A repórter Marcela Mesquita, da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos, foi demitida em 10/5 após 12 anos de casa. Ela recebeu a notícia ao retornar ao trabalho após o período de licença-maternidade. No Instagram, ela agradeceu o apoio de colegas e revelou que foi afastada da reportagem por “estar acima do peso”.

“Agradeço pela parceria e, principalmente, por terem me dado a mão quando tiraram o meu chão. Quando fui afastada da reportagem por estar acima do peso, foram os meus amigos que não me deixaram cair. Os de lá e os de cá. Vocês que acompanham o meu trabalho também me ajudaram nessa caminhada mandando mensagens de carinho e mesmo não me vendo na TV, continuaram comigo. Obrigada!”, escreveu.

Em entrevista ao UOL, Marcela contou que foi afastada em outubro de 2017 e só retornou no começo de 2020: “Fiquei quase dois anos e meio na geladeira. Na época, fui informada pela chefe de Redação, Terezinha Almeida, que a direção tinha decidido me afastar porque eu estava ‘fora do padrão’, ‘acima do peso’. Foram esses os termos que usaram”. A repórter disse que procurou ajuda de psiquiatra, psicólogo e nutricionista. Após certo tempo, pediu para voltar ao vídeo, mas não conseguiu.

Em março de 2019, a apresentadora Michelle Sampaio desligou-se da emissora, após 16 anos de trabalho, e citou questão semelhante à que Marcela denunciou. Em contato com a coluna de Maurício Stycer, no UOL, Michelle associou o afastamento à dificuldade que teve de emagrecer após uma gravidez: “Fui informada pela diretora de Jornalismo que a emissora optou pelo meu desligamento por eu não ter atingido o objetivo, que era emagrecer. Meu talento não tem relação com meu peso”.

Após o ocorrido com Michelle vir à tona, Micheli Diniz, que atuou na TV Vanguarda entre 1998 e 2003, publicou em seu perfil no Facebook que viveu situação semelhante, “na mesma emissora, com as mesmas pessoas”.

“Na época eu tinha 26 anos, 2 filhos, cinco anos de TV e não tive a dimensão do impacto que aquela condição havia causado em minha carreira. Sim. Houve uma condição. ‘Pra você voltar à bancada do jornal, você tem 30 dias para emagrecer’. Fui deslocada para a reportagem de rua”, escreveu Micheli.

Até a publicação desta nota, a TV Vanguarda não havia se manifestado sobre o ocorrido com Marcela Mesquita.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments