A história desta semana é uma colaboração de Eduardo Octaviano ([email protected]), que por muitos anos trabalhou na Abril, onde chegou a comandar a Divisão de Revistas Infantis, e foi, entre outros, diretor de Comunicação do BFB e da TIM, e hoje atua como consultor. O briefing O falecimento do Roberto Civita me trouxe à lembrança momentos que compartilhei com ele, um cara realmente excepcional, fora da curva, que muitas vezes, durante acaloradas discussões editoriais e administrativas, nem parecia o dono… Dentre as lembranças, um episódio que aconteceu numa das reuniões de diretoria. Estávamos todos aguardando o Roberto quando ele entrou na sala, meio que rindo, meio que sem graça, com um pacote de fotos nas mãos. É, naquele tempo as fotos eram em preto e branco e reveladas em papel… Ao iniciar a reunião, Roberto espalhou as fotos diante de si e disse que havia aprendido uma lição, e queria compartilhá-la com todos, sobre briefing. Ele nos contou que tinha ido a Buffalo, nos Estados Unidos, dar uma palestra na universidade local, e contratado um fotógrafo, a quem brifara para tirar fotos suas durante a conferência. Na cabeça dele, Roberto, o cara iria tirar fotos dele, dos demais convidados, da plateia etc.. Mas, quando as fotos chegaram, eram mais de cem… E todas do Roberto no púlpito, sozinho, nos mais diversos ângulos. Sem graça, ele nos disse que apesar de lidar com comunicação todo o tempo tinha cometido um erro ao supor que o fotógrafo havia entendido o que ele queria… Rimos muito, foi divertido, até porque o RC não era o cara mais fotogênico do mundo. Porém, para mim, e acredito que para cada um dos presentes, valeu a lição: daquele dia em diante, cada vez que contratei um fotógrafo me lembrei da história e me certifiquei de que estava passando o briefing correto… Saudoso RC.
Carina Mazarotto deixa Autoesporte e vai para Bufalos TV
Após quatro anos na equipe da Autoesporte, onde começou em 2009 como repórter e em setembro de 2011 tornou-se a primeira mulher a ocupar um posto de editora , Carina Mazarotto despede-se da revista e passa a integrar a equipe do Bufalos TV. Em mensagem que postou no facebook na semana passada para anunciar seus novos rumos, ela agradeceu “aos amigos da Autoesporte e da Editora Globo” e explicou que “depois de colecionar tantas alegrias, aprendizado e amizades, resolvi abraçar um novo desafio profissional. Um projeto apaixonante, em que sempre acreditei e estou muito feliz de participar”. Natural de São Caetano do Sul, no ABC paulista, ela começou a carreira em 2004 na Companhia da Imprensa atendendo à conta da SAE Brasil. Em 2008 passou a integrar a equipe de reportagem do Carsale e no ano seguinte transferiu-se para a Autoesporte, onde em 2012 venceu o Prêmio Editora Globo de Jornalismo, na categoria Revelação. Em seu novo desafio, será editora do site Bufalos TV, que será totalmente reformulado, passando a incluir conteúdos em texto e ensaios fotográficos além dos vídeos. “A chegada de uma profissional com o gabarito dela é a certeza de que o mercado está reconhecendo o nosso trabalho”, explica Gerson Campos, um dos criadores da produtora, ao lado de Guilber Hidaka e Pablo Berardi (este juntou-se à dupla alguns meses depois da estreia). “Desde o fim do ano passado estamos trabalhando em um novo projeto que exigiu minha dedicação total. Daí a parada dos vídeos por um tempo e a chegada da Carina para dar nova vida ao site. Em breve poderemos divulgar detalhes dessa novidade, que vai manter o DNA Bufalos e trazer uma proposta inovadora”.
O Globo extingue suplementos Formou e Globinho
Os suplementos Formou, dirigido a estudantes, e o infantil Globinho, de O Globo, deixam de circular no impresso. Lançado em março deste ano, Formou era uma revista mensal e foi descontinuada. Globinho, semanal, passa para o online. Conforme o próprio jornal publicou, ao anunciar a mudança, “a experiência (…) mostrou que o público jovem buscava seu conteúdo principalmente no site do jornal”. O noticiário sobre Educação terá uma página fixa na editoria de País, e em outras seções sempre que for necessário. Até onde se sabe, não houve avaliação negativa do caderno, mas uma questão comercial, de publicidade mesmo. Com o Formou, foram extintas as vagas de Juliana Dal Piva, Mariana Moreira e Marina Morena da Costa. Karine Rodrigues deve ser realocada. Marina Cohen, a única repórter exclusiva do Globinho, continua no jornal. Ao que parece, as mudanças não param por aí. Na editoria de Bairros, há boas e más notícias, ainda não confirmadas: Ilha e Serra seriam extintos, mas o caderno Barra, que hoje circula às 5as.feiras e domingos, passaria a ser diário.
Prêmio Massey Ferguson prorroga inscrições
Prorrogadas até 12/7 as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. Voltado ao setor de agronegócios, o prêmio é aberto a estudantes e jornalistas de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que podem concorrer com até três matérias, nas categorias: jornal, revista, TV, multimídia, fotojornalismo, estudante e Mercosul. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 10 mil cada, com exceção dos vencedores de Estudante, que receberão R$ 5 mil, e Mercosul, que serão contemplados com uma viagem ao Rio de Janeiro. Já os segundos e terceiros colocados receberão um tablet e uma câmera fotográfica, respectivamente.
Antonio Prada deixará o Terra
Antonio Prada, diretor global de Produtos e Conteúdo do Terra, deixa o comando do grupo de mídia digital no próximo dia 31 de julho. Prada liderou por 14 anos equipes de produto e conteúdo multicultural de 350 pessoas em oito países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, México, EUA e Espanha). A trajetória dele na empresa começou em outubro de 1999, quando esteve à frente da Gerência de Conteúdo do ZAZ, portal e provedor de internet nacional, da RBS. Foi responsável por criar a redação e o conceito de real time news no portal. Com a compra do ZAZ pelo grupo Telefónica, tornou-se gerente de Conteúdo do Terra para o Brasil e, posteriormente, diretor global de Produtos e Conteúdo. Após temporada no exterior, entre EUA e Europa, Prada estreará em outubro um blog diário de Novas Mídias e Mundo Digital no próprio Terra e vai se dedicar a um novo projeto global de mídia digital nas áreas de noticias, esportes e entretenimento.
Arte e sustentabilidade, combinação perfeita
Cada vez mais, o design tem contribuído para a melhor compreensão do conteúdo de matérias sobre sustentabilidade. E é para valorizar o profissional de Arte que o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade tem a categoria Imagem-Criação Gráfica, que reconhecerá com R$ 6 mil reais líquidos o trabalho vencedor deste segmento. Podem ser inscritos infográficos e design de matérias publicadas em veículos impressos ou eletrônicos. Um mesmo trabalho pode ser inscrito tanto pelo profissional de redação quanto pelo profissional de arte, independentemente, pois a avaliação será feita por jurados específicos em cada categoria. E os trabalhos finalistas, depois da escolha do vencedor da categoria Mídia Nacional, podem concorrer – com as demais plataformas – à premiação da categoria Mídia Regional. As inscrições estão abertas até 5 de setembro e devem ser feitas pelo www.premiojornalistasecia.com.br. Pelo site, o profissional também faz o upload do trabalho na própria ficha de inscrição. Em caso de dúvidas técnicas, a equipe de apoio da Maxpress atende em horário comercial pelo 11-3341-2799. A coordenação geral do Prêmio esclarece dúvidas sobre o regulamento pelo 11-2679-6994 ou [email protected] / [email protected].
De papo pro ar – Água salvadora
Luiz Gonzaga, o rei do baião, estava em Campina Grande (PB). O arranjador musical Jorge Ribbas e seu grupo iam abrir o show. Mas pouco antes, no camarim, ao ver Gonzaga se preparando, ele entrou em combustão e “travou”. Tremia e gaguejava de emoção, medo, essas coisas que ocorrem em hora indevida. Os amigos foram lhe socorrer, perguntando se queria isso ou aquilo. Uma cachaça? Um rum? Um conhaque? Ribbas respirou fundo, tomou coragem e pediu água. Todos caíram na risada. Foi a sua salvação.
Rádio Capital firma parceria com ESPN e reduz sua equipe esportiva
A Rádio Capital acaba de formalizar parceria com a ESPN, decisão que a levou a reduzir sua já pequena equipe esportiva. O acordo, que passou a vigorar nesta 2ª.feira, 1º/7 (exatos seis meses após o fim da parceria da ESPN com a Rádio Estadão) foi assinado em 28 de junho. Deixaram a emissora, mas com possibilidade de voltar, conforme informou o diretor Francisco Paes de Barros, os narradores Fausto César e Gomão Ribeiro, o apresentador Tony José, o comentarista Dalmo Pessoa e o repórter Anderson Cheni; ficaram Rafael Esgrilis, agora integrado à equipe de Jornalismo, sob o comando do diretor Luiz Carlos Ramos, e Lombardi Junior, que fica responsável pela ligação entre Rádio Capital e ESPN para colocar no ar os programas e as jornadas esportivas. O acordo envolve transmissões das partidas de futebol e a apresentação de dois programas diários, de 2ª a 6ª.feira: o SportsCenter (das 18 às 19h) e o Bate-Bola (das 20 às 21h).
