Paulo Fona assume nesta quinta-feira (1º/8) o posto de secretário de Imprensa da Presidência da República. Ele substitui a Fernando Diniz, que pediu exoneração do cargo na semana passada por divergências com Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação. O nome de Fona foi escolha em consenso do ministro-chefe da Secretaria de Governo Luiz Eduardo Ramos, do porta-voz general Otávio Rêgo Barros e de Wajngarten. Ele atuava até então como assessor parlamentar na liderança do PSB no Senado.
Graduado pela UnB, Fona comandou a Comunicação do Governo do DF, nas gestões de Joaquim Roriz e Rodrigo Rollemberg, e a de Yeda Crusius no Rio Grande do Sul, entre 2007 e 2009. Teve passagens por Correio Braziliense e Estadão.
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) realizam neste sábado (3/8), em São Paulo, a aula inaugural do Programa Avançado em Comunicação Pública, curso inédito que tem como objetivo aprimorar as práticas de interação entre o Estado e a sociedade por meio de aulas teóricas com profissionais de mercado, além de seminários, debates e produção de conteúdo.
A palestra de abertura Comunicação pública: novos olhares, novas práticas, será ministrada por Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor titular de Ética e Filosofia da USP. Em seguida, Eugênio Bucci, jornalista e professor titular da ECA-USP, falará sobre os Desafios da comunicação brasileira na área pública, comparando o que está sendo feito hoje no Brasil em relação a outros países. O evento terá mediação de Paulo Nassar, professor titular ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, e de Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.
As inscrições seguem abertas e custam R$ 880 para associados Aberje e R$ 1.320 para não associados. Inscrições e mais informações disponíveis no site da Aberje.
A Universidade Harvard abriu inscrições para o programa Knight Visiting Nieman Fellowship. Para participar, os interessados devem comprovar como suas ideias de pesquisa contribuirão para o futuro do jornalismo. As inscrições para edição de 2020 vão até dia 27 de setembro.
A DSM, empresa global de ciências que desenvolve soluções para nutrição, saúde e materiais, anuncia a chegada de Cristina Cassis para a Gerência de Comunicação Externa para a América Latina. A área é liderada por Zenaide Guerra, diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos para a América Latina.
Jornalista formada pela Universidade de Santo Amaro, Cristina é pós-graduada em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e tem uma trajetória de quase 20 anos na área de comunicação, em empresas como Corteva, Dow Agrosciences, Walmart, Grupo Pão de Açúcar e Avon Cosméticos.
Em comunicado divulgado nessa
segunda-feira (29/7), a National Geographic
Brasil anunciou que sua versão impressa deixará de circular em novembro deste
ano após 236 edições. Depois desta data, todo o conteúdo será publicado
exclusivamente no site publicação www.NationalGeographicBrasil.com
e em suas redes sociais: YouTube,
Instagram, Facebook e Twitter.
Confira a íntegra do comunicado:
“Lamentamos informar que a revista National Geographic não será mais publicada no Brasil. A última edição será entregue aos assinantes em novembro de 2019 (edição nº 236). Até lá as edições continuam sendo publicadas mensalmente. Após a entrega desta edição, os assinantes que ainda têm exemplares a receber serão reembolsados, de acordo com o plano contratado e proporcional ao período restante. Para tanto, pedimos que você acesse o site assinenatgeo.com.br a partir de 30 de julho e confirme os seus dados cadastrais. Depois, novas orientações serão enviadas para que todos os assinantes regularizem a sua situação. Não foi uma decisão fácil. Mas queremos transmitir uma certeza: você, leitor, é o nosso maior patrimônio. Por isso, estamos procurando novos meios de lhe entregar o premiado conteúdo da National Geographic o mais breve possível. Enquanto isso, você pode acompanhar os canais de TV paga National Geographic, National Geographic Wild e Nat Geo Kids. Nossas histórias continuam no universo digital, e por isso lhe convidamos a seguir as reportagens no site www.NationalGeographicBrasil.com, assim como as nossas redes sociais”.
Vão até 16/8 as inscrições para o Prêmio Jovem Jornalista, promovido pela Thomson Foundation, em parceria com a Foreign Press Association (FPA). Os participantes devem apresentar três artigos publicados (de imprensa, áudio, vídeo, multimídia, ou uma combinação de todos) produzidos nos 12 meses que antecedem a 16 de agosto.
O concurso receberá trabalhos de profissionais da imprensa que tenham até 30 anos e que trabalhem em países com PIB per capita inferior a US$ 20 mil – ou seja: o Brasil é elegível. Os trabalhos podem ser em qualquer língua, mas devem ser acompanhados por uma tradução ao inglês. Três finalistas serão levados a Londres para a noite de gala do concurso, em novembro.
Os selecionados se juntarão a outras figuras importantes do mundo do jornalismo para a celebração do evento, que deverá premiar diversos profissionais da imprensa, em várias categorias. Inscrições disponíveis no site da Thomson Foundation.
José Paulo Kupfer,
eleito por três anos seguidos (2016. 2017 e 2018) entre os dez +Admirados Jornalistas Brasileiros de
Economia, Negócios e Finanças, em votação promovida por Jornalistas&Cia
e Maxpress, deixou o Estadão depois de dez anos e estreia nesta terça-feira
(30/7) no UOL um blog com visão crítica da economia. A ideia é produzir
análises a quente das questões e dos números, com gancho nas informações divulgadas
no dia a dia.
Segundo informou a este Portal dos Jornalistas, seu esforço
será o de explicar significados, contextualizar fatos e indicar implicações das
informações econômicas para a vida cotidiana das pessoas, em textos claros, a
partir de um olhar crítico das políticas públicas em debate. “Aos 71 anos
[NdaR: completados no último
domingo, 28/7], assumir um blog jornalístico no UOL, o mais importante portal
de informações do País, é um imenso desafio, pois a cobertura de economia é
muito centrada em fontes do mainstream
de linha liberal. Pretendo mostrar o outro lado, dar uma visão mais crítica da
eficácia e do valor das políticas públicas, tentar fazer um contraponto. Enfim,
mostrar o que a economia tem de mais nobre, que é promover bem-estar ao maior
número possível de pessoas. Como costumo dizer aos mais jovens, ser cético sem
ser cínico”.
O espaço está subordinado a Armando Pereira Filho, editor de Economia do UOL. Em paralelo, Zé
Paulo seguirá com sua coluna semanal no Poder360, de Fernando Rodrigues.
Carioca, jornalista profissional desde 1967, ele foi
repórter, redator e exerceu cargos de chefia nas principais publicações de São
Paulo e Rio de Janeiro. Considera que sua carreira evoluiu na contramão da
maioria dos colegas, pois, embora formado em Economia pela USP, só foi dedicar-se
ao jornalismo econômico depois de trabalhar, como repórter e redator, nas áreas
de Geral e Esportes.
Teve passagens por diversos veículos, entre eles as revistas
Veja, Exame e IstoÉ. Em 1989, foi responsável pelo projeto e implantação do
Caderno de Economia do Estadão, em sua primeira passagem por lá (1988-1991).
Nesse período, foi também um dos criadores do Caderno de Informática (atual
Link) e da edição das segundas-feiras do jornal, além de seu gerente-geral.
Escreve colunas de Economia desde 1999, tendo ocupado
espaços de opinião nos jornais Gazeta Mercantil e O Globo. No Estadão, começou
em 2009 uma coluna no online e depois escreveu também para o impresso, até dois
anos atrás. Mantém colunas e blogs na internet desde 2003. Em 2015, foi eleito Jornalista Econômico do Ano, em votação
conduzida entre economistas pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo e
Ordem dos Economistas do Brasil. (Veja+)
A plataforma de financiamento coletivo Kickante recebe até 31/8 contribuições para impressão do livro inédito Como DIZER e AGIR pelo texto, de Manuel Carlos Chaparro, que se recupera de um AVC e não tem condições de editá-lo por seus próprios meios. A obra, que recentemente ganhou uma versão digital na Amazon.com.br, é mais um lançamento do selo J&Cia Livros, criado em 2018 para publicar e divulgar obras relacionadas ao jornalismo e a jornalistas.
A meta da campanha é arrecadar R$ 30 mil, valor que permitirá a impressão de pelo menos mil exemplares do livro. Dividido em quatro capítulos, Como DIZER e AGIR pelo texto parte de uma estratégia pedagógica para mostrar os caminhos de como alcançar sucesso no uso da linguagem escrita em ações interlocutórias.
Até o momento, contribuíram com a campanha, entre outros, Fernando Calmon, Lena Miessva, Jomar Morais, Jorge Duarte e José Luiz Schiavoni (Weber Shandwick). “Chaparro merece toda a atenção do mundo. Sua contribuição como educador em jornalismo é fantástica”, destacou Jorge Duarte. Até o fechamento desta edição a campanha havia arrecadado pouco mais de R$ 1 mil.
Alceu Luís Castilho, editor do site De Olho nos Ruralistas, um observatório jornalístico sobre o agronegócio no Brasil, lança nesta terça-feira (30/7) em São Paulo, no ateliê do Bixiga (rua Conselheiro Ramalho, 945), às 19h, o livro O Protegido – Por quê o País ignora as terras deFHC.
A obra,sobre a face agrária do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, inaugura uma parceria entre a editora Autonomia Literária e o site . Ela atualiza a série de reportagens FHC, o fazendeiro, que Alceu publicou em maio de 2018
A primeira parte, FHC, o canavieiro, tem informações recentes sobre o canavial pertencente ao ex-presidente. Os demais capítulos mostram a conexão de FHC com o pecuarista Jovelino Carvalho Mineiro Filho, chamado por ele de Nê, e outros personagens do cenário político e empresarial. A obra está em pré-venda no site da Autonomia Literária, por R$ 45. A distribuição será feita em agosto.
Luciana Barreto foi contratada pela CNN Brasil para comandar um telejornal diário e participar nas demais plataformas da emissora. Ela estava no Canal Futura, do Grupo Globo.Formada em Jornalismo e com mestrado em Ciências Sociais, vencedora do Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento em 2012, teve passagens pelos canais GNT, BandNews e Band. Até janeiro deste ano era a principal apresentadora da TV Brasil.