Após alguns meses de negociações, o site Autopolis firmou parceria de conteúdo com o R7 Carros e desde a 6/1 passou a exibir seu conteúdo no portal de notícias da Rede Record. “É um passo importante e que mostra uma rápida evolução, visto que o site tem menos de quatro anos de existência”, destaca o sócio e editor de conteúdo da publicação Rodrigo Lara. “Em 2014, principalmente, pavimentamos esse caminho com uma profunda reformulação, tanto em termos visuais quanto editoriais, e o resultado foi um crescimento de número de acessos e visualizações de página superiores a 400%”. E as novidades não devem parar por aí, é o que garante o também sócio e editor Marcelo de Queiroz: “Para 2015, nosso objetivo é dar mais ênfase às matérias de utilidade para os consumidores e proprietários de automóveis, fortalecendo o site como fonte de consulta para esse público. Vamos reforçar as avaliações automotivas e as matérias de serviços (informações sobre compra e venda, manutenção e conservação, trânsito, cuidados ao volante, entre outras). Produção de vídeos também está no planejamento”. Além de Rodrigo e Marcelo, a equipe de Autopolis conta com um terceiro sócio, o editor de arte Renato Aspromonte, e com os repórteres Guilherme Fontana e João Brigato, que também é designer da publicação.
Michelle Ferreira retorna ao time da Autoesporte
Desfalcada desde a ida de Aline Magalhães para o Bufalos TV, a equipe da revista Autoesporte conta agora com o retorno de Michelle Ferreira. Formada em Jornalismo pelo Mackenzie, ela havia passado pela redação da AE em 2012, como estagiária.
“Ela fez um excelente trabalho naquele período, o que a qualificou a uma vaga de repórter em Época Negócios, e agora está de volta ao time”, diz o diretor de Redação Marcus Vinicius Gasques.
Michelle integrou por um ano e meio a reportagem da revista de negócios, também da Editora Globo.
Rádio Gaúcha lança nesta 2ª.feira (12/1) série de reportagens sobre o Haiti
Vai ao ar nesta 2a.feira (12/1), na Rádio Gaúcha, uma série de cinco reportagens sobre o Haiti, divulgadas nos programas Gaúcha Atualidade, Timeline Gaúcha, Gaúcha Repórter, Chamada Geral 2ª Edição e Chamada Geral 3ª Edição. Na série, o repórter Eduardo Matos, que esteve no país durante uma semana, em dezembro passado, mostra a situação política, social e econômica dos haitianos, abordando o terremoto que matou cerca de 300 mil pessoas; uma análise dos dez anos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; o contraste da maioria miserável com a minoria rica; a ajuda humanitária ao povo haitiano; e faz uma análise da nova onda migratória de haitianos para o Brasil. Além das reportagens, podem ser conferidos no site da rádio vídeos, fotos e textos.
SPC apresenta indicadores de inadimplência em Brasília
Interessados podem se credenciar para a coletiva que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) promove nesta 3ª.feira (13/1), às 10h30, no Edifício Brasil 21 (SHS, quadra 6, conj. A, bloco E, sala 1.111), em Brasília, para apresentar os indicadores mensais de inadimplência do consumidor. Os documentos serão distribuídos pontualmente às 10h30 e, a partir das 10h45, Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, comentará o resultado da pesquisa. Credenciamento e mais informações com Guilherme de Almeida (61-9536-9800 | 3049-9550 e [email protected]).
Associação dos Profissionais de Propaganda firmará convênio com o CENP
A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) firmará convênio com o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) nesta 4ª.feira (14/1), com o objetivo de ampliar o apoio aos profissionais da área que atuam no País e estimular boas práticas das empresas que integram toda a cadeia da indústria da comunicação. A coletiva de imprensa para a assinatura e apresentação da adesão terá início às 10h na sede do CENP na capital paulista (av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II/6º – Conjunto Nacional). Na solenidade, Ênio Vergeiro, presidente da APP, e Caio Barsotti, presidente do CENP, assinarão o documento selando a parceria e apresentarão mais informações sobre a iniciativa. É necessário confirmar presença nesta 2ª.feira (12/1) com Jariza Rugiano, pelos 11-3097-9462, 3031-0670 e 5083-4145 ou [email protected].
