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domingo, dezembro 21, 2025

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Mauricio de Sousa cria HQ em homenagem a Ziraldo

Mauricio de Sousa cria HQ em homenagem a Ziraldo

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, publicará uma HQ em homenagem ao cartunista Ziraldo Alves Pinto, falecido em abril deste ano. Mauricio já havia publicado algumas palavras e desenhos em tributo ao pai do Menino Maluquinho, mas desta vez produzirá uma história especialmente dedicada ao amigo de longa data.

A amizade e parceria entre os dois desenhistas esteve presente tanto fora quanto dentro dos quadrinhos. Eles trabalharam juntos nas obras Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica e 5,4,3,2,1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço, ambos escritos por Manuel Filho.

A dupla também já havia atuado em O Maior Anão do Mundo, onde Ziraldo fez o texto e Mauricio ilustrou, e O Reizinho no Castelo Perdido, no qual trocaram de papéis, com Mauricio na escrita e Ziraldo no desenho.

Sem data definida para publicação, mais detalhes sobre a HQ devem ser divulgados proximamente.

Leia também: José Occhiuso, diretor nacional de Jornalismo do SBT, deixa a emissora; Luiz Alberto Weber assume cargo

Em crise, Intercept Brasil promove novos cortes em sua equipe

No total, dez profissionais deixaram a publicação nos últimos dois meses

O Intercept Brasil promoveu há alguns dias um profundo corte em sua redação, atingindo de uma só vez quase 40% de sua equipe editorial. Segundo apurou este Portal dos Jornalistas, deixaram a casa o editor de audiência Emílio Moreno, a diretora de vídeo Luiza Drable, o editor de vídeo Marlon Peter, o editor de arte Rodrigo Bento, o editor sênior André Uzêda, os repórteres Paulo Victor Ribeiro e Carol Castro, e o gerente financeiro Thiago Pilloni.

Vale lembrar que em março a publicação já havia demitido a coordenadora de estratégias e operações Maria Teresa Cruz, e em comum acordo, desligado o editor-chefe Flavio VM Costa, que assumiu novos desafios profissionais como colunista do UOL e como consultor do Alma Preta, onde participará da criação do núcleo investigativo do site.

Em dificuldades financeiras desde que se desligou em 2022 de sua operação nos Estados Unidos, o Intercept vem promovendo há meses uma intensa campanha para captação de recursos através de doações. Segundo a publicação, a mudança no contexto político no Brasil fez com que muitos financiadores filantrópicos também deixassem de contribuir com instituições brasileiras, entre elas o próprio Intercept, impactando diretamente no jornalismo independente.

 

Sindicato acusa “cena de massacre”

Em texto publicado em seu site, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) fez um paralelo entre os cortes no TIB e a reportagem Cena de Massacre, publicada pelo próprio Intercept um ano antes, quando denunciou os bastidores das demissões em massa nas empresas Meta, Twitter, Google e XP.

Segundo a entidade, a publicação “descumpriu um entendimento do Supremo Tribunal Federal, o STF, que em março do ano passado decidiu que casos de demissão em massa devem contar com prévia intervenção sindical, e isso não aconteceu”, e promoveu “demissão coletiva sem comunicação prévia aos representantes dos sindicatos dos trabalhadores e sem propor pacote adicional de indenizações”.

Em nota enviada a este Portal dos Jornalistas, Andrew Fishman, presidente e cofundador do The Intercept Brasil, se disse surpreso com as acusações feitas pelo SJSP, lamentou não ter sido procurado para comentar as acusações e afirmouu qe “comparar a situação de um veículo independente e sem fins lucrativos com demissões em big techs, que sabidamente têm lucros bilionários e violam sistematicamente direitos, mostra má-fé”.

Ele explicou ainda que “todos os direitos trabalhistas foram pagos integralmente e todas as leis aplicáveis foram seguidas” e negou que não houve diálogo da publicação com a diretoria da entidade. “Na reunião, o TIB não foi avisado sobre prazo. Depois – antes do feriado – foi estabelecido um prazo unilateral e curto”, afirmou em nota.

Ainda de acordo com o Sindicato, as demissões tinham como principal objetivo substituir profissionais que eram CLT por PJs, e que dias após as demissões o Intercept Brasil teria publicado um vídeo anunciando caras novas na equipe e informando que seu time editorial havia crescido, o que não seria verdade, levando-se em consideração os recentes cortes. A direção do Intercept não comentou essa acusação.

Confira abaixo a íntegra da nota do Intercept Brasil:

 

Hoje nós do Intercept Brasil fomos surpreendidos com essa publicação no site do sindicato. Não fomos sequer procurados pelo SJSP para comentar as – graves – acusações. Sentimos necessidade de responder porque o SJSP sabe, melhor do que ninguém, o quanto a nossa indústria está em crise. O quanto veículos independentes têm sofrido para se manterem vivos.

Como é de amplo conhecimento público, o Intercept Brasil era, até 2022, ligado ao Intercept dos EUA, e a maior parte do nosso orçamento vinha de lá. Naquele ano, conseguimos convencê-los a não fechar nossa redação, nos separamos, mantivemos os empregos que pudemos, e iniciamos uma intensa campanha de arrecadação para garantir nossa sustentabilidade.

Como é de amplo conhecimento público também, a mudança no contexto político no Brasil fez com que muitos financiadores filantrópicos deixassem de financiar instituições brasileiras – e o jornalismo foi um dos principais impactados. A falta de recursos é um problema coletivo. Além disso, a dependência de plataformas digitais tem derrubado o alcance consideravelmente de veículos de mídia – problema que o SJSP também deve estar acompanhando.

Portanto, uma conjunção de fatores desfavoráveis fez com que os cortes na equipe fossem inevitáveis – para garantir a própria sobrevivência do Intercept Brasil. Os profissionais foram desligados por várias razões, que não cabe detalhar para não expô-los, mas a principal delas é que o Intercept precisou se reorganizar e se reestruturar em várias frentes para manter nossa missão de pé, dentro do curto orçamento que temos hoje. Essencial destacar que todos os direitos trabalhistas foram pagos integralmente e todas as leis aplicáveis foram seguidas. 

Comparar a situação de um veículo independente e sem fins lucrativos com demissões em big techs, que sabidamente têm lucros bilionários e violam sistematicamente direitos, mostra má-fé. 

Importante destacar também que não é verdade que não houve diálogo com a diretoria. Na reunião, o TIB não foi avisado sobre prazo. Depois – antes do feriado – foi estabelecido um prazo unilateral e curto. Nossa equipe, inclusive, respondeu hoje de manhã avisando que teria uma resposta hoje. Horas depois, vocês fizeram sua publicação.

Ao colocar em xeque o principal meio de sustentabilidade do Intercept Brasil, o SJSP e a Fenaj também ameaçam a sobrevivência do nosso jornalismo que continua vivo e pulsante, com uma equipe brilhante que segue trabalhando incansavelmente. Basta olhar nossas últimas publicações – nunca deixamos de publicar reportagens. 

É lamentável a instrumentalização do SJSP – uma entidade fundamental para o jornalismo, e da qual somos parceiros de trincheira, se prestar a esse papel. Infelizmente, essa má-fé não só prejudica o Intercept Brasil, os profissionais que aqui estão, e a possibilidade de negociações contínuas de boa-fé, mas também a reputação de seus sindicatos – e a sustentabilidade do campo do jornalismo independente como um todo. 

 

Atenciosamente, 

O Intercept Brasil

Ajor comemora seu aniversário com novo site

Ajor comemora seu aniversário com novo site

O site da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) ganhou uma nova versão em comemoração aos três anos de atuação. A reformulação traz um design dinâmico e moderno, visando enfatizar a missão institucional da organização.

Esta é a primeira vez que a página da Ajor passa por uma reformulação desde a sua criação, em 2021. O novo visual não só destaca sua missão, mas também busca evidenciar seus objetivos e atividades essenciais para o fortalecimento do jornalismo brasileiro. Incluindo uma experiência de interação mais aprimorada, ampla e acessível, permitindo que associados usufruam das oportunidades oferecidas para melhorias, tanto institucional quanto financeiramente, de suas organizações.

