Será lançado na próxima quinta-feira (27/3) o livro A serviço da repressão: Grupo Folha e violações de direitos na ditadura, obra que revela a participação de empresas do Grupo Folha durante a ditadura militar. O livro é fruto da pesquisa e escrita de seis autores: a jornalista e historiadora Ana Paula Goulart Ribeiro; a historiadora Amanda Romanelli; o historiador André Bonsanto; a jornalista Flora Daemon; a jornalista Joëlle Rouchou; e o historiador Lucas Pedretti.

Ao longo de 244 páginas, a obra analista temas como o apoio do Grupo Folha ao regime ditatorial e à repressão, a participação de militares na estrutura do veículo, trabalhadores presos, perseguidos ou demitidos ilegalmente, e outros casos ocorridos na época. O livro é baseado em fontes documentais e depoimentos de testemunhas.

A serviço da repressão mostra como o Grupo Folha se beneficiou e lucrou com o regime militar, através da participação (direta e indireta) de empresas como Lithographica Ypiranga, TV Excelsior, Fundação Cásper Líbero, TV Gazeta e os jornais Ultima Hora, Notícias Populares, Agência Folha, Cidade de Santos, Folha da Tarde e Folha de S.Paulo.

Um dos casos destacados no livro é o depoimento de um agente da repressão que atuou no DOI-CODI de São Paulo que confirma a participação do Grupo Folha no empréstimo de carros para ações de repressão que teriam resultado no desaparecimento forçado de opositores do regime.

O lançamento do livro será em 27/3, às 18h, na Livraria Expressão Popular – Armazém do Campo (Alameda Nothmann, 806 – Campos Elíseos), em São Paulo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments