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quarta-feira, julho 16, 2025

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CNN Brasil demite Basília Rodrigues e cancela quatro programas

CNN Brasil demite Basília Rodrigues e cancela quatro programas
Basília Rodrigues (Crédito: Instagram)

A CNN Brasil anunciou nesta terça-feira (17/6) a saída de Basília Rodrigues, após cinco anos de casa. Em comunicado interno, enviado aos funcionários da emissora, o canal informou que O Grande Debate, programa comandado pela jornalista, passará a ser mediado por Julliana Lopes. As informações são de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.   

Além do desligamento de Basília, a CNN também anunciou que vai cancelar quatro programas de sua grade. Serão descontinuados: O Ponto, GPS CNN, CNN Entrevistas e CNN Eleições: 2026 Já Começou.

“A CNN promove esses ajustes pontuais na sua estrutura organizacional com o objetivo de tornar a operação ainda mais eficiente, sustentável e alinhada com os desafios e oportunidades do setor. Todos os investimentos programados para o segundo semestre serão mantidos”, diz o comunicado da CNN Brasil.

Basília Rodrigues chegou à CNN Brasil em 2020, integrando o primeiro time de jornalistas da emissora no Brasil. Especializada na cobertura de política, era figura conhecida em programas sobre os bastidores do poder. Desde julho de 2024, comandava o programa O Grande Debate. Antes da CNN Brasil, atuou por 12 anos na cobertura política da rádio CBN, do Grupo Globo. Foi também repórter do portal Metrópoles e da Gazeta do Povo e editora-chefe da revista Evoke.

100 anos de Rádio no Brasil – Tecnologia no dial: os sinais do futuro no NAB Show 2025

Por Álvaro Bufarah (*)

Se há um lugar no mundo onde é possível ver, ouvir e quase tocar o futuro do rádio, esse lugar é o NAB Show, realizado anualmente em Las Vegas. Mais do que uma feira tecnológica, trata-se de uma espécie de termômetro da alma da radiodifusão global, onde engenheiros, programadores, produtores e estrategistas se reúnem para debater − e lançar − as inovações que moldarão a escuta nos próximos anos.

Como já é tradição, a revista Radio World anunciou os vencedores do prêmio Best of Show NAB 2025, reconhecendo os produtos mais relevantes apresentados no evento. A lista funciona como uma radiografia de tendências: automações sofisticadas, uso intensivo de inteligência artificial, sistemas baseados em nuvem, experiências sonoras personalizadas e integração IP plena. Tudo o que uma emissora − grande ou pequena − precisa saber para continuar viva no ambiente digital.

Entre os destaques, o aiTrack da ENCO chamou atenção por materializar uma previsão antiga: locução gerada por inteligência artificial com base em metadados musicais. A ferramenta oferece falas com entonação natural e conteúdo contextualizado, eliminando a necessidade de locutores ao vivo em determinadas faixas. Já plataformas como o Control Room da Super Hi-Fi levam a IA a um nível ainda mais criativo, permitindo transições sonoras automáticas, programação com voice-tracking sintético e inserções publicitárias dinâmicas − tudo ajustado à identidade da emissora e ao perfil do ouvinte.

A tecnologia também se estende à produção visual. A solução Visual Radio Air Chain, da parceria entre Nautel e Quu, sincroniza áudio com dados visuais em tempo real, permitindo que receptores modernos exibam informações complementares, como capa do álbum, letra da música ou inserções de patrocínio em tela, elevando o nível da experiência radiofônica para um padrão multimídia.

As soluções baseadas em nuvem também foram as grandes protagonistas do evento. O Broadcast.Radio Archive, por exemplo, permite gravar, armazenar e reproduzir conteúdos ao vivo com segurança, enquanto o ZettaCloud, da RCS, e o Content Controller, da Radio.Cloud, garantem redundância de sinal e automação remota total − um sonho para programadores que trabalham em regime híbrido ou para emissoras com operações em múltiplas localidades.

