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segunda-feira, julho 14, 2025

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Sônia Araripe reestreia no novo Jornal do Brasil

Sônia Araripe
Sônia Araripe

Sônia Araripe reestreia como colaboradora aos domingos, com uma coluna sobre sustentabilidade, a Ecologia: com licença. Sônia esteve no antigo JB por um total de 12 anos, em diferentes períodos. Foi repórter, colunista, editora de Economia e, na última versão, editora executiva do jornal.

Fundou, depois, a revista Plurale, que continua a dirigir, segundo ela mesma, firme e forte. E completa dizendo que esse espaço no JB é para somar e ampliar o diálogo, sempre aberto, plural e democrático.

 

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Dez anos depois, livro aponta falhas em investigação do caso Isabella Nardoni

Rogério Pagnan (Folha de S.Paulo) acaba de lançar O pior dos crimes – A história do assassinato de Isabella Nardoni (Record), obra que traz detalhes do crime que chocou o Brasil e que está completando dez anos. Em seu livro, o autor revela omissões na investigação da polícia e falhas na elaboração do relatório final da perícia e no indiciamento do casal pelo Ministério Público.

O autor, que entrevistou inúmeras fontes, consultou arquivos e fez pesquisas para o livro durante cinco anos, aponta uma série de problemas também na cobertura do caso pela imprensa. Também questiona o fato de o delegado, a perita e o promotor terem condenado o casal previamente, em declarações para a imprensa.

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SXSW e as dicas sobre como criar contexto para conteúdo de marca

Carolina Fullen
Carolina Fullen

Por Carolina Fullen, diretora de Inovação e Engajamento da MSL Andreoli, especial para J&Cia

            Voltar de um dos maiores eventos de interatividade do mundo e seguir falando de conteúdo continua a parecer um contrassenso. Mas a verdade é que mesmo nas sessões mais disruptivas, sobre AI e machine learning, o SXSW mostrou que é o conteúdo que dará significado às interações humanas. Mas não qualquer conteúdo. A exigência de contexto ficou mais clara do que nunca. Não dá mais para interromper as experiências individuais da audiência, é preciso tornar-se parte da conversa naturalmente.

            A premissa parece óbvia – e é: vivemos em um ecossistema baseado em conexões por identidade (nossas redes sociais – virtuais ou não). Se não entendermos a razão pela qual as pessoas se comunicam entre si, não saberemos criar conteúdo de marcas que se conectem às experiências de consumo que queremos criar.

            Sem querer tornar simples uma experiência abrangente, aqui vão minhas cinco dicas valiosas coletadas ao longo de mais de 25 sessões sobre como explorar melhor o contexto

  • Crie valor – O excesso de informação impacta o processo de decisão. E o desafio é justamente criar conteúdo de marcas que sejam “filtros” inteligentes para as audiências, tornando a interação valiosa. Ou ainda – use os filtros disponíveis com inteligência para fazer seu conteúdo chegar onde quer. Pense na popularidade, por exemplo, do recurso “Explorar” no Instagram.
  • Seja visual – Quando palavras não são suficientes, use imagens. E vá além do cada vez mais necessário vídeo. Exemplos: infográficos interativos, um dos grandes trunfos do uso de tecnologia para traduzir conteúdo de dados e torná-lo acessível e, bem, navegável. O Wall Street Journal tem feito isso lindamente em sua seção de gráficos (ex. aqui sobre conselhos das empresas listadas no Fortune 500); e gifs, uma ferramenta poderosa para se conectar com audiências mais novas. O CEO do Giphy teve uma sessão exclusiva para falar dessa linguagem – pode ser um sinal dos tempos;
  • Use tecnologia – A Nasa fez uma das melhores palestras sobre o uso de recursos tecnológicos para contar histórias. E, se não havia nenhuma bala de prata ali, trouxe que o aprendizado é pensar além das respostas de sempre para se conectar com a audiência. Se você conhece bem seu público, conseguirá usar melhor a tecnologia que está à disposição – de lives, apps, conteúdos para as plataformas Google (StreetView, por exemplo) etc..
  • Comunique de forma única – Não existem mais fronteiras entre as interações pessoais e profissionais no acesso à informação – então a comunicação precisa refletir isso. Estratégias de mensagem e conteúdo, marketing, advocacy, PR etc. precisam ser únicas, guardadas as devidas diferenças entre plataformas. Aliás, na palestra da Nasa a que me referi estavam na mesma mesa representantes de diversas áreas. Simplesmente porque isso cria uma mensagem forte e distinta para o público. As dissonâncias de discurso não podem mais ser toleradas e causam crises nas imagens dos clientes – qualquer crise recente como da United e o caso do cachorro estão aí para comprovar isso.

