A última edição do ano da Revista Darcy, publicada pela UnB, tem uma tripla missão, conforme informa a assessoria da instituição: comemorar os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos; traçar um panorama sobre a temática no Brasil e no mundo; e coroar a campanha UnB Mais Humana. A publicação traz reportagens especiais que desvelam o contexto dos direitos humanos no Brasil e no mundo.
Os textos expõem pontos da realidade brasileira e como o cenário de discriminação, desigualdade social e intolerância impacta a visão do cidadão sobre o tema. Abordam também relações entre direitos humanos e saúde, educação, questões indígenas e fundiárias. “A revista cumpre seu papel jornalístico de mostrar qual é o significado dos direitos humanos no Brasil e na vida do cidadão, além de fazer a divulgação científica sobre as ações da UnB neste campo”, explica Thaïs de Mendonça Jorge, secretária de Comunicação e editora da revista.
Por Cristina Vaz, Editora do J&Cia no Rio de Janeiro
Mirella D’Elia assumiu em 3/12 a comunicação da plataforma de mobilidade urbana 99 para o Rio de Janeiro. Empresa brasileira fundada em 2012, a 99 agora faz parte da chinesa Didi Chuxing – gigante multinacional, plataforma de transporte por celular, que atinge mais de 60% da população mundial e cobre mais de mil cidades. No Brasil, a 99 conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 500 cidades.
Carioca, Mirella é formada pela UFF, com especialização em Jornalismo Cultural pela UERJ, e curso de extensão em Compliance pela FGV-Rio. Em duas décadas de carreira, passou por redações de Rio, Brasília e São Paulo. Na Capital Federal, especializou-se na cobertura de temas jurídicos, atuando em veículos como CBN, G1 e Correio Braziliense. Em São Paulo, foi repórter e editora de política em Veja.com e repórter e editora da coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy, no Estadão. Foi subdiretora de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio. Os novos contatos dela são 21-994-952-476 e mirella.delia@99app.com.
Está programada para a segunda quinzena de janeiro a realização da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que servirá de base para a produção dos indicadores de desempenho da atividade e, adicionalmente, para a composição do Ranking 2019 das Agências de Comunicação, que serão publicados na edição 2019 do Anuário da Comunicação Corporativa.
Organizado pela Mega Brasil em parceria com o Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, o trabalho é realizado desde 2007, debruça-se sobre as quase 1.500 agências de comunicação do País e abrange informações sobre desempenho, tendências, investimentos, turnover, expectativas de negócios e da economia, entre outros aspectos.
A pesquisa será dirigida por Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda, com coordenação de Adriana Teixeira, editora executiva do Anuário da Comunicação Corporativa.
Da esquerda para a direita: Cristiane Frota (representante de Isabel Filgueiras), Rita Cirne, Eugênio De Zagottis, Juliano Zarembski, Nathan Santos e Lorena Pelanza
Da esquerda para a direita: Cristiane Frota (representante de Isabel Filgueiras), Rita Cirne, Eugênio De Zagottis, Juliano Zarembski, Nathan Santos e Lorena Pelanza
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) anunciou os vencedores do Prêmio Abrafarma de Jornalismo. Na quarta edição, 42 matérias jornalísticas concorreram em cinco categorias: impresso, online, revista, televisão e rádio. A melhor reportagem também recebeu um prêmio especial. Os trabalhos vencedores foram os que conseguiram destacar com mais ênfase o crescimento e as inovações do varejo farmacêutico em 2018. Confira os ganhadores:
Melhor matéria e Impresso:Isabel Filgueiras (O Povo-CE), com Protagonismo, farmacêuticos voltam a assumir papel importante no setor (série especial).
Revista:Rita Cirne (Valor Setorial), com Farmácia Popular Ameaçada.
TV:Juliano Zarembski (Band RS – Jornal da Band), com Anvisa aprova aplicação de vacinas em farmácias no país.
Online: Nathan Santos (Portal LeiaJá-PE), com Assistência farmacêutica instiga revolução na saúde.
Rádio: Lorena Pelanda (BandNews FM-Curitiba), com Panorama do consumo e distribuição de remédios no Paraná (série especial).
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) concluiu em 10/12 seu Plano de Demissão Voluntária (PDV), que teve a adesão de 257 empregados. O plano foi aberto a todos da empresa, com incentivos para o desligamento, o que vai ocorrer em uma semana (17/12).
A EBC tem atualmente 2.278 empregados. Desse total, 1.962 são do quadro efetivo e entraram por concurso público. Há ainda empregados cedidos ou anistiados de outros órgãos, e servidores da antiga Fundação Roquette Pinto. Após o PDV, a empresa terá 1.705 empregados do quadro efetivo, o que representa uma economia estimada de R$ 42,6 milhões por ano, cerca de 10% da folha de pagamentos. Esse resultado, somado a um primeiro PDV, no início de 2018, equivale a uma redução de R$ 67 milhões/ano, cerca de 14% da folha.
