Em parceria com a Aberje, a Vianews, de Pedro Cadina, e a Hotwire Global promovem no próximo dia 5/6, das 9h às 11h, no inovaBra Habitat (av. Angélica, 2.539, 10º), um evento internacional gratuito dirigido a empreendedores e profissionais de comunicação e marketing. Com o tema Do Brasil para o mundo: Como levar a sua marca a novos mercados, vai reunir executivos e empreendedores de empresas que já atuam globalmente para compartilhar suas experiências.
Já estão confirmados como palestrantes Mervyn Lowe, Chief Operations Officer do inovaBra Habitat; Alessandro Gil, Chief Experience Office da VTex; e Andy West, Chief Development Officer da Hotwire Global. O moderador será Adalberto Piotto, âncora e editor-chefe do programa Cenário Econômico, da TV Brasil. Inscreva-se.
A partir desta segunda-feira (28/5), o jornalismo da RedeTV ganha um novo programa, Denúncia Urgente. Com apresentação de Edie Polo, vai ao ar ao vivo de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 19h25. Terá interação com telespectadores pelas redes sociais, com os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo, de forma dinâmica e com linguagem popular.
Entre os destaques, o quadro Edie Zap, que expõe as principais queixas da população em vídeos enviados pela própria audiência, apurados pela redação de jornalismo da emissora. No ar desde o começo de maio em formato de boletim, o jornalístico alavancou os índices de audiência do horário que antecede o RedeTV News, principal telejornal da emissora.
Haisem Abaki lança pela Letras do Brasil o livro 40 Crônicas quarentonas. Ele foi colecionando ao longo da carreira histórias, testemunhos e casos, acrescidos da “contribuição” mais recente dos filhos, com suas observações impagáveis na descoberta do mundo. Tudo parece ser objeto para sua narrativa, às vezes direta, em outras ocasiões com voltas. Experiente no rádio, ele leva sua picardia para as páginas do livro, com apresentação de José Paulo de Andrade e orelhas de José Nêumanne Pinto, Emanuel Bomfim e Robson Morelli.
O lançamento será nesta terça-feira (29/5), na Mercearia São Pedro, na capital paulista (rua Rodésia, 34), a partir das 19 horas. O livro está disponível para encomendas no site da Letras do Brasil pelo valor de R$ 35.
O Facebook anunciou nessa quinta-feira (24/5) parceria com a AFP (Agence France Press) para seu programa de checagem de notícias no Brasil. A agência vai começar a verificar notícias compartilhadas no Facebook em junho. Os parceiros da rede social também checarão fatos em fotos e vídeos no futuro. A parceria entre a plataforma e agência de notícias atuará também na Colômbia e no México.
No Brasil, a ação de fact-checking do Facebook foi lançada na semana passada e já está em andamento com as agencias Aos FatoseLupa. No modelo do programa, as notícias identificadas pelos veículos jornalísticos como falsas perdem relevância no algoritmo da rede social e passam a ser exibidas para menos usuários quando são compartilhadas. As agências são acionadas quando usuários marcam algum conteúdo como falso em seu feed de notícias.
Caso os jornalistas confirmem que não há fatos que sustentem a notícia, o Facebook reduz a distribuição orgânica do conteúdo e impede que os posts sejam impulsionados. O sistema também alerta os usuários que desejam compartilhar a postagem de que o conteúdo foi contestado por jornalistas.
José Roberto Burnier apresentará novo jornal da manhã da GloboNews, com estreia prevista para 16 de julho. Ancorado de São Paulo, o noticiário será exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 6 horas.
Burnier começou na década de 1980, como repórter no Globo Rural. Foi editor-chefe e apresentador do Bom Dia São Paulo e repórter do Jornal Nacional.
Em 2004, tornou-se o primeiro correspondente fixo da emissora na Argentina. Um ano depois, retornou ao Brasil e até hoje é um dos principais nomes da equipe de Jornalismo da Globo. Em junho, fará parte da equipe que acompanhará a Copa do Mundo da Rússia.
Cléber Machado renovou o contrato com a Rede Globo até 2022. Na emissora desde 1988 e com presença destacada nas principais coberturas, Cléber vai agora para o seu oitavo mundial, designado para dividir, na Rússia, as transmissões com Galvão Bueno e Luiz Roberto.
