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domingo, dezembro 28, 2025

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Vaivém das Redações!

Veja o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias as redações de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul:   São Paulo No Estadao, a TV será integrada à Fotografia, com Eduardo Nicolau chefiando a nova editoria de Imagem, reportando-se à editora-chefe Cida Damasco. O repórter fotográfico Felipe Araújo assume a coordenação da TV Estadão. Na Broadcast, Elizabeth Lopes deixou a coordenação e foi para a reportagem, e Nivaldo Souza (ex-iG e Brasil Econômico) seguiu para a Agência Estado no DF. O escritor e especialista em educação infantil Ilan Brenman estreou 9/3 na CBN o quadro semanal Conversa de pai. A atração vai ao ar durante o Revista CBN, com apresentação de Tania Morales, a partir das 14h20.   Rio de Janeiro Orivaldo Perin  deixa O Globo no bojo das mudanças anunciadas em 10/3 e volta ao Rio na próxima semana, depois de chefiar a sucursal paulista do jornal no último ano. No diário desde 2000, participou de projetos importantes, como a integração das redações online e papel, o redesenho gráfico e a implantação da plataforma NewsGate. Antes disso, foi de Jornal do Brasil, Valor Econômico e Diário de S.Paulo.   Minas Gerais O colunista Mário Fontana retoma suas atividades no Estado de Minas a partir da próxima 2ª.feira (17/3). Helvécio Figueiredo o substituiu durante sua ausência.   Rio Grande do Sul Leitor assíduo e comentarista constante do noticiário de Coletiva.net, Júlio Sortica passa a assinar a partir desta semana uma coluna às 3ª.feiras no portal. No espaço, o profissional, que teve passagens por Zero Hora, Folha da Tarde, Jornal do Comércio e O Sul, entre outros, irá refletir sobre a qualidade do jornalismo atual. Seu primeiro texto já está disponível em http://bit.ly/1lTDtRV.   A repórter de rede Luci Jorge deixou a Band TV na semana passada, após cerca de 20 anos na emissora. Ganhadora de prêmios como ARI, Direitos Humanos, Ministério Público, Setcergs, Sebrae de Jornalismo e Vladimir Herzog, ela iniciou na reportagem local. Pelo facebook, Luci confirmou a saída e se referiu ao momento como “o fim de um ciclo na empresa onde construí minha carreira”.   Leia mais + Vaivém das Redações! + Vaivém das Redações! + Vaivém das Redações!  

PUM

* Por Sandro Villar

Presumo que corro o risco de ser tachado de chulo por causa do título da crônica, mas Deus é testemunha ocular de que não serei nem de longe chulo nessa narrativa. Aliás, este Baixíssimo pede ajuda ao Altíssimo para sair dessa encrenca que é a tentativa de explicar que o título não tem nada a ver com, digamos, ventosidade, traque, gases e flatulências com ou sem odor. Encurtando conversa: nenhuma relação com a “usina de gases” que temos no abdômen. Poxa, dei uma enrolada boa, não expliquei patavina, como certos comentaristas (chamem a Luiza Trajano), e, descaradamente, sigo em frente empurrando com o abdômen, já que a palavra foi citada e merece repeteco.

Que o Brasil é o País das siglas todo mundo está careca de saber ou, no mínimo, calvo de saber. Taí: o PUM lá de cima não sai embaixo, é só uma sigla, mas apresso-me em esclarecer que não se trata, por exemplo, de partido político, tipo Partido Unido Municipal, PUM para os íntimos, quer dizer, filiados. Calma, Zeza Loureiro, não se apoquente, pois vou desembuchar: o PUM em questão nada mais é do que o nome popular de um recinto público de Presidente Prudente, cidade onde carcará costuma voar na vertical. O PUM (desculpem-me: sou compelido a repetir o nome) é muito frequentado, pois lá é local de feiras e exposições. Claro, dona Clara, que citarei por extenso a sigla: PUM quer dizer Parque de Uso Múltiplo, mas o povo resolveu simplificar para PUM e ninguém tem nada com isso, muito menos certos cronistas metidos a besta. O recinto tem um nome oficial, homenagem a um ilustre morador, cujos parentes detestam a sigla.

Até há pouco tempo, a mídia prudentina só se referia ao centro de exposições mencionando a sigla, hoje em dia pouco usada pelos jornalistas. Vai ver alguém deu um toque e a abreviatura já não é tão citada pela reportaiada, como diria o grande Juarez Soares. Convenhamos: pega mal uma repórter de televisão, ao vivo, falando sobre uma festa no PUM. Algumas repórteres ficavam constrangidas.

Mudando de Alexandre Pato para Paulo Henrique Ganso, todos estão convidados a visitar o Parque de Uso Múltiplo, mas atenção pessoal dos rolezinhos: estão proibidos eventos exóticos, como, por exemplo, campeonato de soltar pum no PUM só para fazer jus ao nome fantasia do recinto. Se isso acontecer, aconselho os participantes a colocarem as máscaras que o atores Bryan Cranston e Aaron Paul usaram na série de televisão Breaking Bad. Acho que não será difícil convencer o produtor Vince Gilligan a liberar as máscaras aos interessados.

 

* Sandro Villar é correspondente do Estadão em Presidente Prudente (SP).

GT recomenda criação de Observatório de Violência contra Comunicadores

O Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação (GT Comunicadores) encerrou suas atividades em 11/3 recomendando diversas medidas que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem tomar para combater a violência contra jornalistas e outros profissionais da comunicação, entre elas a criação do Observatório de Violência contra Comunicadores, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, uma das propostas apresentadas pela Fenaj. O relatório do GT faz outras recomendações importantes para atender especificamente aos profissionais da comunicação, em casos de ameaças, como a federalização das investigações de crimes contra jornalistas; a ampliação dos programas de proteção da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência; a definição de um protocolo-padrão de atuação das forças de segurança pública em manifestações, com base no princípio da não violência; e o estabelecimento de um Termo de Ajustamento de Conduta com as empresas de comunicação, prevendo o oferecimento de treinamento de segurança aos profissionais, empregados ou colaboradores eventuais, em situação cotidiana e em coberturas de eventos específicos como protestos sociais, bem como equipamentos de proteção. O escritório da Unesco no Brasil e a universidade UNIC-Rio manifestaram interesse em colaborar com a criação do Observatório da Violência. O GT Comunicadores foi criado pelo CDDPH em outubro de 2012 e instalado em fevereiro de 2013.

Sport Machine fecha exibição em mais dois canais de Santa Catarina

Produzido e apresentado por Renni Schoenberger, e entrando em sua 12ª temporada, o programa Sport Machine acaba de fechar parceria com mais duas emissoras, passando a ser exibido por 11 canais, todos em Santa Catarina. Os mais novos são a TV Cidade (canal 12/Transcabo TV), de Joaçaba, e a TV Box (canal 10/NET), de Chapecó. Outra novidade por lá foi a chegada de Ayrton Siqueira para a edição final da atração, que atualmente conta com 30 minutos de duração e apresenta as novidades de esporte a motor da região e da indústria automobilística.   Leia mais + Webmotors assume o Compreauto, de São José do Rio Preto (SP) + Em reestruturação, Motosport passa a se chamar Moto Premium + Renyere Trovão é novo editor do caderno Automóveis, Motos & Cia

Renyere Trovão é novo editor do caderno Automóveis, Motos & Cia

Aposentado, Roberto Massignan segue como colaborador O jornal paranaense Gazeta do Povo promoveu importantes mudanças no comando do caderno Automóveis, Motos & Cia. Após 38 anos de casa, sendo 18 à frente da editoria de automóveis, Roberto Massignan Filho anunciou sua aposentadoria no final do ano passado. Para o lugar dele foi promovido o subeditor Renyere Trovão, que enquanto não define sua equipe vem contando com o apoio de João Fortes na reportagem. “O jornal me fez uma proposta irrecusável, com bonificação pelo período que estive na casa e ainda me contratou como frila para seguir como uma espécie de consultor para o caderno”, explica Roberto. “Foi bom porque, além de abrir uma oportunidade para o Renyere, que já estava comigo havia um bom tempo, mantive contato com o setor, viajando para lançamentos, e consegui diminuir o ritmo”. No período em que esteve no jornal, Roberto passou pelas editorias Geral, Policial, Turismo e Esporte antes de chegar ao caderno automotivo, em 1996. Sobre planos, ele explica: “Como é uma mudança ainda recente, por enquanto estou apenas descansando e dando uma força ao caderno, mas mais para a frente pretendo, sim, seguir com alguns frilas para outras publicações”.    Leia mais + Webmotors assume o Compreauto, de São José do Rio Preto (SP) + Em reestruturação, Motosport passa a se chamar Moto Premium + Raul Machado lança site O Primeiro Carro

Webmotors assume o Compreauto, de São José do Rio Preto (SP)

O Webmotors confirmou nesta semana a aquisição do Compreauto, portal especializado em compra e venda de automóveis na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Criado em 2004, o site reúne atualmente mais de 700 lojistas e anunciantes e recebe, mensalmente, cerca de 800 mil visitas. Esta é a segunda aquisição que o Webmotors realiza em menos de um ano e faz parte da estratégia de consolidação de sua marca em regiões-chave. Em 2013 havia comprado o MeuCarango, um dos principais do segmento no Nordeste, com mais de 900 mil visitas por mês. “Somos líderes no segmento automotivo e temos como principal objetivo para 2014 consolidar ainda mais nossa posição”, comenta a country manager do portal Maria Regina Botter. “Estamos felizes com a aquisição do Compreauto, pois enxergamos nessa região do Estado de São Paulo um mercado bastante promissor”. “Editorialmente, poucas deverão ser as mudanças nesse primeiro momento”, explica o editor do Webmotors Rodrigo Ferreira. “A preocupação principal agora é traçar as estratégias de unificação das marcas e operação dos serviços, mas a ideia é que toda a parte editorial seja unificada mais adiante, como já fazemos com as notícias do MeuCarango”. Vale lembrar que a equipe do Compreauto não conta atualmente com nenhum jornalista contratado, e que sua produção editorial é baseada na divulgação de releases e notícias de agências.   Leia mais + Em reestruturação, Motosport passa a se chamar Moto Premium + Raul Machado lança site O Primeiro Carro + Rodrigo Samy deixa o WebMotors e vai para o Jornal do Carro

Debate nesta 2ª.feira promove lançamento de obra sobre o golpe militar de 1964

Barnabé Medeiros Filho (ex-Folha de S.Paulo e O Globo) realiza nesta 2ª.feira (17/3) o debate Os 50 anos do golpe de 1964 para promover o lançamento de seu livro, 1964 – O golpe que marcou a ferro uma geração (Nova Alexandria, R$ 37).

Medeiros vai discutir o impacto desse período na história do Brasil com o cientista político Reginaldo Moraes (Unicamp) e o historiador Murilo Leal (Unifesp). Lançada no final de janeiro, a obra traz, segundo o autor, um retrato da geração que cresceu no período entre a renúncia de Jânio Quadros (1961) e o atentado no Riocentro (1981). “O primeiro evento (a renúncia) dá início ao período de instabilidade política que levará ao golpe de 1964. O segundo marca o desmanche final da ditadura, após uma frustrada tentativa dos órgãos de repressão de reverter o processo de democratização”, comenta ele, que mescla passagens de sua vida ao retratar esse período.

A partir das 18h30, no auditório da Livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509). Mais informações ([email protected]).

?A morte dos jornais impressos está longe de ser um fato?