Na TV Brasil, trabalham diretamente 653 empregados. Além da TV Brasil, a EBC administra oito emissoras de rádio (Nacional e MEC), Agência Brasil (agência de notícias), portais e redes sociais, Radioagência e presta serviços à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República por meio da TV NBR, que cobre as atividades do Governo Federal. O programa A Voz do Brasil é distribuído pela EBC, que também produz o conteúdo referente ao Poder Executivo.
A Imagem Corporativa colocou no ar o portal Scandinavian Way. O site foi concebido como parte do evento Scandinavian Day, realizado pela agência em São Paulo no mês passado e com sua segunda edição já confirmada para novembro de 2019.
Atualizada diariamente, a página terá, além de reportagens em texto, entrevistas em vídeo com representantes de empresas e instituições ligadas à Escandinávia e um podcast próprio. O intuito é amplificar no Brasil as notícias de Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia em áreas como negócios, inovação, meio ambiente e gestão pública e para promover parcerias entre empresas e organizações brasileiras e seus pares nos países da região.
Ismar Madeira está deixando a Globo Minas para ser correspondente em Nova York. Ele assumirá o posto em janeiro, depois de 22 anos na emissora local. Ficará no lugar de Fábio Turci, que retorna a São Paulo.
O comunicado da mudança foi feito pelo diretor-geral de Jornalismo e Esportes Ali Kamel.
Ranier Bragon, repórter especial da Folha de S.Paulo, começou nessa terça-feira (11/12) uma coluna semanal sobre política na página A2 do jornal. Na Folha desde 1998, entrou pelo programa de trainee, foi correspondente em Belo Horizonte, esteve na sucursal de Brasília e foi editor adjunto de Poder, em São Paulo.
Foi um dos autores da reportagem que mostrou a ligação documental do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha com o esquema Petrobras e da série que revelou o expressivo crescimento patrimonial da família Bolsonaro, além a existência de uma funcionária fantasma no gabinete do então deputado Jair Bolsonaro.
Equipe da Agência Pública- Crédito: José Cícero da Silva
A Agência Pública prepara-se para o próximo ano com mudanças em sua estrutura. Criada com o objetivo de produzir reportagens investigativas sobre governos e empresas, sob o ponto de vista do interesse público e da defesa dos direitos humanos, durante a campanha eleitoral de 2018 acompanhou os ataques a jornalistas, o que reforçou sua crença de ser o jornalismo fundamental para garantir o bom funcionamento da democracia. Por isso, nos próximos quatro anos a agência propõe-se a manter seu foco sobre o novo governo e as consequências que ações dele terão na vida dos brasileiros, em especial, das populações mais vulneráveis.
Mas o Truco, projeto de fact-checking da agência, deixará de ser um projeto permanente, depois de quatro anos em atividade, já que o método é hoje aplicado por várias organizações. A Pública acredita poder contribuir de maneira mais consistente se estiver concentrada na reportagem investigativa. Assim, lança este mês um projeto de investigação sobre o uso de agrotóxicos pela indústria do agronegócio.
Será uma cobertura de dois anos em parceria com a ONG Repórter Brasil, com jornalistas percorrendo o País para noticiar e investigar a indústria que está por trás da produção de alimentos. O conteúdo será publicado num site próprio e nos sites das duas organizações. Haverá também um reforço na cobertura em Brasília, agora sob comando do experiente repórter Vasconcelo Quadros, que tem passagens por Jornal do Brasil, Estadão e IstoÉ. O ponto principal serão os temas de grande relevância pública.
A agência conta com o apoio dos leitores para avisar amigos, distribuir conteúdo, criticar, sugerir pautas e manter um diálogo constante com a redação. O e-mail de contato é redação@apublica.org. Interessados podem assinar a newsletter semanal e segui-la por Facebook, Twitter e Instagram. A agência lançou ainda um serviço de WhatsApp (11-998-163-949) e Telegram para enviar alertas diários sobre as reportagens.
Após cerca de uma década vivendo no Rio de Janeiro, Raul Costa Júnior despede-se da Rede Globo, onde é diretor executivo de Eventos, e segue ainda este mês para Orlando, onde deve ter sua base a partir do próximo ano. A decisão, conforme Coletiva.net apurou, foi tomada de comum acordo com a empresa e resulta da vontade de Raul de estar próximo da família, que vive nos Estados Unidos há cerca de dois anos. Aos amigos, ele tem deixado claro que não é uma aposentadoria nem uma despedida do mercado brasileiro. Será um período para dedicar-se à família, refletir, atualizar-se sobre as tendências e buscar novos projetos.
Nos últimos dez anos, Raul foi responsável por conduzir coberturas esportivas como três Copas das Confederações, três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas – entre campeonatos de inverno e de verão. Formado pela Faculdade de Comunicação da PUC-RS e pós-graduado em Gestão Empresarial, Raul construiu sua carreira sempre na televisão. A trajetória começou pela TVE-RS, passando ao Grupo RBS, onde esteve por cerca de 25 e chegou a diretor de Telejornalismo e Programação de RBS TV e TVCom. Em 2009, assumiu a direção do canal SportTV no Rio de Janeiro.