Com mais de 20 anos de experiência, Cristiane Santos é a nova diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil. Graduada em Jornalismo, é pós-graduada em Gestão Estratégica em Relações Públicas e Comunicação pela USP.
Cristiane iniciou a carreira na 3Com Corporation, em 1996, e em 2001 passou a atuar na Pharmacia, que foi adquirida pela Pfizer em 2003. Na empresa, atuou como coordenadora e como gerente de Comunicação Corporativa, até que, em 2009, passou a gerente sênior da área.
No mesmo período da pós do Insper, mas com apenas duas semanas de duração (22/7 a 1º/8), Alecsandra Zapparoli, ex-publisher e diretora de Conteúdo da Abril, marcará o início das atividades da sua empresa de mídia Galápagos Newsmaking com a Jornada Galápagos de Jornalismo, curso que busca repensar a lógica da produção, formatação e distribuição de conteúdo jornalístico, apostando em diversidade, regionalização, transparência, inovação, dados e, claro, pessoas.
Desde que deixou o cargo, há pouco mais de seis meses, ela começou a formatar a empresa por acreditar na necessidade de produção primária de conteúdo jornalístico, embora considere que sob o ponto de vista de modelo de negócio o momento seja altamente desafiador. Na prototipagem de alguns dos produtos, contou com a expertise em digital e mobile de Léo Xavier, atual CEO da Pontomobi, empresa da qual é fundador.
A primeira iniciativa da empresa, um curso gratuito de capacitação aberto a todas as pessoas que estão fazendo universidade ou têm diploma universitário com interesse em produção de conteúdo jornalístico (texto, vídeo, áudio, design, foto, programação, audiência e métrica), nasce com a premissa de compartilhamento de forças em prol de um objetivo comum: melhorar a formação de pessoas Brasil afora nas plataformas digitais, trazendo diversidade na produção, linguagem, pauta e, consequentemente, audiência.
Entre os parceiros que aceitaram compartilhar seu know-how estão Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e Linkedin, entre outros. Também apoiam a iniciativa Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, rede global de busca de talentos, referência na área em disseminar a importância da diversidade no ambiente corporativo. “Criamos métricas para medir o impacto social do curso e aprimorá-lo ano a ano”, informa Alecsandra.
Marcas como Ambev, 99 e Nestlé são os primeiros patrocinadores e apoiadores da empreitada, que espera mobilizar milhares de candidatos com o potencial de impulsionamento das empresas de tecnologia. Do total de inscritos, 200 selecionados serão entrevistados preferencialmente em suas localidades e 30 farão a mentoria presencial de quinze dias em São Paulo, com todas as despesas pagas (estadia, deslocamento e alimentação). Os outros 170 também terão acesso ao material do curso via vídeo. As inscrições devem ser feitas pelo site do curso.
O conteúdo, presencial, em São Paulo, virará material online para ampliar a abrangência da mentoria, cuja curadora responsável é Giuliana Bergamo, jornalista, escritora e repórter especial do Prêmio Claudia (2015 a 2018). Ela atuará com Felipe Germano, que deixou a Superinteressante após três anos. Fazem parte da grade disciplinas e palestras sobre compromisso ético, checagem dos fatos, esclarecimento de notícias falsas, contranarrativa, podcasts, técnicas de entrevistas, edição de vídeos, empreendedorismo, tendências de comportamento da audiência e engajamento, entre outros temas.
A ideia, segundo Alecsandra, é que no final do processo boa parte do grupo se torne colaborador regular da Galápagos Newsmaking: “É uma forma de trazermos pontos de vista diferentes, revelar personagens desconhecidos e, claro, ajudar a Galápagos a ser sustentável, tendo uma rede de colabores de qualidade, mas que não precisem compor o custo fixo da empresa”.
Após formar a rede de colaboradores, Alecsandra lançará a DarwiNews, primeira marca da Galápagos. Com o slogan Só a diferença ensina e faz evoluir, a marca focará em temas sobre cidadania, incluindo aí cobertura de poder, diversidade, inovação e cultura. No portfólio haverá ainda três outras marcas: Sabor4Life, que acompanhará o fenômeno mundial da preocupação com a qualidade do que se come e o impacto disso na cadeia alimentar – do pequeno agricultor à indústria; FelizMente, que acredita que ter conhecimento para poder gerir a sua própria saúde é o melhor remédio para uma boa saúde mental e bem-estar; e PMEvolução, sobre empreendedorismo e iniciativas inovadoras no universo de pequenas e médias empresas.
“Todas as marcas terão como premissa apuração de qualidade, serviço, foco em vídeo e voz, não preocupação com audiência a qualquer custo e pontos de vista, sem estridência nem militância. Não acredito em jornalismo sem opinião”, diz ela. Para colocar o projeto de pé, Alecsandra tem buscado diversificação para financiá-lo, até que a Galápagos se consolide e ganhe engajamento. O modelo inicial e principal é o de patrono-fundador, para grandes empresas (as contrapartidas de investimento são desenhadas sob medida, especialmente na forma de produção de conteúdo proprietário, eventos, consultoria); e investidores na pessoa física que acreditam que informação de qualidade é necessidade básica humana.
“Queremos exercer o jornalismo sustentável, transparente e de credibilidade, criando uma empresa que inova nas formas de produzir e distribuir notícias, acredita nas pessoas, aposta na tecnologia, regionalização, diversidade e dados. E cumprir nossos propósitos e conceito de jornalismo evolucionário com leveza e, acima de tudo, ética”, completa.
Curso Estratégias
Digitais para Empresas de Mídia beneficiará também profissional sênior em
busca de recolocação
O Departamento de Comunicação do ISE Business School abriu nessa quinta-feira (28/3) as inscrições para o processo seletivo que concederá duas bolsas de estudo no programa Estratégias Digitais para Empresas de Mídia, uma das quais exclusiva para jornalistas em busca de recolocação.
Segundo o ISE, num momento em que os veículos enfrentam inúmeros desafios para atingir a sustentabilidade de seus negócios, a concessão das bolsas tem um duplo objetivo: em primeiro lugar, possibilitar a participação de um gestor que demonstre condições de multiplicar os conhecimentos obtidos no programa e, assim, contribuir para a renovação do setor. Outro objetivo é valorizar aqueles excelentes profissionais que perderam seus postos. Por meio do curso, pretende-se proporcionar uma mudança de mindset e a oportunidade de se capacitar em temas essenciais para compreender o novo ecossistema midiático. A entidade acredita que, dessa forma, aumentarão suas chances de reposicionamento nas redações ou em setores afins.
O curso, que há alguns anos vem centrando sua abordagem nos modelos de negócios para a monetização do conteúdo informativo, oferece uma profunda reflexão sobre as recentes transformações comportamentais e tecnológicas e seus impactos na mídia.
Temas como inteligência artificial, analytics, blockchain e inovação são apresentados não de maneira genérica, mas na medida em que vêm alterando os processos das empresas produtoras de conteúdo. Os profissionais interessados devem acessar bit.ly/EditalBolsa. Outras informações com Glaucia Noguera ([email protected] e 11-3177-8325 / 975-454-656).
Foram grandes a surpresa e a ansiedade que se espraiaram pela redação da revista Exame com a informação divulgada por Vanessa Adachi, do Valor Econômico, em 24/3, de que a publicação estaria sendo comprada pelo BTGPactual. Procurado, o banco, por sua assessoria, informou que não se pronunciaria sobre o tema, posição que se mantinha inalterada até o fechamento desta edição.
Escaldada pelos constantes boatos sobre o futuro da revista, a redação viu que desta vez o assunto vai além dos rumores, sobretudo pela fonte da informação.
A ansiedade e o nervosismo só diminuíram na segunda-feira (25/3), depois de uma reunião entre o diretor de Redação André Lahoz e Fábio Carvalho, novo controlador da Abril e, por extensão, da Exame. André convocou a equipe e reportou a conversa, respondendo também a perguntas. No geral, houve, segundo apurou este J&Cia, uma mensagem tranquilizadora de Fábio, ótimas impressões sobre o próprio e suas intenções para com a Abril, e também de sua disposição de dar uma solução para a questão das pendências trabalhistas e com frilas.
Sobre a venda propriamente dita para o BTGPactual, que seria um desejo de seu presidente e futuro maior credor da Abril, André Esteves, há uma questão legal que deixa a transação em aberto: o processo não pode ser de venda direta; tem de passar por um leilão, por imposição da lei da recuperação judicial.
Soma-se a essas informações uma outra, a de que o Fábio Carvalho deve assumir a Abril em poucas semanas, tendo em vista que estão sendo finalizados os últimos detalhes de contratos que envolvem o negócio, como a transferência para a Enforce, empresa controlada pelo BTG, da dívida dela com o trio de bancos Itaú, Bradesco e Santander.
A propósito, a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Estado de São Paulo marcou para 17/4 nova assembleia de credores para aprovar ou não o plano de recuperação judicial da Abril: será às 13h, no Clube Homs (av. Paulista, 735), na capital paulista, com cadastramento no local a partir das 10 horas. Se não houver quórum, a segunda convocação será no dia 24. A 2ª Vara, inclusive, publicou em 19/3 a segunda lista de credores da Abril.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, em tese, a listagem organizada pela Deloitte, consultoria que administra a recuperação, deve trazer a correção de valores nos quais os demitidos em massa pela editora apontaram divergências. (Veja +)
O Grupo Folha demitiu na semana passada 20 profissionais, pelo que apurou este J&Cia. Deixaram a empresa:
Na Folha: Alex Kidd (Arte), Angelo Dias (Arte), Estelita Carazzai (Curitiba), Felipe Gutierrez (Mercado Aberto), Fernando Sciarra (Arte), Fernando Tadeu (Ciência), Lucas Vettorazzo (Rio), Maria Luísa Barsanelli (Ilustrada), Rafael Gregório (Ilustrada), Sergio Rangel (Rio) e Vanessa Alves (Turismo), além de duas outras profissionais, uma delas da TV Folha.
Do Agora saíram sete colegas, entre eles o editor responsável Cesar Camasão, que estaria ainda negociando possível transferência na empresa, e Alberto Nogueira (Esporte).
Num caso à parte, também foi demitida Vera Lia Roberto, que foi secretária do falecido patriarca da família, Octávio Frias de Oliveira, e que estava na empresa há 40 anos. Uma curiosidade: em 23 de março de 1990, ela foi conduzida coercitivamente pela Polícia Federal que havia invadido o jornal com agentes da Receita por ordem do então presidente Fernando Collor de Mello a pretexto de uma diligência fiscal.
Em contato com a empresa em 22/3, a direção do Sindicato dos Jornalistas protestou contra as demissões, criticou a direção da Folha por não abrir qualquer canal de diálogo com os jornalistas e com o Sindicato, e reivindicou uma reunião para debater a dispensa coletiva. “Somos expressamente contra qualquer demissão, e é lamentável que as empresas mantenham seus resultados à custa dos assalariados e do próprio jornalismo”, afirma Paulo Zocchi, presidente da entidade. Como uma das medidas da reforma trabalhista foi acabar com a obrigatoriedade da homologação das demissões, o Sindicato informa que o jornalista que quiser conferir as verbas rescisórias pode contatar o departamento jurídico e agendar um horário pelo 11-3217-6299 ou [email protected].
O novo diretor de Redação Sérgio Dávila deu entrevista à ombudsman do jornal, Paula Cesarino Costa, publicada em 25/3, na qual reafirma várias informações que deu a este J&Cia. Em resposta à pergunta se poderia dimensionar os cortes efetivados durante a semana, Dávila afirmou que “o jornal tem por praxe não divulgar números dos ajustes que faz em seu pessoal. Mas sabe também que não existe Projeto Folha com empresa deficitária”.