A comunicação, a empresa cidadã e os desafios do Brasil de 2018

Desde que nasceu, no já distante setembro de 1995, Jornalistas&Cia vem buscando cumprir o papel de aproximar jornalistas e profissionais de comunicação, redações e assessorias de comunicação, jornalismo e comunicação empresarial, sabedor dos desafios recíprocos que as duas áreas têm na busca interminável de servir à sociedade. Esse papel cresceu um pouco mais em novembro de 2011, com o lançamento do Portal dos Jornalistas, braço online da newsletter que complementa essa atuação nesses dois universos profissionais estratégicos.

Não é outro o objetivo do ciclo A comunicação, a empresa cidadã e os desafios do Brasil de 2018, concebido por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas para debater de forma serena e vertical alguns dos temas contemporâneos mais sensíveis para as organizações, como Diversidade, Fake News, Inteligência Artificial, Redes Sociais e Sustentabilidade.

Presentes no dia a dia de milhares de organizações públicas e privadas, esses temas continuam a desafiar a capacidade delas se reinventarem e, mais do que isso, a coragem de enfrentarem sem temores assuntos diversos e de alto impacto para os negócios, para os colaboradores, para os stakeholders e para a própria sociedade.

Como lidar com um tema tabu como diversidade? Que riscos e que preocupação uma organização deve ter em relação às fake news, mal que tem infestado o ocidente de forma nunca vista? E os incontáveis avanços que chegam a uma organização com a inteligência artificial, ameaçando inclusive o nível de emprego, pela crescente automatização de processos e operações? Dá para liberar geral as redes sociais no ambiente do trabalho e usá-las de forma proativa na geração de oportunidades de negócios? E a Sustentabilidade, que tanto tem exigido de corações e mentes, como vem se equilibrando na dura disputa por rentabilidade e lucro?

É com o olhar e a vontade de debater em profundidade essas temáticas que Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas uniram-se com o propósito de criar uma agenda positiva e dar vez e voz a experiências, estudos e pensamentos que contribuam para que tenhamos uma sociedade melhor, mais evoluída, mais democrática, mais tecnológica e, sobretudo, mais sustentável.

Serão cinco etapas, começando pela diversidade, abordada neste especial, em reportagem do competente e talentoso Sérgio Lüdtke, que traz um olhar instigante, maduro e ousado de belíssimas experiências em curso, que dão uma enorme esperança a todos nós de que o mundo e as organizações públicas e privadas podem, sim, ser mais inclusivas, democráticas e afirmativas. E assim será, na sucessão, com os outros quatro temas, sempre na última segunda-feira dos meses de maio, julho, setembro e novembro.

Nossos agradecimentos às empresas que até agora manifestaram apoio ao ciclo: Gerdau, Grupo Boticário, Latam, PayPal, Scania, Vale e Volkswagen.

Confira aqui.

Boa leitura!

Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli

Rasgando o Papel: Gazeta do Povo, uma startup de 100 anos?

Capa do livro
Capa do livro

Julio Sampaio está lançando o livro Rasgando o Papel: Jornal Gazeta do Povo, uma startup de 100 anos?, que estuda o caso do diário paranaense Gazeta do Povo, que fez uma virada estratégica depois de quase 100 anos de existência, optando por se posicionar como uma empresa digital e promovendo uma radical mudança como empresa.

O que o levou a essa transformação? O que pode haver de comum entre uma empresa quase centenária e uma startup? Qual a mudança em sua estratégia? Que experiências podem ser úteis para outros jornais?. Segundo Julio, trata-se de um dilema que outros jornais e veículos enfrentam ou enfrentarão.

Diretor da Resultado Consultoria, Mentoring e Coaching, ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e é mestre em Organizações e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná. O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Ponto Vital. Mais informações com Cláudia Moreira (canoacomunica@gmail.com e 41-996-959-838).

