15.7 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 23, 2024

Buy now

Folha ganha o Esso com redação ainda abalada por demissões

Desejado por dez entre dez jornalistas (e pelos veículos que representam), o Prêmio Esso de Jornalismo (ver nota abaixo) acaba de ser conquistado pela Folha de S.Paulo com a série O patrimônio e as consultorias que derrubaram Palocci, de autoria de Andreza Matais, José Ernesto Credendio e Catia Seabra. A honraria, no entanto, chega ao jornal num momento de tensão, ansiedade e tristeza, em decorrência das muitas demissões anunciadas na última semana.

Não se tem ainda o número certo do corte, mas os rumores são de que ele chegará a 10% da folha de pagamento. A direção da empresa, conforme apurou este J&Cia, aponta razões essencialmente econômicas para a decisão: “Com a inflação pressionando mais os custos e com o crescimento da economia caindo pela metade em relação ao ano passado, a empresa está fazendo agora um ajuste necessário no orçamento do ano que vem. Isso implica fechamento de algumas vagas, desligamento de alguns profissionais e certa margem de redução no consumo de papel-jornal. Entre as medidas, o caderno semanal Folhateen, que circulava desde 1991, deve converter-se numa seção incluída no caderno Ilustrada”, diz fonte do jornal.

Entre os que saem estão dois dos mais experientes e respeitados profissionais da casa, Edgard Alves , que coordenava a pauta de Esportes, e Luiz Marauskas , da Fotografia, ambos com mais de 40 anos de casa. Há em curso na empresa algumas negociações que podem minimizar os efeitos do corte e que buscam remanejar profissionais para outras editorias ou mesmo tê-los como colunistas ou colaboradores.

Até o fechamento da última edição de Jornalistas&Cia, na noite desta 3ª.feira (15/11), ainda não era possível avaliar o tamanho do corte, já que algumas demissões teriam sido revertidas e outras ainda não estavam sacramentadas. Nem o próprio Sindicato dos Jornalistas tem ideia desse número, segundo informou a este J&Cia seu presidente José Augusto de Camargo, que disse ter falado com representantes do jornal no final da tarde de 6ª.feira (11/11) e que deve retomar os contatos nesta 4ª. Para ele, a Folha nada mais está fazendo do que repetir a fórmula que adotou no final do ano passado: “Quando eles começam a fechar os números do balanço e a preparar o orçamento do ano seguinte, usam os cortes de trabalhadores para realizar lucros e manter dividendos.

Depois, ao longo do ano, vão recontratando, pegando frilas e no final do ano cortam de novo. Essa fórmula tem sido constante desde que as empresas passaram a ser administradas por financistas, e não é exclusividade da Folha. Vamos procurá-los novamente nesta 4ª.feira (16/11) para ver o que é possível reverter ou negociar”. Da redação, além de Edgard Alvez e Luiz Murauskas, saíram Mário Moreira, 18 anos de casa; Luis Curro, sub de Esporte; Rodrigo Vargas, correspondente em Cuiabá, cujo posto foi fechado; Leonardo Freitas (TEC); no Rio, Leila Coimbra, que foi para a Reuters (ver J&Cia 820), e Rodrigo Rotzsch, que havia sido editor de Mundo; na Folha Ribeirão, Ana Paula de Sousa Silva; na TV Folha, Fabio Gonçalves Rodrigues; e em Turismo, Vanessa Corrêa da Silva, que continuará colaborando para o caderno e outras publicações.

Também saíram o diretor industrial Adalberto Fernandes e a gerente Administrativa das Redações Marie Attia ([email protected] e 11-3871-0876 / 8402-0022), que estava no jornal desde fevereiro de 2004, em sua segunda passagem por lá, cuidando de toda a infraestrutura de cobertura da Folha em megaeventos como Copa e Olimpíada; controle e acompanhamento orçamentário das editorias; planejamento orçamentário para o Agora São Paulo e a Regional Ribeirão Preto; contratações/negociações das agências nacionais e internacionais de notícias.

Na área de eventos, esteve por trás da exposição 90 Anos da Folha no MIS e do evento de aniversário do jornal, dentre outras coisas. Mas nem tudo são más notícias, como lembrou uma fonte do jornal: além do Esso de Jornalismo, houve também algumas contratações. O Guia Folha, por exemplo, contratou na semana passada os repórteres Aline Pellegrini, que já frilava para o caderno, e Rafael Gregório, que trabalhava com a ombudsman Suzana Singer, ambos egressos do programa de treinamento da Folha. E Daniel Medici, que havia deixado o jornal para uma temporada de estudos, volta para cobrir férias na Ilustríssima.

Em Suplementos, Patrícia Trudes da Veiga deixa a edição para se dedicar exclusivamente ao Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, ao Prêmio Empreendedor Social e à Rede Folha de Empreendedores Socioambientais; no lugar dela assume interinamente Edson Valente. Não houve mudanças na equipe da Folhinha. Vale lembrar que a decisão da Folha pode não ser isolada, já que há rumores de que estejam em estudos cortes em outras redações de São Paulo.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese