O apresentador Marcos Paulo Ribeiro de Morais, o Marcão do Povo, do SBT, foi condenado a 1 ano e 4 meses de prisão, em regime aberto, por cometer injúria racial contra a cantora Ludmilla. Em 2017, ele usou o termo “macaca” para se referir à artista. Ainda cabe recurso da decisão.

Em janeiro de 2017, durante o Balanço Geral do Distrito Federal, Marcão comentou uma notícia de que Ludmilla teria evitado tirar fotos com fãs. Para se referir à cantora, ele usou o termo “pobre macaca”. Ele chegou a ser demitido da emissora, mas retornou à empresa um mês depois.

Após o ocorrido, o Ministério Público do DF acusou o apresentador de injúria racial. Em março de 2023, ele foi absolvido em primeira instância pela 3ª Vara Criminal, sob a justificativa de que o termo “pobre macaca” era um regionalismo.

Ludmilla entrou com recurso e em 22/6 a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu condenar o apresentador pelo crime de racismo, por 3 votos a 0. A prisão de Marcão foi substituída por pena restritiva de direitos, que ainda será definida. O apresentador também deverá pagar uma indenização de R$ 30 mil para a cantora.

Nas redes sociais, Ludmilla comemorou a decisão e questionou o SBT: “Hoje você vai ter que engolir as lágrimas de alegria que chorou naquele programa quando saiu o decreto de que você tinha ganhado a primeira etapa do processo. Agora cabe ao SBT decidir se vai manter um racista na casa!”.

O Notícias da TV entrou em contato com o advogado Rannieri Lopes, que representa Marcão do Povo. Ele afirmou que o apresentador vai recorrer da decisão. O SBT declarou que não vai comentar a decisão. O contrato de Marcão com a emissora vai até 2024.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments