Cris Silva está de volta à RBS TV levando para o público do Jornal do Almoço informações sobre a programação do final de semana e o que está em destaque na rádio 92 FM, da qual é comunicadora. Também comandará na TV, a partir de 25/5, o Posso entrar? nas tardes de sábado, às 14 horas.
O programa entra na grade no lugar de Sai de Baixo, que é transmitido em rede nacional e seguirá na programação após o término da atração local, dividida em temporadas, cada uma com 12 episódios. “A ideia é entrar na casa das pessoas e conhecer histórias inspiradoras”, explicou Cris ao Coletiva.net, dizendo que os personagens serão premiados com surpresas. As gravações estão sendo feitas em Porto Alegre e na Região Metropolitana em parceria com a produtora Daterra Filmes.
Ao completar 40 anos, a NSC Comunicação assume novamente o compromisso com o movimento A Vida com Vida, quetem como objetivo despertar a discussão sobre a doação de órgãos.
O movimento expressa o propósito da empresa em produzir conteúdo que gera valor para a sociedade em todas as suas frentes de atuação – jornalismo, entretenimento, publicidade. Segundo, Mário Neves, presidente da NSC, “a campanha de comunicação traz um jogo de palavras que trabalha com o conceito de complemento, pois uma vida nunca está isolada, ela tem influência em outras. É um convite a pensar no outro, a exercitar a empatia. A Vida com Vida fala de coletivo, de um mundo mais próximo, mais humano. Conecta-se com o movimento natural da vida e provoca ação, interação”.
Responsável pela criação da campanha, a agência Exit, de Joinville, traz referências emocionais em toda a comunicação. Assista ao vídeo da campanha neste link.
Com quatro episódios quinzenais que abordam o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018, O Povo estreou na última semana a série de podcastsArquivo Aberto, que surge com a proposta de contar histórias utilizando diferentes tipos de plataforma. Além de narrar o caso, Arquivo Aberto conta com uma sessão especial no portal O Povo Online, onde os ouvintes podem acessar conteúdos referentes aos episódios: imagens, mapas, infográficos e o roteiro de cada capítulo.
Todos esses conteúdos têm a proposta de orientar o público sobre os fatos decorridos na temporada e fornecer detalhes sobre cada evento narrado no podcast. O primeiro episódio está disponível nas plataformas Deezer, Spotify e Spreaker. Os últimos passos da vereadora e a cronologia que envolveu o crime são recontados no primeiro capítulo, que também aborda o início da investigação comandada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
Presidente do Citi Brasil, Marcelo Marangon, ao lado do jornalista Fernando Torres
Presidente do Citi Brasil, Marcelo Marangon, ao lado do jornalista Fernando Torres
Atual diretor do Valor Investe, site de investimentos do Valor Econômico, Fernando Torres é o vencedor da etapa brasileira do Citi Journalistic Excellence Award 2019, com a reportagem exclusiva Só metade da bolsa revela salário de diretor, publicada originalmente em maio de 2018.
Como prêmio, Fernando participará de seminário promovido
pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova York. Ele se
juntará aos outros 14 vencedores da edição deste ano do prêmio: Argentina,
Austrália, Benelux (bloco econômico composto por Bélgica, Holanda e
Luxemburgo), Coreia do Sul, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Hong Kong,
Índia, México, Nigéria, Paquistão e Quênia. O evento está programado para
junho.
A vitória de Fernando foi validada pelo júri composto por Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas; Giuliano Guandalini, ex-editor de Veja e Folha de S. Paulo; Graziella Lee, gerente sênior de Comunicação do Citi Brasil; José Paulo Kupfer, jornalista especializado na cobertura de economia e negócios; e João Sandrini, executivo do site InfoMoney.
A Escola de Cinema Darcy Ribeiro abriu inscrições para as oficinas presenciais de produção audiovisual em smartphones. Com carga horária total de oito horas, o curso será em dois sábados, nos dias 1º e 8/6, das 10h às 14 horas. Os interessados devem ter celular ou tablet com câmera para levar às aulas. O objetivo do curso é ensinar a fazer ilmes de até cinco minutos, com aulas teóricas e práticas. Fornece também aos alunos orientações de como rentabilizar o produto final.
A iniciativa do curso, um dos pioneiros entre as escolas de cinema do Rio, é de Sabrina Brito, da agência Simples. Professora do curso e ex-aluna da escola, ela já produz esse tipo de conteúdo para atender a demandas de diferentes clientes na Simples. Formada pela Facha, com MBA em marketing na FGV e pós-graduação em marketing digital na ESPM, Sabrina associa ferramentas digitais à assessoria de imprensa tradicional e online. Também ministra o curso Mauricio Rosaldo García, motion designer e designer gráfico, web e editorial.
A Imagem Corporativa está anunciando dois novos diretores de atendimento.
Venicius Gonçalves
Vindo de passagem pela Samsung Electronics, onde atuou como gerente de PR para a América Latina, Venicius Gonçalves reforça o time como novo diretor de atendimento de XP Investimentos, SAP e ABB. Formado em RP pela Cásper Líbero, tem especialização em Marketing na mesma instituição e MBA em Gestão de Comunicação pela FGV. Nos seus 20 anos de carreira, passou também por CDN e ADS. Os novos contatos dele são [email protected] e 11-3526-4518.
Vanessa Ramalho
Formada em Jornalismo pela Metodista, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV, Vanessa Ramalho está na Imagem Corporativa desde 2009 e ali responde pela área de projetos internacionais. Agora, como diretora, além do atendimento aos clientes atuais, passa a liderar a Walk4Good, consultoria em sustentabilidade e impacto social do Grupo IC. Os contatos dela são [email protected] e 11-3526-4501
Joaquim ao centro, com a esposa Angélica Consiglio, presidente da Planin, e Rosenildo Ferreira, do site 1 Papo Reto.
Joaquim Castanheira
Morreu na madrugada deste sábado (18/5), aos 61 anos, Joaquim Castanheira, profissional que fez grande parte de sua carreira no jornalismo econômico e que ultimamente vinha se dedicando a produção e edição de livros corporativos, pela sua Castanheira Comunicação Empresarial. Operado há algumas semanas do coração, com implante de uma válvula mitral, vinha recuperando-se bem da cirurgia e já fazia planos para retomar a rotina de trabalho. Faleceu dormindo.
Nascido em Santos, Joaquim trabalhou por vários anos na
revista Exame e foi diretor de Redação das revistas IstoÉ Dinheiro e,
posteriormente, do jornal Brasil Econômico. Também atuou na comunicação
corporativa, como executivo da Scania. Deixa a esposa Angélica Consiglio, sócia-fundadora e presidente da Agência
Planin, uma das mais tradicionais do mercado. Não tinham filhos.
O velório está marcado para o Cemitério do Morumbi a partir de 15 horas deste sábado, com sepultamento no domingo pela manhã.
A Escola de Dados lançou este mês um programa de associação para jornalistas, organizações e pesquisadores interessados no trabalho com dados no Brasil. A iniciativa é parte de uma campanha de financiamento colaborativo, que anunciou também workshops, a criação de um e-book sobre o tema e desconto para cursos presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.
O objetivo do programa é fortalecer ainda mais os laços entre a comunidade que trabalha com dados no Brasil, realizando mais encontros, capacitações, tutoriais e formações. Os membros terão acesso a conteúdos exclusivos, como uma newsletter mensal, descontos nos eventos da Escola de Dados, e-book e brindes, além de participar da curadoria de conteúdos e convidados de para atividades. O programa de membros está com inscrição ao preço promocional de R$ 180 até 1º de julho.
Desde 2013, a Escola de Dados apoia jornalistas e atua pela democratização dos dados no País, produzindo tutoriais gratuitos, capacitações presenciais e à distância, apoiando eventos comunitários em todo o território nacional, como o Cerveja com Dados, entre outras ações. Nos dias 23 e 24 de novembro deste ano, a escola promoverá na cidade de São Paulo a quarta edição da maior conferência sobre jornalismo de dados e métodos digitais no Brasil, o Coda.Br 2019.
Estão abertas até 3/9 as inscrições para a 6ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, promovido por Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem. Podem concorrer trabalhos de jornalistas profissionais que atuam no Rio Grande do Sul e tenham feito reportagens relacionadas ao meio ambiente publicadas entre 1º de julho de 2018 e 30 de junho de 2019.
Estudantes de jornalismo de universidades gaúchas concorrem em uma categoria especial. A novidade nesta edição é a possibilidade de textos publicados em blogs concorrerem ao prêmio. São cinco categorias: fotojornalismo, mídia impressa, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo.
Além do troféu, o primeiro colocado de cada categoria ganhará um prêmio de R$ 5 mil, o segundo colocado receberá R$ 2,5 mil e o terceiro, R$ 1 mil. No Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário, a premiação será de R$ 1 mil para o primeiro colocado e R$ 500 para o segundo. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia prevista para outubro. O regulamento completo e o formulário para inscrição estão no site do prêmio.
Revista é exemplo de
produto impresso bem-sucedido
Com a saída de Manuel de Souza da Editora Europa, o diretor editorial Roberto Araújo convidou Gustavo Vícola para assumir a edição da revista Mundo dos Super-Heróis. Manuel começou na editora pela revista Natureza e participou do lançamento da Mundo dos Super-Heróis em 2006. Cuidou da revista por 110 edições e deixa a publicação para dedicar-se à própria editora, a Heroica.
Vícola atuou como jornalista da Mundo dos Super-Heróis entre 2012 e 2017, até migrar para a editoria de HQs da DC Comics no Brasil, em que esteve à frente de série mensais como Batman, Detective Comics e Liga da Justiça.
Segundo Araújo, a revista impressa Mundo dos Super-Heróis tem demonstrado que o investimento em nicho compensa, e muito: “Antes, até que o cinema colocasse força total nos personagens baseados em quadrinhos, a Mundo já acreditava no público apaixonado pelo assunto. Agora, com o tsunami de filmes com super-heróis, essa publicação da Editora Europa não para de crescer, enquanto outros segmentos não demonstram a mesma vitalidade”.
Ele diz que a aposta da editora não fica apenas no conteúdo: “A cada edição, a revista traz uma coleção de oito cards impressos em papel especial (couchê 250g) com cartazes de filmes, capas famosas de HQs, cartazes de séries, entre outros temas. Encartados na publicação, são colecionáveis e trazem ficha informativa no verso. Além disso, matérias de capa extremamente detalhadas sobre os grandes filmes da Marvel e da DC, reportagens a respeito dos bastidores dos quadrinhos, trajetórias dos personagens, entrevistas com criadores, resenhas e artigos em profundidade dos maiores especialistas em HQs no Brasil completam a publicação. Trabalhos de nicho como este comprovam que há muito o que fazer ainda no mundo dos impressos”.