Morreu no sábado (11/3) a socióloga Mara Kotscho, cofundadora do Datafolha, aos 70 anos, em decorrência de um tumor no cérebro. Deixa o marido Ricardo Kotscho, as filhas Mariana e Carolina Kotscho, e cinco netos. O velório foi realizado no domingo (12/3), no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, São Paulo. Nesta quarta-feira (15/3), às 18h, haverá missa em homenagem a ela na Paróquia São Domingos, em São Paulo (rua Caiubi, 164 – Perdizes).

Nascida em 1953, em São Paulo, Mara formou-se em sociologia pela USP. Foi uma das fundadoras do Datafolha, em 1983. Seu trabalho nos primórdios foi fundamental para que o instituto “se tornasse referência de rigor e credibilidade”, destacou a Folha de S.Paulo.

Mara foi escolhida para colocar em prática uma ideia de Octavio Frias de Oliveira, então publisher da Folha, de criar um instituto de pesquisa no jornal. Sob o comando de Mara, o que era apenas uma mesa no meio da redação da Folha, tornou-se referência de pesquisa no Brasil.

No começo, o Datafolha focava em pesquisas de comportamento, com o objetivo de descobrir qual era o perfil do leitor da Folha. Nas pesquisas, Mara aplicou uma metodologia desenvolvida por Reginaldo Prandi, professor da USP.

Para Antonio Manuel Teixeira Mendes, ex-diretor do Datafolha e ex-superintendente do Grupo Folha, Mara tem o mérito das primeiras pesquisas do instituto, que “se tornou uma marca sinônimo de pesquisa, democratizou a informação de pesquisa de opinião e criou um padrão de qualidade”.

Em 1985, Mara deixou o instituto, mas seguiu trabalhando em pesquisas com uma consultoria própria, prestando serviços também para o Datafolha.

Colegas e entidades lamentaram a morte de Mara. Seu marido Ricardo Kotscho, que dividiu a redação com a mulher nos anos 1980, escreveu que ela era “uma pessoa que cuidava de tudo, da família, dos filhos. Não tinha tempo ruim para ela, que resolvia tudo. Até telhado ela consertou. Agora ela vai consertar as coisas no céu. Eu só pude ser jornalista e repórter graças a ela”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments