-1.8 C
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 17, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 187

Caras celebra 30 anos no Brasil

A revista Caras comemora em dezembro três décadas na imprensa nacional, e saiu com quatro capas diferentes. Elas foram produzidas com flagrantes da festa para os convidados que ajudaram a escrever a história do veículo. São imagens por ativação digital, em movimento, interativas, que mostram momentos da evolução da marca.

A primeira capa vem com mulheres empoderadas, as musas da festa. Astros da música internacional estampam a segunda capa. Na terceira, o encontro de gerações tem influenciadores com Cid Moreira. A quarta traz uma nova leva de cantores que reverenciam a trajetória de Zezé Di Camargo.

As capas estáticas estão disponíveis nas redes sociais da Caras e cada uma delas tem uma versão em movimento. A revista, que chegou às bancas em 15/12, tem tiragem de 60 mil exemplares e mais de 25 mil downloads por edição. Nos últimos anos, expandiu-se para outras mídias, e não apenas multiplicou e criou conteúdo para redes sociais como investiu em programas da TV Caras no YouTube e no podcast nas plataformas de streaming.

Projetos com participações brasileiras são destacados pela LatAm Journalism Review

Três projetos criados no Brasil ou com participações de jornalistas brasileiros foram listados entre as dez iniciativas jornalísticas que causaram impacto positivo na América Latina em 2023. A lista é elaborada pela LatAm Journalism Review (Revista de Jornalismo da América Latina), produzida pelo Centro Knight, da Universidade do Texas.

Destaque para a Amazônia Vox, plataforma de conexão que facilita contatos e dá visibilidade a temas relevantes para a região, e que foi a única 100% brasileira listada pelo levantamento.

Além dela, foram lembrados os projetos Amazon Underworld, produzido pela InfoAmazonia, em parceria com Armando.info (Venezuela) e La Liga Contra el Silencio (Colombia); e Attack Detector, criado por Schirlei Alves e Reinaldo Chaves, da Abraji, em conjunto com Fernanda Aguirre e Gibrán Mena, do Data Crítica, do México.

Caderno do Candidato visa às eleições de 2024

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

A jornalista Fernanda Galvão, mais as consultoras de campanhas políticas Gisele Meter e Danielle Ceni lançaram em 14/12 o Caderno do Candidato. É um guia prático de comunicação e marketing para as eleições, contendo instruções comprovadas pela experiência das autoras.

O manual de orientação para quem trabalha, ou vai trabalhar, em campanhas eleitorais no ano de 2024 é um recurso para planejar e executar uma campanha de forma profissional. Mostra o passo a passo de ações estratégicas ao longo do ano, em cada etapa da campanha, e traz vários checklists, entre eles os de materiais impressos para evitar desperdício.

Detalha etapas em momentos específicos ao longo do ano eleitoral para definir ações, criar conteúdo para as redes sociais e outros canais de comunicação, além de mostrar como distribuir responsabilidades de maneira eficaz para a equipe e o núcleo duro de campanha.

A publicação está à venda online no Portal do Assessor por R$ 147 à vista ou em parcelas de R$ 23,50.

Pesquisa aponta Mudanças Climáticas como Palavra do Ano no Brasil

Imagem: ELG21/Pixabay

A 8ª edição da pesquisa Palavra do Ano no Brasil, realizada pela Cause, consultoria em causas e ESG, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, especializado em opinião pública, revelou que a Palavra do Ano de 2023 eleita pelos brasileiros é Mudanças Climáticas.

O termo vencedor foi o mais citado entre os 1.557 respondentes da pesquisa, residentes em todo o Brasil, correspondendo a 37% da preferência; seguido por Resiliência (14%) e Conflito (12%), na segunda e terceira posições do ranking.

ntes da votação popular, foram definidas sete palavras finalistas por formadores de opinião atuantes nos campos de filosofia, comunicação e artes. As outras finalistas foram: inteligência artificial (10%), vulnerabilidade (6%), urgências (5%) e desinformação (4%).

Neste ano, conceitos formados por duas palavras foram considerados por sua unidade e significado. Na edição de 2022, a palavra do ano escolhida foi esperança, seguida de decepção e dificuldade, que a sucederam no pódio; a apuração refletia o momento de um País bastante dividido e polarizado.

Aberje elege Renato Gasparetto Jr. para a Presidência de seu Conselho Consultivo

A Aberje passa a ter, a partir de agora, Renato Gasparetto Jr., da Vivo, na Presidência de seu Conselho Consultivo, tendo como vice o consultor Yacoff Sarkovas (ex-Edelman) – ambos, a propósito, já eram membros do Conselho. O mandato é de dois anos. A decisão foi sacramentada em reunião virtual ordinária realizada em 14 de dezembro.

Com essa decisão, o Conselho Consultivo da entidade passa a espelhar a estrutura já utilizada no Conselho Deliberativo, que conta, respectivamente, na Presidência e Vice-Presidência, com os executivos Malu Weber (Bayer) e David Grinberg (Arcos Dorados/McDonald’s). Além disso, reforça o papel de opinar nas diretrizes e estratégias da associação, apoiando a diretoria e a instância deliberativa.

Gasparetto tem uma ligação histórica com a Aberje, tendo participado de várias gestões e sido um dos idealizadores das profundas transformações pelas quais a entidade vem passando nas últimas décadas.

As reuniões do Conselho Consultivo são semestrais, e o próximo encontro deve ocorrer de forma presencial na sede da Associação, em São Paulo. Entre os temas que passam pelo crivo dos conselheiros está a definição do Tema do Ano, temática que, sob a ótica da comunicação, guiará as discussões, atividades e ações da entidade ao longo do próximo ano, e que também foi pauta da reunião do dia 14 e deve ser divulgado em breve.

Rede JP atua estrategicamente na elaboração do plano de ação da Secom para 2024

A Rede Jornalistas Pretos promoverá em 19 e 20/11 em São Paulo o segundo Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana.
A Rede Jornalistas Pretos promoverá em 19 e 20/11 em São Paulo o segundo Encontro Internacional de Jornalistas da Diáspora Africana.

A Rede JP, organização sem fins lucrativos que atua na defesa da liberdade de expressão e da pluralidade de narrativas, participou ativamente da elaboração do plano de ação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Através de seu eixo de Advocacy e políticas públicas, a Rede JP contribuiu com a definição de diretrizes e objetivos para a comunicação do governo, com foco na diversidade, na participação social e na construção de uma narrativa inclusiva.

“Acreditamos que a comunicação é essencial para o fortalecimento da democracia e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, afirma Marcelle Chagas, coordenadora-geral da Rede JP e do eixo de Advocacy e políticas públicas da organização. “Por isso, nos colocamos à disposição da Secom para contribuir com a elaboração de um plano de ação que seja eficaz e que esteja alinhado com os princípios da liberdade de expressão e da pluralidade de ideias”.

Na última semana, a Secom e a Secretaria de Políticas Digitais (SPDigi) reuniram lideranças pelos direitos da comunicação no evento Políticas Digitais em Debate − Balanço 2023 e perspectivas 2024, em que João Brant, secretário de Políticas Digitais, anunciou uma série de ações para o próximo ano. Entre as contribuições da Rede JP para o plano de ação da Secom, através da Articulação pela Mídia Negra, destacam-se os seguintes pontos:

  • Programa de fomento, através de editais, parcerias e apoio cultural ao jornalismo, à comunicação de interesse público e a veículos geridos por negros, indígenas, moradores de áreas periféricas e pessoas com deficiência.
  • Fortalecimento da comunicação antirracista (elaboração do plano nacional e GT, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial).
  • Operacionalização da Instrução Normativa para publicidade institucional na internet, priorizando a inclusão de grupos sub-representados.
  • Projeto piloto RNCP/EBC: fomento, capacitação e janela de exibição para mídia negra e jornalismo comunitário através da Empresa Brasil de Comunicação.

A Rede JP criou e coordena desde 2022 a Articulação pela Mídia Negra, ao lado de Cojira/DF, Conajira/Fenaj, Cojira SP, Rede Quilombação e Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), que reúne representantes de veículos, empresas de comunicação, entidades e coletivos liderados por jornalistas negros, indígenas e quilombolas de todo o Brasil.

Em julho de 2023, a Articulação realizou uma reunião histórica em Brasília envolvendo diferentes pastas do Governo Federal (Ministério da Igualdade Racial, Secretaria de Comunicação, Ministério das Comunicações, Ministério dos Direitos Humanos e Ministério da Cultura), iniciando assim uma atuação que deu origem à compreensão da necessidade de realizar mudanças na estrutura de comunicação para a construção de um Brasil mais justo, democrático e avançado.

A Articulação desempenhou papel fundamental também na colaboração com o Projeto de Lei 2370, de 2019, referente à reforma da Lei de Direito Autoral. Essa contribuição foi expressa no parágrafo 14, que visa a fortalecer não apenas o jornalismo nacional, mas também o regional, local e independente, promovendo valores como inovação, pluralidade, valorização e contratação de profissionais vinculados a essa atividade.

No âmbito do plano de ação da Secom, estão previstas iniciativas nas esferas de comunicação institucional, comunicação social e comunicação internacional. Destaca-se ainda a inclusão do Brasil na declaração global sobre integridade da informação online proposta pelo Canadá e Países Baixos.

A Rede JP considera que a participação ativa da sociedade civil na formulação do plano de ação da Secom representa um passo significativo em direção à construção de uma comunicação mais democrática e inclusiva. Comprometida com esse princípio, a organização permanecerá atenta à implementação do plano, buscando continuamente oportunidades para contribuir e aprimorar suas diretrizes.

Jean Lima é o novo presidente da EBC e Maíra Bittencourt, diretora-geral

Jean Lima (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O presidente Lula efetivou Jean Lima no cargo de diretor-presidente da EBC. Ele ocupava interinamente o posto desde a saída de Hélio Doyle, em outubro. O governo também nomeou Maíra Carneiro Bittencourt Maia diretora-geral da empresa. Os dois dirigentes, que terão mandato até 30 de outubro de 2025, tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial da União (DOU) de 15 de dezembro.

Doutor em História Econômica e mestre em História Social, Lima foi coordenador adjunto de Articulação Intergovernamental, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal e secretário-adjunto de governo na Secretaria de Governo do DF. Foi ainda presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf); e consultor no governo federal e no Terceiro Setor na elaboração de projetos e convênios para planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas na área da educação e alimentação escolar.

Maíra é jornalista e pós-doutora em Comunicação e Artes. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Foi diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, diretora de Comunicação da UFS e presidente do Conselho Editorial da Universidade. Na EBC, integrou o Conselho de Administração de agosto a dezembro de 2023. Atuou ainda, por dez anos, em emissoras de TV no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

ESPM-SP e Jornalistas&Cia realizam pesquisa sobre uso de IA por jornalistas

O curso de Jornalismo da ESPM-SP lança uma pesquisa sobre o uso de inteligência artificial generativa por jornalistas brasileiros. O estudo, coordenado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas − ESPM , tem parceria, apoio e divulgação do Jornalistas&Cia.

Intitulada A inteligência artificial para jornalistas brasileiros, a pesquisa tem como objetivos identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional.

A pesquisa está dividida em duas fases. Na primeira, os jornalistas responderão a um questionário quantitativo, com alternativas de respostas em escala Likert (entre maior e menor concordância com as perguntas), que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. A segunda fase consistirá em entrevistas abertas, ou qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística.

Os dados obtidos na pesquisa serão utilizados para trabalhos acadêmicos/científicos e para a produção de notícias sobre o tema no J&Cia, sempre com preservação dos nomes dos participantes.

A adesão ao levantamento é aberta a todos os jornalistas que atuam no Brasil. O formulário com o questionário da pesquisa pode ser acessado no aqui: Pesquisa A inteligência artificial para jornalistas brasileiros.

O grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas − ESPM é composto pelos professores Maria Elisabete Antonioli, Cicelia Pincer, Patricia Rangel, Edson Capoano e Antonio Rocha Filho. No J&Cia a coordenação dos trabalhos referentes à pesquisa é de Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli.

Morre Tonico Duarte, ex-editor-chefe do Globo Esporte

Tonico Duarte, ex-editor-chefe do Globo Esporte, da TV Globo, e com passagens por Estadão, Placar e Jornal da República, foi encontrado morto nesta semana em sua residência em São Paulo. Segundo relatos, o jornalista, que completaria 70 anos no próximo dia 27 de dezembro, aparentava estar morto havia alguns dias, possivelmente de infarto.

Eternizado pelas quatro décadas em que atuou na TV Globo, ajudando neste período a montar o departamento de Esportes da emissora na capital paulista, em seus últimos anos ele vinha cuidando da coluna de Nelson Motta, no Jornal da Globo, até ser demitido em novembro de 2019.

Dois anos mais tarde, após um novo corte da emissora que atingiu nomes históricos, como Renato Machado, Francisco José, Alberto Gaspar, José Hamilton Ribeiro e Isabela Assumpção, ele voltou novamente aos holofotes após criticar publicamente o diretor de Jornalismo da emissora Ali Kamel, quando chamou o executivo de “pangaré” e afirmou que “ele não sabe escrever”.

Democracia para Sempre, documentário da TV Senado, ganha prêmio latino

A TV Senado ganhou este mês o Prêmio Televisión América Latina (TAL) 2023 pelo documentário Democracia para Sempre, que combina registros feitos para a posse do presidente Lula este ano com a repercussão das invasões aos prédios dos Três Poderes uma semana depois, em 8 de janeiro. A obra foi vencedora da categoria +Democracia Parlamentar: Documentário. O filme também foi indicado nas categorias +Democracia e Grande Prêmio Legislativo.

Para Glauciene Lara, diretora da TV Senado, a premiação reconhece o esforço da equipe e a importância de a emissora registrar cada momento histórico: “Que essa narrativa sirva de reflexão para nós, brasileiros, para que a nossa democracia se fortaleça cada vez mais. E o prêmio vindo de nossos vizinhos latino-americanos mostra o quanto essa reflexão é importante para eles também, para os países da nossa região como um todo, que têm histórias semelhantes de ditaduras recentes e valores democráticos frágeis”.

Jimi Figueiredo, diretor e editor do doc, frisou a importância de a comunicação pública ser forte para garantir o acesso da população à informação. Estão também na equipe Carolina Pavanello e Renata Gonzaga, na produção; Guilherme Oliveira e Rodrigo Jorge, na edição de imagens; e os repórteres cinematográficos Eduardo Reis, Leo Nunes, Marcos Feijó, Pedro Olavo, Ricardo Movits e Ricardo Silva.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese