precisou ficar hospitalizado durante a infância. “Como eu ficava internado, os gibis me faziam companhia. As histórias me transportavam para outros lugares, outras situações, e os personagens se tornaram meus ‘colegas de classe’”, comenta.

A história de Jairo e de outros fãs está reunida no site obligado.com.br, onde também se tem acesso ao audiobook.

Rádio Metrópoles FM chega em janeiro

A partir do dia 8/1, a Rádio OK (104,1 FM) vai se tornar Metrópoles FM. A união entre as duas equipes reforça o comprometimento do Grupo OK, de Luís Estevão, com o jornalismo multimídia. O anúncio foi celebrado com uma festa para parceiros e colaboradores na noite de 28/11, no espaço iFLY. Recentes conquistas do portal foram destacadas na ocasião. Em outubro, o site atingiu a marca de 110 milhões de páginas visualizadas por 17 milhões de usuários únicos, segundo o Google Analytics. De acordo com a ComScore, que avalia a audiência na internet, o Metrópoles é o endereço de notícias mais acessado do DF e o oitavo mais lido do País.

Sobre a nova emissora, anunciou Lilian Tahan, diretora de Redação do Metrópoles: “Aceitamos o desafio de assumir essa parceria com orgulho. Vamos manter a programação musical da rádio, incluindo muita informação de qualidade produzida pelo portal”. Para o diretor da OK FM, Toninho Pop, a musculatura do Metrópoles, que se consolidou entre os dez maiores sites de notícias do país, será fundamental para atrair ainda mais ouvintes à rádio.

Fernanda Estevão, responsável pelo Grupo OK, falou sobre a emoção de acompanhar de perto o sucesso do portal: “Cada vez mais, o Metrópoles cresce em Brasília, alcançando também projeção nacional. A parceria com a rádio, que é excelente, ajuda muito nessa expansão. Os veículos se complementam e os usuários só têm a ganhar com isso”.

O Metrópoles também foi um dos vencedores do 2º Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, na categoria Webjornalismo com o especial A busca do brasileiro por uma aposentadoria digna. A reportagem, assinada por Pedro Alves, foi elaborada por uma equipe de 16 profissionais.

Minidoc da Agência Pública estreia no Futura nesta quinta

A Grande São Paulo tem um déficit de 600 mil moradias. O minidocumentário Não repara a bagunça mostra algumas faces do problema e como a população o enfrenta. Produzido pela Agência Pública, o documentário estreia hoje, às 18h45, no Canal Futura.

Além do vídeo, haverá uma entrevista com o repórter Iuri Barcelos sobre os bastidores da reportagem e um debate sobre déficit habitacional no programa Conexão Futura, a partir das 18h30. Amanhã (8/12) uma versão estendida do documentário será publicada no site e no canal da Agência Pública no YouTube.

Gravado em julho de 2017, Não repara a bagunça traz três histórias: de Joel Pedro, que mora às margens do Rio Tietê; da Ocupação Xavier de Toledo, na região central de São Paulo e que sofreu reintegração de posse; e dos moradores do Jardim Pery, na zona norte da cidade.

O jornal A Cidade vai fechar

Com esse título, e o complemento “um compromisso com você”, o jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, deu início esta semana a uma campanha publicitária para se contrapor às constantes especulações sobre o fim dos jornais impressos e, ao mesmo tempo, alavancar a nova plataforma de classificados digitais que se prepara para lançar.

Segundo Josué Suzuki, diretor do jornal, “com a popularização da internet, o fim dos jornais impressos foi decretado. Mas estamos sentindo uma busca cada vez mais forte do leitor por um conteúdo de qualidade e do anunciante por um espaço que represente credibilidade para a sua marca. Nesse cenário, resolvemos lançar algo provocativo”.

Em outras peças, o mote da campanha se complementa com situações editoriais, como fechar o cerco contra a corrupção e notícias falsas, e comerciais, falando da possibilidade de fechar novas oportunidades e bons negócios.

Crônicas de Napo são reunidas em livro

Capa do livro
Capa do livro

Arnon Gomes, editor executivo da Folha da Região, de Araçatuba, autor de O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro, lançou em 2/12 seu segundo livro, Napo, o arquivo da Velha Senhora, biografia e coletânea de crônicas e de todas as 16 “cartas à velha senhora” publicadas no jornal por Jorge Napoleão Xavier, falecido no ano passado.

A obra conta com fotos das diferentes etapas da vida de Napo, como era conhecido, na advocacia, no jornalismo, na política, como professor de Direito, além de sua vida em eventos sociais e com a família. Há também depoimentos de quem conviveu com ele. O prefácio é de Geraldo da Costa e Silva; médico e membro da Academia Araçatubense de Letras, e o posfácio, do jornalista e radialista Hélio Negri.

Segundo Arnon, “é a história de vida de uma personalidade que amou Araçatuba e procurou reverenciá-la em todas searas em que atuou”.

Fundação FEAC de Jornalismo revela vencedores de edição comemorativa

Vencedores
Vencedores

Foram anunciados na noite dessa terça-feira (5/12) os vencedores do Prêmio FEAC de Jornalismo 2017. A iniciativa, que comemorou 20 anos de realização ininterrupta, reconheceu as reportagens que melhor representaram a temática proposta em 2017: Organizações da Sociedade Civil: solidariedade, voluntariado e bem-estar social.

Foram entregues prêmios aos vencedores em 14 categorias, sendo seis delas nacionais e oito exclusivas aos profissionais da Região Metropolitana de Campinas, onde a instituição está instalada. Além de valorizar o trabalho dos participantes, o Prêmio Fundação FEAC evidencia, por meio das reportagens, os problemas que afligem a sociedade e, especialmente, destaca as possíveis soluções e projetos propostos pela própria comunidade que reúne esforços em nome do bem comum.

