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quinta-feira, agosto 21, 2025

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Folha inicia ciclo de cobrança por conteúdo digital

A Folha começa nesta 5ª.feira (21/6) a cobrar por todo o seu conteúdo digital, adiantando tendência internacional que tem tudo para ser replicada pela maioria dos grandes veículos noticiosos brasileiros. O modelo, que o jornal já praticava em aplicativos para tablets e celulares desde janeiro, prevê 20 notícias ou artigos gratuitos por mês; para acessar outros 20, o leitor deverá fazer um cadastro relativamente simples; a partir do 41º texto, ele terá que pagar por uma assinatura com validade mensal. Segundo Antonio Manuel, superintendente do Grupo Folha, o tema já havia sido discutido no ano passado por diversos executivos reunidos no Maximídia, fórum sobre comunicação e marketing do jornal Meio & Mensagem. Entre os veículos que teriam confirmado adesão ao sistema conhecido como paywall (muro poroso de pagamento) estão O Estado de S. Paulo, O Globo e Lance. O modelo foi idealizado e colocado em prática com relativo sucesso pelo The New York Times, que o adotou em março de 2011 e obteve, graças a ele, 454 mil assinantes digitais em um ano. Também já implantaram sistemas semelhantes o americano Wall Street Journal e os britânicos Financial Times e The Times. No modelo da Folha, o valor pago pelo período de leitura será de R$ 1,90 no primeiro mês, como promoção, passando a R$ 29,90 no mês seguinte. Essa assinatura não se renova automaticamente ? terminado o ciclo, o leitor tem outra vez direito aos 40 textos gratuitos e só faz nova assinatura se quiser. Todo o conteúdo, seja produzido para a edição impressa ou para o tempo real, estará unificado sob uma única marca, Folha de S.Paulo, que substituirá em definitivo o atual Folha.com. Assinantes do impresso continuarão com acesso irrestrito a todas as plataformas, enquanto assinantes digitais poderão ler todo o conteúdo produzido para tablets, celulares e computador. Assinantes do UOL mantém acesso só aos textos do site. Parte do conteúdo digital permanecerá livre a não assinantes, como blogs e o canal Folha Transparência. O grupo espera perder parte de seus leitores online no início da transição ? hoje contabiliza a média de 232 milhões de pageviews por mês ?, mas trabalha com a perspectiva de recuperar parte da audiência, além de qualificar e fidelizar o leitor hard user como estratégia de valorização do espaço publicitário.