Na mesma lógica de integração inteligente, o Marketron NXT, aliado ao Traffic, representa o que há de mais sofisticado na convergência entre vendas tradicionais e campanhas digitais, criando uma plataforma unificada para monetização de audiência.

A engenharia do som também deu show. O Optimod 5950 HD, da Orban, e o Neuron, da Wheatstone, levaram para Las Vegas processadores de áudio multibanda com controle IP e latência mínima, ideais para emissoras FM e HD que desejam ajustar sua sonoridade com precisão cirúrgica. Complementam essa sofisticação o Rulebreaker Final Clipper, da Thimeo, que permite alto impacto sonoro sem distorção, e o Wheatstream Duo, que garante transporte de áudio IP com redundância integrada − evitando interrupções críticas no fluxo entre estúdios e transmissores.

Outro eixo de destaque foi a automação de larga escala. O DJB Zone permite controle remoto de múltiplas estações com sincronização de conteúdo e inserções regionais. O NextKast onAir, por sua vez, oferece uma suíte de automação completa com agendamentos dinâmicos e integração com metadados, facilitando desde a programação musical até a veiculação publicitária. O MusicMaster CS Web, consagrado software de playlisting, agora em versão online, fecha o pacote para diretores musicais em movimento.

E não faltou precisão no monitoramento: o MaxxKonnect RMT 416 permite escutar e gerenciar até 16 sinais simultâneos remotamente, enquanto o INOmini 645, da Inovonics, garante monitoramento via IP em tempo real, essencial para engenheiros de plantão.

No conjunto, o NAB Show 2025 não mostrou apenas tecnologias − mostrou direções. Uma nova era de rádio se consolida: mais automatizada, mais personalizada, mais híbrida entre plataformas, mas ainda profundamente humana em sua essência. O rádio que sobrevive é o que se reinventa, seja em ondas hertzianas, em fluxos de dados ou no ouvido de um algoritmo que aprendeu a falar com a sua audiência.

Fontes consultadas:

Álvaro Bufarah

Você pode ler e ouvir este e outros conteúdos na íntegra no r, um blog que teve início como uma coluna semanal na newsletter Jornalistas&Cia para tratar sobre temas da rádio e mídia sonora. As entrevistas também podem ser ouvidas em formato de podcast neste link.

(*) Jornalista e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e do Mackenzie, pesquisador do tema, integra um grupo criado pela Intercom com outros cem professores de várias universidades e regiões do País. Ao longo da carreira, dedicou quase duas décadas ao rádio, em emissoras como CBN, EBC e Globo.

ABCPública inicia Ciclo de Boas Práticas em Comunicação Pública com case da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) deu início em 9 de junho ao seu Ciclo de Boas Práticas em Comunicação Pública. Realizado de maneira virtual e gratuita com inscrição prévia, o Ciclo foca em estratégias inovadoras e casos exitosos de práticas de comunicação pública.

O case apresentado na primeira sessão foi o da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), representada por Eduardo Ghirardelli, responsável pela equipe de redes sociais da empresa. A atividade foi mediada por Paulo Beraldo, membro da ABCPública em São Paulo, e foi marcada por grande interação dos participantes – associados e não associados.

Para dar uma dimensão da companhia, Ghirardelli comentou que a CPTM transporta diariamente cerca de 1,7 milhão de passageiros em 18 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Tem 57 estações e um quadro de 5,3 mil funcionários.

Após a apresentação institucional da CPTM, o foco passou para sua atuação nas redes sociais. Nesse ambiente, a empresa tem cerca de 2,14 milhão de seguidores, divididos entre as seguintes redes: X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Threads e TikTok. Esse último, inclusive, foi de onde surgiu a ideia de começar a atuar dessa forma nas redes.

Mas onde surgiu a ideia de produzir conteúdos lúdicos para as redes sociais?

Ghirardelli explicou que a virada de chave veio após uma requisição da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo, que recomendou que as empresas públicas paulistas fizessem contas no TiKTok e produzissem conteúdo adaptado para essa rede. O ano era 2020.

Desde então, Ghirardelli e a equipe de mais quatro funcionários concursados têm trabalhado produzindo conteúdos que “furaram a bolha” dos usuários paulistas e ajudaram a fortalecer a imagem da companhia. A avaliação positiva da empresa chegou ao seu nível mais alto em 2024, com 86,9%, em comparação a 59,4% em 2014.

“Procuramos sempre aliar o bom humor e a linguagem jovem aos nossos conteúdos, fazendo uso de memes, áudios, trends e materiais de utilidade pública para atrair novos seguidores, principalmente da Geração Z, entrantes no mercado de trabalho e que nem sempre conhecem nosso serviço”, explicou o profissional, lembrando que as viagens a trabalho representam 69% do total.

Foram apresentados alguns vídeos que viralizaram, como um sobre a limpeza que chegou a 31 milhões de pessoas no Instagram e outro sobre segurança das estações que atingiu 18 milhões de visualizações no Youtube. Também foi exibido o vídeo que viralizou ao comparar o trem da CPTM a um Bentley, seguindo uma trend das redes sociais. Essa peça alcançou grande repercussão e até foi destaque na imprensa.

‘Pessoas, atenção e informação’

A estratégia que orienta a atuação da CPTM nas redes sociais é baseada no conceito “PAI” – sigla para pessoas, atenção e informação. A empresa tem apostado na humanização da comunicação ao usar seus profissionais “como atores” nos vídeos para reforçar a ideia de ser uma companhia “feita de pessoas para pessoas”.

Já no eixo da atenção, a CPTM mantém monitoramento constante das redes para aproveitar tendências, memes e temas em alta, inserindo a marca em diferentes contextos com o objetivo de atrair a atenção dos usuários. No pilar da informação, o foco está em manter os seguidores bem informados sobre os serviços prestados, campanhas de segurança, obras, novidades operacionais e conteúdos de utilidade pública.

Ghirardelli destacou que o sucesso da estratégia digital da CPTM está ligado ao trabalho dedicado da equipe, à confiança dos gestores e à liberdade criativa para desenvolver as ações. Segundo ele, a agilidade nos processos de aprovação é fundamental para aproveitar o timing das redes sociais. Ressaltou também que os resultados obtidos fortalecem ainda mais esse ciclo de confiança e respaldo às ações comunicacionais dentro da instituição.

Rodrigo Cayque, integrante da equipe de redes sociais da CPTM, também participou do encontro e deixou uma recomendação aos profissionais de comunicação pública de outras instituições: “Simplificação é a palavra-chave”. Segundo ele, a orientação vale tanto para os processos internos quanto para a linguagem e a forma de dialogar com os diferentes públicos.

Próximo ciclo:

O segundo encontro do Ciclo de Boas Práticas em Comunicação Pública traz o case da Câmara Municipal de Barueri, que passou a ser fonte primária de informação ao adotar uma abordagem voltada à comunicação pública. A mudança estratégica ampliou de forma espontânea a presença da Câmara na imprensa regional e melhorou a qualidade da informação oferecida à sociedade. O expositor será Érison Martins, no dia 7 de julho, às 19h30. Link para inscrição no próximo ciclo:

https://doity.com.br/boas-praticas-em-comunicacao-publica-encontro-2-camara-de-barueri


Rafael Ihara assina com o InfoMoney

Rafael Ihara deixa o Times Brasil CNBC
Crédito: Instagram

O InfoMoney anunciou a contratação de Rafael Ihara, jornalista especializado em economia, negócios e finanças. Ele chega para atuar como apresentador de programas no site. Segundo Matheus Lombardi, CEO do InfoMoney, a chegada de Rafael representa um movimento importante do veículo para “se posicionar como referência em conteúdo audiovisual” sobre economia.

Rafael deixou o Times Brasil CNBC, onde atuou como âncora do telejornal Agora, focado na cobertura de economia e finanças nacionais e internacionais. Antes, foi repórter do Grupo Globo durante seis anos, cobrindo o dia a dia da região metropolitana de São Paulo. Fez reportagens e entradas ao vivo para os telejornais Jornal NacionalJornal HojeBom Dia Brasil, entre outros. Foi ainda editor do G1 e repórter do GloboCop.

Trabalhou também na FSB Holding como editor-chefe da Bússola Exame, plataforma de produção de conteúdo sobre economia, negócios e reputação. É diretor-geral e fundador da plataforma de educação Oriente Educação.

Sérgio Aguiar deixa a Record após 6 anos

Sérgio Aguiar deixa a Record após 6 anos
Sérgio Aguiar (Crédito: Instagram)

A Record TV anunciou a saída do apresentador Sérgio Aguiar após seis anos de casa. Ele comandava, ao lado de Christina Lemos, o Jornal da Record. Eduardo Ribeiro, que já estava cobrindo as férias de Aguiar, assume a bancada do telejornal de forma definitiva.

Além de âncora do Jornal da Record, Aguiar atuava na apresentação do Fala Brasil, ao lado de Mariana Godoy. Paloma Poeta, apresentadora do Fala Brasil da edição de sábado, será promovida a âncora titular. Ela também trabalha como repórter do Domingo Espetacular.

Sergio Aguiar iniciou a carreira em 1990, como estagiário da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Três anos mais tarde, assinou com a rádio CBN. Posteriormente, trabalhou também na TV Manchete. Em 1996, integrou a equipe fundadora da GloboNews. Apresentou programas como Em Cima da Hora, Conta Corrente e Em Pauta. Também fez reportagens para o Fantástico. Foram mais de 22 anos de trabalho no Grupo Globo.

Em 2019, assinou com a Record TV, como um dos apresentadores substitutos do Jornal da Record e do Fala Brasil. Em 2022, passou a ancorar o Domingo Espetacular, ao lado de Carolina Ferraz. E em março deste ano, assumiu a titularidade do Jornal da Record, dividindo a bancada com Christina Lemos, em substituição a Celso Freitas.

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: O cego na História (10)

Preciosidades do acervo Assis Ângelo: O cego na História (10)
Galileu Galilei, identificado (Crédito: Wellcome Library)

Por Assis Ângelo

Graciliano Ramos não era propriamente um tagarela, como o são geralmente os papagaios.

Embora faça eu essa pequena observação, a mim também não custa lembrar que Graciliano foi o escritor que mais papagaios pôs como “personagens” em suas histórias.

Histórias de Alexandre, de 1944, tem vários tagarelas plumados com a cor verde em destaque.

Na obra-prima Vidas Secas, o autor alagoano de Quebrângulo põe entre a família retirante um papagaio e uma cadela de estimação. Logo no começo, o papagaio é servido como alimento para saciar a fome da família em fuga da seca. E a dureza permanece braba no correr das páginas. Ali pela metade, a cadela é sacrificada a tiro de espingarda. E mais não digo.

Lembrei que Graciliano sofreu de cegueira nos seus primeiros anos de vida.

Como ele, houve outros autores que também experimentaram essa realidade. E até cientistas do calibre do inglês Isaac Newton (1643-1727).

Isaac, de tanto observar o céu sem fim, acabou ficando cego por alguns dias. Recuperou a visão após trancar-se no quarto, completamente escuro.

Bom, você sabe quem foi Nicolau Copérnico? E sua teoria sobre o movimento da Terra?

O italiano Galileu Galilei (1564-1642), também investigador dos mistérios universais, depois de muitos estudos concluiu que a teoria de Copérnico era fato. E que teoria era essa?

Galileu Galilei (Crédito: Wellcome Library)

O polonês Copérnico (1473-1543) tinha certeza de que a Terra sempre girou em torno do Sol. Quer dizer, pensamento completamente diferente do que divulgava a Igreja aos seus fiéis. Por isso, Galileu foi preso e condenado pelo tribunal da Santa Inquisição.

Como já era muito famoso, Galileu recebeu a “benção” dos inquisidores assassinos para cumprir a pena em casa. Morreu cego.

Cego também morreu o filósofo francês Denis Diderot (1713-1784).

