Os repórteres mineiros Luana Melody Brasil e Victor Pires lançarão nesta quarta-feira (6/4) o livro Rejeitos: Vidas marcadas pela lama (Editora Appris), sobre o rompimento da barragem Fundão, da Samarco, em Minas Gerais, há quase sete anos, e os impactos na cidade de Mariana.

A obra contém relatos de moradores da região, que falam sobre dores físicas e psicológicas, problemas financeiros, fome e medo após o acontecimento de novembro de 2015. No livro, Luana e Victor mostram a superação de moradores na luta por direitos em meio à negligência das empresas e até do Estado.

Luana Melody Brasil e Victor Pires lançam livro sobre a tragédia de Mariana

Ao jornal O Tempo, Luana explicou que o livro é “um esforço de registro das memórias, solidariedade e conhecimentos dos povos tradicionais, ribeirinhos, pescadores, quilombolas, indígenas do Rio Doce e do litoral norte capixaba. Se propõe também a ser um instrumento para a luta dessas pessoas, que se viram obrigadas pelas circunstâncias a reivindicar direitos frente às mineradoras e ao Estado”.

Victor destacou que a obra mostra o pré-rompimento, buscando explicar as condições que permitiram que o crime ambiental acontecesse: “Para isso, conversamos com pesquisadores, engenheiros, biólogos, cientistas sociais, gestores públicos, ativistas, lideranças locais e procuramos também as empresas responsáveis, com o objetivo entender as diversas dimensões dos impactos sobre as comunidades e o meio ambiente”.

O lançamento será na Livraria Travessa do Casapark, em Brasília, a partir das 19h.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments