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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Criminalização do jornalismo, ameaça a ser acompanhada e combatida

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Enquanto as organizações de liberdade de imprensa quantificam no fim do ano violações concretas como prisões e assassinatos de profissionais de imprensa, outro tipo de ameaça segue encontrando espaço em vários países: a perseguição e criminalização de jornalistas que revelam informações confidenciais de governos.

Pode parecer algo restrito a nações autoritárias ou a casos “exemplares” como o de Julian Assange. Mas não é bem assim.

Esta semana, a mídia francesa e entidades de liberdade de imprensa se revoltaram diante da convocação de três jornalistas pela agência de inteligência da França (DGSI, na sigla em francês).

Benoît Collombat e Jacques Monin, da Radio France, e Geoffrey Livolsi, do site Disclose, estão sendo instados a se explicar sobre uma reportagem revelando que a Procuradoria Financeira Nacional investigava tráfico de influência dentro do Exército francês.

Jacques Monin (esq.), Benoiît Collombat e Geoffrey Livolsi

O jornal Libération considerou a convocação um “desvio preocupante e inaceitável”.

O Comitê de Proteção da Jornalistas exigiu respeito às fontes, e lembrou o risco do efeito inibidor causado pela “pressão desnecessária”.

Não é a primeira vez que isso acontece na França, que tanto apregoa a liberdade. Em 2019, a jornalista do Le Monde Ariane Chemin foi interrogada pela DGSI por ter revelado a identidade de um membro das forças especiais do país, caso que gerou fortes reações.

Ela narrou a experiência comparando a um filme com erro no elenco, já que estava lá como suspeita de crime − papéis trocados.

Do outro lado do Canal da Mancha a preocupação é uma lei com potencial de criminalizar jornalistas que tornem públicas informações obtidas por meio de vazamento se pertencerem a organizações de mídia que recebem recursos de outros países.

O texto, que tem por objetivo proteger o Reino Unido contra o assédio de “Estados hostis”, já passou pela segunda leitura na Câmara dos Lordes.

Uma coalizão de organizações de liberdade de imprensa, incluindo Repórteres Sem Fronteiras, União Nacional de Jornalistas, openDemocracy e Index Of Censorship, apresentou ao Parlamento evidências sobre os riscos da lei, vista como mais um movimento do país para restringir o jornalismo independente.

A preocupação não é infundada. Em novembro, enquanto a COP27 debatia o futuro do planeta no Egito, um jornalista e um fotógrafo que cobriam um protesto do grupo Just Stop Oil na rodovia M25 foram presos e ficaram 13 horas sob custódia policial.

Rich Felgate, que está produzindo um documentário sobre o grupo ambiental, contou ter sido algemado e notificado que estava sendo preso por “conspirar para uma perturbação da ordem pública”.

Rich Felgate

Conspiração e espionagem são palavras que não deveriam estar associadas ao trabalho de apuração e de publicação de fatos verídicos, amparados por fontes e documentos. Não é o que pensam os que formularam a lei, na visão das organizações que a analisaram.

O projeto parece ter sido desenhado sob medida para controlar a influência de mídias governamentais de países como China e Rússia, os tais “Estados hostis”. As grandes redes de TV estatais de ambos foram banidas pelo governo britânico, mas ainda existem outras empresas jornalísticas financiadas pelos “inimigos” operando.

Na avaliação das organizações, o projeto é vago e dá margem a controle sobre outros tipos de mídia, tanto aquelas financiadas por governos de países “amigos” (a americana NPR e a australiana ABC são citadas) como empresas jornalísticas privadas.

Impossível? Na Finlândia, uma as mais bem ranqueadas em liberdade de imprensa, três jornalistas estão sendo julgados por divulgar segredos de segurança de Estado em uma reportagem sobre inteligência militar, um processo que está sendo monitorado pela RSF.

Atravessando o Atlântico, a organização levantou a preocupação da liberdade de imprensa sob um possível novo governo Trump. E quer uma lei para assegurar o sigilo das fontes, que o ex-presidente vem questionando em discursos.

Embora 2022 esteja terminando com a marca de um profissional de imprensa assassinado a cada cinco dias, segundo relatório da Federação Internacional de Jornalistas, não dá para tirar o olho de ameaças menos concretas mas não menos perigosas.


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Morre Natália Romualdo, do Papo de Preta

Vítima de uma parada cardiorrespiratória, morreu, aos 26 anos, Natália Romualdo, jornalista, palestrante e ativista antirracista.
Vítima de uma parada cardiorrespiratória, morreu, aos 26 anos, Natália Romualdo, jornalista, palestrante e ativista antirracista.

Um conteúdo:

Vítima de uma parada cardiorrespiratória, morreu, aos 26 anos, em São Paulo, Natália Romualdo, jornalista, palestrante e ativista antirracista do canal de YouTube Papo de Preta. Natália acumulava em seu canal mais de 180 mil seguidores, e era onde discutia questões de empoderamento, representatividade, cultura pop e beleza negra.

Através das redes sociais, Maristela Rosa, amiga e companheira de trabalho, comunicou aos seguidores sobre a morte precoce de Natália: “São quase dez anos de amizade, mais de 7 anos de canal; das coisas mais incríveis que vivi na minha vida, muitas foram ao lado dessa mulher incrível! Ainda não acredito nisso”.

Com mais de 8 milhões de visualizações no Youtube, o Papo de Preta nasceu com o objetivo de dar vez e voz para mulheres negras.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

Conheça os vencedores do Prêmio Jatobá 2022

Com recorde de cases, Prêmio Jatobá PR anuncia os finalistas de 2023

Em concorrida solenidade, com a presença de cerca de 300 convidados, o mercado conheceu e celebrou na noite dessa terça-feira, 13 de dezembro, no Renaissance Hotel, em São Paulo, os vencedores da edição 2022 do Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR 2022 – Troféu Jatobá PR.

Os 139 trabalhos classificados para a final distribuíram-se por três verticais e concorreram em 30 categorias. Além desses 30 campeões, foram também anunciados, no evento, os prêmios especiais Destaque, Organizações e Cases do Ano.

No início da premiação, uma homenagem especial dos organizadores do prêmio celebrou os 20 anos da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação. A ela foi concedido o inédito Prêmio Jatobá PR de Contribuição ao PR e à Comunicação Corporativa. A iniciativa reuniu, ao lado do atual presidente do Conselho Gestor da entidade, Daniel Bruin, seus antecessores: José Luiz Schiavoni, Ciro Dias Reis, Gisele Lorenzetti e Claudia Rondon.

Os campeões do PR de 2022

Ao longo das quase três horas de cerimônia, a emoção e a confraternização se fizeram presentes, sobretudo pela volta do evento presencial, após dois anos organizado virtualmente. Um a um os representantes das organizações vencedoras subiram ao palco para levantar os cobiçados Troféus Jatobás a que fizeram jus, após passar pelo crivo de 57 jurados.

Vamos conhecê-los:

 

PR Internacional

LatAm Intersect PR – case Além das Notas (para o cliente Maple Bear)

 

Vertical Organizações Empresariais e Públicas

Diversidade e Inclusão

Gerdau – case Gestão de crise no caso do post sobre o Superman Bissexual (com as agências BCW/Rede Comunicação / Global AD)

Relatório de Sustentabilidade

Klabin – case Um olhar mais leve para o Relatório de Sustentabilidade da Klabin

Campanha Institucional / Utilidade Pública

Instituto Butantan – case Combate a fake news

Causa e Propósito

Novo Nordisk – case Campanha Quem vê Diabetes vê Coração (com a agência Triunfo Sudler)

Comunicação com Comunidade

Roche – case Movimento Vem Falar de Vida (com as agências InPress Porter Novelli e BTO+)

ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa

CBA-Companhia Brasileira de Alumínio – case Como a CBA construiu e fortaleceu seu posicionamento por meio da Comunicação (com a agência Bullet)

KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados

B3 – case Dashboard de resultados: como estamos criando uma cultura data driven na Comunicação Interna da B3

Mídia Editorial Própria

99 – case 99/Estadão e coletivos criam hub de conteúdo e levam informação de qualidade às periferias

Projeto Especial

Gerdau – case Gerdau apresenta o novo Palco Mundo do Rock in Rio (com as agências DM9, Global AD e FSB Comunicação)

 

Agências-Butiques

Mídia Corporativa

Prefácio Comunicação – case Revista multiplataforma Histórias de Sucesso (para o Sebrae Minas)

Campanha de Comunicação

Fresh PR – case Era Golpe Não Amor (para a Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo)

Comunicação Digital

Conteúdo Comunicação – case Museu do Ipiranga: um novo Museu para o Brasil (para o Museu do Ipiranga)

Comunicação Integrada

Owly – case Racismo, o vírus da desigualdade estrutural (para o Centrum / Botafogo de Futebol e Regatas)

Comunicação Interna

Quintal 22 – case Mês da Segurança Nutrien (para a Nutrien)

Evento de Comunicação

Fresh PR – case Kindle 10 anos no Brasil (para a Amazon Brasil)

Pesquisa de Comunicação

Fresh PR – case Era Golpe Não Amor (para a Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo)

Projeto Especial

Casa9 Agência de Comunicação – case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega (para Agência África /Articulação dos Povos Indígenas do Brasil)

Relacionamento com Influenciadores

Marqueterie Agência de Comunicação – case Mionetto (para a Mionetto)

Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia

Conteúdo Comunicação – case Um novo museu para o Brasil (para o Museu do Ipiranga)

 

Grandes Agências

Mídia Corporativa

RPMA Comunicação – case Toyotacast, o podcast da Toyota (para a Toyota)

Campanha de Comunicação

FleishmanHillard Brasil – case Campanha de influenciadores aumenta conscientização de filme para promover o Mês do Orgulho LGBTQIA+ (para o Mercado Livre)

Comunicação Digital

CDN Comunicação – case Hora de tomar vacina (para a Pfizer)

Comunicação Integrada

Ketchum – case No Maio Roxo, campanha Siga Sem Pausa mobiliza mais de 235 milhões de brasileiros (para a Janssen)

Comunicação Interna

CDI Comunicação – case Dashboard Brasilprev (para a Brasilprev)

Evento de Comunicação

JeffreyGroup – case Outback feat. MasterChef (para o Outback Steakhouse Brasil)

Pesquisa de Comunicação

Ketchum – case Always no combate à pobreza menstrual (para a Always)

Projeto Especial

Ketchum – case 22 Vozes: Aceleradora P&G Social (para a P&G)

Relacionamento com Influenciadores

RPMA Comunicação – case Como marketing de influência pode ampliar a exposição da marca e gerar conversão (para a Star Trek)

Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia

RPMA Comunicação – case Toda a vida importa (para a Arteris)

 

Premiações Especiais

Destaque do Ano

LLYC

 

Case do Ano – Organização Empresarial e Pública do Ano

Instituto Butantan – case Combate a fake news

 

Case do Ano – Agência-Butique

Casa9 Agência de Comunicação – case Árvore ameaçada de extinção pede refúgio na Embaixada da Noruega

 

Case do Ano – Grande Agência

Jeffrey Group – case Outback feat. MasterChef

 

Organização Empresarial e Pública do Ano

Gerdau

 

Agência-Butique do Ano

Fresh PR

 

Grande Agência do Ano

Ketchum

 

Veja como foi a cerimônia!


 

+Admirados da Imprensa de Tecnologia será online, nesta quinta (15/12)

+Admirados da Imprensa de Tecnologia: Segundo turno vai até 24/11

Será nesta quinta-feira (15/12), às 19h, em formato virtual, no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio +Admirados da Imprensa de Tecnologia. Ela incluirá uma homenagem especial a Ethevaldo Siqueira, pioneiro na área de imprensa de tecnologia, falecido no último dia 17 de outubro.

Com patrocínio de Hotmart e iFood, além do apoio de divulgação da Press Manager, a premiação elegeu os jornalistas TOP 25 e os 26 veículos/programas/podcasts vencedores da primeira edição do Prêmio, que segue o modelo da série +Admirados, iniciado em 2013 com o prêmio +Admirados da Imprensa Brasileira e que hoje também contempla jornalistas e veículos +Admirados nas editorias de Agronegócio; Automotiva; Economia, Negócios e Finanças; Esportes; e Ciência, Saúde e Bem-Estar.

São 10 mulheres e 15 homens entre os 25 profissionais vencedores, representando ao todo 19 veículos. E veículos/programas/podcasts premiados somam 26, devido a empates nas categorias Podcast e Veículo Geral.

Destaques para Canal Tech, com quatro indicações (Canal Digital, Site/Blog, Veículo Especializado em Consumo e Podcast) e para TechTudo, com três (Canal Digital, Site/Blog e Veículo Especializado em Consumo). As categorias com votação mais acirrada foram Site/Blog e Newsletter Especializada.

Na cerimônia, serão conhecidos os TOP 5 +Admirados Jornalistas além dos campeões nas categorias de veículos e entre os colunistas. A singela homenagem a Ethevaldo mostrará um pouco de sua longeva trajetória no jornalismo, algumas curiosidades sobre sua carreira e uma entrevista com Kito Siqueira, seu filho mais moço, que reside atualmente em Portugal. A família receberá, dos organizadores da premiação, um troféu in memoriam, dedicado àquele que foi pioneiro e decano do jornalismo especializado em tecnologia no Brasil.

Manual gratuito dá dicas sobre cobertura de temas indígenas

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) lançou o minimanual gratuito Como cobrir temas indígenas, organizado pelas jornalistas associadas Débora Gallas e Eliege Fante. O projeto pode ser acessado gratuitamente por meio deste formulário.

A publicação é compilação e síntese dos aprendizados do curso Jornalismo indígena para jornalistas não indígenas, ministrado em junho deste ano por Ingrid Sateré Mawé, Raquel Paris, Tarisson Nawa e Yago Kaingang.

Para Ilza Girardi, coordenadora do NEJ-RS, é preciso melhorar a cobertura e a qualidade das informações sobre pautas indígenas: “Para que o jornalismo cumpra sua função social de informar bem a população e, dessa forma, os cidadãos possam participar das discussões de interesse da sociedade, assim como é a causa indígena, uma causa de todos nós”.

Ronaldo barra UOL de evento após matéria sobre ausência em homenagem a Pelé

Ronaldo barra UOL de evento após matéria sobre ausência em homenagem a Pelé

O ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno barrou a equipe do UOL em um evento à imprensa nesta segunda-feira (12/12), em Doha, no Qatar. O motivo alegado foi a publicação da reportagem Conmebol chama Ronaldo e grupo do penta, mas só argentinos homenageiam Pelé.

O UOL chegou a ser convidado para a coletiva, mas teve o convite retirado na manhã desta segunda-feira. Ao justificar a exclusão, a equipe de Ronaldo citou também “discordâncias com a linha editorial” do veículo.

No texto que motivou a exclusão, o UOL noticia a ausência de ídolos brasileiros em evento de homenagem a Pelé realizado pela Conmebol também no Qatar. Pessoas ligadas à entidade disseram ao portal que ex-jogadores brasileiros foram chamados, como o próprio Ronaldo, além de Roberto Carlos, Cafu e Kaká, mas nenhum deles esteve presente. Os quatro estavam no Qatar para assistir à Copa do Mundo. Procurado, o estafe de Ronaldo justificou a ausência por causa de “outros compromissos”.

Leia também:

Bolsas para Conferência Global de Jornalismo Investigativo tem inscrições abertas

Bolsas para Conferência Global de Jornalismo Investigativo tem inscrições abertas

Estão abertas até 28 de fevereiro de 2023 as inscrições para até 150 bolsas para a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, a ser realizada em setembro, em Gotemburgo, na Suécia.

São elegíveis jornalistas que trabalham em meios impressos, online, televisão, vídeo, rádio, documentários e multimídia em países em desenvolvimento. A Conferência terá mais de 150 painéis, workshops e sessões de networking sobre temas como pesquisa online, análise avançada de dados, mudanças climáticas, ameaças à democracia, crime e corrupção, ensino e treinamento e estratégias de sustentabilidade.

O evento é organizado por Global Investigative Journalism Network (GIJN), Fojo Media Institute da Linnaeus University e Foreningen Gravande Journalister. A bolsa inclui passagem aérea de ida e volta para Gotemburgo, quarto de hotel por quatro noites, transporte entre o Aeroporto de Gotemburgo-Landvetter e o hotel da conferência, jantar de recepção, café da manhã e almoço em dias de evento, cerimônia de premiação e taxa de inscrição.

Para fazer a inscrição, é preciso enviar uma candidatura em inglês e ter conhecimento prático de inglês para palestras e conversas. Após o evento, os selecionados devem publicar uma reportagem sobre a GIJC23 ou fazer uma apresentação com base no conhecimento adquirido.

Mais informações e inscrições aqui.

CNN Brasil deve expandir para TV aberta e rádio

CNN Brasil deve expandir para TV aberta e rádio

Após as demissões em massa das últimas semanas, a CNN Brasil deve expandir suas operações em breve. Os planos incluem presença na TV aberta e a inauguração de uma rádio FM própria. As informações são de Guilherme Ravache, do UOL Splash, que conversou com João Camargo, novo presidente da emissora.

Camargo explicou que, para conseguir colocar os planos de expansão em prática, era preciso cortar custos e fazer a CNN dar lucro pela primeira vez desde a sua fundação no País. A demissão de mais de 120 funcionários faz parte dessa ideia. O objetivo era reduzir o custo administrativo. O presidente explicou que contratos foram reduzidos em 30% ou mais, incluindo o aluguel da sede do canal, em São Paulo.

Outro ponto destacado por Camargo foi sobre a gestão da CNN Brasil, que, segundo ele, era “inchada”, com muitos vice-presidentes e diretores, o que atrasava a tomada de decisões. A ideia é tornar a gestão mais ágil, com menos chefes.

Se a emissora parar de dar prejuízo, Camargo e Rubens Menin, sócio da empresa, se comprometem a reinvestir os lucros em projetos da CNN até 2027. Camargo declarou que a emissora deve chegar à TV aberta até o segundo semestre de 2023, e a CNN Brasil FM chegará ao rádio “nos próximos meses”. O plano é transformar a CNN em um grande conglomerado de mídia multiplataforma, com TV aberta, rádio e forte presença digital.

Confira a entrevista com João Camargo na íntegra.

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