“Quem acessar a home do site da Ajor a partir de agora vai encontrar rapidamente quais projetos de formação exclusivos para associadas estão com inscrições abertas ou em andamento”, afirma Maia Fortes, diretora-executiva da organização: “Há também oportunidades para o público em geral, oferecidas por parceiros, que a Associação ajuda a divulgar. A praticidade representada no novo desenho expressa e coroa esses três anos de atuação”.

Além de apresentar seu trabalho e de associados de uma forma otimizada, a mudança também proporcionou a possibilidade de filtrar as organizações-membros com base em região, estado, natureza jurídica e formato. Confira o novo site aqui.

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José Occhiuso, diretor nacional de Jornalismo do SBT, deixa a emissora; Luiz Alberto Weber assume cargo

José Occhiuso (Crédito: Instagram)

O SBT anunciou que José Occhiuso, diretor nacional de Jornalismo, deixou a emissora após 13 anos de casa. Segundo comunicado enviado à imprensa, a decisão para a saída do jornalista foi feita em comum acordo. O colunista Flavio Ricco, do R7, informou que Luiz Alberto Weber, diretor do SBT em Brasília, assumirá o comando do Jornalismo da emissora.

Occhiuso chegou à emissora em 2011, como editor-executivo do SBT Brasil. Posteriormente, ocupou o mesmo cargo no Jornal do SBT. Em outubro de 2013, assumiu a direção de Jornalismo em Brasília, cargo ocupado até o início de 2017. No ano seguinte, assumiu a direção nacional de Jornalismo da emissora, implantando mudanças no SBT Brasil, promovendo debates nas eleições de 2018, e dinamizando o departamento.

Em 2020, durante a pandemia, coordenou conteúdos produzidos pelos telejornais do SBT, informando ao público as últimas notícias sobre a Covid-19 durante toda a programação. Também coordenou a parceria dos departamentos de jornalismo e digital, além da criação do portal de notícias SBT News.

Textual Comunicação e Abraji firmam nova parceria para o 19° Congresso de Jornalismo Investigativo

Textual Comunicação e Abraji firmam nova parceria para o 19° Congresso de Jornalismo Investigativo

A Textual Comunicação assumirá novamente as atividades de Relações Públicas do 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.  A agência será responsável por divulgar as informações sobre o Congresso, além de gerenciar o credenciamento de jornalistas para a cobertura presencial dos painéis e convidados especiais. O atendimento será de Jhonatan Santos, com gerência de Diogo Cruz.

O Congresso será realizado de 11 a 14 de julho em formato híbrido, sendo o presencial na ESPM, campus Álvaro Alvim (Vila Mariana), em São Paulo, e online no site oficial do evento.

Leia também: Rádio Bandeirantes de Porto Alegre anuncia nova programação

Rádio Bandeirantes de Porto Alegre anuncia nova programação

Rádio Bandeirantes de Porto Alegre anuncia nova programação

A Rádio Bandeirantes de Porto Alegre promoverá mudanças em sua grade de programação a partir da próxima segunda-feira (6/4). Haverá alterações em alguns horários e novos profissionais entrarão nos programas.

A emissora iniciará a programação local às 6h, com O Pulo do Gato, em que Luiza Schirmer dividirá o comando com Fernando Zanuzo, recém-contratado. Zanuzo retorna às 7h30 para o Primeira Hora da capital gaúcha. Às 9h, permanece o Jornal Gente, liderado por Oziris Marins, Sérgio Stock e Guilherme Macalossi, este recém-nomeado gerente de Jornalismo da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM RS.

Às 10h30, Regina Lima retornará à equipe para ancorar o Manhã Bandeirantes, acompanhada de Fabiano Brasil. Outra novidade é a volta de Alexandre Praetzel ao dial gaúcho com Apito Final, ao meio-dia, acompanhado por Daniel Oliveira, Luiz Benfica e Kalwyn Corrêa. Felipe Vieira, apresentador do Jornal da Noite na Band TV, será responsável pelo comando do Bandeirantes Acontece, às 17 horas.

A emissora já passou a operar no edifício Tecnopuc Business, localizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Raquel Landim deixa a CNN Brasil após cinco anos

Raquel Landim (Crédito: CNN Brasil/Instagram)

Raquel Landim, apresentadora do CNN 360, deixou a CNN Brasil após cinco anos de casa. A emissora ainda não definiu sua substituta. As informações são de Gabriel Vaquer, do F5 (Folha de S.Paulo). Landim apresentou o CNN 360 pela última vez em 18 de abril. Desde então, é substituída por Clarissa Oliveira no comando do programa.

