27.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, setembro 18, 2025

Buy now

Início Site Página 1069

Morre José Luiz Alcântara 

Faleceu na manhã da última 2ª.feira (26/1), aos 65 anos, em decorrência de um enfarte, José Luiz Alcântara, chefe de redação de O Estado de S. Paulo no Rio de Janeiro, onde completaria 15 anos em março. Filho do jornalista, escritor e dramaturgo cearense Nertan Macedo, José Luiz acumulava 45 anos nas redações, tendo passado por O Povo, em Fortaleza, duas vezes pelo Jornal do Brasil e como chefe de Reportagem e de Redação de O Dia. Torcedor do Fluminense, também era apaixonado por animais. Deixa um filho, Maurício, do casamento com Bella Stall, e a companheira Lívia Ferrari. Seu corpo foi enterrado na manhã desta 3ª.feira (27/1) no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Últimos dias de inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo

Seguem abertas até 6/2 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo, que reconhecerá trabalhos em destaque nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia, além de Fotojornalismo. Podem concorrer matérias publicadas entre 10/5/2013 e 9/4/2014. Serão premiadas as melhores reportagens regionais e nacionais sobre cada um dos temas nas mídias jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias. Em Fotojornalismo, haverá vencedores regionais e nacional, independentemente do tema escolhido. Todos concorrem ao Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, cujo vencedor embolsará R$ 31.800. O prêmio também reconhecerá, na categoria Internacional, a melhor reportagem sobre o Brasil feita por correspondente estrangeiro sediado no País, que aborde um dos temas do prêmio. Mais informações e inscrições pelo www.premiopetrobras.com.br.

O adeus a Paulo Roberto Leandro

Faleceu na manhã do último sábado (24/1), aos 67 anos, o editor-especial da Rede TV Paulo Roberto Leandro. Vítima da chamada Doença de Crohn, inflamação crônica que afeta o sistema digestivo, ele foi internado na 6ª.feira mas não resistiu e sofreu falência de múltiplos órgãos. Paulo teve passagens por diversas emissoras de televisão, entre elas Tupi, Globo, Band e Cultura. Esta era sua segunda passagem pela Rede TV, onde foi um dos fundadores do Jornalismo, em 1999. Retornou à casa há cerca de quatro meses, a convite de Franz Vacek, que acabara de assumir a Superintendência de Jornalismo e Esporte. Era também professor da USP e vinha trabalhando em um livro com histórias e experiências de sua carreira. Deixou mulher e dois filhos.

Fenaj relata 129 agressões a profissionais da imprensa em 2014

A Fenaj lançou em 22/01, em coletiva à imprensa na sede da ABI, o Relatório 2014 da violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, levantamento que aponta 129 casos de agressões a jornalistas registrados no ano passado, a maioria durante manifestações. O relatório, que traz dados por região, estado, gênero, tipo de mídia e agressores, além do relato dos casos, indica que 50,4% (65) das 129 agressões contra jornalistas identificadas aconteceram durante protestos. Destas, 48,06% foram praticadas por policiais e 12,4% por manifestantes. O número de agressões caiu 30% em relação a 2013, mas os casos de violência extrema – assassinato – aumentaram em relação aos anos anteriores. Identificaram-se, ainda, 17 casos de agressão física não relacionada a manifestações (13,17%), 12 de cerceamento à liberdade de expressão com ações judiciais (9,3%), 11 de ameaças e intimidações (8,52%) e sete de agressões verbais (5,43%). A região Sudeste foi, mais uma vez, identificada como a mais violenta para os jornalistas, com 55,81% das agressões.  

