Ao longo de 2022, ainda sob a influência da Covid-19, a Mega Brasil pôs-se em campo para a realização da websérie A Comunicação Empresarial no Brasil – a história contada por quem ajudou a escrever a história, entrevistando 21 personalidades que fizeram parte dessa história, em especial nos anos 1960, 1970 e 1980.
Esse valioso acervo, que a Mega Brasil resgata e coloca novamente à disposição do público, é também uma homenagem aos 58 anos de vida da Aberje e ao avanço histórico experimentado pela atividade nessas últimas duas décadas e meia.
Dividida em 25 episódios, a webserie resgata cenários, demandas, recursos e soluções presentes em diferentes momentos da Comunicação Empresarial brasileira, e que se constituíram nos pilares desse setor, hoje consolidado como estratégico, sofisticado e plural para as organizações.
“Para planejar o futuro da Comunicação é preciso, antes de tudo, conhecer a sua origem, a sua trajetória. Só assim, entendendo cada momento dessa caminhada, é possível dimensionar sua importância e projetar seus próximos passos”, afirma Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil e também deste Portal dos Jornalistas.
Ele e o também diretor da Mega Brasil Marco Antonio Rossi, foram os protagonistas do primeiro episódio da webserie. Na sequência, ambos conduziram as entrevistas com outros 21 personagens dessa história: Amauri Marchese (2 episódios), Carlos Mestieri, Claudio Amaral, Elisa Prado, Enio Campoi, Fábio França, Francisco Soares Brandão, Gaudêncio Torquato, Izolda Cremonini, João José Forni, João Rodarte, Jorge Duarte, Lalá Aranha (2 episódios), Margarida Maria Krohling Kunsch, Mario Ernesto Humberg, Miguel Jorge, Nemércio Nogueira (2 episódios), Pedro Luiz Dias, Renato Gasparetto, Ruy Altenfelder e Walter Nori.
“Essa webserie, mais que um projeto editorial, é um arquivo vivo, eternizado, sobre a história do setor. Não é algo escrito em terceira pessoa, interpretado, às vezes até mesmo filtrado, mas um testemunho pessoal, feito com a emoção de quem se viu colocado diante de desafios até então inéditos e fez acontecer, pavimentando um trecho atrás do outro dessa história de conquistas, escrita com as tintas da criatividade, perseverança e, muitas vezes, coragem e ousadia” destaca Marco Rossi, que faz o convite para quem quiser mergulhar nessa história:
“Neste 8 de outubro de 2025, Dia da Comunicação Empresarial, venha maratonar com a gente a webserie A Comunicação Empresarial no Brasil – a história contada por quem ajudou a escrever a história, e entenda a importância que você tem, como agente cotidiano, nesta jornada estratégica e pautada por propósitos. Assista aqui ou ouça aqui.



















