O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Thomas Traumann, apresentou em 7/3 os resultados da primeira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, um retrato sobre o uso que os brasileiros declaram fazer, atualmente, dos meios de comunicação social. As principais conclusões são de que o brasileiro com acesso à internet passa em média 3h39m diárias na web, mais tempo do que em qualquer outro meio de comunicação. Entretanto, a tevê é o meio preferido da maioria da população (76,4%) e os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação – 53% dizem confiar neles sempre ou muitas vezes. Já blogs, redes sociais e notícias publicadas na internet têm a confiança de apenas 22% da população. A pesquisa, realizada em outubro e novembro de 2013, quando 200 pesquisadores do Ibope Inteligência aplicaram 75 perguntas a 18.312 brasileiros em 848 municípios, é, segundo a Secom, um passo muito importante no aperfeiçoamento das ações que já vêm sendo adotadas nos últimos anos. “Os parâmetros de atuação visam a garantir eficiência, maior visibilidade das ações e dos programas de governo e transparência na alocação dos recursos de publicidade”, registra a apresentação do estudo, que deverá ser repetido anualmente. Os principais resultados indicam que 97% dos entrevistados veem tevê, 61% ouvem rádio e 47% acessam a internet; a leitura de jornais e revistas impressos é de, respectivamente, 25% e 15%. A propósito dos jornais, os mais lembrados são Extra, em primeiro, Super Notícia, Meia Hora e O Globo. Luiz André Alzer, diretor da Unidade Populares da Infoglobo, disse ao Portal dos Jornalistas que “a pesquisa reconhece o jornalismo popular de qualidade que o Extra faz. Nós temos a preocupação permanente de traduzir numa linguagem simples e direta tudo aquilo que nosso leitor quer e precisa entender, com um olhar crítico, uma irreverência típica do Rio, mas sem cair na vulgaridade ou na informação rasteira. Ser popular e fazer bom jornalismo até pouco tempo era uma dicotomia. Agora, a pesquisa mostra que esse tabu caiu. Nós oferecemos um jornal completo, com diferentes cadernos, uma revista dominical e suplementos regionais diários, com notícias e serviços hiperlocais.” Não é a primeira iniciativa do Governo Federal com esse objetivo. Há menos de quatro anos, na gestão de Helena Chagas, a própria Secom já havia feito duas pesquisas seguidas, em 2009 e 2010, sobre hábitos de informação e formação de opinião da população brasileira. Elaboradas pela Meta Pesquisa de Opinião, elas abrangeram uma amostragem de 12 mil entrevistados, em todo o País. Ao mesmo tempo em que buscaram detalhar os hábitos de informação e de formação da população, também procuraram saber como a sociedade se informava das ações do Governo Federal. Foi uma primeira contribuição valiosa para o mercado, pois tão logo recebeu as pesquisas o governo abriu seu conteúdo para todos os interessados, como pode ser conferido no http://migre.me/ihiBG. Entre as várias conclusões trazidas por aqueles estudos, uma de certo modo contradiz o de 2013, quando relata que o veículo mais confiável é a televisão, ao contrário do atual, feito com mais de 18 mil pessoas, que assinala os jornais impressos como fonte mais confiável de informação. A pesquisa de 2010 diz que “em geral, a população brasileira se considera informada (52,6%) ou muito informada (10,3%), acompanha as notícias em geral (92,1%), acredita nos meios de comunicação (91%)”. O estudo avança concluindo que “há grande prestígio da tevê aberta entre a população, considerada o meio mais confiável e mais importante para buscar informações entre a população: 66,3% afirmaram que é o meio mais confiável e 64,4% consideram o meio mais importante também. A internet, apesar de seu crescente consumo, foi considerada o meio mais importante por 15,3% da população, embora apenas 5,8% a indicaram como o meio mais confiável para se obter informações”. Veja a íntegra do estudo Leia Mais + “A morte dos jornais impressos está longe de ser um fato” + Segue escalada de violência contra profissionais de jornalismo + Especial Dia do Jornalista: Com o Barcelona, onde o Barcelona estiver
Em reestruturação, Motosport passa a se chamar Moto Premium
A revista Motosport, lançada em setembro do ano passado pela Market Press Editora, foi bastante reestruturada no último mês. Com o anúncio do desligamento do editor-associado Marcelo Brettas, que ao lado de Eduardo Viotti foi um dos idealizadores do projeto, a publicação passou por uma profunda reformulação, que incluiu mudanças em sua equipe e em seu nome, alterado para Moto Premium. “Apesar dessas mudanças, seguimos com a perspectiva de nos manter dentro dos mesmos parâmetros de circulação e linha editorial do título que a precedeu”, explica Eduardo, que integrou com Marcelo a última equipe da Quatro Rodas Moto – descontinuada em dezembro de 2012 –, ele como editor-adjunto e Brettas como editor-chefe. Dirigida ao mercado de motos de grande porte, Moto Premium traz avaliações técnicas de produtos, dicas de consumo, serviços, mercado e entrevistas, privilegiando o visual, com fotografias de alta qualidade. Para reforçar a Redação, chega o editor-executivo Ricardo Couto. Com mais de 25 anos de experiência, ele foi editor do caderno Automóveis da Folha de S.Paulo, editor da Revista Mecânica, coordenador de Conteúdo do Carsale e editor dos cadernos Automóveis e Motos do Diário de S.Paulo. Outro reforço da equipe, que segue sob o comando de Eduardo Viotti como diretor Editorial, é piloto profissional e mecânico Alexandre Nogueira, que assume a área de Testes. Com as mudanças na estratégia da publicação, atualmente bimestral, seu planejamento inicial de mensalização previsto para março ficou adiado para o segundo semestre, mas as demais especificações permanecem as mesmas (impressa em papel couché 90 gramas, com capa em 180, formato premium 23 x 30 cm). Leia mais + Ex-editores da Quatro Rodas Moto lançam revista Motosport + Raul Machado lança site O Primeiro Carro + Portal Automotive Business reformula visual e conteúdo
Luiz Carlos Reche estreia coluna Preliminar no Metro
Luiz Carlos Reche estreou nesta 6ª.feira (14/3) a coluna Preliminar, espaço semanal veiculado pelo jornal Metro que terá como objetivo projetar a rodada de futebol do fim de semana. Contratado pela Band RS no início de fevereiro, Reche vem colaborando desde então regularmente com as rádios Bandeirantes, BandNews FM e Ipanema, além da Band TV.
TSE inicia palestras sobre as Eleições 2014
O TSE iniciou nesta 6ª.feira (14/3), no auditório I de sua sede, em Brasília, o ciclo de palestras sobre as Eleições 2014. Foi o primeiro de quatro encontros, que acontecem sempre às 10h, abertos ao público e aos jornalistas que quiserem aprimorar a cobertura das eleições deste ano. Neste primeiro, o palestrante e professor da UnB Ricardo Caldas falou sobre a Lei da Ficha Limpa. Os próximos encontros serão: 28/3, com Thiago Bergmann (assessor-chefe de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias) e o ministro conselheiro Tarcício Costa (assessor internacional do TSE), para tratar do tema Financiamento de campanhas eleitorais; 4/4, novamente com Thiago Bergmann, para falar sobre Como pesquisar dados no sítio do TSE; e, por último, na segunda quinzena de abril, com data e palestrante ainda a serem definidos, para tratar sobre Minirreforma eleitoral. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. Leia mais + Ministro Marco Aurélio Mello assina blog no Brasil Post + Brasília sediará a II Bienal do Livro e da Leitura + Grupo Estado tem mudanças em São Paulo, Brasília e Rio
Flávio Oliveira sucede a Rozane de Oliveira na Economia do Correio (BA)
Flávio Oliveira é o novo editor de Economia do Correio, sucedendo a Rozane Oliveira, que deixou o jornal para atuar na campanha eleitoral em Brasília. Flávio (ex-A Tarde e Bahia Mineração) está no jornal desde novembro e até agora respondia pela coluna semanal Negócios. Também por lá, Fábio Góis chegou para ocupar a Gerência de Mídia e Negócios Digitais, tendo como um de seus desafios potencializar as iniciativas em mídias eletrônicas do jornal, desenvolvendo projetos inovadores e criativos para atender à demanda dos usuários que acessam a publicação em computadores, smartphones e tablets. Fábio é especializado em tecnologias digitais interativas pela Universidade Computense de Madri e atuou como consultor em arquitetura da informação na Xperience Consulting da Espanha. É cocriador do Instituto EcoDesenvolvimento e foi diretor de Conteúdo da Revista [B+]. Leia mais + Antonio Meira Jr. estreia na CBN Salvador + Mariana Carneiro assume a Diretoria de Conteúdo do Grupo A Tarde + Remanejamentos na Record atingem sede e sucursais
Rádio Gaúcha promove mudanças em sua grade de jornalísticos
A Rádio Gaúcha promoveu nesta semana uma série de alterações em sua grade de programação jornalística. A repórter Kelly Matos, que durante três anos foi correspondente da emissora em Brasília, assumiu em 10/3 o posto de coâncora do Gaúcha Repórter, ao lado de Leandro Staudt, enquanto a colunista Carolina Bahia passa a fazer comentários diários para o programa diretamente de Brasília.
Na 3ª.feira (11/3) foi a vez do Gaúcha Hoje trazer novidades. A atração ganhou mais meia hora de programação, começando a partir das 5h e terminando em seu horário habitual das 8 horas. Com a mudança, o programa Campo e Lavoura deixa de ser transmitido durante a semana, para ter uma edição semanal aos sábados, entre 5h e 5h30; e para complementar a demanda por notícias sobre agronegócio, entrarão boletins diariamente em Gaúcha Hoje, Chamada Geral 1ª edição, Gaúcha Repórter e Chamada Geral 3ª edição.