Sônia Bridi lança Diário do clima

Foram 14 países em seis meses de viagem buscando respostas para as mudanças climáticas vividas no planeta. Sônia Bridi partiu para o desafio com o marido e repórter cinematográfico Paulo Zero em junho de 2010, após meses de preparação intensa, inclusive física. Precisavam estar prontos para encarar situações extremas, como a escalada ao Kilimanjaro (ponto mais alto da África, com 5.895 metros de altitude). ?Não tem serviço de van que leve lá em cima?, brinca Sônia. Passados dois anos do início da aventura, Sônia lança o livro Diário do Clima (Globo Livros) em que detalha as informações editadas para a série. Paulo assina o caderno de 48 páginas com fotos da expedição. A ideia da série Terra, que tempo é esse? ? coordenada por Leia Paniz, com produção de Renata Chiara, edição de Flavia Varella e edição de imagem de André Alaniz e Flavio Lordello ? partiu dos próprios repórteres. Eles já vinham cobrindo o tema e observando discussões e eventos internacionais preparativos para a COP16 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima), no México. ?Queria mostrar lugares onde já se podia sentir os efeitos da mudança climática, como o degelo no topo do Kilimanjaro?, conta Sônia. E completa, bem-humorada: ?Quando esquimó começa a comprar geladeira, é porque tem alguma coisa errada?. Sobre a transformação da série em livro, Sônia diz que, após a exibição na tevê, a Globo Livros os procurou convidando para transformar o projeto em livro. ?Levei um ano para escrever, por conta do ritmo alucinante de trabalho. O livro é uma oportunidade de mostrar o que aconteceu nos bastidores, de usar com mais profundidade as entrevistas, mostrar que os cientistas não são profetas do apocalipse, como dizem. Às vezes a gente sente dó de colher um material tão rico e não poder aproveitar tudo?. Sônia é otimista em relação aos avanços em prol do meio ambiente, embora reticente em relação a esforços governamentais: ?Em termos de decisão governamental, não avançou quase nada. No entanto, aumentou a capacidade instalada de energia não-poluente em todo o mundo, mudando matriz energética?. A parceria com Paulo Zero começou em Nova York, quando a repórter assumiu como correspondente. Paulo já era cinegrafista do escritório da Globo de lá. E, do trabalho, a parceria foi para a vida pessoal. Vieram o filho Pedro e as mudanças para China (em 2005) e França (2008). Hoje baseada no Rio de Janeiro, ela ? que está no ar com a série Planeta Terra: lotação esgotada, também no Fantástico ? descarta a possibilidade da transformação de mais esse especial em livro: ?Deixa eu descansar?, brinca, em tom de súplica. ?Na verdade, agora, depois de tanto tempo viajando para fora do País, a ideia é produzir no Brasil. A lista de pautas é extensa?. Aguardemos.   SERVIÇO Lançamento de Diário do Clima (Globo Livros), de Sônia Bridi ? São Paulo Data: 25/6 (2ª.feira) Horário: 19 horas Local: Livraria da Vila Higienópolis (av. Higienópolis, 618) Número de páginas: 304 Preço: R$ 34,90 (brochura) e R$ 59,90 (luxo)

O Povo abre inscrições para programa de trainee

Estudantes de Jornalismo que já tenham passado pelo 4º semestre podem se inscrever para a 12ª turma de Novos Talentos O Povo, curso trainée do jornal, realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e organizado pela Universidade Corporativa O Povo. O período de inscrições termina em 8/8 e os aprovados para a fase de provas serão anunciados no dia seguinte. Os aprovados poderão conhecer a rotina de trabalho nas redações das mídias do grupo (jornal, rádio, tevê e internet), além de atender a oficinas e cursos com profissionais de O Povo e outros especialistas. Mais informações no www.opovo.com.br/novostalentos. 

Jornal Pioneiro (RS) enterra cápsula do tempo

Foi enterrada na última semana a cápsula do tempo com reflexões sobre o futuro da educação, fruto do projeto de Fábio da Câmara, editor de Redes Sociais e Mobilidade do jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, que coletou cartas de cinco países, resultado do caderno especial sobre o tema produzido em 2011. As ideias de educadores de Valparaíso (Chile), Fort Worth (Estados Unidos), Málaga (Espanha) e Nice (França) vão repousar junto à carta da professora brasileira Albertina Franzói no fundo do largo da Prefeitura da cidade, descrevendo um futuro imaginário para a educação daqui a 20 anos. Alunos, autoridades e o prefeito José Ivo Sartor participaram da cerimônia. A cápsula será aberta no dia 3 de outubro de 2031.

Rio Grande Record apresenta mudanças em seu comando

Após três meses como âncora do Rio Grande Record, da Record RS, Giuliano Marcos deixou o programa. Ele comunicou a saída em seu perfil no facebook, informando ter recebido ?uma nova missão da Direção Nacional de Jornalismo da Record?, passando a trabalhar em São Paulo. Natural de Ribeirão Preto (SP), Giuliano havia sido contratado em março para o lugar de Farid Germano Filho, que deixou a emissora na ocasião. Assumiram a apresentação do telejornal Kellen Caldas, que está na Record RS desde 2007 e atuou em programas como Esporte Record e Record News Sul, e Simone Santos, que comandou o Rio Grande Record na sua estreia, há cinco anos.