Landim chegou à CNN Brasil em 2019. Foi a primeira experiência da jornalista em televisão. Começou como comentarista e em 2022 alçou o posto de apresentadora substituta de diversos programas da emissora. No ano passado, assumiu o CNN 360, em substituição a Daniela Lima, que foi para a GloboNews. Antes, Landim trabalhou em Valor Econômico, Estadão e Folha de S.Paulo.

Burson anuncia nova etapa da reestruturação e oficializa suas lideranças no Brasil

A BCW e a Hill & Knowlton, com fusão marcada oficialmente a partir de 1º de julho de 2024, anunciaram em 29/4 como será sua atuação no mercado latino-americano a partir do desaparecimento das duas marcas para dar lugar à Burson; e quais serão oficialmente seus líderes nas diversas regiões em que opera.

Todos os negócios atuais da BCW na região serão incorporados à marca principal Burson. Já as duas outras marcas do grupo, Máquina e JeffreyGroup, continuarão a operar, com as respectivas expertises e clientes. Em relação às equipes da Hill & Knowlton, estas serão incorporadas a Burson e JeffreyGroup na região.

A organização também oficializou os nomes dos líderes das operações no Brasil: Rosa Vanzella, CEO da Burson Brasil; Simone Iwasso, presidente da Burson Brasil; Luis Joly, presidente da JeffreyGroup Brasil; e Thiago Salles, diretor-geral da JeffreyGroup Brasil. Todos reportam-se diretamente ao CEO latam Brian Burlingame, em Miami (EUA).

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2º turno dos +Admirados do Agro segue até 9 de maio

Conheça os +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023
+Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023

Jornalistas e profissionais da Comunicação têm mais uma semana para votar no segundo turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio. Em sua quarta edição, a iniciativa reconhecerá os Top 30 +Admirados Jornalistas da Imprensa do Agronegócio e os Top 3 +Admirados nas categorias Agência de Notícias, Canal de Vídeo, Periódico Especializado, Programa de TV Especializado, Programa de TV Geral, Site e Veículo Impresso.

Nesta fase, os eleitores poderão indicar do 1º ao 5º colocado, seus favoritos em cada categoria. Cada posição renderá uma pontuação (1º − 100 pontos; 2º − 80; 3º − 65; 4º − 55; e 5º − 50) e ao final da apuração serão homenageados os que somarem mais pontos. Para participar, basta acessar a cédula de votação e preencher um rápido cadastro. A cerimônia de premiação está marcada para 24 de junho, no hotel Renaissance, em São Paulo. Confira a relação completa dos finalistas.

A eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio conta com os patrocínios de Cargill, Mosaic Fertilizantes, Syngenta e Yara, apoios de Elanco, Portal dos Jornalistas e Press Manager, colaboração de BRF e Lavoro e apoio institucional da Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Rede Agrojor. Empresas e entidades que queiram associar suas marcas à premiação podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro ([email protected]).

EBC concentra comando das regionais em Brasília e extingue cargos de superintendente em RJ e SP

EBC concentra comando das regionais em Brasília e extingue cargos de superintendente em RJ e SP

A EBC fechou em 28/4 os postos de superintendente no RJ, ocupado por Eric Nepomuceno, e em SP, pelo ex-deputado José Américo Dias (PT), e decidiu centralizar o comando das regionais em Brasília.

Em nota, a empresa pública justificou a medida: “Como a EBC já conta com a Diretoria de Administração, Finanças e Pessoas, a decisão, para não haver distorção no fluxo dos processos entre Diretoria e as Superintendências, foi de extinguir os dois cargos e transformá-los em gerência executiva, vinculada à área administrativa”. Américo já havia se exonerado do cargo em 1º/4, pois pretende candidatar-se a vereador na próxima eleição.

Em março, a empresa nomeou Juan Pessôa, coordenador de Comunicação do PT, para a Superintendência de Serviços de Comunicação. A área é responsável pela comunicação oficial do governo na EBC, por meio do Canal Gov.

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