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terça-feira, setembro 23, 2025

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Programa de estágio em jornalismo do Estadão

Vão até 3/6 as inscrições para o Programa de estágio em Jornalismo do Estadão, para universitários do 3º ano que morem em São Paulo, capital. Eles passam por um programa especial antes de chegarem à Redação, com palestras com jornalistas, aulas e treinamentos em sistemas editoriais usados pelo Grupo Estado.

Durante o período de estágio, participam de algumas atividades promovidas pelos Cursos Estado de Jornalismo, mais conhecidos como os cursos de Focas do Estadão.

Metrópoles homenageia Gilberto Amaral

Gilberto Amaral
Gilberto Amaral

FNDC atualiza programa para democratizar as comunicações

Aos 84 anos, pioneiro em Brasília, Gilberto Amaral, considerado o colunista social mais antigo do Brasil, segue em atividade com três programas na TV, colunas sociais em quatro veículos impressos e um blog. Em reportagem de Juliana Contaifer publicada pelo Metrópoles em 20/5, ele contou, entre outros feitos, sua trajetória de vida e proximidade com vários presidentes da República. “Estou desgastado, com muito desgosto do que vejo hoje neste País… Mas jornalismo é uma cachaça, difícil de largar”, disse.

Aprovado durante a 21ª Plenária do FNDC, em abril, o Plano de Ação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação já pode ser acessado por entidades filiadas, comitês e organizações parcerias da luta por mais diversidade e pluralidade na mídia. Batizado como O desafio pela democratização da comunicação em tempos de golpe, o documento contém a definição de agendas prioritárias da luta pelo movimento de democratização da comunicação, incluindo propostas de campanhas, iniciativas diversas e ações concretas a serem desenvolvidas ao longo do próximo período.

J. Hawilla morre aos 74 anos

J. Hawilla
J. Hawilla
Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com problemas respiratórios

 

Faleceu na manhã desta sexta-feira (25/5), aos 74 anos, o advogado, jornalista e empresário J. Hawilla. Ele estava internado desde segunda-feira no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com problemas respiratórios.

Delator responsável por desencadear parte dos escândalos de corrupção na Fifa, o fundador da empresa de marketing esportivo Traffic havia retornado ao Brasil há cinco meses, depois de passar cinco anos nos Estados Unidos. Em depoimento à Justiça norte-americana, o empresário confessou ter utilizado instituições financeiras dos EUA para pagar propinas, prática que manteve por mais de 20 anos. Os subornos envolveram desde direitos de transmissão de grandes competições até patrocínios da seleção brasileira.

Descendente de libaneses, Hawilla começou a carreira de jornalista esportivo na década de 1960. Nos anos 1980, comprou a até então desconhecida Traffic, que fazia publicidade em pontos de ônibus de grandes cidades. Sob seu comando, a empresa passou a explorar a propaganda dentro dos gramados de futebol e se tornou a maior agência de marketing esportivo do País, sendo detentora dos direitos de exibição de importantes campeonatos de futebol no Brasil e no mundo.

Fora dos gramados, fundou a TV TEM, que surgiu com a compra das afiliadas da Rede Globo no interior de São Paulo, em Sorocaba, São José do Rio Preto e Bauru, e com a criação da emissora em Itapetininga. Também foi proprietário da rede de jornais Bom Dia, com presença em várias regiões do Estado.

Em janeiro de 2008 foi um dos entrevistados da série Protagonistas da Imprensa Brasileira, produzida por Jornalistas&Cia. O trabalho recentemente reeditado em e-book, que conta, entre outros entrevistados, com Alberto Dines, falecido na última terça-feira (22/5).

Hawilla deixa esposa, três filhos e seis netos.

JeffeyGroup passa a atender à Polishop

Débora (esq.), Anselmo e Renata
Débora (esq.), Anselmo e Renata

 AACD volta para a CDI

A JeffreyGroup é a nova assessoria de comunicação da empresa multicanal Polishop. A conta tem direção de Renata Binotto (rbinotto@jeffreygroup.com) e gerência de Anselmo Bacarini (abacarini@), no grupo de Débora Pratali.A agência será responsável pela gestão da comunicação da marca para a imprensa e stakeholders.