Andy Carvin aborda uso do twitter em coberturas jornalísticas

Gerente sênior da National Public Radio (NPR) e um dos maiores especialistas em uso das mídias sociais pelo jornalismo, o norte-americano Andy Carvin é mais uma das atrações estrangeiras que virão ao 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, evento promovido pela Abraji, com o apoio deste Portal dos Jornalistas, entre os dias 12 e 14/7, em São Paulo. Responsável pela organização de comunidades online desde 1994, Carvin fundou e coordenou o Digital Divide Network, grupo virtual de mais de dez mil ativistas em 140 países e que desde 2005 vem atuando na defesa da tecnologia de celulares para o jornalismo-cidadão, conceito que ele abordará em sua palestra A Revolução (não) será tuitada. Também já estão confirmadas as presenças de André Trigueiro (GloboNews), Daniela Chiaretti (Valor Econômico), David Carr (New York Times/EUA), David Friedlander e José Paulo Kupfer (O Estado de S. Paulo), Eliane Brum (Época), Miriam Leitão e Erick Brêtas (TV Globo), Lucas Ferraz (Folha de S.Paulo), Juca Kfouri (ESPN Brasil), Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil), Marcelo Tas (CQC) e Roberto Cabrini (SBT). O investimento para participação no congresso é de R$ 270 para sócios da entidade, R$ 440 para não-sócios, R$ 200 para estudantes de graduação associados e de R$ 290 para estudantes não-associados. Mais informações pelo abraji@abraji.org.br ou no www.abraji.org.br.

Caviar é o novo título da Doria Editora

A Doria Editora lançou no último domingo (17/6) a revista anual Caviar, 13º título da editora comandada por João Doria Jr.. Focada no mercado de luxo, a publicação traz temas como alta gastronomia, moda e turismo, e tem versão gratuita para tablets, disponível para download em Apple Store e Android Market. Entre os destaques da edição de estreia estão entrevistas com o chef Alex Atala, do restaurante paulistano D.O.M, o quarto lno ranking de melhores do mundo; e com o especialista em mercado de luxo Carlos Ferreirinha, da MCF Consultoria e Conhecimento.

Com 148 páginas e tiragem de 40 mil exemplares, Caviar é distribuída em lojas, restaurantes e hotéis cinco estrelas dos Jardins, em São Paulo. Também será enviada ao mailing do Grupo Doria e a assinantes de IstoÉ Dinheiro. Nas bancas, a revista custa 15 reais. A Direção Editorial é de Daniela Filomeno, com W.F. Padovani como editor-chefe, Cesar Camarinha na Direção de Produção e Érika Campos na Direção-executiva.

Autoesporte é tetra no AEA de Meio Ambiente

A revista Autoesporte conquistou pela quarta vez consecutiva o Prêmio AEA de Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que chegou à sua 6ª edição. A reportagem que ganhou na categoria Jornalística foi Motores da economia, publicada em fevereiro de 2011: um teste de consumo que envolveu sete automóveis (três híbridos e quatro flex), confrontando tecnologias diferentes em 370 quilômetros de rodovias. Entre os híbridos estavam Toyota Prius, Ford Fusion e Kia Optima. O grupo dos flex foi composto por Polo Bluemotion, Uno Economy, Kia Picanto e Gol Ecomotion. O resultado surpreendeu, comprovando que nem sempre os híbridos são mais econômicos do que os modelos equipados apenas com motores a combustão. O texto de Hairton Ponciano Voz, Carina Mazarotto, Daniel Messeder e Ricardo Sant?Anna pode ser lido aqui. As fotos são de Oswaldo Palermo. Na mesma categoria, a reportagem Anda e para do trânsito faz carro consumir 39% mais, de Felipe Nóbrega, da Folha de S.Paulo, recebeu menção honrosa.   Mais comemoração ? A redação também comemora o décimo programa Autocast, que nesta 6ª.feira (15/6) entra no site da revista. Sob o comando do editor do site Alberto Cataldi e dos repórteres Diogo de Oliveira e Renata Viana de Carvalho, o podcast semanal da Autoesporte comenta as principais notícias da semana, sempre com bom humor. Os programas podem ser baixados em formato MP3 ou por download no iTunes. (Da esquerda para direita: Alberto, Renata e Diogo)  Ganhadores das fábricas ? Ainda sobre o Prêmio AEA de Meio Ambiente, o trabalho Caminhão de lixo híbrido diesel/hidráulico ? redução de 15% no consumo de combustível, da MAN Latin America, venceu na categoria Tecnologias Diesel. Na categoria Tecnologias OTTO, venceu Nova bronzina com cobertura polimérica para redução de atrito e emissão de CO2, da Mahle Metal Leve; e Pratyko ? Veículo Elétrico para Portadores de Necessidades Especiais, da Proeza Automotiva, ganhou em Responsabilidade Social. O trabalho Novas tecnologias e inovações para redução nas emissões de VOC e CO2, da Toyota do Brasil, foi premiado em Responsabilidade Ambiental. A cerimônia ocorreu na última 2ª.feira (11/6), durante o 14º Jantar Anual de Meio Ambiente da AEA, em São Paulo.

Vaivém das Redações

Confira o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias as redações de Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia.   Rio de Janeiro: Neise Marçal foi transferida, a pedido, da TV Brasil para a Rádio Nacional. Depois de dez anos na casa, volta às origens, no rádio, e começa na próxima 2ª.feira (18/6) na cobertura da Cúpula dos Povos da Rio+20. Distrito Federal: Liana Verdini (ex-Correio Braziliense) está de mudança para o Rio de Janeiro. Ela deixou a assessoria da CNI, onde esteve por quase um ano e meio, para assumir, em 2/7, a Gerência de Comunicação Institucional da Transpetro. Liana estará subordinada a Fernando Thompson, com quem já havia trabalhado na Vale.Flávio Resende, da Proativa, estreia este mês como colunista de Economia e Negócios no jornal semanal Fatorama, dirigido por Jota Alcides; e na Revista do Pioneiro, publicação mensal editada por Carla Roquette, que volta a circular bimestralmente, no início de julho. Flávio assinará a coluna Made in Brasília, que pretende tratar as últimas novidades do mercado. Minas Gerais: Dimara Oliveira, apresentadora do Olé Pelo Mundo ao lado de Júnior Brasil, na Band Minas, acertou com o Sistema Globo de Rádio. Ela será setorista do Cruzeiro por Rádio Globo e CBN, sob o comando de Marcos Guiotti.A redação do Hoje em Dia recebe três novos profissionais: Paulo Paiva, que teve passagens por Estado de Minas e Fecomercio, como repórter de geral; Janaína Oliveira, ex-Viver Brasil, na editoria de Economia; e Alberto Sena, o novo coordenador do caderno Minas.Após passagens pelas editorias de Economia de O Tempo e Hoje em Dia, Tatiana Lagôa começou na reportagem do Diário do Comércio. Bahia: Depois de um ano fora da televisão, Adriana Quadro integrou-se à equipe de Reportagem do Balanço Geral na TV Itapoan (Record), que tem como titular o apresentador Raimundo Varela. Ainda por lá, estreou nesta 2ª.feira (11/6) o Cidade Alerta Bahia, sob o comando de Adelson Carvalho. A atração começa as 17h e traz informações sobre a cidade e notícias de trânsito.

Flávio Pestana comanda transição em A Tarde

O Conselho de Administração de A Tarde ? integrado por Renato Simões (presidente), Vera Bainville (vice-presidente) e Sylvio Simões (diretor) ? contratou Flávio Pestana para atuar na transição do comando da empresa, após a morte de Regina Simões. Segundo comunicado enviado ao mercado, Pestana vai liderar a organização nos próximos 60 dias, subordinado ao Conselho, tendo como principais responsabilidades encerrar o processo de transição de governança corporativa, auxiliar na contratação de nova diretoria, implantar processos de gestão, reordenar o modelo organizacional, revisar sistemas de comercialização e reestruturar financeiramente o grupo. Engenheiro civil, ele cursou Harvard School Business, FGV e Fundação Dom Cabral, tendo exercido funções de direção em Gazeta Mercantil, Valor Econômico, jornais e revistas do Grupo Folha e Rede Bom Dia.

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