A Band RS apresentou nessa terça-feira (26/3) seu novo portal de notícias e conteúdo, com design mais acessível. O site contempla as notícias do Rio Grande do Sul, além de todos os programas locais exibidos na Band TV. A data do lançamento foi escolhida para aproveitar o aniversário de 247 anos de Porto Alegre.
As atrações diárias Os Donos da Bola e Band Mulher, assim como as reportagens do telejornal Band Cidade; estarão na íntegra. Também será possível rever os programas locais de finais de semana. Outra novidade é que o programa esportivo Os Donos da Bola RS e o Band Cidade serão transmitidos ao vivo pela plataforma.
Outro destaque são as rádios Bandeirantes e BandNews FM, que podem ser acompanhadas ao vivo pelo site, assim como os podcasts, entrevistas e programas completos que já foram ao ar.
A CNN Brasil divulgou em 21/3 a sua marca nacionalizada, dentro do padrão usado por outras franquias do canal de notícias 24 horas. A marca foi produzida pelos designers que trabalham na sede da CNN em Atlanta (EUA).
A estreia da emissora está prevista para o segundo semestre deste ano, mas ainda não há data definida. A contratação de profissionais de vídeo, apresentadores e repórteres não deve começar antes de agosto. Até maio a emissora deve definir o espaço de sua sede definitiva em São Paulo e a área comercial e demais cargos executivos. (Com informações do blog de Maurício Stycer)
O velório de Rafael Henzel, um dos sobreviventes da queda do avião da delegação da Chapecoense em novembro de 2016, está sendo realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, que fica ao lado da Arena Condá, estádio da Chapecoense. De acordo com a família, às 16h será feita uma homenagem ao jornalista e, em seguida o corpo seguirá em cortejo num caminhão do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Parque Jardim do Éden ( Av. Irineu Bornhausen, 2515, Chapecó), onde irá ocorrer o sepultamento.
Rafael morreu na noite dessa terça-feira (26/3), aos 45 anos, vítima de um infarto enquanto jogava futebol com os amigos, chegou a ser atendido, mas morreu a caminho do hospital. A informação foi confirmada pela Rádio Oeste Capital, de Chapecó, onde Henzel trabalhava.
Um ano após sobreviver à tragédia do avião da Chapecoense, ele tinha voltado normalmente à rotina de narração de jogos de futebol. Em 2017, lançou o livro Viva como se estivesse de partida, em que aborda o acidente e a mensagem de importância à vida. Deixa filho e esposa.
A Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (Abime) empenhou-se para que fosse instituído o Dia do Jornalista e Profissionais de Mídia Eletrônica e Digital.
Com o intuito de enfatizar a importância da função para o segmento jornalístico, a data será celebrada anualmente, em todo o território brasileiro, em 30 de março. Vera Tabach preside a entidade.
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) realizará Assembleias Gerais Extraordinárias nesta quinta-feira (28/3), para debate, votação e aprovação da pauta final de reivindicações que será entregue ao patronal.
A Campanha Salarial da Capital tem assembleia às 12h e às 19h30, na sede do Sindicato (rua Rego Freitas, 530). No Interior e Litoral, às 12h, nas Regionais da entidade em todo o Estado – os endereços estão disponíveis neste link. Para propor mudanças, acréscimos ou exclusões dos pontos da pré-pauta, a direção do SJSP solicita aos profissionais de jornais e revistas que enviem mensagem para [email protected].
A data-base do segmento é 1º de junho, e tanto na capital quanto no interior e litoral a luta do Sindicato é por reajuste salarial que reponha a inflação (INPC) acumulada no período, mais aumento real por produtividade devido à sobrecarga de trabalho que resulta do enxugamento das redações. Mais informações no site do SJSP.