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Novo Band Cidade RS estreia nesta segunda-feira (26/3)

Sergio Stock no novo estúdio
Sérgio Stock no novo estúdio

Estreia nesta segunda-feira (26/3) o novo Band Cidade-RS, com apresentação de Sérgio Stock e novo estúdio, junto da redação. O time de comentaristas, que já tem André Machado, Lizemara Prates e Oziris Marins, ganha mais três nomes: Sergio Boaz assume o conteúdo de esporte, com os destaques da dupla Gre-Nal; Ico Thomaz traz mais cultura e entretenimento para as noites da Band RS; e, de Londres, Fernanda Zaffari mostra curiosidades da vida na Europa e experiências que podem servir para Rio Grande do Sul. Outra novidade será o investimento em tecnologia para Gabriela Lerina mostrar como fica o tempo em todo o Estado.

“É uma tendência mundial estar onde os fatos chegam e são apurados”, afirma o apresentador Sérgio Stock. “É uma mudança de cenário, mas também de conceito. Teremos um programa mais dinâmico e próximo do telespectador”.

O Band Cidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 19h20, e pode ser assistido também pela internet.

 

Economídia abre filial em Florianópolis

A Economídia, agência com sede em São Paulo, acaba de abrir em Florianópolis a sua primeira filial, no prédio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O novo escritório será, em princípio, focado em serviços de marketing digital. Fundada por Luis Fernando Klava, a agência atende a clientes em mais de 30 mercados e conta com 35 colaboradores. Entre suas principais áreas de atuação estão relações públicas, marketing digital e eventos.

“Somos uma agência com espírito jovem e visão de crescimento”, afirma Tâmara Wink (tamara.wink@economidia.com.br), diretora de Estratégias Digitais. “Com essa filial, vamos nos aproximar de grandes players do marketing digital e estaremos sempre à frente das inovações, tendências e tecnologias, gerando mais resultados para nossos clientes.

Top Mega Brasil prorroga votação até quinta-feira (29/3)

Com o objetivo de permitir que um maior número de profissionais possa participar do primeiro turno do TOP Mega Brasil – 2018, que distinguirá as feras da comunicação corporativa nas categorias Agências de Comunicação e Executivos da Comunicação Corporativa, a Mega Brasil e a Maxpress, parceiras no projeto, decidiram prorrogar por três dias o prazo de votação. Desse modo, jornalistas e profissionais de comunicação têm até 29 de março para fazerem as indicações de executivos e agências de comunicação de qualquer região do País. A apuração, prevista para 28 e 29 de março, foi transferida para os dias 2 e 3 de abril; e o segundo turno, programado para de 2 a 17 de abril, será realizado de 4 a 20 de abril.

Os organizadores lembram que quem não recebeu o link para votação, mas quer votar, deve enviar mensagem para premio@maxpress.com.br solicitando a inclusão no mailing de votantes, neste caso até quarta-feira, 28 de março. Pedidos de cadastramento após essa data serão automaticamente direcionados para votação no segundo turno do certame.

Outros esclarecimentos também devem ser solicitados pelo premio@maxpress.com.br.

Inscrições abertas para o Jornalismo sem Fronteiras em Buenos Aires

Estão abertas as inscrições para o programa de correspondente do Jornalismo sem Fronteiras em Buenos Aires. A preparação dos participantes será de 4 a 14 de julho, em São Paulo. Para aqueles que moram em outros estados ou que não poderão comparecer na data dos encontros, o treinamento será virtual. Ao todo, serão três encontros, em que haverá oficinas e bate-papos com profissionais que irão auxiliar os profissionais durante a experiência.

O programa tem como objetivo proporcionar a estudantes de Comunicação e Jornalismo a experiência de ser um correspondente internacional. Durante a capacitação, os participantes exercerão atividades relacionadas aos cursos, como fotografar, entrevistar, filmar e editar. Além disso, participarão de reuniões e produzirão reportagens em vídeos e textos, que serão postadas no site do Jornalismo sem Fronteiras. As inscrições para o programa vão até 30 de março, ou enquanto houver disponibilidade.

Portal R7 fecha parceria com o Lance

O portal R7 vai publicar diariamente conteúdo do Lance em sua editoria de esportes. Desde a semana passada (14/3), traz a cobertura internacional e nacional do Lance nos campeonatos de futebol, tênis, basquete e outros esportes.

Há mais de 20 anos no mercado do segmento esportivo, o Lance tem, no site, 4 milhões de usuários únicos ao mês e mais de 70 milhões de páginas vistas, além do jornal impresso nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O R7 registra 56 milhões de visitantes únicos por mês e acumula 948 milhões de páginas vistas mensalmente, com uma força muito grande no ambiente mobile.

 

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