27.8 C
Nova Iorque
terça-feira, julho 8, 2025

Buy now

Início Site Página 104

Canal Meio e Insight lançam programa de entrevistas

Canal Meio e Insight lançam programa de entrevistas

Estreou em 16/6 o programa de entrevistas Diálogos com a Inteligência, produzido a partir de uma parceria entre o Canal Meio e a Insight Comunicação, responsável pela revista Insight Inteligência. A cada programa, o cientista político Christian Lynch, editor da revista, recebe um convidado para conversar sobre o que há de mais atual e relevante na produção intelectual brasileira. Eles vão debater temas na última fronteira da ciência política, ciência social, história, filosofia, economia, cultura, artes, comportamento.

Nesse primeiro episódio, o ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco comenta o papel da estatal no momento em que o mundo avança na transição energética. Uma das características que distingue esse processo de outros similares no passado é a politização, bastante presente no contexto atual, criando bandeiras que levam ao engano. Critica também a posição dos europeus, que cobram do Brasil uma atitude preservacionista que eles próprios não têm.

O vídeo do programa ficará disponível todo domingo, às 18h15, na página do canal Meio (@Meio) no YouTube, e a versão em áudio, no perfil da revista Inteligência no Spotify e demais agregadores de podcast.

Leia também:

CNBC anuncia André Ramos como vice-presidente de Jornalismo e Multiplataforma no Brasil

CNBC anuncia André Ramos como vice-presidente de Jornalismo e Multiplataforma no Brasil
André Ramos (Crédito: Divulgação/CNBC)

A CNBC Brasil, novo canal de notícias que estreia em 2024, anunciou o jornalista André Ramos como vice-presidente de Jornalismo e Multiplataforma da emissora. Profissional com 25 anos de experiência na comunicação, tem passagens por Record, CNN Brasil e Jovem Pan.

Ramos foi um dos principais executivos à frente da implementação da CNN no Brasil. Foi responsável pelo planejamento, montagem e execução da sucursal em Brasília. Atuou como Diretor-geral de Jornalismo da emissora, sendo responsável também pelo escritório do Rio de Janeiro e por dezenas de correspondentes nas principais capitais. Atuou, inclusive, ao lado de Douglas Tavolaro, hoje CEO e Founder da CNBC Brasil.

Ramos também trabalhou como repórter, âncora e editor-chefe da EPTV, afiliada da Globo em Campinas; chefe de redação no SBT; e diretor de jornalismo da Record TV nas sucursais de Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2023, assumiu a Direção Nacional de Jornalismo e Esportes no Grupo Jovem Pan.

“A chegada da CNBC é uma oportunidade incrível de mexer com o mercado de mídia no Brasil. Representar a marca consagrada do pavão é um orgulho e tenho certeza de que vamos fazer história novamente”, declarou André Ramos.

A CNBC é um canal internacional focado na cobertura de negócios e economia. Em março deste ano, Douglas Tavolaro fechou um acordo para lançar o canal no Brasil. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2024.

Abertas as inscrições para o Prêmio ABP de Jornalismo 2024

A Associação Brasileira de Psiquiatria abriu as inscrições para a 10ª edição do Prêmio ABP de Jornalismo. A iniciativa visa a reconhecer e premiar trabalhos que abordam temas relacionados à saúde mental, desmistificando e combatendo o estigma associado aos transtornos mentais e à psiquiatria.

Neste ano, podem concorrer reportagens publicadas de 14 de agosto de 2023 a 9 de agosto de 2024 – data em que se encerra o período de inscrições –, nas categorias Jornal/Revista, Mídia Online, Rádio, Televisão, Canal (podcast/youtube) e Influencer.

Os vencedores serão homenageados durante a cerimônia de abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontecerá em 23 de outubro, em Brasília. A ABP custeará todas as despesas com passagem aérea (somente voos nacionais) e hospedagem para os vencedores que comparecerem à cerimônia.

Mais informações no site abp.org.br/premiojornalismo ou pelo imprensa@abp.org.br.

Morre Ricardo Castilho, referência no jornalismo gastronômico

Morreu na manhã desta terça-feira (18/6), aos 59 anos, o jornalista e gastrônomo Ricardo Castilho. Com passagem marcante pela revista Playboy, onde foi repórter, editor e editor especial, e pela revista Gula, onde foi diretor de Redação, ele criou em 2003 o projeto da revista Prazeres da Mesa, que até hoje vinha comandando ao lado de sua esposa Claudia Esquilante e dos sócios, e também casados, Mariella Lazaretti e Georges Schnyder.

A informação foi publicada no perfil da Prazeres da Mesa no Instagram: “Com enorme tristeza, incredulidade e saudades imensas, comunicamos que nosso sócio, amigo, pai e marido Ricardo Castilho, nos deixou esta manhã. Um sujeito comprometido com o bom jornalismo, sócio leal, trabalhador incansável. Um dos maiores especialistas de vinho do Brasil. Pai amoroso e presente de Carol, Juninho e JP, e marido extraordinário de Claudia, foi um homem presente em cada momento de sua família. Deixa um buraco em nossas vidas, e de nossa equipe. Estamos arrasados”.

Ainda não há informações sobre o velório.

Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji terá 20 convidados internacionais

O 19º Congresso da Abraji oferecerá trilha sobre eleições e mais acessibilidade
Crédito: Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realiza de 11 a 14 de julho, na ESPM-SP, em São Paulo, o seu 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento terá a participação de 20 jornalistas de diferentes partes do mundo, nas mesas presenciais e on-line do congresso, para debater temas como Inteligência Artificial, desinformação e sustentabilidade do jornalismo.

Entre os convidados internacionais estarão presentes Jonathan Soma, especialista em programação e professor de jornalismo de dados da Universidade de Columbia; Maya Wolfe-Robinson, jornalista do Guardian; Ebony Riddell, diretora do projeto de legados de escravidão do The Scott Trust; Aiganysh Aidarbekov e Youri van der Weide, da Bellingcat, coletivo independente de jornalismo orientado por dados; Garance Burke, finalista do Prêmio Pulitzer; Doreen Wainainah, da PesaCheck, vencedora do Emmy e checadora de fatos de 15 países africanos.

Também participarão do congresso Amy Mitchell, diretora-executiva e fundadora do Center for News, Technology & Innovation; Andrew Fishman, presidente do Intercept Brasil; Benjamin Toff, autor do livro Avoiding the News: Reluctant Audiences for Journalism; Colin Pereira, diretor de HP Risk Management e cofundador e diretor do RiskPal;  Daniela Castro, jornalista investigativa colombiana; Daniel Suárez, jornalista colombiano com experiência em pesquisas de conflito armado; Ela Stapley, consultora de segurança digital do CPJ; James Kleinfeld, jornalista investigativo premiado e documentarista da Unidade Investigativa da Al Jazeera; María Teresa Ronderos, jornalista colombiana, diretora e cofundadora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística; Nikita Roy, líder o Laboratório de Jornalismo de IA na Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY; Nilesh Christopher, jornalista especializado em tecnologia, negócios, cultura e sociedade; Sherif Mansour, ex-coordenador do Programa do CPJ para o Oriente Médio e norte da África; e Vanina Berghella, jornalista argentina ex-diretora da Velocidad, aceleradora de mídia da SembraMedia e do Centro Internacional de Jornalismo (ICFJ).

Confira a programação do Congresso e inscreva-se aqui.

Abertas as inscrições para a 2ª edição da Formação Online Amazônia Vox

Abertas as inscrições para a 2ª edição da Formação Online Amazônia Vox
Crédito: Logotipo Amazônia Vox

Estão abertas até 7 de julho as inscrições para a segunda edição da Formação Online Amazônia Vox. Realizado em parceria com a Fundação Lemann, o treinamento abordará ética e inteligência artificial na comunicação, produção de podcasts regionais, engajamento nas redes sociais, editais de reportagem e práticas para evitar preconceitos na cobertura da Amazônia.

Serão oferecidas 50 vagas para residentes da Amazônia Legal participarem de um treinamento gratuito composto por seis sessões. Com até 1h30 de duração, as aulas serão realizadas virtualmente e ocorrerão entre julho e setembro deste ano. Na seleção, será considerada a diversidade étnico-racial, regional e de gênero.

A iniciativa escolherá pelo menos cinco participantes de cada estado da Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Os selecionados serão anunciados em 10 de julho.