É provável que tenha sido Diderot o primeiro filósofo a teorizar sobre a cegueira.

Em 1649, publicou Carta sobre os cegos para uso dos que veem. Nessa obra, o autor põe em movimento nas páginas três ou quatro cegos como personagens. Tem uma cega entre eles que diz que a cegueira na mulher é diferente da cegueira no homem.

Para escrever tal obra, Diderot costumava tapar os ouvidos e fechar os olhos. Fazia isso nos teatros, por exemplo. A ideia era sentir o que sentem as pessoas cegas.

A Igreja desceu-lhe o pau. Em palavras, ele disse: “O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as vísceras do último padre”.

Denis Diderot (Crédito: Pintura de Louis-Michel van Loo/1767)

Entre os grandes nomes da Ciência e da Astronomia, quem não se deu bem foi Giordano Bruno. Esse foi amarrado vivo num mastro fincado no meio de uma grande fogueira e…

O pecado de Bruno foi discordar de tudo ou quase tudo do que pensava a Igreja, como a virgindade de Maria e a Terra como centro do Universo.

Dito isso, voltemos à literatura tupiniquim.

Você sabe quem foi o bom Romeu?

Chega aí na estante e pega Grande Sertão: Veredas, do mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967).

Jovem Pan e Lance firmam parceria de conteúdo

Jovem Pan e Lance firmam parceria de conteúdo

A Jovem Pan Esportes e o Lance firmaram uma parceria de conteúdo que inclui o compartilhamento de informações esportivas, além da ampliação das duas marcas no meio digital e integração de conteúdo nos mais diversos canais, como site, redes sociais, rádio e TV.

O objetivo da parceria é ampliar a quantidade e a qualidade do conteúdo esportivo publicado pelos dois veículos. A Jovem Pan deve abrir espaço em sua programação para informações do Lance, e o Lance deve ter uma área dedicada ao conteúdo publicado pela Jovem Pan.

“É um primeiro passo importante na direção de uma colaboração mais ampla entre dois nomes que representam tradição, credibilidade e paixão pelo esporte. Vamos trabalhar juntos para entregar ainda mais conteúdo relevante e com a agilidade que o público exige hoje”, declarou Gabriel Dias, diretor de esportes da Jovem Pan.

“Conectar duas potências da comunicação que compartilham a mesma paixão por conteúdo de qualidade é uma conquista importante para os fãs de esporte. Essa parceria com a Jovem Pan vai ampliar o alcance da informação e da emoção — no portal e nas redes sociais”, comentou Pedro Henrique El Bainy, Head de Parcerias e Novos Negócios do Lance.

Notícias Populares, peça humorística sobre a busca pela audiência, estreia no YouTube

Notícias Populares, peça humorística sobre a busca pela audiência, estreia no YouTube

A Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo publicou na quinta-feira (12/6) a gravação da peça Notícias Populares no canal do grupo no YouTube. Inspirado no jornal homônimo que marcou época com manchetes sensacionalistas, o espetáculo foi criado em 1997. A gravação disponível no YouTube é de uma apresentação da peça em março deste ano, no Teatro da CAESB, em Águas Claras (DF), em comemoração aos 30 anos de trajetória da Cia brasiliense.

Notícias Populares é uma grande sátira sobre a busca pela audiência, abordando com humor os exageros da cobertura jornalística. A peça é composta por esquetes independentes, cada uma delas abordando temas como política, segurança pública, cultura pop e comportamento. A apresentadora, interpretada por Adriana Nunes, anuncia as “notícias” que serão encenadas pelos atores Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues. A direção de filmagem e edição é de Rodrigo Fernandes.

O espetáculo tornou-se um clássico do grupo Os Melhores do Mundo. Em 2006, ganhou projeção nacional quando uma icônica cena do personagem Joseph Klimber foi exibida no programa de Jô Soares e viralizou nas redes sociais.

“Agora, quase três décadas após sua estreia nos palcos, Notícias Populares chega em formato audiovisual para uma nova geração de espectadores, e também para os fãs nostálgicos que acompanharam sua trajetória”, escreveu a Cia, em release sobre a novidade.