O concurso contou neste ano com patrocínio máster do Iguatemi Campinas e apoio da Fundação Educar DPaschoal, Associação Campineira de Imprensa (ACI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – Regional Campinas. A iniciativa contou também com a parceria deste Jornalistas&Cia na divulgação e na composição da Comissão de Seleção.

Confira a lista com os ganhadores:

Região Metropolitana de Campinas (RMC)

  • Grande Prêmio: Carol Rodrigues, da CBN Campinas, com a matéria Suicídio – É hora de falar em prevenção.
  • Fotojornalismo: José Eduardo Fortes, da Carta Campinas, com a imagem Grupo ajuda mulheres a se libertarem de situações e relacionamentos destrutivos.
  • Jornalismo Online: Fernando Evans, do G1 Campinas, com a matéria Ensaios valorizam força e beleza de mulheres amputadas.
  • Mídia Impressa: Carlo Carcani Filho, do Correio Popular, por Uma raquete, uma bolinha.
  • Televisão: Giulia Cirilo Silva, da EPTV, pela reportagem Pedro Leonardo conhece voluntários que dedicam o tempo para ajudar o próximo.
  • Cinegrafista: Marcelo Ávila, da Band Campinas, com a reportagem Apadrinhamento Afetivo.
  • Assessoria de Imprensa: Silvia Perez, com A felicidade de contribuir para a transformação social das pessoas.
  • Produto Universitário: Ana Letícia Lima, com A dança inclusiva como forma de terapia e superação.

 

Nacional

  • Jornalismo Online: Edison Veiga, do Portal Estadão, com a reportagem A cidade que acolhe.
  • Mídia Impressa: Alice de Souza, do Diário de Pernambuco, com Um por todos e todos por um.
  • Rádio: Janaina de Oliveira Silva, da Agência Radioweb, por Voluntariado altera rumo da criminalidade em favelas.
  • Televisão: Lucas Duarte Matos, da TV Rede Liberal, de Belém, com a reportagem Sacola Viajante.
  • Cinegrafista: Moacir Aragão, da TV Cabo Branco, de João Pessoa, com Escola com ensino inovador.
  • Fotografia: Bruno Alencastro, de Zero Hora, de Porto Alegre, recebeu o prêmio com a foto O encontro de dois super-heróis.

Andrea Lie Iwamizu começa na Llorente & Cuenca. Agência também inaugura área de Consumer Engagement no Brasil

Fernando, Andrea e Cleber
Fernando García, Andrea Lie Iwamizu e Cleber Martins

Andrea chega para liderar área de contas corporativas e de gestão de crises. Fernando García responderá por Consumer Engagement

A Llorente & Cuenca reforçou seu time de líderes no Brasil, com a chegada de dois novos diretores seniores.

Com uma trajetória de 23 anos nos principais grupos multimídia e em agências de comunicação do País, Andrea Lie Iwamizu assume a direção de contas corporativas e de gestão de crise. E Fernando García traz sua vivência internacional para lançar a área de Consumer Engagement no Brasil, após liderar, em Reino Unido, México, Espanha e Peru, projetos implementados em mais de 40 países.

Formada em Jornalismo pela PUC-SP, Andrea tem pós-graduação em Comunicação Corporativa e um MBA em Marketing, ambos pela Fundação Getulio Vargas. Fernando fez Administração de Empresas, com ênfase em Marketing e Sistemas de Informação. Também tem pós-graduações em marketing, publicidade, gestão da reputação e comunicação online.

A chegada deles faz parte dos planos de expansão da agência no mercado brasileiro e da ampliação de sua estrutura de direção no País. Andrea e Fernando vão se reportar diretamente ao diretor-geral Cleber Martins, que também chegou recentemente à empresa para reforçar o time de liderança.

O Brasil tornou-se um hub de inovação da agência para a América do Sul, sob o comando do diretor regional Juan Carlos Gozzer. São Paulo também é a base das operações de Adolfo Corujo, sócio global da direção-geral corporativa de Talento, Organização e Inovação e membro do Comitê de Gestão Global da companhia.

Canal Rural inaugura filial em Mato Grosso

Luiz Patroni
Luiz Patroni

O Canal Rural começou em 4/12 as atividades de sua mais nova unidade, em Mato Grosso. Ela faz parte de um plano estratégico de regionalização do veículo nos principais Estados produtores do agronegócio brasileiro. “Estamos contemplando uma das regiões mais importantes do agronegócio nacional com estrutura que proporcionará todas as condições para a produção de conteúdo regular para tevê e internet”, diz Julio Cargnino, presidente do Canal Rural. Além disso, estamos articulando parcerias com entidades que representam a cadeia produtiva e, em janeiro, deveremos anunciar parcerias importantes para produção de conteúdo técnico e ações especiais”.

A equipe local é capitaneada pelo âncora Luiz Patroni, que retorna ao veículo após quatro anos na afiliada matogrossense da Rede Globo. Patroni entrará diariamente, com link da nova sede, no programa Mercado & Cia: “Graças à minha passagem pela emissora, entre 2005 e 2013, criei um vínculo grande com o agronegócio. Voltar para casa é uma realização profissional e noticiar o Estado com a maior participação na produção de grãos e de carne bovina, mostrando as demandas e realidade do produtor do campo, será um grande desafio”.

O Canal Rural tem sede em São Paulo e, além de Cuiabá (MT), está presente em Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Uberaba (MG).

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