Andrea Assef assume Marketing e Comunicação da J.Walter Thompson Brasil

Com praticamente toda a carreira em Economia e Negócios, em veículos como Exame, IstoÉ Dinheiro, Isto É, Poder e Jornal do Brasil, Andrea Assef assumiu a Diretoria Marketing e da Comunicação do Grupo J.Walter Thompson Brasil. Ela passa a traçar e implementar estratégias em conjunto com o Conselho do grupo para a evolução de suas marcas. Andrea, que também já foi diretora de Comunicação da Y&R e da Neogama, conta ainda com grande experiência no mercado editorial, tendo sido sócia de Mara Luquet na editora Letras & Lucros, onde publicou revistas e livros direcionados a finanças pessoais, além de comandar o programa de rádio Elas & Lucros, na 107,3 FM, de São Paulo. Ela pode ser contatada nos andrea.assef@jwt.com e 11-3888-7999 / 999-799-034.

Universidades de Columbia e Oxford oferecem bolsas de estudos para jornalistas

O Tow Center de Jornalismo Digital da Escola Superior de Jornalismo da Universidade de Columbia recebeu três milhões de dólares da Fundação Knight para financiar pesquisas e experimentos de campo que explorem as mudanças na relação do jornalismo com a tecnologia e oferece bolsas para pesquisadores e jornalistas para ajudar em quatro áreas-chave: Computação, Algorítimos e Jornalismo Automatizado; Dados, Impacto e Métricas; Audiência e Engajamento; e Jornalismo Experimental, Modelos e Prática.

Os bolsistas, que também trabalharão com outros projetos, estarão à frente de cada uma dessas áreas. Interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo towcenter@columbia.edu. Já o Reuters Institute for the Study of Journalism busca profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência e inglês fluente para seus programas de pesquisa com duração de três, seis ou nove meses na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Para participar, o bolsista deve completar um trabalho acadêmico para publicação com oito mil a dez mil palavras, auxiliado por um acadêmico de Oxford, especializado no tema escolhido, que supervisionará o trabalho. Os projetos inscritos devem, preferencialmente, se enquadrar em uma das áreas de enfoque do instituto, que são o negócio do jornalismo, a prática em evolução do jornalismo e as relações entre jornalismo e accountability.

A inscrição – incluindo o currículo, declaração pessoal, proposta de projeto, referências e amostras de trabalho – deve ser enviada até 30 de janeiro. Mais informações no http://bit.ly/1wrTq66.

SET cria grupo de estudos sobre novas mídias

Motivada pelos números da Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 do Governo Federal, que aponta para aumento do número de usuários e do tempo permanência deles na internet, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) estruturou um grupo de estudos sobre novas mídias. Estão previstas atividades como a geração de conteúdo para revista e site da SET e para veículos segmentados do setor, além da presença nas mídias sociais e a criação de pesquisas para atualizar constantemente o setor. A coordenação do grupo é de Rodrigo Dias Arnaut. Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, Arnaut atua como pesquisador de sistemas de tevê no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo e professor colaborador da Faap nas disciplinas de Mídias Digitais e Transmídia para graduação (RTV) e pós-graduação (Produção Executiva e Gestão de TV), além de presidir a Associação EraTransmídia, entidade que colabora com a SET. Participam ainda do grupo: Andre Campos Filippe, especialista em Business Intelligence da iProspect; Daiana Sigiliano, pesquisadora em TV Social da UFJF e EraTransmídia; Felipe Iasi, designer de Novas Mídias da Rede Bandeirantes; Marilia Fredini, produtora multimídia da TV Cultura; Sergio Bicudo, coordenador da TV PUC-SP; Shyrles Monteiro, desenvolvedora de Aplicações Interativas da Rede Record; Solange Eiko, vice-presidente da Associação EraTransmídia; Rodolfo Oliveira, sócio-diretor da Corazonada; Rodrigo Terra, sócio-diretor da Fazenda Urbana; e Ursula Reichenbach, designer de User Experience da Movile. Além dos profissionais de emissoras de televisão, o grupo pretende reunir produtores audiovisuais, profissionais de agências de propaganda, publicidade e digitais, desenvolvedores de software, pesquisadores acadêmicos e anunciantes. “Agindo multidisciplinarmente, poderemos gerar o aquecimento de vários mercados, reduzindo esforços redundantes e maximizando resultados”, afirmou em nota Dimas Dion, coordenador de Comunicação da SET e um dos organizadores do grupo. As inscrições para participar do grupo podem ser feitas pelo dimas.dion@set.org.br.

André Jordão retorna ao time de Moto.com

De volta ao Brasil após uma temporada de estudos em Vancouver, André Jordão acertou seu retorno ao time de reportagem do site Moto.com. Esta será sua segunda passagem por lá, onde havia começado a carreira em 2008 e permanecido até o final de 2010, quando se transferiu para a Agência InfoMoto, em que ficou mais três anos, até mudar para o Canadá ao final de 2013. Chega para assumir o posto de editor de teste e terá ao seu lado o editor Aladim Gonçalves, sob o comando do diretor Marcio Viana. 

ZNews Editora assume o comando da revista Reparação Automotiva

A partir da próxima edição, prevista para a primeira quinzena de fevereiro, a revista Reparação Automotiva, produzida há sete anos pela Prána Editora & Marketing, passa a circular sob o selo da recém criada ZNews Editora. A empresa pertence ao grupo ZMix Promoção e Marketing, que entre outras atividades, desenvolve displays para lojas de autopeças em todo Brasil. Com a mudança, a revista terá em seu comando a editora Christiane Benassi e o diretor de Criação Sérgio Parise. Ambos acumulam mais de 15 anos de experiência na área, com passagens pelas revistas Novo Varejo, Mais Diesel, Mais Automotive, Mercado Automotivo e Oficina Brasil. A periodicidade segue mensal, com tiragem de 30 mil exemplares, mas o próximo número já terá novidades no projeto gráfico, logotipo e novas seções. “Estamos produzindo uma revista inteiramente nova, tanto na forma quanto no conteúdo”, explica Christiane. “Mais moderna e arrojada, efetivamente alinhada com os interesses dos profissionais que atuam no mercado de reparação automotiva. Dentre as novidades teremos a seção Papo Legal, na qual, a cada edição, abordaremos de forma descontraída um assunto fora do mercado, mas com a participação de quem faz o mercado: música, esportes, passeios e outros que certamente conquistarão o leitor. E claro que não vamos deixar de lado as dicas de como fazer a manutenção dos carros que mais aparecem nas oficinas, as notícias sobre o setor e os melhores lançamentos. A nossa proposta é transformar a revista em uma referência de informação e entretenimento para os mecânicos antenados com a evolução do segmento”. Da equipe da Prána, fica apenas o colaborador e editor de testes Edison Ragassi, que segue colaborando para outra publicação da antiga casa, o jornal Balcão Automotivo. Ainda em formação, a nova equipe da Reparação Automotiva conta ainda com a colaboração de Marcos Bravo e Matheus Volker no time de arte.

Victor François deixa a Renault e começa na equipe da Automotive Business

Após quase dois anos estagiando na Diretoria de Comunicação da Renault, Victor François deixou a empresa no final de 2014 e integrou-se esta semana à equipe de jornalismo do portal e revista Automotive Business. Chega para ocupar a vaga deixada em outubro do ano passado pela repórter Camila Franco, que no caminho inverso trocou o dia a dia das redações pela Comunicação Institucional da Mercedes-Benz. Aos 24 anos, recém-formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, Vitor passou anteriormente por Rádio Bandeirantes e TV Gazeta. Na AB, vai atuar principalmente no portal, com matérias diárias, mas também colaborará com a revista Automotive Business, que é bimestral. A Redação conta também com o diretor e editor Paulo Braga, o editor do portal Pedro Kutney, a editora assistente Giovanna Riatto e os repórteres Mário Curcio e Sueli Reis. 

Últimas notícias

pt_BRPortuguese