Luiz Claudio Costa é o novo presidente da Record
Nesta 4ª.feira (3/7), Luiz Claudio Costa assumiu como novo presidente da Rede Record. Ele substitui a Alexandre Raposo, que estava à frente do grupo desde janeiro de 2005 e que parte para desenvolver projetos pessoais. Luiz Claudio está na Record há 14 anos, tendo passado por sete de suas emissoras afiliadas. Esteve à frente em capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, além de comandar por um período, em São Paulo, a diretoria de rede. Nos últimos quatro anos, Luiz Claudio foi diretor da Record Brasília.
Cinco deixam Diário de S.Paulo em novo ajuste do jornal
Ainda como consequência do processo de integração com os jornais da Rede Bom Dia que iniciou há quatro meses, mais cinco profissionais deixaram o Diário de S.Paulo esta semana: o editor de Esportes Gilvan Ribeiro, a editora do Viva Dez Fátima Cardeal, a editora de Imóveis Rubia Evangelinellis, o repórter e editor de Viva Carlos Alciati Neto e o repórter Fábio Pagotto. Gilvan, que começou no Grupo Folha há 26 anos e estava no Diário de S.Paulo há 22 (desde quando o jornal se chamava Diário Popular), será substituído por Fernão Ketelhuth, que era o segundo na editoria. Gilvan é autor de Casagrande e Seus Demônios, livro lançado recentemente em parceria com Walter Casagrande e que conta o processo de reabilitação do comentarista da TV Globo. Fátima ([email protected] e 11-2384-2849 / 99656-0932) trabalhou em Capricho e Contigo (Abril), Estadão, Folha da Tarde, Canal RH, Agência Aids e na RLC Comunicação. Teve escritório próprio por cinco anos, quando editou revistas e especiais como terceirizada, inclusive para a Abril. Estava no Diário desde o início de 2012. Rubia (11-97263-4844) começou no jornal em 2004 como repórter freelancer, e em seguida foi contratada. Em 2009, passou a editar também o recém-lançado semanal Emprego Já. Antes de Imóveis, passou por Empregos e Negócios. Iniciou a carreira no Diário do Comércio, onde ficou por 13 anos e acumulou funções como repórter, repórter especial e editora. Deixou o jornal em 2002. Está acertando com uma nova empresa, que deve anunciar proximamente. Neto (11-98901-7802) iniciou a carreira como freelancer do Lance. Em seguida passou por TV Século 21, Jornal de Piracicaba e rede Bom Dia (2005). Em 2007, deixou a rede e foi para o Grupo RAC, de Campinas, onde atuou em Notícia Já e Correio Popular. Em outubro de 2008, voltou ao Bom Dia como editor de Cidades, ali permanecendo até 2010, mesmo ano em que começou no Diário de S.Paulo. Antes de editar Viva, foi repórter e fechador de Esportes. E Fábio (11-98272-5887) estava na Abril antes de migrar para o Diário de S.Paulo, em julho de 2010. Iniciou a carreira na rádio Jovem Pan. Está cuidando da mãe está doente e ainda não definiu seus novos passos profissionais. Fernando Miziara, diretor-geral do Diário de S.Paulo, disse a J&Cia que este foi o primeiro corte no jornal em 18 meses. Quanto ao processo de integração com o Bom Dia, afirmou estar dando bons resultados: “No Bom Dia, que agora tem conteúdo nacional num suplemento de 16 páginas gerado pelo Diário, a circulação aumentou 20%, apesar de termos elevado seu preço de capa de R$ 1 para R$ 1,50. No Diário, a circulação cresceu 5% no primeiro semestre. Ficou um pouco abaixo do 2º semestre de 2012, mas de qualquer forma é um resultado acima da média dos diários”. Ele, porém, não foi nada otimista ao falar das perspectivas para este restante do ano: “Com essa onda de protestos, a economia, que já estava patinando, parou de vez. O mesmo aconteceu com os anúncios de governo, nos três níveis. Se a situação não se estabilizar rapidamente, prevejo um semestre muito complicado”.






