Laerte Coutinho lançou um site que reúne grande parte de suas obras, biografia e loja virtual com livros e quadrinhos impressos. O acervo digital dividido por décadas é uma comemoração aos 70 anos da cartunista conhecida por criar personagens como Overman, Piratas do Tietê, Hugo Baracchini, entre outros.

Nascida em 1951 na capital paulista, Laerte fez cursos livres de pintura, desenho e teatro e, ao longo da carreira, atuou como jornalista e teve forte participação na luta contra a ditadura militar. Além de roteirizar programas como TV Colosso e Sai de Baixo, a artista participou também de diversas publicações como Balão, O Pasquim, Veja, IstoÉ, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo.

Em 1972, Laerte e outros jovens estudantes da USP produziram materiais e jornais para o Sindicato dos Têxteis; entretanto, o trabalho durou apenas alguns meses, até os diretores serem presos. Com essa experiência, o grupo fundou a Oboré, agência de produção jornalística para entidades sindicais. Foi pela Oboré, inclusive, que Laerte lançou um livro contendo diversas ilustrações e charges que podem ser livremente usadas pelas entidades sindicais e outros movimentos.

Hoje conselheira editorial no jornal do Sindicato dos Jornalistas, a chargista vai além, da concessão de entrevistas até a produção de ilustrações publicadas em diversas matérias do Jornal Unidade, desde a capa até a seção Traço Livre.

Em entrevista ao Sindicato, em 2018, Laerte disse: “O movimento sindical, historicamente, tem idas e vindas, erros e acertos. Acho que houve um momento muito impressionante, muito energético, que foi o final dos anos 1970 − isso do meu ponto de vista de participação.”

No ano passado, a cartunista venceu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Arte, com a charge Infernópolis. Publicada na Folha de S.Paulo, é uma crítica à ação da Polícia Militar durante um baile funk que resultou na morte de nove jovens na comunidade de Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, em dezembro de 2019.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments