Criado para preservar e difundir a memória dos meios de comunicação do Rio Grande do Sul, o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, está completando 40 anos. A instituição fica no prédio que sediou o jornal republicano A Federação, fundado em janeiro de 1884. A ideia de criação do museu surgiu em novembro de 1972, quando, como repórter do Correio do Povo, Sérgio Dillenburg publicou uma série de reportagens apontando o descaso dos museus e instituições públicas na manutenção de um valioso acervo da imprensa. “No Arquivo Histórico do Estado havia goteiras e instalações elétricas fora dos padrões”, conta ele. Como sugestão de nomes para patrono da instituição, Dillenburg pensou, inicialmente, em Nilo Ruschel, por sua contribuição cultural a Porto Alegre; no padre cientista Roberto Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações; e em Hipólito José da Costa, patrono da imprensa brasileira e fundador do primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, no século XIX. Sérgio foi o primeiro diretor da instituição recebeu em 11/9 da Câmara Municipal de Porto Alegre a Comenda Por do Sol por seu trabalho em prol do museu.
Câmara Municipal de São Paulo e J&Cia homenagearão Osmar Santos no Dia do Rádio
Evento terá o formato de um programa de rádio e contará com a presença do Locutor das Diretas Já! Jornalistas&Cia associa-se novamente à Câmara Municipal de São Paulo para celebrar, em 25 de setembro, o Dia do Rádio. Iniciativa da área de Comunicação Integrada da instituição, a celebração se dará na forma de um programa de rádio com transmissão ao vivo, das 16h às 18h, pela Web Rádio Câmara São Paulo, tendo como principal atração Osmar Santos, o Locutor das Diretas Já!, no ano que marca meio século do golpe de 1964. O evento, ancorado por Carlos Maglio, será realizado na Sala Tiradentes, no 8º andar do prédio do viaduto Jacareí, 100, com entrada gratuita. A programação, que também poderá ser acompanha ao vivo pelo Portal da Câmara, no link Auditórios Online/Sala Tiradentes, inclui ainda uma homenagem à memória do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio, cuja saga vem sendo progressivamente resgatada pela História do Brasil.
Auto+ estreia no Terra TV
O programa Auto+, de Benê Gomes e Marcello Sant’Anna, estreou nesta 6ª.feira (12/9) em uma nova plataforma. A partir de agora, além de sua veiculação pelo Bandsports, vai ao ar também pelo canal de vídeos do Terra, o Terra TV. “Ganhamos um novo formato, agora mais próximo da linguagem digital, em que o objetivo é dar início a um processo de renovação e também de ampliação da exposição do programa”, explica Benê. O programa irá ao ar sempre às 10h, com 30 minutos de duração, e em seguida todo o conteúdo ficará disponível on demand para visualização. “Com a marca consolidada e público fiel, nesta nova etapa pretendemos reforçar as características que nos diferenciam das demais produções do gênero, com mais espaço para conteúdo técnico, orientações sobre manutenção e reparo, análises sobre modelos do mercado, testes com superesportivos, acompanhamento do setor de motocicletas e as tradicionais coberturas de eventos nacionais e internacionais”, comenta Marcello. “Entre as primeiras novidades estamos lançando o quadro Auto+ Racing, que abre uma nova janela de divulgação para o automobilismo nacional e internacional”. No Bandsports o programa também tem novidades: passa a ser exibido toda 4ª.feira, às 21h, antes das transmissões de futebol na emissora. Também terá reprises na programação do canal de 5ª.feira a domingo. Os contatos da redação seguem jornalismo@automaistv.com.br e 11-2925-1632.
Cristina Grillo é a nova diretora de Época no Rio
Cristina Grillo começou em 8/9 como diretora da sucursal de Época. Ela substitui Leonardo de Souza, que foi convidado a voltar para a sucursal da Folha de S.Paulo, em vaga nova de repórter especial. Como em uma troca de cadeiras, Cristina vem da Folha. Nesta sua passagem mais recente pelo jornal, foi por quatro anos secretária de Redação. Desde maio, porém, estava de volta à reportagem, e foi ali substituída por Fernanda Godoy.