Blue Bus perde Julio Hungria
Morreu no Rio de Janeiro neste domingo (11/1) Julio Hungria, aos 76 anos, depois de estar internado desde novembro passado. Apesar de ter-se notabilizado como um dos precursores da internet no Brasil, a música sempre foi uma constante em sua carreira. Começou como produtor de discos em Philips e EMI Odeon, e produziu o primeiro show da Bossa Nova em 1959. No Jornal do Brasil, foi crítico de música popular; no início dos anos 1970, assinou coluna no Pasquim. Respondeu pelo Departamento de Produção da Rádio Jornal do Brasil por 14 anos, até 1974. Entre 1975 e 78, chefiou o copy desk e foi editor do Segundo Caderno da Última Hora. Em 1980, abriu a Rádio Atividade, produtora de jingles. Entre 1990 e 1994 editou o jornal do Clube de Criação do RJ. Fundou o Blue Bus em 1995 como uma BBS para o mercado publicitário carioca. Há 17 anos, inaugurou o site na internet, ampliando o noticiário para negócios de mídia, tendências da área e comportamento. Julio deixa quatro filhos e duas netas. Foi enterrado hoje (12/1) no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio. Sobre ele, comentam os setoristas de publicidade. Claudia Penteado, do Advertising Age, recorda o início: “Eu me lembro do Julio Hungria na época em que ele começou com Blue Bus, uma BBS, das primeiras coisas que apareceram na internet, bem revolucionárias. O precursor das comunidades do Facebook, do blog”. E Robert Galbraith, do Meio&Mensagem, prossegue: “Era um grande colega de profissão. Deixa como legado sua inovação no jornalismo online, obrigando seus concorrentes a investirem na criação de sites para cobertura mais ágil dos fatos do mercado publicitário”. Em novembro de 2011, quando Blue Bus estava há duas semanas de completar 16 anos de circulação, Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro, escreveu sobre o pioneirismo de Hungria um Memórias da Redação que pode ser conferido aqui.
Inscrições para o Roche de Jornalismo em Saúde se estendem até 26 de março
Profissionais interessados em participar da terceira edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, realizado em parceria com a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), têm até 26/3 para inscrever seus trabalhos nas categorias de Jornalismo escrito e de Televisão e vídeos pelo site www.premiorochedejornalismo.com. Serão consideradas matérias, em português ou espanhol, publicadas ao longo de 2014, envolvendo um ou vários dos seguintes temas: inovação nos cuidados com a saúde; biotecnologia em saúde; acesso a tratamentos de saúde; pesquisa e desenvolvimento de temas de saúde; regulação e políticas públicas de saúde; oncologia. Os ganhadores poderão optar entre uma bolsa com todas as despesas pagas para participar do workshop da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), de acordo com perfil profissional, ou então, um convite para o Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, que se realiza todos os anos em Medellín, na Colômbia. Além disso, os vencedores e finalistas de todas as categorias serão convidados para a cerimônia de premiação que será realizada durante o Roche Press Day – fórum de jornalismo científico organizado pela companhia – em julho, em Cartagena das Índias, na Colômbia.
Vaivém das Redações!
Veja o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias redações de São Paulo e Ceará: São Paulo Com o fim da parceria da Rádio Capital AM de São Paulo com a ESPN, em 31/12, o Esporte da emissora fez acordo com outra equipe: a partir de 12/1, Alexandre Barros, no comando de Futebol Capital, Equipe de Alexandre Barros, transmitirá os principais jogos dos grandes clubes paulistas, além de manter um programa diário de Esportes no antigo horário ocupado pela ESPN (das 18h às 19h). Neste período de transição, o horário vem sendo preenchido por David Nascimento, que apresenta o Esporte Capital. Ceará Hébely Rebouças e Samaisa dos Anjos deixam O Povo para cursar mestrado em Comunicação na UFC. Lauriberto Braga voltou a escrever a coluna diária Esportes em O Estado.
Portal dos Jornalistas começou 2015 com perfil nº 5.615
Na virada do ano, o Portal dos Jornalistas colocou no ar a trajetória do jornalista Alexandre Figueiredo, perfil que, coincidentemente, ganhou o nª 5.615. Especialista em música e cultura brasileira, Alexandre tornou-se leitura das mais presentes na internet desde os tempos da coluna Pelos porões do rock e de suas participações em um jornal comunitário de Salvador, até os blogs Mingau de aço e Kylocyklo. Lançou no final de 2014 o livro Pelas entranhas da cultura rock, obra que reúne artigos originalmente publicados em diversos veículos da mídia independente. O balanço do ano mostra que, na média, os 5.615 jornalistas perfilados estão em mais de uma editoria, veículo ou tipo de mídia, assim distribuídos: Cidades – 854; Comportamento – 406; Comunicação, Propaganda e Marketing – 416; Cultura e Entretenimento – 804; Economia e Negócios – 926; Educação – 205; Esporte – 807 (número amplificado com a Copa do Mundo); Gastronomia – 103; Gente – 22; Geral – 2.249; Imagem – 176 (fotógrafos e cartunistas); Indústria Automotiva – 24; Indústria de Base e Petroquímica – 209; Infraestrutura – 15; Internacional – 253; Política e Opinião – 722 (número aumentado por ocasião das eleições); Religião – 73; Saúde, Medicina e Ciência – 205; Sociedade e Variedades – 22; Sustentabilidade e Meio Ambiente – 294; Telecomunicações e Tecnologia – 277; e Turismo – 154. Entre as funções que desempenham, mais de 1.600 são repórteres e 1.235, blogueiros. Os colunistas são 830; âncoras, 226; comentaristas, 338; executivos de Redação, 227; e correspondentes estrangeiros, 100. Entre eles, 209 são professores de Jornalismo em universidades do País e 848, jornalistas escritores.
Corte em O Globo extingue equipe de Carro etc
O corte de 30 profissionais anunciado na 5ª.feira (8/1) na redação de O Globo atingiu em cheio um dos mais tradicionais espaços da imprensa automotiva brasileira, o caderno Carro etc. Editado desde 1992, o espaço seguirá com conteúdo próprio até o final deste mês e a partir de então trará apenas anúncios, classificados e conteúdo editorial terceirizado. A decisão pegou o mercado de surpresa, uma vez que este era um dos espaços mais respeitados do segmento. Apesar da já tradicional crise que vive nos últimos anos a imprensa brasileira, mesmo com redações enxutas as publicações da área automotiva, principalmente aquelas ligadas aos grandes grupos de comunicação, sempre tiveram mais fôlego e audiência para manter suas atividades. Editado desde 2001 por Jason Vogel (que havia começado na página em 1994), o caderno serviu como uma das plataformas para que ele fosse recentemente eleito um dos 100 mais admirados jornalistas brasileiros, segundo votação entre executivos de comunicação corporativapromovida por Jornalistas&Cia, em parceria com Maxpress. Com as mudanças, Jason vai para a editoria de Economia, onde atuará como repórter. O editor-assistente Roberto Dutra segue escrevendo sobre automóveis e editando o caderno Motor Extra, do Extra (mesmo grupo de O Globo), enquanto os repórteres Fernando Miragaya e Marcelo Cosentino deixaram a publicação já nesta 5ª.feira. Formado em Jornalismo pela Universidade da Cidade, Fernando estava no caderno desde 2011 e soma mais de 20 anos de carreira. Nesse período passou por Auto Press, Jornal do Brasil, onde foi redator e editor dos cadernos Carro&Moto e Viagem, e Jornal dos Sports, em que chegou ao posto de editor-chefe. Em 2008 foi um dos vencedores do Prêmio Denatran de Jornalismo. Mais novo, mas também com bastante experiência no setor, Marcelo começou a carreira como repórter na AutoPress e em 2011 mudou-se para São Paulo, onde assumiu o posto de editor da Car and Driver. Após um ano na revista, retornou ao Rio de Janeiro e desde então integrava o time do Carro etc.