Por Cristina Panella, da Attitude | Marketing Institucional, Inovação e Qualidade, especial para Portal dos Jornalistas Quando se trata de pesquisa, analistas mais apressados, normalmente com interesse em ler o dado segundo sua perspectiva, sempre surgem. Outros, contrários aos resultados obtidos (e não às análises que pouco aparecem nessa hora), acabam por desqualificar a pesquisa e, em consequência, jogar o bebê com a água do banho. A Secom oferece à sociedade a oportunidade de refletir sobre informações muito valiosas – basta lembrar que nem em pesquisas eleitorais se trabalha com uma amostra tão grande, o que nos permite ter a certeza da cobertura regional poucas vezes praticada no Brasil pelo seu custo. Em seguida, a lisura da pesquisa conduzida pelo Ibope é incontestável. No entanto, observam-se algumas ausências que poderiam tornar os dados ainda mais interessantes, como, por exemplo, a inexistência de perguntas que separem informação de divertimento nos diversos meios ou o aprofundamento do comportamento dos brasileiros nos finais de semana. Enfim, no material publicado, uma leitura que tivesse por base as diferenças entre as classes sociais seguramente colocaria em evidência o papel dos jornais como “formadores dos formadores de opinião” – posição essa fundada sobre a credibilidade, atributo exclusivo dos jornais, como já demonstrado em outras pesquisas que tive a ocasião de conduzir sobre esse mesmo tema. A morte dos jornais impressos, tida como tendência inelutável pela grande maioria das pessoas, ainda está longe de ser um fato. Em minha opinião, caminhamos para maior qualificação do público leitor, o que não impede a constatação de que o modelo de negócios do impresso deva ser remodelado.   Leia mais   + Brasileiro passa muito tempo na internet mas tem mais confiança nos jornais + StartupMediaBrasil na Campus Party Brasil: calor no ambiente e nos debates + Marcello Moraes: “Plataformas digitais acabaram com limitações geográficas” 

Brasileiro passa muito tempo na internet mas tem mais confiança nos jornais

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Thomas Traumann, apresentou em 7/3 os resultados da primeira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, um retrato sobre o uso que os brasileiros declaram fazer, atualmente, dos meios de comunicação social. As principais conclusões são de que o brasileiro com acesso à internet passa em média 3h39m diárias na web, mais tempo do que em qualquer outro meio de comunicação. Entretanto, a tevê é o meio preferido da maioria da população (76,4%) e os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação – 53% dizem confiar neles sempre ou muitas vezes. Já blogs, redes sociais e notícias publicadas na internet têm a confiança de apenas 22% da população. A pesquisa, realizada em outubro e novembro de 2013, quando 200 pesquisadores do Ibope Inteligência aplicaram 75 perguntas a 18.312 brasileiros em 848 municípios, é, segundo a Secom, um passo muito importante no aperfeiçoamento das ações que já vêm sendo adotadas nos últimos anos. “Os parâmetros de atuação visam a garantir eficiência, maior visibilidade das ações e dos programas de governo e transparência na alocação dos recursos de publicidade”, registra a apresentação do estudo, que deverá ser repetido anualmente. Os principais resultados indicam que 97% dos entrevistados veem tevê, 61% ouvem rádio e 47% acessam a internet; a leitura de jornais e revistas impressos é de, respectivamente, 25% e 15%. A propósito dos jornais, os mais lembrados são Extra, em primeiro, Super Notícia, Meia Hora e O Globo. Luiz André Alzer, diretor da Unidade Populares da Infoglobo, disse ao Portal dos Jornalistas que “a pesquisa reconhece o jornalismo popular de qualidade que o Extra faz. Nós temos a preocupação permanente de traduzir numa linguagem simples e direta tudo aquilo que nosso leitor quer e precisa entender, com um olhar crítico, uma irreverência típica do Rio, mas sem cair na vulgaridade ou na informação rasteira. Ser popular e fazer bom jornalismo até pouco tempo era uma dicotomia. Agora, a pesquisa mostra que esse tabu caiu. Nós oferecemos um jornal completo, com diferentes cadernos, uma revista dominical e suplementos regionais diários, com notícias e serviços hiperlocais.” Não é a primeira iniciativa do Governo Federal com esse objetivo. Há menos de quatro anos, na gestão de Helena Chagas, a própria Secom já havia feito duas pesquisas seguidas, em 2009 e 2010, sobre hábitos de informação e formação de opinião da população brasileira. Elaboradas pela Meta Pesquisa de Opinião, elas abrangeram uma amostragem de 12 mil entrevistados, em todo o País. Ao mesmo tempo em que buscaram detalhar os hábitos de informação e de formação da população, também procuraram saber como a sociedade se informava das ações do Governo Federal. Foi uma primeira contribuição valiosa para o mercado, pois tão logo recebeu as pesquisas o governo abriu seu conteúdo para todos os interessados, como pode ser conferido no http://migre.me/ihiBG. Entre as várias conclusões trazidas por aqueles estudos, uma de certo modo contradiz o de 2013, quando relata que o veículo mais confiável é a televisão, ao contrário do atual, feito com mais de 18 mil pessoas, que assinala os jornais impressos como fonte mais confiável de informação. A pesquisa de 2010 diz que “em geral, a população brasileira se considera informada (52,6%) ou muito informada (10,3%), acompanha as notícias em geral (92,1%), acredita nos meios de comunicação (91%)”. O estudo avança concluindo que “há grande prestígio da tevê aberta entre a população, considerada o meio mais confiável e mais importante para buscar informações entre a população: 66,3% afirmaram que é o meio mais confiável e 64,4% consideram o meio mais importante também. A internet, apesar de seu crescente consumo, foi considerada o meio mais importante por 15,3% da população, embora apenas 5,8% a indicaram como o meio mais confiável para se obter informações”. Veja a íntegra do estudo   Leia Mais + “A morte dos jornais impressos está longe de ser um fato” + Segue escalada de violência contra profissionais de jornalismo + Especial Dia do Jornalista: Com o Barcelona, onde o Barcelona estiver

Em reestruturação, Motosport passa a se chamar Moto Premium

A revista Motosport, lançada em setembro do ano passado pela Market Press Editora, foi bastante reestruturada no último mês. Com o anúncio do desligamento do editor-associado Marcelo Brettas, que ao lado de Eduardo Viotti foi um dos idealizadores do projeto, a publicação passou por uma profunda reformulação, que incluiu mudanças em sua equipe e em seu nome, alterado para Moto Premium. “Apesar dessas mudanças, seguimos com a perspectiva de nos manter dentro dos mesmos parâmetros de circulação e linha editorial do título que a precedeu”, explica Eduardo, que integrou com Marcelo a última equipe da Quatro Rodas Moto – descontinuada em dezembro de 2012 –, ele como editor-adjunto e Brettas como editor-chefe. Dirigida ao mercado de motos de grande porte, Moto Premium traz avaliações técnicas de produtos, dicas de consumo, serviços, mercado e entrevistas, privilegiando o visual, com fotografias de alta qualidade. Para reforçar a Redação, chega o editor-executivo Ricardo Couto. Com mais de 25 anos de experiência, ele foi editor do caderno Automóveis da Folha de S.Paulo, editor da Revista Mecânica, coordenador de Conteúdo do Carsale e editor dos cadernos Automóveis e Motos do Diário de S.Paulo. Outro reforço da equipe, que segue sob o comando de Eduardo Viotti como diretor Editorial, é piloto profissional e mecânico Alexandre Nogueira, que assume a área de Testes. Com as mudanças na estratégia da publicação, atualmente bimestral, seu planejamento inicial de mensalização previsto para março ficou adiado para o segundo semestre, mas as demais especificações permanecem as mesmas (impressa em papel couché 90 gramas, com capa em 180, formato premium 23 x 30 cm).   Leia mais + Ex-editores da Quatro Rodas Moto lançam revista Motosport + Raul Machado lança site O Primeiro Carro + Portal Automotive Business reformula visual e conteúdo 

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