Memórias da redação ? Meu dia com Antonio Ermírio
Recebemos mais uma colaboração que mostra o relacionamento do empresário Antonio Ermírio de Moraes, recentemente falecido, com a imprensa. Ela é de Milton Saldanha, que edita o jornal mensal Dance, dedicado à dança de salão, e mantém um blog de crônicas sobre assuntos variados. Meu dia com Antonio Ermírio Em março de 1990 eu estava tocando minha microempresa e vivendo praticamente de frilas. Foi quando Collor assumiu e soltou seu bombástico plano de acabar com a inflação “com uma única bala na agulha”, como dizia no seu estilo fanfarrão. Fui contratado pela Agência Estado como reforço para a cobertura e repercussões. E lá fiquei 60 dias fazendo isso, enquanto o País, perplexo, tentava entender o que estava realmente acontecendo. Julio Moreno era um dos principais editores da Agência e de cara me deu uma pauta cabeluda: mostrar o dia de um grande empresário paulista no primeiro dia de vigência do plano, 17 de março. Pensei: a matéria só terá graça se for um empresário muito famoso, e não apenas alguém conhecido só no meio empresarial. Antonio Ermírio não tinha a menor idéia da minha existência no mundo. Eu não era um dos poucos repórteres da sua confiança. Mas, atrevido, liguei para ele, na Votorantin, ali ao lado do Theatro Municipal, onde tinha seu escritório. E não é que o homem me atendeu pessoalmente? Expliquei a pauta, com toda a simplicidade, e tive que disfarçar a euforia quando respondeu: “Esteja amanhã, às 6h, para tomar o café da manhã comigo, na minha casa”. Requisitei carro da Agência para me pegar em casa às 5h, mas só para me levar: meu plano era colar no homem como um carrapato, anotando cronologicamente todo o seu dia. E foi o que aconteceu. O diabo é que chovia e fazia um frio danado. Como odeio acordar cedo, a primeira coisa difícil de assimilar foi como um sujeito tão rico e poderoso acordava tão cedo num dia horrível como aquele. Minha primeira surpresa, ao chegar, foi constatar que a segurança da mansão, pelo menos na aparência, limitava-se a um senhorzinho numa guarita. Como se fosse o guardinha noturno lá da minha rua. Fiquei plantado na sala, por quase meia hora, encolhido no meu terninho, apreciando os detalhes luxuosos da decoração. De repente, ele apareceu descendo uma escada, com o cabelo úmido de quem acabou de sair do chuveiro. Casaco marrom, calça de outra cor, e uma gravata larga, sem nada a ver com o conjunto. Moda masculina, definitivamente, não era sua preocupação. Cumprimentou-me como se eu fosse um velho conhecido e fomos para o café, numa copa ao lado. O café era bom, mas sem exageros, com pão e bolo, além de um suco. Quem nos servia era uma moça negra muito simpática, com uniforme azul marinho de doméstica. Ele brincou, dizendo que estava com tanto dinheiro no bolso quanto ela, agora eram iguais. Começava ali, nesse diálogo descontraído, tudo que eu precisava para fazer um belo texto. Ele própria dirigia seu carro, sem seguranças. Era uma perua Opala antiga, com cara de bem usada, pintura desbotada. Fomos pelas marginais. Ao longo do caminho Antonio Ermírio era reconhecido e cumprimentado a todo momento, respondendo com acenos simpáticos. A única coisa que me pediu foi que não publicasse que costumava andar sem seguranças. Prometi que não faria isso e cumpri a palavra, claro. Entramos na Atlas, que ele chamava de oficina. Notei que aquilo não estava agendado, porque os funcionários ficaram surpresos, inclusive o gerente, que logo se apresentou. Perguntou sobre algumas coisas da rotina e de lá fomos para seu escritório. Na cara de pau, entrei junto na sala e me postei num sofá. “Ele que me expulse, se quiser privacidade”, decidi. Mas não expulsou. Percebi que ele também estava curtindo minha pauta, com a vaidade de ser o personagem escolhido. Isso me facilitava tudo. Com o bloco e caneta, fui anotando seus diálogos ao telefone, recostado numa cadeira giratória de encosto alto. Era sobre a situação econômica. A cada momento com uma pessoa diferente, que eu não conseguia identificar. Mas isso era o de menos, o que importava mesmo era o que ele estava pensando e falando. Nosso almoço, numa sala ao lado, foi só para os dois. Comidinha simples, tipo marmitex. Tudo mostrava o despojamento do empresário, e ele era realmente assim. Não era um jogo de cena. Modéstia a parte, fiz uma matéria linda, que saiu no Estadão e no Jornal da Tarde. No JT, ainda com maior destaque. E sem assinatura, uma injustiça.