Deve ficar até a Copa do Catar, a primeira a ser disputada num final de ano, entre 21 de novembro a 18 de dezembro, como também a primeira a acontecer num país do Oriente Médio. Gustavo Villani, Rogério Corrêa e Rembrandt Junior, também escalados para a função, narrarão jogos aqui do Brasil. (Com informações de Flavio Ricco).
Começam em 1º/6 as inscrições para o Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Interacional. O objetivo da premiação é incentivar a criação de mais conteúdo jornalístico de qualidade sobre temas humanitários na imprensa brasileira. Serão premiadas produções jornalísticas que destaquem temas internacionais humanitários, com foco nas vítimas, publicadas entre 1º/8/2017 e 31/7/2018. Dentre os temas que podem ser abordados estão assuntos humanitários em conflitos armados. Reportagens que fazem referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH), conhecidas como as “regras da guerra”, também podem ser inscritas.
O primeiro colocado terá a oportunidade de viajar a algum local do mundo no qual o Comitê Internacional da Cruz Vermelha atua. O segundo e o terceiro lugares receberão um prêmio em dinheiro. Há apenas uma categoria de premiação, que recebe inscrições de reportagens produzidas para qualquer meio (impresso, televisão, rádio ou multimídia). O período de inscrição vai até 1° de agosto. Mais informações no site.
Vão até 3/6 as inscrições para o Programa de estágio em Jornalismo do Estadão, para universitários do 3º ano que morem em São Paulo, capital. Eles passam por um programa especial antes de chegarem à Redação, com palestras com jornalistas, aulas e treinamentos em sistemas editoriais usados pelo Grupo Estado.
Durante o período de estágio, participam de algumas atividades promovidas pelos Cursos Estado de Jornalismo, mais conhecidos como os cursos de Focas do Estadão.
FNDC atualiza programa para democratizar as comunicações
Aos 84 anos, pioneiro em Brasília, Gilberto Amaral, considerado o colunista social mais antigo do Brasil, segue em atividade com três programas na TV, colunas sociais em quatro veículos impressos e um blog. Em reportagem de Juliana Contaifer publicada pelo Metrópoles em 20/5, ele contou, entre outros feitos, sua trajetória de vida e proximidade com vários presidentes da República. “Estou desgastado, com muito desgosto do que vejo hoje neste País… Mas jornalismo é uma cachaça, difícil de largar”, disse.
Aprovado durante a 21ª Plenária do FNDC, em abril, o Plano de Ação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação já pode ser acessado por entidades filiadas, comitês e organizações parcerias da luta por mais diversidade e pluralidade na mídia. Batizado como O desafio pela democratização da comunicação em tempos de golpe, o documento contém a definição de agendas prioritárias da luta pelo movimento de democratização da comunicação, incluindo propostas de campanhas, iniciativas diversas e ações concretas a serem desenvolvidas ao longo do próximo período.
Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com problemas respiratórios
Faleceu na manhã desta sexta-feira (25/5), aos 74 anos, o advogado, jornalista e empresário J. Hawilla. Ele estava internado desde segunda-feira no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com problemas respiratórios.
Delator responsável por desencadear parte dos escândalos de corrupção na Fifa, o fundador da empresa de marketing esportivo Traffic havia retornado ao Brasil há cinco meses, depois de passar cinco anos nos Estados Unidos. Em depoimento à Justiça norte-americana, o empresário confessou ter utilizado instituições financeiras dos EUA para pagar propinas, prática que manteve por mais de 20 anos. Os subornos envolveram desde direitos de transmissão de grandes competições até patrocínios da seleção brasileira.
Descendente de libaneses, Hawilla começou a carreira de jornalista esportivo na década de 1960. Nos anos 1980, comprou a até então desconhecida Traffic, que fazia publicidade em pontos de ônibus de grandes cidades. Sob seu comando, a empresa passou a explorar a propaganda dentro dos gramados de futebol e se tornou a maior agência de marketing esportivo do País, sendo detentora dos direitos de exibição de importantes campeonatos de futebol no Brasil e no mundo.
Fora dos gramados, fundou a TV TEM, que surgiu com a compra das afiliadas da Rede Globo no interior de São Paulo, em Sorocaba, São José do Rio Preto e Bauru, e com a criação da emissora em Itapetininga. Também foi proprietário da rede de jornais Bom Dia, com presença em várias regiões do Estado.