Os jornalistas Césio Oliveira, Vander Prata, José Barreto e o produtor cultural Sérgio Guerra lançarão em 24/1 o livro Um Passo da Liberdade – 1985-1986, que reúne pensamentos de políticos e artistas do Brasil nos anos da redemocratização.

A obra traz reportagens e entrevistas exclusivas, publicadas pelo tabloide Jornal da Pituba, de Salvador (Bahia), nos anos de 1985/1986, que refletem o que pensavam personagens relevantes do cenário político, social e cultural da época. O livro contém pensamentos de Caetano Veloso, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Waldir Pires, Dorival Caymmi, Dom Avelar Brandão Vilela, entre outros. Ao todo, são 17 entrevistas e reportagens praticamente inéditas.

O Jornal da Pituba, último alternativo da imprensa baiana, registrou o período da redemocratização com “cautela, desconfiança, ousadia e bom humor”, de acordo com os autores do livro, à época editores do jornal. “Fizemos um jornalismo livre, informativo e crítico, revolucionário, sem militâncias ideológicas, absolutamente democrático”.

O livro também reproduz as capas e contracapas originais do jornal, criadas por Rogério Duarte e Fernando Borba. O lançamento será em 24/1, às 18h, na Casa Rosa (Praça Colombo, 106, Rio Vermelho), em Salvador.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments