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sábado, julho 12, 2025

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Record muda direção do Domingo Espetacular

Domingo Espetacular

Antonio Guerreiro, diretor-geral de Jornalismo da Record, anunciou em 28/5 que Anael de Souza deixou a Chefia de Redação do Domingo Espetacular e passa a comandar o Fala Brasil a partir desta segunda-feira (3/6). Outros três profissionais que exerciam cargos de chefia também deixaram a revista eletrônica.O programa passará a ser comandado por um triunvirato: Fepa Soares (ex-Legendários e Tá Brincando?), Hélio Matosinho (ex-Jornal da Record) e Claudia Aied (ex-Balanço Geral SP).

Segundo o Notícias da TV, a mudança na cúpula do Domingo Espetacular já estava sendo preparada, faz parte de um projeto de reformulação do dominical, mas foi antecipada após as denúncias de assédio sexual contra o repórter Gérson de Souza. As queixas só vieram à tona porque uma produtora resolveu relatar ao RH, na semana passada, que Souza a beijara na boca. Depois dela, pelo menos outras 11 mulheres também apontaram o dedo para Souza, como vítimas ou testemunhas de pessoas que não querem se expor.

Toca o barco – Histórias de Ricardo Boechat tem lançamentos marcados

Capa do livro
Capa do livro

Toca o barco – Histórias de Ricardo Boechat contadas por quem conviveu e trabalhou com ele, será lançado em 6/6 (quinta-feira) no Rio simultaneamente nos formatos papel e e-book. O livro reúne muita gente importante no jornalismo – além de chargistas –, que prestou depoimento para os editores da Máquina de Livros sobre sua convivência com Boechat, em menos de quatro meses depois da morte dele. É um tributo a um dos mais premiados jornalistas do País e um dos mais amados por leitores, ouvintes e telespectadores. Às 19h, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo (rua Redentor, 157, Ipanema).

Também estão marcados lançamentos em São Paulo, no dia 10/6, na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena), e em Niteroi, no dia 11/6, no clube Rio Cricket (rua Fagundes Varela, 987, Icaraí). Sempre às 19h.

Inscrições abertas para o Effie College

Effie College

Estão abertas até 3/6 as inscrições para o Effie College, premiação criada para celebrar cases de comunicação feitos por universitários dos cursos de Comunicação, Publicidade e Administração.

Para participar, o coordenador da faculdade ou universidade deve enviar um e-mail ao Meio & Mensagem (atendimentoeventos@grupomm.com.br) demonstrando o interesse em estar na competição. Mais informações no site da premiação.

Sérgio Cóssio deixa a Band RS

Sérgio Cossio
Sérgio Cóssio

Dois anos e meio depois de assumir o Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul, Sérgio Cóssio despediu-se da empresa. Segundo o Coletiva.net, a decisão partiu do próprio executivo, porém as razões não foram reveladas. Ainda de acordo com o portal, as especulações acerca do nome do novo diretor-geral da Band RS recaíram sobre Cláudio Giordani, que, atualmente, tem o mesmo cargo na Band Vale do Paraíba.

No entanto, embora a informação já esteja sendo divulgada como certa por alguns veículos, e correndo internamente de que seria de forma interina, com grandes chances de ficar, o executivo negou veementemente que deixará São Paulo para assumir a posição. “Houve o convite, inclusive para eu ajudar na transição, porém, não serei diretor-geral no Rio Grande do Sul”, garantiu.

Coluna de Mauro Zafalon comemora 30 anos

Mauro Zafalon
Mauro Zafalon

Vaivém das commodities, coluna de Mauro Zafalon na Folha de S.Paulo, comemorou 30 anos em 24 de maio. Como foco no mercado agreopecuário brasileiro e internacional, ela é publicada às terças na versão impressa da Folha, e de quarta a sexta na digital; transmitida a partir das 21h do dia anterior.

Criada em 1989, a coluna noticiou a transformação do País de importador a um dos gigantes dos alimentos. Formado em Ciências Sociais e Jornalismo, com MBA em Derivativos na FIA-USP, Zafalon foi eleito por três vezes como um dos Top 50 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, iniciativa deste J&Cia em parceria com a Maxpress.

Em noite de gala, feras da comunicação conhecem os donos da onça pintada

Top Mega Brasil

Com a presença de quase 200 convidados, foram conhecidos na noite dessa quarta-feira (29/5), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, os vencedores nacionais e regionais da edição 2019 do TOP Mega Brasil, nas categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.

No TOP 10 Brasil Executivos, os vencedores foram Adriana Lopes Martins, da Uninter (PR), que ficou em primeiro lugar; Bruno Rossini (Netlix-SP), em segundo; e Wanessa Scabora (Coca-Cola Femsa Brasil-SP), em terceiro. E no TOP 10 Brasil Agências, a In Press Oficina (DF), foi a campeã, vindo a seguir CDN Comunicação (SP-RJ-DF), em segundo, e FSB Comunicação (SP-RJ-DF), em terceiro.

No TOP 5 Regional Executivos, os campeões foram: Norte – Luciana Marques (MAP Linhas Aéreas – AM); Nordeste – Daniela Verhine (Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães – BA); Centro-Oeste – Fernanda Duarte (Sweet Cake – DF); Sudeste – Geraldo Magella  (Votorantim Cimentos – SP); e Sul – Adriana Lopes (Uninter – PR).

No TOP 5 Regional Agências, conquistaram o troféu: Norte – Três Comunicação & Marketing (Amazonas); Nordeste – AD2M (Ceará); Centro-Oeste – In Press Oficina (Brasília); Sudeste – In Press Porter Novelli (São Paulo e Rio de Janeiro); e Sul – Martha Becker Comunicação (Rio Grande do Sul).

Master Series, a novidade – A Mega Brasil anunciou, durante o jantar, a criação do troféu Master Series, que passa a ser concedido a todos os executivos e agências que conquistarem por cinco vezes (consecutivas ou alternadas) o troféu da onça pintada no TOP 10 Brasil ou no TOP 5 Regional. Seus vencedores cumprirão, a partir de então, dois anos de quarentena, período em que não poderão concorrer ao segmento do TOP em que venceram por cinco vezes. Se as conquistas tiverem sido no regional, o profissional ou agência poderá continuar concorrendo no nacional; e se forem no nacional, poderá continuar a concorrer no regional.

O primeiro troféu Master Series do TOP Mega Brasil já tem dono: foi conquistado este ano pela In Press Porter Novelli, pentacampeã no segmento Agências de Comunicação, na Região Sudeste. Com isso, a agência não poderá concorrer no TOP 5 Sudeste nos anos de 2020 e 2021, voltando à disputa em 2022.

Confira as fotos da premiação.

Jornal do Comércio-RS completa 86 anos com novidades

Capa JC

O Jornal do Comércio, do RS, completou 86 anos de circulação ininterrupta em 25/5 apresentando uma série de novidades. Uma é a renovação do projeto gráfico da edição impressa. O novo design, desenvolvido pela equipe de diagramação do JC, prevê páginas mais leves e agradáveis para a leitura.

O jornal fará uma reorganização de alguns conteúdos, também com o objetivo de facilitar e melhorar a leitura. Outra novidade é a extensão do Anuário de Investimentos do Rio Grande do Sul para as plataformas digitais do JC. A primeira edição desse especial saiu no fim de 2018, consolidando a informação, que fica diluída ao longo do ano, sobre todos os investimentos públicos e privados anunciados ou inaugurados em solo gaúcho. Agora, esse material estará reunido em um hotsite, atualizado diariamente.

A partir dessa quarta-feira (29/5) a soma dos investimentos também pode ser vista em tempo real pelo Investômetro, painel online criado pelo JC para aferir os aportes realizados no Estado. Ainda na linha de diversificar o conteúdo para além do impresso, o JC estreou o programa Histórias Empreendedoras, com a equipe do GeraçãoE, e nesta quinta começa Mentes Transformadoras, uma rodada de conversas com empresários do Rio Grande do Sul, conteúdo assinado por Patricia Knebel, jornalista do JC especializada em tecnologia. A coluna dela, Mercado Digital, também ganhará mais espaço. Publicada às quintas-feiras na versão impressa, passa a ter uma página. O mesmo acontece com o espaço Giro Rápido, coluna de lançamentos do mercado automobilístico, escrita por Vinicius Ferlauto.

Conferência Legislativa discute fake news e fortalecimento do jornalismo

Conferência

A defesa do fortalecimento do jornalismo profissional como forma de lidar com o cenário das fake news foi o principal tema discutido na 13ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, em 21/5, na Câmara Federal. Debatedores defenderam o cumprimento da Constituição e o fim do anonimato na divulgação de notícias. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), secretário de Participação Social, Interação e Mídias Digitais da Câmara, defendeu a regulação de plataformas digitais como forma de lidar com fake news. Segundo ele, a regulação deve garantir, por exemplo, a privacidade dos usuários e impedir conteúdos impróprios, como discursos de ódio. E ressaltou que a regulação nesse sentido vem sendo feita em países da Europa.

Para Marcelo Rech, presidente da ANJ, “há uma progressiva sofisticação dos métodos de tolher a liberdade de expressão”, e chamou atenção para o linchamento virtual contra vozes dissonantes, defendendo não apenas o fortalecimento da imprensa como o cumprimento integral da Constituição, segundo a qual é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato. “Se a legislação fosse cumprida, os robôs nas redes sociais seriam eliminados”, observou. Ele acrescentou que alguns países têm optado por aprovar legislações restritivas a redes sociais, como aconteceu na Alemanha e na Austrália. “Mas em países em que a democracia ainda não é consolidada, como no Brasil, é complicado abrir portas para o controle da informação”, avaliou.

Paulo Tonet, presidente da Abert, disse que há assimetria regulatória entre “empresas que se dizem de tecnologia e vendem informações” e os veículos de rádio e TV. “Somos responsáveis pelo conteúdo que distribuímos e nada mais justo que nosso concorrente também o seja”, opinou. Fernando Rodrigues, do Poder360, acredita que empresas como Facebook e Google querem ser vistas como empresas de tecnologia, embora tenham entrado no mercado de comunicação. “Elas não têm as mesmas responsabilidades que as empresas de comunicação e precisam ter”, avaliou, afirmando que é preciso fornecer mecanismos para que os usuários diferenciem veículos que praticam jornalismo profissional de outros sites, sendo de fato vedado o anonimato.

A presidente do Instituto Palavra Aberta Patrícia Blanco destacou os diversos projetos de leis em tramitação na Câmara e considerou que nenhum aponta a saída adequada para a questão: “Na medida em que você criminaliza algo que não sabe o que é, acaba atingindo a própria liberdade de expressão e de imprensa. O que é notícia falsa? O que é uma notícia fraudulenta?”. Para ela, além do fortalecimento da imprensa, a educação de professores e alunos para interpretar a mídia é a saída para lidar com o cenário de notícias falsas. (Com informações da Agência Câmara).

Ajudar jornalistas em memória de Audálio Dantas

Audálio Dantas
Audálio Dantas

Completa-se nesta quinta-feira (30/5) um ano da morte de Audálio Dantas, um dos maiores símbolos brasileiros na luta pelos direitos humanos. Para marcar da data, a viúva Vanira Kunc Dantas e sua filha mais velha Juliana, ambas também jornalistas, e José Dantas, filho do primeiro casamento de Audálio, uniram-se a Sérgio Gomes, da Oboré, e estão discutindo com o Sindicato dos Jornalistas uma série de atividades para ajudar profissionais desempregados, em dificuldades financeiras ou que estejam à margem da profissão.

“Eu e a mais nova, Mariana, vamos nos integrar à missa das 11h30 nesta quinta, na Paróquia de São Domingos (rua Caiubí, 164, Perdizes), porque a Ju começou a trabalhar como locutora na Alpha FM e não vai poder ir”, conta Vanira. “Por isso, não programamos nada especial para esta data. Mas retomamos com o Serjão um projeto que ele já havia apresentado ao Audálio, que estamos discutindo fazer com o Sindicato em julho, quando Audálio completaria 90 anos. A proposta é um dia todo de atividades, mas que tenham desdobramentos, com o objetivo de, em memória dele, ajudar profissionais que estão necessitados. Assim que tivermos fechado um acordo faremos a divulgação, porque será muito trabalho”

Marco Antonio Villa é afastado da Jovem Pan

Marco Antonio Villa
Marco Antonio Villa

A Jovem Pan decidiu pelo afastamento, em princípio temporário, do apresentador Marco Antonio Villa. Em entrevista ao site Teleguiado ele garantiu que não foi demitido e nem estaria de férias da emissora: “Sou PJ. No dia 24, após o Jornal da Manhã, a direção pediu para que eu não prestasse serviços durante um mês. Por enquanto, a rádio não disse se o contrato será encerrado de vez”.

O súbito afastamento fez com que ouvintes e jornalistas questionassem se teria sido algum pedido do governo Bolsonaro, após críticas feitas pelo apresentador. “Seria muito leviano dizer que foi (um pedido de Bolsonaro)”, descartou.

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