9.7 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 18, 2024

Buy now

Maratona Piauí reúne no Rio o melhor do jornalismo independente

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

A revista Piauí realiza neste sábado (27/5), das 10h30 às 19h30, a Maratona Piauí. O encontro discutirá as grandes iniciativas do jornalismo independente no Brasil. Num único dia, serão nove horas de troca de informações, com seis palestrantes escolhidos a dedo.

Das 10h30 às 11h30, Cristina Tardáguila, diretora da agência Lupa, explica como checa, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo País. São mediadoras dessa discussão Luiza Miguez e Paula Scarpin.

Às 12h começa a apresentação de Fausto Salvadori, da PonteJornalismo, site de notícias que cobre segurança pública e direitos humanos. Sob mediação de Leandro Demori e Rafael Cariello, o repórter conta como produz e divulga documentários, relatórios e pesquisas sobre temas relacionados a justiça, racismo, questões de gênero e violência do Estado.

Depois da pausa para almoço, às 14h, é a vez de Paula Miragaia, do jornal digital Nexo. A editora relata como são pautadas as colunas, os vídeos, os gráficos e as animações interativas que dão suporte às matérias do jornal, com mediação de Fernando de Barros e Silva e Júlia Dualibi.

Paulo Werneck apresenta, às 15h30, a revista Quatro Cinco Um, de crítica literária e que acaba de chegar às livrarias. Um de seus criadores, fala sobre o projeto, cujo nome faz referência a Fahrenheit 451, o romance de Ray Bradbury. Quem media a discussão é Alejandro Chacoff com Armando Antenore.

Das 17h às 18h, Consuelo Dieguez e Roberto Kaz mediam o que Laura Diniz tem a dizer sobre o Jota, um portal de notícias jurídicas. Ela conta como surgiu e como tem sido o trabalho neste momento especial, em que ocorre a maior investigação de corrupção da história do País.

A Maratona Piauí fecha sua programação, das 18h30 às 19h30, com um sucesso internacional que escolheu o caminho fly to Rio para prosseguir com sua trajetória: Andrew FishmanAmericano naturalizado brasileiro, ele comenta como foi a implementação no País do site The Intercept Brasil. A versão brasileira do site criado pelos americanos Glenn Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill é discutida com mediação de Bernardo Esteves e Daniela Pinheiro.

Em 2013, no jornal britânico The Guardian, Greenwald foi um dos porta-vozes de Edward Snowden para revelar a existência dos programas secretos dos Estados Unidos efetuados pela NSA (Agência de Segurança Nacional). Sua reportagem original mereceu o Prêmio Pulitzer  em 2014 e, no Brasil, ganhou o Esso de Reportagem, por artigos publicados em O Globo sobre o sistema de vigilância virtual dos Estados Unidos em território nacional.

A Maratona Piauí acontece no Instituto Moreira Salles (rua Marquês de São Vicente, 476). A participação custa R$ 250, com almoço incluído. Assinantes da revista e estudantes pagam R$ 150. Os ingressos estão à venda até a véspera do evento (26/5) somente pela internet. Vale conferir.

Related Articles

1 COMENTÁRIO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus de Barra Grande piauí
6 anos atrás

Gostei.

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese