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sábado, julho 12, 2025

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Agência Lupa terá ombudsman durante a cobertura eleitoral

Fernanda Escóssia
Fernanda de Escóssia

A Agência Lupa terá até novembro a jornalista e professora universitária Fernanda de Escóssia exercendo a função de ombudsman. Ela foi contratada para ouvir as críticas dos leitores/ouvintes/espectadores da agência e repassá-las à redação, de forma a aprimorar o trabalho oferecido. Até o fim da campanha eleitoral, acompanhará de perto a produção da Lupa, assim como as críticas dos leitores. Realizará uma auditoria independente sobre todo o conteúdo publicado, apontando falhas, ressaltando acertos e propondo melhorias. Ela foi apresentada à metodologia de trabalho da Lupa, aos cinco pontos do código de ética da International Fact-checking Network (IFCN) e já dispõe de um e-mail público (ouvidoria@lupa.news) para ouvir os leitores.

Fernanda foi repórter em O Povo (Fortaleza), Folha de S.Paulo e O Globo, diário em que também trabalhou como editora de Política/País. Leciona no Ibmec Rio, foi professora da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora Fellow da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas. Atualmente, integra a equipe de jornalistas da Associação dos Docentes da UFRJ.

Amon Borges lança o blog Lineup

Amon Borges
Amon Borges

Amon Borges, que na Folha de S.Paulo responde pelo blog Inteligência de Mercado, sobre publicidade e marketing, também estreou no site do jornal o blog Lineup, que traz notícias sobre os principais shows e festivais no Brasil e no mundo. Dedicado ao público que gosta de música e de viajar, tem agenda de shows, notícias sobre música, entrevistas, listas, além de vídeos e playlists.

Desde 2011 na Folha, Amon passou pelo Guia e pela revista sãopaulo e atualmente está na Espanha para um mestrado em produção jornalística multiplataforma na MPXA/Universidad de Coruña. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, cursou filosofia na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e tem um MBA em marketing digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Edilamar Galvão é a nova coordenadora do Curso de Jornalismo da Faap

Edilamar Galvão
Edilamar Galvão

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutoranda em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades no núcleo Diversitas, da USP, Edilamar Galvão é a nova coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Também é professora da graduação e pós-graduação da instituição, nas áreas de Estética e Jornalismo, e responsável pela criação e coordenação do laboratório de produção de conteúdos jornalísticos, LabJor FAAP, além de ter coordenado parcerias com grandes veículos de comunicação, como o Debates & Provocações Época/Faap e o Ciclo Faap/El País.

Weber Shandwick passa a atender ao Tinder Brasil

Weber Shandwick

A Weber Shandwick é a nova agência de relações públicas no Brasil do aplicativo de relacionamentos Tinder. As duas empresas iniciaram a parceria em julho, com foco no planejamento de estratégias e relacionamento com as mídias de consumo e tecnologia. A Weber Shandwick terá a missão de dar suporte a oportunidades orgânicas e em parceria com influenciadores e veículos.

A conta é liderada por Verônica De Zorzi e Daniela Braun, diretoras de consumo e tecnologia, respectivamente, além de Ian Castelo Branco, vice-presidente de Insights.  Os responsáveis pela gestão são Jessica Ramalho, gerente de Client Experience, Tatiana Puzzovio, líder da equipe de Analytics, e Vinicius Costa, executivo sênior para Integrated Media. os contatos para a imprensa são tinderbrazil@webershandwick.com e 11-3027-0200.

Atlas da Notícia faz nova campanha de levantamento colaborativo

Atlas

O Atlas da Notícia, projeto inédito de mapeamento de veículos de jornalismo – especialmente local – no Brasil, busca expandir e atualizar o seu banco de dados por meio de uma nova campanha de crowdsourcing (levantamento colaborativo), para complementar a pesquisa que já está em curso. Lançada em novembro de 2017, a iniciativa é uma realização do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e tem a pesquisa, análise e publicação dos dados desenvolvida pela agência Volt Data Lab.

A nova etapa do projeto inclui uma rede de pesquisadores nas cinco regiões do País. Marcela Donini (Sul), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Juan Torres (Nordeste) e Loraine França (Centro-Oeste) auxiliarão o Volt na identificação e verificação de veículos jornalísticos. Segundo Sergio Spagnuolo, editor do Volt, “o objetivo é avançar o nível de conhecimento que temos sobre os veículos existentes no Brasil, estejam eles ou não já presentes em nosso banco de dados. Também queremos confirmar informações existentes e ampliar nossa base”. Para ele, ao “se obter conhecimento sobre vazios de notícia e sobre a característica de veículos no interior do Brasil, fora dos grandes centros de mídia, será possível orientar iniciativas, programas e políticas que possam fortalecer o jornalismo local”.

Angela Pimenta, presidente do Projor, considera que a atualização vai consolidar o projeto: “Vamos começar a registrar fechamento e abertura de veículos jornalísticos anualmente. Dessa forma, conseguiremos documentar os chamados desertos de notícias”. Segundo ela, o direito humano universal de receber informações de interesse público sobre o poder local fica comprometido com a ausência de jornalismo local: “Trocando em miúdos, uma cidade sem veículos noticiosos – um deserto de notícias – é um lugar onde a prefeitura, a Câmara Municipal, a fila do SUS, as escolas, a pavimentação e iluminação pública, para ficar em alguns exemplos, não têm cobertura. Ali não existe escrutínio e cobrança”.

A publicação da segunda edição completa do Atlas da Notícia está prevista para novembro. O projeto inclui também a veiculação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, seja nos desertos de notícias, seja em municípios com experiências bem-sucedidas e inovadoras na cobertura de temas de interesse público.

O Atlas da Notícia inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review. Com apoio do Facebook Brasil, o Atlas conta com parceria institucional da Abraji.

Ana Brambilla vai lecionar em Dubai

Ana Brambilla
Ana Brambilla

Ana Brambilla seguiu para Dubai em 18/8 onde vai lecionar no programa de Mestrado em Liderança e Inovação em Mídia Contemporânea da American University naquele país. Integrará a equipe de Pedro Sellos, do ISE, com quem já havia trabalhado no Master em Jornalismo Digital da entidade, em São Paulo. Com isso, deixou de dar aulas na Cásper Libero e a pós que coordenava em Ciências do Consumo no Senac.

Doutorada em Jornalismo e Redes Sociais na Universidade Austral, da Argentina, Ana (anabrambilla@gmail.com) foi editora de mídias sociais e estratégia de conteúdo digital nas editoras Globo e Abril e no portal Terra. Na área acadêmica, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação em SP, RS, PR, MG, BA e GO. É autora do livro SMO – Social Media Optimization e organizadora dos e-books Para entender as mídias sociais – volumes 1, 2 e 3.

Inscrições abertas para o Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Iniciativa do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, em parceria com a Federação Nacional dos Policiais Federais, vai premiar as melhores reportagens sobre Segurança Pública publicadas em veículos de comunicação brasileiros. Serão R$ 20 mil para trabalhos jornalísticos veiculados em TV, Jornais, Revistas, Rádios, Sites e Blogs.

O jornalista poderá inscrever no máximo três trabalhos, individuais ou em parceria, até 31/8, data-limite para o envio das matérias por meio do site do prêmio. As reportagens precisam ter sido publicadas entre 20/10/2017 e 31/7/2018. Os finalistas serão divulgados em 19 de outubro. A premiação será realizada em Brasília durante coquetel em comemoração ao Dia do Policial Federal, em 22/11, a partir das 20h, no salão de festas Porto Vitória (Setor de Clubes Esportivo Sul, trecho 02, lote 19). Mais informações e inscrições no site do prêmio.

Jornalista da Al Jazeera conversa sobre realidade virtual

Zahra Rasool
Zahra Rasool

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

A jornalista indiana Zahra Rasool, editora na rede Al Jazeera, discute nesta quinta feira (23/8), sobre  a realidade virtual, o protagonismo dos personagens e o papel da tecnologia nas narrativas imersivas. Ela dedica-se a contar histórias de pessoas que não costumam ter voz na mídia tradicional. Para tanto, usa a realidade virtual para tentar transportar o espectador para uma verdade diferente, por meio de imagens em 360 graus. Às 21h15, no programa Singulares da TV Brasil; replay no dia seguinte (24/8), às 6 horas.

Natural de Mumbai, Zahra graduou-se em Jornalismo pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Depois de concluir o mestrado, trabalhou para o Huffington Post e lá especializou-se na produção de vídeos imersivos e em realidade virtual. Hoje responde pelo Contrast Studio da rede Al Jazeera, que realiza documentários em realidade virtual.

Agência Pública oferece nova bolsa para reportagem

A Agência Pública lançou esta semana, em parceria com a Oxfam Brasil, o concurso Microbolsas Fome. As inscrições, abertas online até 21/9, destinam-se aos repórteres interessados em propor pautas sobre a volta da fome ao Brasil.

Cada um dos quatro autores escolhidos pelas melhores pautas ganhará uma bolsa de R$ 7 mil e orientação da Agência Pública para produzir a reportagem. Os candidatos devem detalhar a pauta que pretendem investigar, a pré-apuração, o plano de trabalho e o orçamento. Serão aceitas propostas de reportagens escritas, em vídeo, áudio ou multimídia, desde que sejam investigativas.

Jorge Vinícius deixa o Grupo Globo 

Jorge Vínicius
Jorge Vinícius

O narrador do SporTV Jorge Vinícius despediu-se nessa segunda-feira (20/8) do Grupo Globo em São Paulo. Após oito anos de casa, sua saída faz parte da chamada reestruturação do esporte do Grupo, fruto da integração entre TV Globo e SporTV.

Na emissora, Jorge narrava partidas de futebol e de outros esportes. Novas dispensas não estão descartadas, já que a conclusão da integração do Esporte do Grupo Globo está prevista para se encerrar no final de 2019, segundo apurou a reportagem do UOL.

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