Inscrições para o WMS Global Awards for Excellence terminam em 30/9
A agência de notícias chinesa Xinhua anuncia que se encerram em 30/9 as inscrições para o WMS Global Awards for Excellence, prêmio de âmbito mundial que distribuirá US$ 10 mil aos vencedores de suas três categorias: New Media Reporting; Media Innovation; e Awards for Public Welfare, que é subdividida em Exemplary News Teams in Developing Countries e Exemplary News Professionals in Developing Countries. Podem se inscrever profissionais que publicaram reportagens em veículos multimídia, online, rádio ou televisão entre 1º/1/2012 e 31/12/2013. Concorrem matérias, vídeos e fotos do mundo inteiro, em qualquer idioma (preferencialmente o inglês), mas a inscrição e o material traduzido têm de ser apresentados em inglês. A premiação ocorrerá em novembro. O concurso é uma iniciativa do World Media Summit, criado em 2008 em Pequim, cidade que recebeu o primeiro encontro no ano seguinte. Participam da cúpula, além da Xinhua, principal agência local, outras como Associated Press, Thomson Reuters, BBC e Al Jazeera. O Grupo Folha é o representante brasileiro. Mais informações com Cristiano Liu (liulong@xinhua.org e 21-99638-1783), correspondente da imprensa chinesa no Brasil.
SBT extingue SBT Manhã e Hermano Henning vai para a edição da noite
A grade de programação dos jornalísticos do SBT passará por novas mudanças neste mês. Sairá do ar o SBT Manhã, transmitido durante as madrugadas com apresentação de Hermano Henning e Joyce Ribeiro. As reprises do Jornal do SBT-Noite entrarão no lugar. O âncora deste, Marcelo Torres, volta à reportagem, dando lugar a Hermano. Ainda por lá, o Notícias da Manhã, apresentado por César Filho, passa a ser transmitido das 6h às 9 horas.
Embratel/Claro prorroga inscrições até 15/9
Prorrogadas até a próxima 2ª.feira (15/9) as inscrições para o 15º Prêmio Embratel/Claro, que nesta edição distribuirá R$ 196 mil líquidos. São ao todo 17 categorias que se dividem em nacionais – por mídia e por tema –, regionais e Grande Prêmio – Troféu Barbosa Lima Sobrinho, que concede R$ 32 mil ao vencedor. Os organizadores alertam os candidatos para não deixarem para a última hora suas inscrições, uma vez que o sistema demanda cadastro prévio e geração de senha. Todos os trabalhos devem ser enviados pelo www.premioimprensaembratel.com.br, por arquivos digitais ou informando o link em que a matéria estiver disponível para acesso. O prêmio dá, assim, continuidade ao processo de informatização de seus procedimentos – inscrição, análise, julgamento e divulgação de resultados – iniciado na edição anterior. O regulamento está no hotsite, e os interessados podem esclarecer dúvidas na Secretaria do Prêmio, com Luiz Freitas (21-2292-9480); ou com Angélica Consiglio, Carolina Hilal e equipe da Planin, assessoria de imprensa da Embratel, pelo e-mail embratel@planin.com.
CBN convida ouvintes a enviarem perguntas para a sua equipe
A CBN completa 23 anos em 1º/10 e em ação comemorativa convida os ouvintes a inverterem os papéis e se tornarem os repórteres, enviando perguntas, até 22/9, para serem respondidas por qualquer profissional da emissora. As perguntas selecionadas, que devem ser mandadas para aniversario@cbn.com.br, e suas respostas, serão divulgadas na programação de 1º/10 e ficarão disponíveis no ambiente especial de aniversário que será criado no site. Na ocasião, também serão divulgados os vencedores da 6ª. edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário.
Paulo Piratininga lança O beabá do relacionamento com a imprensa
Paulo Piratininga lança O beabá do relacionamento com a imprensa, seu segundo livro, em que destaca novas dicas e práticas para as empresas estreitarem laços com a imprensa. É inspirado em textos do boletim eletrônico MediaTraining, que a equipe da Scritta Comunicação, que ele dirige, produziu por dez anos. Com 160 páginas, é dividido em oito seções, que abordam temas como os desafios da comunicação na era digital, gerenciamento de crises e um mapa das mídias de todo o País, ressaltando o poder permanente de meios segmentados e da imprensa regional.