A programação pode ser conferida no formulário de inscrição.

InfoMoney estreia programa Negócios do Esporte e amplia cobertura do tema

InfoMoney estreia programa Negócios do Esporte e amplia cobertura do tema
Crédito: Divulgação/InfoMoney

O InfoMoney, especializado na cobertura de economia, investimentos e negócios, estreou na semana passada o programa Negócios do Esporte, que vai discutir temas relacionados à economia dos esportes, como grandes eventos, negociações de atletas, direitos de transmissão, compra e venda de ativos e clubes no Brasil e no mundo, entre outros.

A apresentação do programa é de Henrique Esteter, especialista de mercado financeiro e coapresentador do Stock Pickers. O episódio de estreia entrevistou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, representante da NFL no Brasil, que realizou a venda em tempo recorde de ingressos para o primeiro jogo da liga de futebol americano no Brasil, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. O jogo será em setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo.

O Negócios do Esporte estará disponível em todas as plataformas do InfoMoney e nas redes sociais. Segundo Thales Calipo, diretor Multiplataforma e de Novos Negócios do InfoMoney, o programa tem o objetivo de trazer para o público mais informações sobre a economia do esporte: “Com esse novo programa, queremos dar a nossa contribuição para o crescimento dessa indústria cada vez mais relevante para a economia e para a vida das pessoas”.

Organizações planejam criar fundo de apoio ao jornalismo no Brasil

Organizações planejam criar fundo de apoio ao jornalismo no Brasil
Crédito: Cytonn Photography/Unsplash

Organizações jornalísticas e filantrópicas vão se unir para criar um fundo de apoio ao jornalismo no Brasil, visando mobilizar recursos para fortalecer as capacidades de gestão e desenvolvimento das organizações de mídia no País. Inicialmente articulada pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a iniciativa reconhece o papel crucial do jornalismo e das mídias de interesse público na promoção de processos democráticos.

O fundo receberá contribuições de fundações como International Fund for Public Interest Media (IFPIM), Ford Foundation, Oak Foundation, Luminate e Open Society Foundations (OSF), com planos de considerar outras fontes de financiamento no futuro. Para manter sua independência, o projeto terá como anfitrião fiscal o Instituto Incube, focado em fortalecer organizações e coletivos que defendem a justiça social.

Sob a coordenação de Natasha Felizi e Nina Weingrill, uma equipe autônoma conduzirá consultas de campo neste mês para definir os critérios de seleção do fundo. Interessados em colaborar com a pesquisa podem responder o questionário no formulário.

Leia também:

Canaltech muda gerência editorial e anuncia contratações

O Canaltech, especializado em tecnologia, anunciou uma série de mudanças em sua redação. Anaísa Catucci, ex-g1, assume a gerência editorial, no lugar de Fabrício Vitorino, que permaneceu nas últimas semanas como interino. E Murilo Tunholi, ex-Gizmodo e TechTudo, reforça a equipe de analistas de produto.

Anaísa chega para liderar uma redação de 30 pessoas e contará com a parceria dos times de YouTube, CT Ofertas e marketing. Trabalhou como coordenadora de afiliadas do g1, e teve passagens por Folha de S.Paulo, SBT, R7 e Grupo ND. Foi editora na EPTV, TV TEM, Grupo Jaime Câmara (g1 Tocantins), RBS e NSC, coordenando as operações do g1. Anaísa participou do premiado projeto Monitor da Violência.

“É uma grande responsabilidade e estou profundamente comprometida em liderar com inovação e uma visão clara para o futuro”, declarou a jornalista. “Acredito que o sucesso vem de uma colaboração próxima e eficaz com toda a equipe. Juntos, vamos criar novas ferramentas e recursos que não apenas atendam, mas superem as expectativas de nossos leitores e espectadores. Vamos impulsionar o Canaltech a novos patamares”.

Murilo é jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Formado pelo Centro Universitário IBMR, no Rio de Janeiro, passou por redações de tecnologia como Giz Brasil, Olhar Digital, TechTudo, Tecnoblog e Terra, além de sites de conteúdo para e-commerce como Buscapé e Zoom. Foi assessor de imprensa para a Blizzard Entertainment, Bungie, Gamescom Latam e Ablegamers.

pt_BRPortuguese