O jornal Notícias Populares, que inspirou o espetáculo, foi uma publicação que circulou em São Paulo por 38 anos, publicado pelo Grupo Folha. Fundado em 1963 e encerrado em 2001, o jornal, que utilizava o slogan Nada mais que a verdade, tinha em suas capas manchetes chocantes e sensacionalistas, com nudez, teorias da conspiração e eventos sobrenaturais, com o objetivo de chamar a atrair (e divertir) o público.

Assista à peça na íntegra aqui.

Making Waves: estudo do Pulitzer Center aponta baixo espaço na mídia para a saúde dos oceanos

Por Luciana Gurgel

Enquanto a cidade de Nice, na França, recebe durante esta semana a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3), um dado inquietante chama atenção: apesar da relevância global do tema, a saúde do oceano não tem o espaço que deveria na cobertura jornalística.

Luciana Gurgel

Um estudo recente do Pulitzer Center, intitulado Making Waves, traz evidências dessa realidade, que muda quando há um grande evento como o encontro de líderes globais na cidade francesa − mas na maior parte do tempo as questões ligadas ao mar ficam em segundo plano.

O relatório revela que, mesmo reconhecendo a importância vital do tema, a mídia ainda trata a saúde do oceano como um nicho ambiental, deixando de conectá-lo com outras grandes questões globais, além de enfrentar dificuldades para a cobertura, que incluem orçamentos limitados e treinamento.

Esse cenário de visibilidade limitada preocupa, já que a saúde do oceano está diretamente ligada ao clima, à economia e ao bem-estar humano.

Entretanto, segundo o Pulitzer Center, a cobertura jornalística não reflete toda essa complexidade e urgência, oferecendo ao público apenas vislumbres fragmentados do problema.

O estudo do Pulitzer Center buscou embasar estratégias para fortalecer a narrativa sobre a saúde do oceano na mídia.

Para isso, adotou uma metodologia mista. Na fase qualitativa, foram realizadas 11 entrevistas em profundidade com especialistas de diversas áreas: biologia marinha, economia, conservação, comunicação e ONGs, todos com o oceano no centro de seus trabalhos para impulsionar mudanças.

Na etapa quantitativa, jornalistas de um banco de dados interno participaram de um questionário online de cinco minutos, disponível em inglês, espanhol, francês, português e bahasa indonésio.

No total, 78 jornalistas de 30 países responderam − 63% freelancers e 37% vinculados a organizações de mídia. A maioria (77%) já havia abordado temas como conservação, impactos das mudanças climáticas, predatória, saúde pública, pesquisa científica, disputas territoriais e crimes ambientais.

O estudo analisou ainda a visibilidade nas mídias sociais, usando ferramentas como Brand24, BuzzSumo e Media Cloud. Foram monitoradas palavras-chave relacionadas a aquecimento global, poluição e perda de biodiversidade.

Os dados revelaram que a cobertura é pontual, com pouca continuidade e dificuldade de conectar o tema à realidade das comunidades costeiras e ao cotidiano das pessoas.

Leia a matéria completa em MediaTalks.


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O presente e o futuro do jornalismo – Insights: Próximo encontro discutirá experiências digitais no jornalismo

O quarto encontro do ciclo O presente e o futuro do Jornalismo – Insights, que J&Cia realiza como parte das comemorações de seu 30º aniversário, em parceria com a ESPM São Paulo, está marcado para o dia 30 de junho, das 9h30 às 12h30, no auditório da ESPM Tech (rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana).

O debate terá como tema Nativos Digitais: Experiências digitais que estão transformando e revitalizando o Jornalismo brasileiro. Participarão Lilian Tahan (diretora executiva do Metrópoles), Mateus Netzel (diretor executivo do Poder360) e Murilo Garavello (diretor de Conteúdo do UOL). A mediação será de Maia Fortes (diretora executiva da Associação de Jornalismo Digital − Ajor). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por este link. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

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