A CDI volta a atuar como agência de relações públicas da AACD, entidade que já havia integrado o portfólio da agência de 2010 a 2012. O atendimento está sob direção de Everton Vasconcelos (everton@cdicom.com.br e 11-3817-7947), coordenação de William Maia (william.maia@ e 7968) e atendimento de Liora Mindrisz (liora@ e 7939).

Repórter fotográfico é agredido em Niterói

Marcello Almo
Marcello Almo mostra a câmera danificada

Nessa terça-feira (22/5), o repórter fotográfico Marcello Almo, do jornal A Tribuna, de Niterói, foi agredido por um guarda municipal, teve seu equipamento quebrado, e recebeu spray de pimenta no rosto. Marcello cobria manifestação de professores no centro da cidade e fotografava o momento em que o grupo tentava invadir o Teatro Popular.

O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado (Sindjore), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado e a Associação de Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio (Adjori) repudiaram a agressão. O caso foi registrado na 76ª Delegacia, e a Guarda Municipal não se pronunciou sobre o fato.

Dow promove Eleni Gritzapis e contrata Suelma Santos

Eleni Gritzapis
Eleni Gritzapis

A Dow anunciou na semana passada a promoção de Eleni Gritzapis a diretora de Comunicação Corporativa para sua operação no Brasil. Ela acumulará o cargo com a responsabilidade da comunicação funcional e de crise da companhia para a América Latina. Outra novidade por lá foi a contratação de Suelma Santos, que assumiu a Diretoria de Relações Governamentais. As executivas vão se reportar ao diretor de Relações Institucionais e Governamentais para a América Latina Matias Campodonico.

Eleni chegou à Dow em 2012, como gerente de Comunicação da Dow Agrosciences. Em 2015, passou a gerente de Comunicação para a América Latina da área de Plásticos, posto em que ficou por dois anos. Tem mais de 20 anos de experiência em relações públicas, comunicação estratégica, prevenção e gestão de crises para diferentes mercados e segmentos.

Suelma Santos

Suelma tem 20 anos de experiência em assuntos governamentais, comércio internacional, inteligência de mercado e relações internacionais nos setores público e privado, organizações internacionais e ONGs, tendo trabalhado no Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops) no Panamá.

Marcos Mendonça é homenageado pelos profissionais de comunicação

Marcos Mendonça
Marcos Mendonça

Com patrocínio da Bayer e a presença de cerca de 300 convidados, Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora das Rádio e TV Cultura de São Paulo, recebeu na noite de 16/5 o Prêmio Personalidade da Comunicação 2018, concedido pelos profissionais de comunicação corporativa, no 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

Em sua saudação ao homenageado, Gaudêncio Torquato, que ganhou esse mesmo prêmio em 2002, falou da emoção e da relevância da premiação e exaltou o papel de Mendonça à frente da TV Cultura, emissora hoje vista em praticamente todo o País e por pessoas do povo: “Tenho sido testemunha dessa audiência, reconhecido em minhas andanças Brasil afora, por minha participação no Jornal da Cultura. E não estou falando da elite, mas sim de gente humilde, do povo, que quer, sim, saber da política, do STF, dos delatores. E não tenho medo em falar de que temos ali o melhor telejornal do País, o mais plural, o mais informativo”.

Mendonça, em sua exposição, recapitulou sua trajetória profissional e política e sua entrada para o mundo da cultura, do qual nunca mais saiu. Uma das passagens que lembrou foi a revolução provocada pela lei de sua autoria, na Assembleia Legislativa de São Paulo, que ganhou o apelido de Lei Mendonça e que teve por objetivo incentivar as manifestações culturais, suprindo em parte as restrições federais impostas pela ditadura militar: “O sucesso foi tão grande que o então secretário de Cultura do Governo Federal (Governo Collor), Sérgio Paulo Rouanet, nos procurou para ver como implantar a mesma política no plano federal, nascendo, então, a Lei Rouanet, também de incentivo à cultura, ambas transformadoras e essenciais na produção cultural do País”.

Ele segue em seu segundo mandato à frente da Fundação, instituição que já havia presidido anteriormente.

PF vai contratar media training

Reportagem de Rubens Valente para a Folha de S.Paulo informa que a Polícia Federal decidiu que vai contratar um curso de treinamento para diretores e superintendentes do órgão nos estados a fim de melhorar suas manifestações à imprensa. Segundo ele, a PF quer evitar ruídos e tornar a fala dos seus dirigentes mais objetiva, após episódios como a repercussão negativa de uma entrevista coletiva concedida na Operação Carne Fraca, em março do ano passado, que gerou uma crise no mercado internacional de carne, e entrevistas concedidas pelo ex-diretor-geral Fernando Segovia, uma das quais contribuiu para a queda dele.

O repórter informa que a intenção do diretor-geral Rogério Galloro é evitar que os dirigentes da PF deem opiniões pessoais sobre investigações em andamento, o que às vezes é interpretado como posição oficial da instituição. O valor do contrato não foi informado.

ANJ, Centro Knight e Google promovem curso gratuito sobre eleições

Evento
Curso online gratuito

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) lançam, em parceria com a Google News Initiative, o curso online gratuito Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o eleitor. O curso, de 4/6 a 1º/7, reunirá especialistas no tema, sob a coordenação de José Roberto de Toledo, editor da revista Piauí, que participou da cobertura das últimas 17 eleições. Os outros instrutores são Keila Guimarães (editora de dados do Google News Lab), Cláudio Weber Abramo (cofundador da Dados.org e ex-diretor-executivo da Transparência Brasil) e Daniel Bramatti (presidente da Abraji e editor do Estadão Dados).

O curso terá duração de quatro semanas. Os alunos aprenderão a ler e interpretar pesquisas de intenção de voto, utilizar o Google Trends para compreender o interesse do eleitor em temas-chave, coletar dados sobre candidatos em fontes na internet, e analisar e apresentar dados dos resultados da disputa. Não há pré-requisitos para se inscrever; os participantes precisarão apenas de uma conexão de internet estável para acessar os módulos semanais. Os alunos que concluírem com sucesso o curso, incluindo questionários semanais e participação em fóruns de discussão, poderão obter um certificado de conclusão após a verificação da equipe do Centro Knight. As inscrições estão abertas.

Jornalistas lançam projeto para contar #UmaPorUma as mulheres assassinadas em Pernambuco

Projeto

Um grupo de 26 jornalistas, coordenadas por Julliana de Melo (editora do portal NE10) e Ciara Carvalho (repórter especial do Jornal do Commercio), lançou no final de abril o projeto #UmaPorUma. Elas estão se dedicando a contar as histórias de cada mulher assassinada no Estado de Pernambuco desde o início do ano e vão acompanhar o andamento de cada caso na Justiça, cobrando o julgamento dos acusados e a punição do crime. As jornalistas envolvidas no projeto trabalham em veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) – o portal NE10, o impresso Jornal do Commercio, a Rádio Jornal e a TV Jornal –, que apoia e hospeda a iniciativa.

Em outubro de 2017, Ciara produziu o especial multimídia A culpa não é delas, sobre violência doméstica e sexual contra mulheres no Estado e a cultura machista de responsabilização das vítimas. A inquietação dela, de Juliana e de outras profissionais do SJCC sobre o tema levou à criação do #UmaPorUma no começo deste ano. A intenção é que os dados consolidados de 2018 e tratados pela equipe do projeto fiquem disponíveis para o público, com recortes diversos como cor/raça, faixa etária e escolaridade das vítimas. O objetivo primeiro de #UmaPorUma, segundo Juliana, é justamente esse: divulgar informações verificadas sobre a violência contra mulheres no Estado.

O Instituto Maria da Penha, cujo nome homenageia a brasileira que também batizou a lei nº 11.340/2006, contra a violência doméstica, é parceiro e consultor da iniciativa e vai colaborar com as jornalistas na criação de um manual de boas práticas para qualificar a cobertura da violência contra mulheres.

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