“A mudança visa a ampliar nossa cobertura jornalística num horário importante, dando mais agilidade ao jornalismo no início da manhã”, explica o editor-chefe da emissora Daniel Scola.
Kennedy Alencar começa 2ª.feira (17/3) no jornalismo do SBT
Em nota divulgada na tarde desta 5ª.feira (13/3), a assessoria de comunicação do SBT informou que Kennedy Alencar é o novo contratado da casa. A partir da próxima 2ª.feira (17/3), ele participará do SBT Brasil – apresentado por Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto –, fazendo comentários sobre o cenário político e econômico brasileiro. Às 4as.feiras, o jornalista também fará uma participação especial no Jornal do SBT – Noite, em que receberá um convidado para debater assuntos políticos. Ainda na nota, o diretor de jornalismo Marcelo Parada disse que “a contratação agrega ainda mais valor à cobertura das eleições deste ano, como também a todo o departamento”. Leia mais + Kennedy Alencar deixará a RedeTV + Carlos Chagas acerta com a CNT + José Nêumanne Pinto contesta versões sobre sua saída do SBT
Naira Trindade retorna ao Correio Braziliense
Depois de ter atuado em Cidades no Correio Braziliense, saído para uma temporada na Austrália, e na volta, trabalhado na coluna Diário do Poder, de Cláudio Humberto, Naira Trindade retornou ao jornal nesta 2ª.feira (10/3), para trabalhar como repórter de Política. Ainda em Cidades, Gisela Rodrigues deixou o Correio há duas semanas para trabalhar no Sebrae. E nesta semana a editoria recebeu os repórteres Ailim Cabral de Oliveira e Guilherme Pera. Leia mais + Mudanças na Secretaria de Imprensa da Presidência da República + Dados publicados em J&Cia apontam quase 500 demissões em redações em 2013 + Os mais vitoriosos de todos os tempos – Região Centro-Oeste
Carolina é 100, no IMS/Rio, homenageia centenário de Carolina de Jesus
Pobre e negra, a mineira Carolina de Jesus viu um mundo pela janela quando seus escritos – produzidos em qualquer picado de papel – caíram nas mãos do então repórter Audálio Dantas, que os publicou em forma de reportagem na extinta Folha da Noite (jornal do Grupo Folha), em 9/5/1958. Ela passara dos trinta, e vivia na favela Canindé, em São Paulo. Audálio intermediou o contato com a editora Francisco Alves e, em 1960, Carolina lançou seu primeiro livro, Quarto de despejo, que vendeu expressivos dez mil exemplares em apenas um mês. Traduzida em mais de 15 idiomas, assinou letra, música e interpretação de LP produzido pela RCA Victor, hospedou-se no Copacabana Palace a convite da revista Life e escreveu também Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada, Provérbios e Pedaços da fome, sem o mesmo sucesso da obra de estreia. Diário de Bitita: um Brasil para brasileiros, publicada inicialmente em francês pela Éditions Métailié, só se tornou realidade após sua morte, em 1977, aos 62 anos. Nesta 6ª.feira (14/3), às 20h, o Instituto Moreira Salles celebra o centenário de Carolina com a exibição do documentário Favela: a vida na pobreza, da alemã Christa Gottmann, inédito no Brasil, que foi recentemente restaurado e legendado em português pelo instituto. Também haverá uma mesa de conversa com Audálio e a professora e crítica literária Marisa Lajolo. A entrada é franca. Boa parte do acervo da escritora está na Biblioteca Nacional. Na sede carioca do IMS, desde 2006, está o Acervo Carolina Maria de Jesus, formado por dois cadernos manuscritos: um deles intitulado Um Brasil para os brasileiros: contos e poemas, e outra coletânea similar, sem título. O conteúdo desses cadernos está parcialmente publicado. SERVIÇO Evento Carolina é 100, homenagem ao centenário de Carolina Maria de Jesus Quando? 6ª.feira, 14 de março, às 20 horas Onde? Auditório do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro (av. Marquês de São Vicente, 476, Gávea) Entrada franca Leia mais + Debate promove lançamento de obra sobre os 50 anos do golpe de 1964 + Audálio Dantas e Luiz Fernando Veríssimo são os grandes vencedores do Jabuti + Audálio Dantas receberá Troféu Juca Pato no dia 18
Carlos Chagas acerta com a CNT
Durou menos de um mês o período sabático de Carlos Chagas fora da televisão e da cobertura dos bastidores políticos. Desligado do SBT em 7/2, ele acertou com o CNT e começou em 6/3 na equipe de comentaristas da emissora. Participará diariamente com suas opiniões no CNT Jornal, que vai ao ar de 2ª a 6ª.feira, a partir das 22h45. Esta será sua segunda passagem pela emissora, em que já havia apresentado o programa Jogo do Poder. Leia mais + José Nêumanne Pinto contesta versões sobre sua saída do SBT + Fernando Fontana estreia na equipe de Esportes da Transamérica SP + Vaivém das Redações!